Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

2Estudos avaliados

99Comentários coletados

Quando você percebe que um ambiente está precisando de algum item, mas não sabe bem o que é, ou que ele não está suficientemente aconchegante, pode ser que esteja precisando de algo tão simples quanto um tapete.

Eles não precisam ser utilizados apenas na sala de estar, pois existem modelos para o restante dos ambientes da casa e inclusive para o exterior. O segredo é encontrar o mais adequado para o que você deseja. Então preste atenção neste guia de compras, pois você descobrirá tudo o que precisa saber para adquirir o tapete ideal.

O mais importante

  • Um tapete pode ser a peça ideal para complementar a decoração de um ambiente ou, até mesmo, ser o ponto de partida para criar um local aconchegante.
  • O material do tapete é muito importante, pois determinará a sua aparência, facilidade de limpeza e o uso que você fará dele.
  • Se você tem alergia e gostaria de saber se é possível ter um tapete em casa, confira o nosso guia de compras para ficar melhor informado sobre isso.

Os melhores tapetes do mercado

O tapete é um item decorativo, e o primeiro aspecto que costuma ser observado é sua aparência. No entanto, há outros elementos que devem ser observados. Confira a seleção que fizemos abaixo, com alguns dos principais tapetes disponíveis no mercado, e uma breve explicação sobre cada um deles.

O melhor tapete de pelo alto

Esse tapete é uma ótima opção dentre os modelos com pelo alto, pois ele possui proteção antiácaro, não risca o piso e é facilmente lavável. Além disso, o material dele é de excelente qualidade, para garantir que ele não desbote com o tempo. Os fios dele são super brilhantes, delicados e macios, para dar o aconchego que o seu lar precisa.

O melhor tapete infantil

Esse tapete é fabricado em 100% poliéster e possui uma base antiderrapante ideal para o quarto das crianças, brinquedoteca ou salas recreativas. Ele oferece um toque macio e muito aconchego ao ambiente. Sua camada intermediária de espuma é a solução ideal para impedir que o frio do chão passe para a criança.

O melhor tapete a prova d’água

Esse tapete pode ser utilizado tanto na área interna, quanto na parte externa de uma casa, pois possui uma superfície e base de PVC, o que resulta em um produto a prova d’água, de limpeza fácil, resistente a sujeira e antiderrapante.

Guia de compras: O que você deve saber sobre um tapete

Às vezes, ter muitas opções complica a tomada de decisão. Isso é algo que pode acontecer ao buscar por um tapete, pois as possibilidades são infinitas, não apenas em termos de design, mas também em termos de formato, tamanhos, cores, tecidos, dentre outras coisas. Para ajudá-lo a avaliar esses e outros fatores, preparamos este guia de compras.

extendiendo alfombra

Escolha com cuidado um tapete, pois ele pode se tornar o principal atrativo de um ambiente. (Fonte: Dolgachov: 35794698/ 123rf.com)

Como é fabricado o tapete tradicional?

O tapete tradicional é feito em um tear no qual a urdidura é fixada, que é composta por fios verticais. Nestas linhas se fazem os nós que depois são presos com a trama, que são as linhas horizontais. Os fios vão sendo alterados para obter o design desejado. No final, de um lado do tapete haverá pelos e, do outro, nós

Quais são as características de um tapete tradicional?

Atualmente, um tapete pode ser comprado online, em grandes lojas ou em lojas especializadas. Mas se você deseja adquirir um modelo específico, poderá optar pelos importados que vêm de países árabes e orientais. Eles possuem tecidos de qualidade e uma longa tradição em fabricar esses tipos de peças.

Seus tecidos são pintados à mão, usando pigmentos 100% naturais e cada modelo é único. Seus bordados artesanais costumam ser muito marcantes, florais, geométricos ou relacionados ao mundo animal, dentre outros. Se forem originais e de qualidade, esses tapetes terão um preço bastante alto.

alfombra de hogar con tapete

Muitas pessoas removem o tapete no verão, pois alguns tecidos retêm calor e não são adequados para essa época do ano. (Fonte: Bialasiewicz: 105933500/ 123rf.com)

Onde colocar o tapete em cada tipo de ambiente?

Ao comprar um tapete, você deve ter claro onde o colocará. É uma questão muito pessoal e depende do seu gosto, mas há alguns detalhes que você pode ter em mente. Por exemplo, os que mostraremos abaixo.

  • Sala de estar. Normalmente, é colocado na área do sofá. Pode ser um pouco mais largo que esse móvel e passar por baixo das pernas da frente. Também pode ser do mesmo tamanho ou um pouco menor e ficar situado logo a frente dele.
  • Sala de jantar. O tapete deve cobrir completamente a área da mesa e das cadeiras. Além disso, cada cadeira deve poder se mover sem sobressair do tapete. Portanto, para escolher um modelo, adicione a largura e o comprimento da sua mesa ou o seu diâmetro, caso ela seja redonda.
  • Cozinha. Um tapete para a cozinha geralmente é colocado na área do fogão.
  • Quartos. Se houver uma cama encostada na parede, o melhor é colocar o tapete em paralelo a essa parede. Se houver duas camas, você pode colocar um tapete no meio das duas.
  • Corredor. No corredor, você deve deixar dez centímetros de cada lado do tapete para que ele fique bem situado.

Devo investir em um tapete para o exterior?

O tapete para uso ao ar livre tem se tornando cada vez mais comum. Em grande parte, graças aos esforços dos fabricantes para desenvolver novos tecidos que se adaptam às condições desses espaços. Existem várias opções, mas aqui estão as três mais comuns.

  • Polipropileno. Suas fibras são à prova d’água e não permitem que a umidade penetre. É importante que eles tenham algum tratamento que proteja esse material do sol.
  • Vinilico. É um material muito durável, que suporta a luz solar e a água, e que também é antiderrapante. Por isso esse tapete também é perfeito para a área da piscina.
  • Grama artificial. É um tipo de tapete formado por fibras de PVC que imitam a grama natural.

É fácil limpar um tapete com um robô aspirador?

O robô aspirador tem se tornado cada vez mais comum em residências. Caso você tenha um deles, preste atenção na altura do tapete. Abaixo de dois centímetros, eles geralmente não têm problemas. Caso o tapete seja mais alto que isso, pode acontecer de o robô não conseguir limpá-lo ou que fique preso nele.

Recomendamos que você procure nas instruções do dispositivo uma seção relacionada a esse assunto e que siga as instruções. Afinal, pode ser muito chato ter que remover o tapete para limpar o ambiente ou ter que colocar o robô em cima dele toda vez que for aspirar. Esses tipos de equipamentos são comprados para simplificar o trabalho e não o contrário.

tapete de sala

No momento de comprar um tapete, tenha claro onde vai colocá-lo. (Fonte: Mlynek: 96880891/ 123rf.com)

Como combinar o tapete com a decoração?

Combinar um tapete com a decoração muitas vezes não é uma tarefa fácil, por isso é importante que você considere os aspectos abaixo se quiser tomar a decisão certa.

  • Divisões. Em ambientes muito grandes, um tapete pode ser usado ​​para delimitar espaços.
  • Unificar. Um tapete deve combinar com o estilo de decoração da sala. Caso você não seja um especialista na área é melhor não arriscar, e seguir a mesma linha da decoração do ambiente.
  • Design. Se já existem vários elementos com um grande peso decorativo na sala, tente apostar em um tapete mais discreto.
  • Ponto focal. O tapete também pode se tornar o ponto focal do ambiente, ou seja, a peça que todos admiram ao entrar nele. Um truque que pode ser usado é que uma das cores das paredes esteja presente no tapete.
  • Mudanças. É impossível para a maioria dos mortais redecorar uma casa com muita frequência, mas é possível fazer isso de uma forma mais sutil trocando o tapete e outros tecidos. Se você fizer isso, poderá dar um novo ar à decoração.

Quais são as vantagens e desvantagens de um tapete?

Outro detalhe importante que você deve observar antes de escolher um tapete são as vantagens e desvantagens destes produtos, conforme você poderá ver na tabela abaixo:

Vantagens
  • Eles oferecem maior aconchego aos ambientes
  • Existe uma opção perfeita para cada ambiente
  • Protegem o chão
Desvantagens
  • Alguns modelos são difíceis de limpar
  • Possuem uma tendência a acumular pó

Critérios de compra

Agora você já deve ter mais claro quais espaços da sua casa deseja decorar com tapetes, mas ainda assim é preciso prestar atenção em alguns critérios no momento da sua compra. Confira abaixo quais são eles.

Alergias

Você ainda tem dúvidas se é possível ter tapetes em casa caso os membros da sua família tenham alergia a ácaros? A resposta é sim, mas verifique se o tapete é antialérgico. Você deve evitar tecidos naturais, especialmente lã, além dos de maior espessura ou com pelos altos. Aposte em materiais sintéticos e de fácil limpeza. Será necessário aspirar o tapete frequentemente.

tapete de sala

Atualmente, a maioria dos tapetes é comprada online, em grandes lojas ou em lojas especializadas. (Fonte: Rudy and Peter Skitterians: 2732939/ Pixabay.com)

Estação do ano

Muitas pessoas removem o tapete no verão, pois alguns tecidos retêm calor e não são adequados para essa época do ano. No entanto, existem outros que podem ser mantidos. Nas tabelas a seguir, mostraremos as melhores opções para os meses frios e também para os mais quentes. Lembre-se dessas informações ao fazer sua compra.

Inverno

MaterialCaracterísticas do tapete
Algodão É lavável na máquina e confortável, mas não é adequado que muitas pessoas transitem sobre ele
Fibra sintética Ele resiste muito bem ao uso e você pode colocá-lo em qualquer área da casa
Aquece o ambiente e resiste à umidade muito bem, além de suportar áreas com muito movimento
Pele natural É adequado para uma área de com trânsito intenso de pessoas e aquece o ambiente

Verão

Material Características do tapete
Bambú É muito macio, mas ao mesmo tempo resistente. Também é antibacteriano
Cânhamo Suporta muito bem a umidade, traz frescor e é ideal para áreas com grande movimentação
Sisal Não é um material muito agradável ao toque, mas é muito resistente, sendo perfeito para a passagem de pessoas
Juta É muito macio, mas não é muito resistente, sendo melhor para áreas onde transitam poucas pessoas

Formato e cor

A maioria dos tapetes é retangular, mas você encontrará também outras opções. Além de alguns mais arrojados, os redondos e ovais são bastante frequentes e são perfeitos para uma mesa de jantar com esse formato. Em geral, os modelos com um design original ficam ótimos ao lado de uma cama de solteiro ou de um canto de leitura.

O tapete pode se tornar o elemento decorativo com mais peso do ambiente, portanto escolha bem. Se o ambiente não for muito espaçoso, opte sempre por um modelo com cores claras, assim você terá uma sensação de ter mais espaço. Contrariamente a isso, se você tiver um ambiente grande, ele ficará mais aconchegante com um tapete com tons escuros.

Pelo

Ao comprar o seu tapete, avalie se é melhor que ele tenha pelos baixos ou altos. Pense que os primeiros são mais resistentes e duráveis, sua limpeza é simples e eles são mais baratos. Eles também são a melhor opção se houver pessoas com alergias em casa.

Um tapete com pelos compridos é mais macio e aquece melhor o ambiente. Eles são ideais para a área de relaxamento de uma sala de estar ou para os quartos. A limpeza, no entanto, tenda a ser pior, pois a sujeira fica presa entre os pelos. Além disso, eles também são mais caros.

Dorothy DraperDecoradora norte-americana

“Na decoração, coloque sempre uma peça controversa. Isso dará um tópico de conversa para os seus convidados”.

Crianças ou animais de estimação

Se você tem filhos ou animais de estimação em casa, é bom ser realista para não sofrer mais tarde. É verdade que você pode tomar cuidado para não sujar, mas recomendamos que você aposte em um tapete que tenha uma limpeza simples. É importante que você possa aspirar com facilidade e até colocá-lo na máquina de lavar quando estiver muito sujo.

Uma opção interessante pode ser o tapete vinilico, pois você encontrará opções muito atraentes em termos de design e a limpeza é semelhante à do piso, ou seja, bastante simples.

Resumo

Um tapete pode ser a peça chave que complementa a sua decoração e confere a ela um estilo atual e moderno. Além disso, existem modelos para todos os gostos e também para todos os orçamentos.

Antes de comprar o seu tapete, você deve considerar onde vai colocá-lo e como vai mantê-lo em boas condições. Escolha o modelo ideal para a sua casa seguindo nossos conselhos, e sua compra será um sucesso.

Caso tenha gostado deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais, ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Białasiewicz: 96666431/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Marcela Campos Personal Organizer
Marcela sempre gostou de ter a casa organizada. E funcional. Tudo em sua casa precisa estar no lugar certo, limpo e, principalmente, funcionando. Daí surgiu seu interesse pela profissão que descobriu há 3 anos: a de Personal Organizer. Hoje, além de ajudar pessoas a a deixarem suas casa em equilíbrio perfeito, ela escreve artigos online sobre produtos que podem ajudar nesta tarefa.