Se você pensa em redecorar sua casa, você deveria levar em conta a opção de instalar  um ventilador de teto, já que é um aparelho que climatiza o ambiente com baixo gasto de energia. Apesar disso, é preciso saber como escolher um bom ventilador, seja em termos de economia ou de estilo.

Hoje em dia, a maioria dos dispositivos possui iluminação acoplada. É uma opção mais estética que as outras, já que se adapta a todos os tipos de decoração e ainda traz uma luz adicional no ambiente. Mesmo que haja pessoas que precisam dormir sem nenhuma luz, esse Guia também está direcionado a elas. Preparados? Vamos começar!

O mais importante

  • Com o avanço tecnológico, esses aparelhos contam com algumas funções a mais, tais como o controle remoto e a função inversa, que permite circular o ar em qualquer época do ano.
  • É fundamental levar em conta todas os aspectos técnicos ao escolher um ventilados de teto. Não é a mesma coisa decorar um grande salão que decorar um pequeno quarto.
  • A instalação é a parte mais complicada. Você não precisa chamar um profissional caso tenha habilidade em lidar com esse tipo de coisa, mas é preciso seguir à risca as instruções do fabricante. Caso ache isso muito difícil, contrate um técnico para poder aproveitar das vantagens desses dispositivos.

Ranking: Os melhores ventiladores de teto do mercado

Existe uma ampla gama de ventiladores de teto no mercado. Obviamente, as diferenças de preços e de funcionalidades serão marcos para escolher aquele que se encaixe melhor a suas necessidades.

Te mostraremos uma seleção variada para que possa escolher o ventilador mais adequado para sua casa ou para a de seus entes queridos. Fique atento às especificações técnicas.

1º – Ventilador Aventador 3P Branco – Tron

Ventilador de teto com três pás em material fosco e inclui kit de iluminação. Possui 71,3 centímetros de diâmetro e 41,3 centímetros de altura. Ideal para ambientes residenciais, comerciais, industriais e áreas de lazer. A pintura eletrostática a pó garante um melhor acabamento no produto. Está disponível apenas na cor branca.

O modelo apresenta a possibilidade de utilizar três velocidades diferentes e é considerado muito silencioso. Em termos de iluminação, o ventilador apresenta um plafon em LED fluxo luminoso de 1.800 lúmens. Por ser um produto de alta qualidade, seu preço tende a ser mais caro se comparado aos outros modelos.

2º – Ventilador de Teto Branco – Arno

Este ventilador de teto apresenta três pás e vem com kit de iluminação. O kit de iluminação possui um globo de vidro que permite a instalação de até duas lâmpadas ecológicas, tornando o ventilador econômico em termos de energia.

Possui controle de parede que permite escolher entre três velocidades e permite a função de reverter a rotação das pás. Em sua maior velocidade, esse produto atinge 140W de potência.

3º – Ventilador de Teto  Branco – Ventidelta

Modelo de ventilador de teto muito popular no país, possui três pás de plástico transparentes e suporte na cor branca.

O kit de iluminação consiste em uma tulipa de plástico que permite a instalação de uma lâmpada eletrônica ou de LED, em que a lâmpada fica à vista, sendo fácil para troca caso queime. Um dos motivos de ser tão popular, além do design moderno é o preço baixo pelo qual é vendido.

Em relação às especificações técnicas, pode ser comprado para 110V ou para 220V, ambos atingindo a potência máxima de 130W. Possui 92,7 centímetros de diâmetro por 53,6 centímetros de altura e possui uma cobertura de até 20m².

4º – Ventilador de Teto Ventus Mogno – Ventidelta

Essa é uma opção que combina o clássico ao moderno, com três pás de madeira e seu plafon, que permite a instalação de até duas lâmpadas eletrônicas ou de LED, é de vidro branco fosco com delicados detalhes em marrom em sua borda.

Foi preparado para funcionar em tensão de 110V, atingindo a potência máxima de 130W. Possui controle para três velocidades e é indicado para áreas de até 20m². O preço segue a média do mercado, possuindo um bom custo-benefício.

5º – Ventilador de Teto Ultimate – Arno

Este ventilador é uma opção de design moderno, com três pás. Para aqueles que desejam um maior número de velocidades, é possível escolher entre seis com esse aparelho, atingindo uma potência máxima de 150W. Também possui um conforto extra: as funções timer e dormir, para que o ventilador não passe muito tempo ligado sem necessidade.

É feito para funcionar com uma tensão de 110V e possui 106 centímetros de diâmetro por 42 centímetros de altura. Seu globo é feito de vidro fosco, também na cor branca, e possui fácil instalação. Por ser um ventilador com muitos recursos, o preço de venda é um pouco mais caro.

Guia de compras: O que você deve saber sobre o ventilador de teto

Se você precisa aclimatar um quarto, não há nada melhor que um ventilador de teto. E se você está decorando sua casa, não tenha dúvidas, um ventilador de teto com iluminação te trará novos pontos de luz. Além do que, é um aparelho muito decorativo. A seguir respondemos às pergunta mais frequentes dos usuários.

Homem instalando ventilador de teto em cima de uma escada

Na hora de instalar um ventilador de teto é preciso levar em conta as distâncias mínimas entre a parede e o teto.
(Fonte: Diaz: 88432800/ 123rf.com)

Por que devo me interessar em um ventilador de teto ?

Existe uma razão principal que podemos te dar: porque você pode economizar em sua conta de eletricidade. Como o ar quente se move no inverno e vice-versa, você pode reduzir os custos de aquecimento e ar condicionado. Como se isso não bastasse, é um complemento ideal para decorar a sua casa e você também pode adicionar iluminação nele.

É um aparelho suspenso no teto de um cômodo. Esses dispositivos mecânicos, geralmente elétricos, possuem lâminas rotativas montadas em um cubo para fazer circular o ar.

A maioria dos ventiladores de teto atuais contam com um interruptor elétrico para reverter o sentido de giro das pás, caso seja inverno ou verão.

Esses aparelhos surgiram nos Estados Unidos, mais especificamente entre 1860 e 1870. No início, eles não eram propulsionados por um motor elétrico, e sim recorreriam a uma corrente de água juntamente a uma turbina.

Esse sistema conseguia girar duas pás através de um sistema de correias. Ainda hoje ele pode ser visto no sul dos Estados Unidos.

O que é exatamente a função exaustão de um ventilador de teto?

A função exaustão faz o ventilador girar no sentindo inverso e permite que o dispositivo seja usado tanto nos dias de verão quanto nos dias de inverno. O ar quente pesa menos que o ar frio e quando essa função é ativada, o dispositivo desloca o calor para baixo.

Especificamente, o ventilador de teto gira no sentido anti-horário no verão e no sentido horário no inverno.

Sala com ventilador de teto branco

Os ventiladores podem ser um complemento ideal para a decoração do lar.
(Fonte: Jrstock: 55930421/ 123rf.com)

Quando se indica um ventilador de teto?

Praticamente sempre o calor não for excessivo e você puder dispensar o ar condicionado. Além disso, mesmo que o ar condicionado seja necessário, o ventilador de teto ainda ajudará a reduzir as contas de luz. Esses aparelhos movem o ar e, embora não refresquem o ambiente, dão uma sensação insuperável de frescor.

Khalil GibranFilósofo libanês

“Você pode contar seus segredos ao vento, mas não vá culpá-lo por contar tudo as árvores.”

O ventilador de teto é um aparelho muito prático. Ele contribui para a ventilação de uma sala e adiciona mais estilo à decoração. Como acessório decorativo, é crucial saber como escolhê-lo corretamente, mas também precisamos conhecer suas vantagens e desvantagens para que ele não nos pegue desprevenidos. Confira na seguinte tabela:

Vantagens
  • Ventilação
  • Climatização
  • Decoração
  • A corrente de ar gerada pelo ventilador espanta os insetos
Desvantagens
  • Não consegue esfriar o ar da mesma maneira que o ar condicionado

O ventilador de teto resfria um quarto?

Não, eles não reduzem a temperatura do lugar, mas influenciam na sensação térmica das pessoas. A sensação refrescante acontece através de duas formas de resfriamento do corpo humano: convecção e evaporação. O ar batendo na pele faz com que o processo de evaporação ocorra no corpo, gerando frescor.

O sistema original, com um motor de água, fazia funcionar vários ventiladores ao mesmo tempo. Assim, eles logo se tornaram populares em restaurantes, lojas e escritórios, lugares onde era conveniente refrescar o ambiente.

foco

Você sabia que durante a Primeira Guerra Mundial os ventiladores de teto eram fabricados com 4 pás, em vez das duas originais?

Como se liga o ventilador de teto hoje em dia?

Atualmente há uma variada gama de ventiladores de teto no mercado. Desde suas origens, o design desses dispositivos evoluiu bastante. Dessa maneira, se no século XIX apenas correntes eram usadas para ligá-los e desligá-los, hoje já existem mais maneiras. Elas estão listadas abaixo:

  • Corrente: Nesse caso, você mantém o interruptor de parede ligado e pode usar uma corrente para o ventilador e outra para a iluminação. E você também pode usar apenas uma das funções com o interruptor de parede. Basta deixar em OFF o que queira manter desligado e em ON a função do ventilador ou da luz, da maneira que preferir.
  • Interruptor de parede: Você pode usar apenas o interruptor de parede, conforme indicado na opção anterior. Esta opção pode ser muito confortável se as correntes estiverem distantes.
  • Apenas por comando remoto: Esta opção requer que o interruptor de parede esteja no modo ON. Se o controle remoto tiver memória, não importa se você liga ou desliga o interruptor de parede, porque o dispositivo “lembra” em que função estava. Se você ele não tiver memória, você terá que ligar o controle remoto novamente.
  • Combinação entre correntes e comando remoto. Neste caso, se você quiser que funcione apenas com o interruptor de parede, as correntes devem ser ativadas. Se, pelo contrário, você quer que ele trabalhe com o controle remoto, coloque as em modo ON ambas as correntes e o interruptor de parede. Esta fórmula de combinação de controle remoto e correntes é comum em ventiladores de teto com luz.
Ventilador de teto com pás de madeira

No verão, é possível reduzir a sensação térmica de três a sete graus.
(Fonte: Chernobrivets : 39731403/ 123rf.com)

Em qual altura devo colocar o ventilador de teto?

Se o teto do cômodo for muito alto, você poderá instalar uma extensão. Como regra geral, a altura mínima é de 2,20 metros, enquanto a altura máxima é de três metros. Estes números podem variar ligeiramente dependendo do fabricante. Geralmente, as instruções indicam as medidas apropriadas para a sua instalação.

foco

Lembre-se que pode ser perigoso para crianças caso o pé direito seja muito baixo. Os pequeninos colocam as mãos em todos os lugares.

O ventilador de teto é barulhento?

Basicamente, quanto maior for a velocidade de rotação, maior será o ruído. Aqueles com pás mais longas são mais silenciosos, mas a velocidade é menor. Além disso, quanto mais pás, mais silencioso, mas também maior esforço do motor.

Há também aqueles que têm um motor de corrente contínua (CC), muito silenciosos e a última moda quando se fala desses aparelhos.

Qual é o tipo de motor usado no ventilador de teto?

Quanto mais potente for o motor, mais ar ele moverá. Existem dois tipos de motor: o motor de corrente alternada (CA) e o motor de corrente contínua (CC). Os primeiros são mais baratos, mas ficam mais quentes. Os segundos, mais modernos, são mais caros, mas são silenciosos e consumem menos energia. Ainda há poucos deles no mercado.

Ventilador de teto branco num teto de madeira clara

O ventilador de teto não é somente uma decoração, ele também ajuda a reduzir o consumo de energia, tanto no inverno quanto no verão.
(Fonte: Kluengsuwanchai: 46378777/ 123rf.com)

Qual deve ser o diâmetro do ventilador?

O tamanho do ventilador de teto é crucial e depende do lugar que você o for instalar. Quanto maior ele for, menor será o consumo e maior o silêncio. Você também deve ter em mente que quanto maior o diâmetro, maiores as pás. Em seguida, mostramos como o diâmetro deve ser de acordo com a área do local:

Diâmetro do ventilador Metros quadrados por cômodo
Pelo menos, 75 cm Cômodos até 10 m²
Menor que 107 cm Cômodo até 13 m²
Entre 108 e 132 cm Espaço entre 13 e 18 m²
Mais de 132 cm Área maior que 18 m² (Até 27 m² ou então 32 m², de acordo com o espaço)

Que tipo de ventilador de teto fica melhor no banheiro?

Há uma infinidade de modelos no mercado, mas o aparelho indicado para a sala de estar não é o mais adequado para o banheiro. Neste, é melhor que você não escolha ventiladores de teto com pás de madeira.

Eles são muito bonitos, mas podem se deformar quando ficam em uma área úmida. Também não é recomendado para exteriores, onde o melhor a fazer é usar o aço.

Critérios de compra

Existem tantos modelos de ventiladores de teto no mercado que é necessário comparar certas especificações antes de sua aquisição. Nesta seção, mostramos os critérios importantes antes de decidir sobre um determinado aparelho. Assim, você pode selecionar o melhor dispositivo, seja para climatizar economizando energia ou apenas para decorar:

  • Tamanho do cômodo
  • Tipo de luz
  • Consumo energético
  • Velocidade
  • Material das pás
  • Sentido de rotação
  • Ruído

Tamanho do cômodo

Já abordamos esse aspecto na seção anterior, mas lembramos que nos quartos é melhor que ele seja bem silencioso. Além da área da sala (m²), você deve se atentar para a altura do teto. Quanto mais longas as pás, mais ar ele será capaz de mover. Não se esqueça desse critério, fundamental ao instalar o dispositivo.

Tipo de luz

Se possível, escolha modelos compatíveis com LED. As lâmpadas de LED não apenas são mais ecológicas como também consomem menos energia. Qualquer que seja o caso, no mercado você encontra três tipos de iluminação. Na lista a seguir, informamos quais são as vantagens dos diferentes tipos de luz nesses dispositivos:

  • Focos: Eles têm vários pontos de luz, por isso são ideais se você quiser adicionar outro toque a uma sala. Além disso, permitem a instalação de lâmpadas de baixo consumo.
  • Plafon: Contam apenas com um ponto de luz, por isso são indicados quando você deseja apenas adicionar um determinado tipo de ambiente a uma sala. Lembre-se que eles geralmente possuem uma baixa potência, no máximo 60 watts (W).
  • Tulipas: Eles geralmente oferecem entre três e quatro pontos de iluminação. Em geral, você pode escolher LEDs de baixo consumo ou lâmpadas de halogêneo.

Consumo energético

Se você não quiser que o gasto de energia suba rapidamente, escolha ventiladores de teto com uma potência máxima de 60 watts (W). Esses dispositivos não chegam nem perto do consumo de um ar-condicionado, mas você precisa ser cuidadoso. O número que apontamos não inclui as lâmpadas, que devem, na medida do possível, ser de baixo consumo.

Velocidade

Geralmente, os modelos de ventilador de teto contam com três níveis de velocidade. Tenha em mente que o terceiro nível pode ser mais barulhento. A velocidade ajustável permite escolher o ambiente que você deseja a qualquer momento. Existem também modelos com mais níveis de velocidade, embora eles tendam a ser mais caros. A escolha é sua.

Material das pás

Em geral há três materiais com que se fabrica as pás: metal, madeira e plástico. Os mais fáceis de combinar e os mais estéticos são aqueles feitos de madeira. No entanto, eles podem se deteriorar com a umidade e não são recomendados nos banheiros, ao ar livre ou na cozinha. O plástico pode amarelar e, por fim, os de metal são mais fáceis de limpar.

Tenha em mente onde você vai colocar o aparelho. Se é para o exterior, você deve buscar utilizar o aço, de modo que não se deteriore com o passar do tempo.

Se for para uso interno, não escolha lâminas de madeira para espaços úmidos ou quentes, como a cozinha e o banheiro. Finalmente, lembre-se de que os fabricantes geralmente oferecem peças de reposição.

Sentido de rotação

Como já detalhamos em outra seção, muitos ventiladores atuais incorporam a função exaustão. Nem todos os ventiladores de teto oferecem essa funcionalidade, que é muito prática. Escolha um dispositivo que tenha a função de exaustor para que você possa contar com ele tanto no verão quanto no inverno. Você não vai se arrepender.

Ruído

Já mencionamos este tópico, mas adicionamos algumas questões nesta seção. Há pessoas que precisam da escuridão total para dormir e outras exigem silêncio absoluto. Se você é dessas pessoas, escolha dispositivos com lâminas longas. Se você puder, opte por um motor de corrente contínua, que tem mais velocidade e é muito silencioso.

Resumo

Os ventiladores de teto são uma excelente fórmula para combinar decoração e funcionalidade. Com eles, você não apenas economiza energia, como também pode redecorar um espaço com quase nenhum esforço. Acessível para a maioria dos bolsos, você evitará usar demais o ar-condicionado e também reduzirá o custo da calefação.

Como você deve ter visto, são vários os aspectos a se considerar ao selecionar o aparelho. Tamanho dos quartos, material das pás ou a existência da função de reverter são aspectos chave. Da mesma forma, o design é uma questão importante caso a estética e a decoração da sua casa forem importantes para você.

Se você gostou do artigo, compartilhe-o com seus amigos e familiares e nos deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Megraphics: 66672179/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,88 de 5
Loading...