Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

86Comentários coletados

As flores sempre estiveram presentes nas casas e eventos de diferentes culturas, tradições e épocas. E não apenas porque decoram, perfumam e dão cor ao ambiente. Mas também porque transmitem energia, vitalidade e alegria, ajudam a combater o estresse e a ansiedade e aumentam a produtividade. Você já tem um vaso de flor em casa?

A decoração é um mundo amplo e maravilhoso, com uma grande variedade de estilos. E temos certeza que você pode encontrar um vaso de flor que encaixe perfeitamente na sua casa. Mas, para conseguir, você deverá considerar o estilo da sua casa, onde você quer colocar ou que tipos de flores vai colocar nele, entre outras coisas. Neste artigo, vamos te aconselhar sobre tudo isso.

O mais importante

  • O vaso de flor não é apenas um elemento decorativo. As flores ajudam a nos sentir melhor e a ter mais energia, purificam o ar e perfumam o ambiente. Tanto em casa como no trabalho, colocar flores é uma ótima ideia.
  • Na sua casa, há lugares perfeitos para colocar um vaso de flor. Se você colocar logo na entrada, por exemplo, vai ser uma ótima forma de receber seus convidados.
  • Para cada casa um vaso de flor, para cada vaso de flor, uma flor. Porque a chave para escolher o vaso de flor perfeito é que se encaixe com o resto da decoração da sua casa e que, combinado com suas flores favoritas, fique um cenário "de filme".

Os melhores vasos de flor do mercado: Nossos favoritos

Na decoração, há espaço para todos os gostos, por isso temos certeza de que seja como for sua casa, existe um vaso de flor adequado para ela. Queremos te ajudar a encontrar e que seja amor a primeira vista. Fizemos uma busca de algumas opções e uma delas pode ser a ideal para você. Abaixo, nossos favoritos.

Um vaso de flor clássico

Este vaso de flor de vidro amarelado é um modelo super clássico para colocar suas flores. Possui um design moderno e é de fácil lavagem. Com detalhes no corpo, dá um toque muito especial a qualquer ambiente.

Um vaso de flor básico e bonito

Este vaso de flor de poliestireno possui um design nórdico, unindo a funcionalidade e o minimalismo. Deixa o ambiente com estilo e personalidade. Disponível nas cores: transparente, verde botânico, terracota, chumbo, verde menta e rosa quartz.

Para dar cor e alegria a qualquer ambiente

Este vaso de flor de metal dá alegria para qualquer ambiente. Pode ser utilizado também para guardar itens, como jornal. Com design arrojado, possui desenhos de flores e borboletas no corpo. Feito de ferro, possui alta durabilidade.

Um vaso de flor com design diferenciado

Essa vaso de flor possui um design moderno e diferenciado, um ótimo item de decoração, deixa qualquer ambiente mais agradável. Feito em ferro e com pintura na cor dourada, altamente durável.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre o vaso de flor

Para começar, se você ainda não tem um vaso de flor em casa, o que está esperando? Abaixo, vamos mostrar algumas ideias do local ideal para colocá-lo, como manter sempre com lindas flores, mesmo sendo alérgico ao pólen e algumas outras dicas. Siga lendo!

 Girl decorating the kitchen

Hoje em dia é possível encontrar flores de diversos materiais. (Fonte: Lightfieldstudios: 111693170 / 123rf.com)

Quais as vantagens de um vaso de flor?

Mesmo que sua decoração seja minimalista ou você não goste muito de enfeites, recomendamos que você procure um vaso de flor bonito e encontre um bom lugar em sua casa.

Por que? Porque um vaso de flor não é um simples efeite, é um objeto muito dinâmico que vai mudando conforme mudam as flores dentro. E ao adicionar flores, você está somando todos os seus benefícios:

  • Contribuem com o relaxamento e diminuem o estresse e ansiedade.
  • Aumentam os níveis de energia.
  • Estimulam a criatividade e a produtividade.
  • Seu perfume é uma fragrância natural, que funciona como um purificador de ar.
  • Purificam o ar, limpam do pó e bactérias e fornecem umidade ao ambiente.
  • Ajudam a eliminar as toxinas geradas por computadores, impressoras e celulares.
  • Fazem você se sentir melhor e mais feliz.

Qual é o melhor lugar para colocar um vaso de flor?

Já listamos todos os benefícios das flores, agora é a hora de encontrar o lugar ideal para colocar o vaso de flor. De acordo com a arte milenar do feng shui, as flores em casa são muito positivas se colocadas nos seguintes lugares:

  • No hall de entrada: é uma forma fantástica de dar boas vindas, melhoram a harmonia e a sorte da casa.
  • Na sala de jantar: nessa área, que os membros da família compartilham, as flores ajudam a melhorar as relações entre eles. Mas, lembre-se de não colocar um vaso de flor alto no centro da mesma para não obstruir a comunicação entre as pessoas.
  • No banheiro: o feng shui considera este ambiente o mais negativo da casa e por isso recomenda colocar um vaso de flor ali. Se for vermelho, melhor.

Outros espaços onde também é uma boa ideia colocar um ou vários vasos de flor são:

  • Salas de espera de hospitais ou centros de saúde: reduzem a ansiedade e o estresse dos pacientes.
  • Academias ou centros esportivos: transmitem mais energia e vitalidade.
  • Escritórios: aumentam a produtividade dos trabalhadores.
  • Restaurantes: torna os clientes mais felizes e satisfeitos.
Jar with flowers

Se você decorar um ambiente com flores, encherá de cor e perfume os ambientes. Também trará energia positiva e deixará longe o estresse e depressão da sua casa. (Fonte: Kolpakova: 65044506 / 123rf.com)

Como preencher seu vaso de flor se você não pode ter flores frescas em casa?

Há vários motivos pelos quais você não pode ter flores frescas em sua casa. Não ter tempo para comprar, não ter um jardim para mantê-las, ou que haja pessoas alérgicas na família, são alguns dos motivos.

Mas se ainda assim você gosta dos vasos de flores, não se prive de ter um decorando a sua casa. Você pode procurar outros tipos de flores:

Tipo de flor Características
Flores artificiais Existem opções de materiais muito variados e com acabamentos muito parecidos com as verdadeiras, algumas, inclusive, possuem perfume, ao comprar, considere que podem ser limpas com facilidade, já que é muito provável que encham de pó
Flores naturais preservadasEstas flores que um dia foram frescas, são desidratadas por um processo químico, é possível comprar ou fazer você mesmo, os métodos mais utilizados são com cera, verniz, glicerina ou resina, uma excelente forma de conservar para sempre um buquê especial
Flores naturais secasTambém foram flores frescas que foram secas, nesse caso por desidratação (geralmente deixando de cabeça para baixo) e então passaram por um tratamento de coloração e fixação, também ficam muito bonitas, mas são mais frágeis que as preservadas e, por este motivo, duram menos

Como manter seu vaso de flor impecável?

Para que o vaso de flor não perca o brilho e qualidade, é essencial manter limpo. Você sabe que, por seu formato, esta não é uma tarefa simples, mas muito menos impossível.

Se o vaso de flor é de prata, utilize um limpador específico. Uma alternativa para isso é a pasta de dentes, que também o deixará brilhoso, como novo. O segredo está em lustrar bem e depois enxaguar e secar.

Se o vaso de flor for de outro material e não for delicado, você pode colocar na máquina de lavar louças. Se não for possível, limpe com uma escova de nylon, daquelas para limpar garrafas.

Com a escova, água quente e detergente, vai ser fácil. Se a sujeira resistir, encha um recipiente com água e detergente e mergulhe o vaso. Deixe de molho por um tempo e limpe novamente com a escova.

roses

Se você decorar um ambiente com flores, encherá de cor e perfume os ambientes. Também trará energia positiva e deixará longe o estresse e depressão da sua casa. (Fonte: Kolpakova: 65044506 / 123rf.com)

Critérios de compra

Se você chegou até aqui é porque quer que sua casa fique linda. Nós sabemos! Por isso, vamos mostrar mais algumas dicas para você considerar ao escolher o seu vaso de flor. Preste atenção para ter uma decoração com flores digna de revista.

Decoração

Hoje em dia, é possível encontrar vasos de flores de materiais muito diversos. Ainda que os mais comuns (de metal, porcelana ou cristal) continuam em alta e seguem sendo uma boa opção.

Um vaso de flor de metal combinará muito bem com uma decoração predominantemente vintage e os de cristal coloridos se encaixam melhor em casas com design mais moderno. Se você procura algo minimalista, escolha um de porcelana que seja simples, preferencialmente liso e de apenas uma cor.

jar with flowers

Se você decorar um ambiente com flores, encherá de cor e perfume os ambientes. Também trará energia positiva e deixará longe o estresse e depressão da sua casa. (Fonte: Kolpakova: 65044506 / 123rf.com)

O perfume das flores é uma fragrância natural, que funciona como um purificador de ambientes. (Fonte: Tymonko: 41865472/ 123rf.com)

Flores

Pense primeiro em qual flor você gostaria de colocar. Como são? Se suas flores favoritas possuem um caule grosso, como as hortênsias, por exemplo, escolha um vaso de flor suficientemente largo para que não fiquem apertadas e não coloque muitas.

Coloque o vaso de flor num lugar neutro para não sobrecarregar o ambiente.

Coloque o vaso de flor onde não haja muitos enfeites, para não sobrecarregar o ambiente. Também considere a altura da flor, ela deve ter o dobro do tamanho do vaso, para que fique estéticamente melhor.

Mas se o vaso de flor que você gosta é muito alto e as flores possuem caule curto, tem jeito também. Encha o fundo com pedras ou outra coisa que lhe agrade para dar mais altura às flores.

Cores

Como já mencionamos, o vaso de flor deve harmonizar com a decoração do ambiente para que fique bonito. Neste sentido, o conjunto do vaso com a flor será importante. Se você não fizer uma boa combinação, perderá a graça. Se você não sabe como fazer, observe a tabela abaixo:

ObjetivoComo conseguir
Se você quer gerar um contrasteCombine cores complementares
Se você quer manter um tom para não sobrecarregar a decoração Escolha uma escala monocromática
Se você quer combinar as cores de maneira harmônica e sem contrastes Escolha tons análogos 

Quantidade

Se o seu espaço permite, coloque mais de um vaso de flor. Se você fizer conforme os decoradores recomendam, o resultado será fantástico. O primeiro passo: é melhor que seja uma quantidade ímpar. Fuja do chato! De preferência, que sejam diferentes.

Mesmo que se você colocar vasos iguais, não é a combinação que dará um melhor resultado. Como, então? Se todos tiverem o mesmo estilo, mas com cores diferentes. Ou, se todos tiverem a mesma cor, mas que sejam de diferentes estilos.

Arriscado? Pode ser. Mas, com certeza, eficaz. Não tenha pressa e faça todas as combinações que você necessita até encontrar uma que te agrade.

florist

Se o vaso de flor for de um material que não seja delicado, coloque na máquina de lavar louças. (Fonte: Lightfieldstudios: 117398174/ 123rf.com)

Resumo

Se você decorar um ambiente com flores, não encherá o lugar apenas com cor e perfumes. Também trará energia positiva e vai afastar o estresse e depressão da sua casa. Com um belo vaso de flor, você vai conseguir criar um ambiente harmônico e agradável. Coloque onde mais gostar e lembre-se que, de acordo com o feng shui, não deve faltar um vaso de flor no banheiro.

Siga nossos critérios para escolher o vaso de flor perfeito e, uma vez que encontrar, pense nas suas flores favoritas. As escolhidas devem trazer boas lembranças, te fazer sorrir ou te encher de vitalidade. Agora, tente imaginar seu vaso de flor. Ficou bonito? Se a resposta é sim, este é seu vaso de flor.

Se você gostou do nosso artigo sobre vaso de flor, deixe um comentário logo abaixo ou compartilhe em suas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Pustynnikova: 77446321/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Marcela Campos Personal Organizer
Marcela sempre gostou de ter a casa organizada. E funcional. Tudo em sua casa precisa estar no lugar certo, limpo e, principalmente, funcionando. Daí surgiu seu interesse pela profissão que descobriu há 3 anos: a de Personal Organizer. Hoje, além de ajudar pessoas a a deixarem suas casa em equilíbrio perfeito, ela escreve artigos online sobre produtos que podem ajudar nesta tarefa.
Luiza Thomé Redatora/Editora
Curiosa por natureza e apaixonada por viagens, ama estar por dentro das novidades que podem facilitar e tornar mais alegre o dia a dia das pessoas. No Mago de Casa, escreve e adapta artigos para auxiliar suas decisões de compra.