Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

2Estudos avaliados

88Comentários coletados

Há pessoas que adoram ter gente dormindo em casa e outras que não se dão tão bem com essa situação. Independentemente de você achar agradável ou não, pode ser um desafio logístico. Por isso, a melhor solução pode ser adquirir um sofá-cama.

Essa é uma peça de mobiliário que pode estar localizada em diversos tipos de ambientes e que possui uma aparência e funcionalidade semelhantes às de qualquer outro sofá. Com este guia de compras, você encontrará o modelo mais adequado para a sua casa.

O mais importante

  • O design de um sofá-cama poderá ser adequado para diferentes cômodos da casa e possuir diferentes tamanhos.
  • Um sofá-cama pode ter diferentes sistemas de abertura.
  • Confira a seção "Critérios de compra", onde você encontrará diversas informações importantes de aspectos que devem ser observados antes da sua aquisição, para que assim ela seja um sucesso.

Os melhores sofás-cama do mercado

Um sofá-cama leva a um investimento alto muitas vezes, por isso, para acertar, não se apresse e comece analisando nossas recomendações. Abaixo fizemos uma seleção com alguns dos melhores modelos disponíveis, confira quais são eles:

O melhor sofá-cama com design rústico

Essa sofá-cama é ideal para quem deseja um móvel com estilo rústico para combinar com o restante da decoração. Ele possui uma estrutura em MDF e suporta até 100 kg bem distribuídos. O colchão não está incluso neste sofá-cama.

O sofá-cama mais aconchegante

Esse sofá-cama é um móvel bonito e de qualidade para colocar no seu ambiente, além de ser um dos mais aconchegantes disponíveis atualmente. Além disso, ele é muito compacto e conta com um design clean na cor marrom, com um revestimento charmoso e um toque suave de suede.

O melhor sofá-cama com chaise longue

Essa sofá-cama, na sua posição inicial, é um móvel comum com chaise que pode ser utilizado para descansar, mas se você precisar acomodar pessoas para dormirem na sua casa, você pode recliná-lo para que as suas visitas durmam confortavelmente.

Guia de compras: O que você deve saber sobre um sofá-cama

Um sofá-cama pode gerar inúmeras dúvidas no momento da sua compra, afinal, existem diversos aspectos que devem ser avaliados. Por isso, leve em conta o que vamos falar abaixo para tirar todas as suas dúvidas.

girl relax in the living

Um sofá-cama deverá ser durável, por isso escolha com cuidado. (Fonte: Białasiewicz: 97700455/ 123rf.com)

Normalmente qual é o estofamento de um sofá-cama?

O tecido do sofá-cama é outro aspecto que determinará a estética deles, além da sua resistência e durabilidade. No mercado, você encontrará diferentes opções, confira as mais comuns abaixo:

  • Algodão. É um tecido natural, resistente e flexível. Além disso, é ideal para áreas quentes, pois proporciona frescor. A principal desvantagem é que ele enruga facilmente. Seu preço não é muito elevado.
  • Chenille. É um material composto de outros tecidos, como poliéster, algodão e viscose, além de ser muito macio ao toque e confortável para sentar. Ele deve ser limpo com cuidado para que não estrague.
  • Microfibras. É um tecido sintético amplamente utilizado pela sua resistência, mas ao mesmo tempo fornece uma estética atraente. Não enruga facilmente e resiste muito bem ao uso diário. É de fácil limpeza e você encontrará opções com diferentes acabamentos.
  • Pele. É uma alternativa de qualidade que suporta muito bem a passagem do tempo. De fato, até a pele envelhecida tem uma aparência atraente se o sofá tiver um ar retrô. Se você apostar neste estofamento, limpe-o de acordo com as instruções do fabricante. Essa opção tem o preço mais alto.
  • Veludo. É um tecido que está muito na moda e que tem uma aparência elegante e refinada. Ele costuma se encaixar perfeitamente nos estilos decorativos mais atuais e é perfeito para as áreas mais frias, pois transmite calor. Limpe o sofá com cuidado para que ele não perca o seu toque suave.

Que tipo de abertura um sofá-cama pode ter?

Você quer um sofá-cama prático, para uso diário ou para uso ocasional? Essas são perguntas que você deve responder antes da sua compra. Por isso, confira abaixo a abertura mais apropriada, dependendo do seu uso.

  • Tipo futon. Tem uma base de madeira ou metal que é colocada quase no chão. Sobre ele é colocado um colchão que se dobra e se desdobra com simplicidade. É uma opção econômica, leve e que pode dar um estilo moderno para a sua casa.
  • Tipo livro. Para abrir, é necessário separar o sofá-cama da parede e mover o encosto para frente e depois para trás. Existem muitos modelos econômicos, mas também outros com um design mais atraente e de alta qualidade. Ele não é ideal para o uso diário, pois não é muito confortável como cama.
  • Abertura italiana. É a abertura mais simples. Não é necessário separar o sofá da parede nem remover as almofadas ou assentos do encosto. Você só precisa puxar uma pequena alavanca para abri-lo.
  • Abertura semitaliana. É o mesmo que o italiano, mas é necessário remover as almofadas e os assentos, pois eles não vêm presos à estrutura.
  • Deslizante. Os assentos avançam, ele abre facilmente e você não precisa mover o sofá.
  • Suspenso. Consiste em um colchão dobrado três vezes sobre si mesmo. Ele se desdobra diretamente no chão quando se torna uma cama. Eles são bastante econômicos, mas, como o colchão é colocado diretamente no chão, não é muito confortável.
living room

O tecido do sofá-cama é outro aspecto que determinará a estética dos móveis. (Fonte: Salsera: 24439134/ 123rf.com)

Qual é o enchimento dos assentos de um sofá-cama?

O enchimento do seu sofá-cama determinará sua durabilidade e firmeza, por isso, para tomar a melhor decisão possível, você deverá observar esse aspecto. Confira abaixo quais são os tipos mais comuns de enchimento:

  • Enchimento de penas.É um dos melhores materiais que você pode escolher, pois é muito confortável.
  • Enchimento sintético. Se você não gosta de usar materiais de origem animal, opte por um enchimento sintético.
  • Espuma. É uma opção econômica para obter uma firmeza média. Se você escolher, busque um enchimento que tenha uma certa espessura.

Como saber se um sofá-cama será cômodo?

É importante que o sofá-cama seja confortável não apenas para dormir, mas também para sentar. Confira os aspectos abaixo para saber se ele será cômodo:

  • Coluna. As costas devem repousar sobre o encosto e a região lombar deve ficar protegida.
  • Quadril. Os quadris devem estar na mesma altura os joelhos. Caso contrário, será difícil para que você se levante do sofá.
  • Pés. Os pés devem descansar no chão quando as costas estiverem no encosto.
  • Cotovelos. Se o sofá-cama tiver braços, o ideal é que ele esteja localizado na altura do cotovelo.
pink living room

É importante que o sofá-cama seja confortável não apenas para dormir, mas também para sentar. (Fonte: Białasiewicz: 101313531/ 123rf.com)

O sofá-cama chaise longue vale a pena?

Se você quiser aproveitar o espaço da sua sala de estar e também possuir um sofá-cama, poderá optar por um modelo chaise longue. Eles não são os mais recomendáveis para quartos de hóspedes, estúdios e quartos por conta de seu tamanho e do design.

Uma de suas vantagens é que eles geralmente têm armazenamento sob o chaise longue, e isso é muito útil, especialmente para guardar roupas de cama. Esse tipo de sofá-cama pode ter diferentes tipos de abertura,  e você deverá avaliar o que melhor se adapta às suas necessidades em termos de conforto. Essa opção normalmente é mais cara.

OMS, Organização Mundial da Saúde

"Dormir não é somente um prazer, mas também uma necessidade".

Quais são as vantagens e desvantagens de um sofá-cama?

Comprar um sofá-cama não é uma tarefa complicada se você tiver certeza do que espera do modelo escolhido. Confira abaixo quais são as principais vantagens e desvantagens destes móveis.

Vantagens
  • Eles permitem que você tenha uma cama extra
  • Eles se adaptam muito bem a espaços pequenos
Desvantagens
  • Nem sempre é possível dormir confortavelmente
  • Alguns são difíceis de abrir

Critérios de compra

Agora que você já resolveu algumas das suas dúvidas sobre um sofá-cama, chegou o momento de saber quais são os aspectos que devem ser observados. Assim, reserve alguns minutos para avaliar os seguintes critérios.

Estrutura

Atualmente, os móveis estão ficando mais baratos e, em muitos casos, essa queda nos preços muitas vezes afeta a qualidade. Se você deseja que seu sofá-cama dure muito tempo, preste atenção à sua estrutura. Confira abaixo os aspectos que você deve avaliar com relação a estrutura do sofá-cama:

  • Estrutura. É melhor apostar em aço ou alumínio, embora a madeira maciça funcione muito bem.
  • Cintas. Recomendamos que o sofá tenha um sistema de cintas, com 10 tiras de fixação por assento. Cinco perpendiculares e muitas outras paralelas ao referido assento. Alguns sofás possuem um sistema de molas em zigue-zague que lhe confere firmeza, mas com o tempo elas podem acabar se desgastando e fazendo barulho.
  • Pés. Os pés são uma das partes mais problemáticas do sofá, pois podem acabar quebrando com o uso. É melhor que elas façam parte da estrutura do sofá e que não sejam parafusados.

Capa

Caso você tenha crianças ou animais de estimação em casa, recomendamos que você utilize uma capa removível. A limpeza será muito mais fácil. O ideal é que ela seja submetida a um processo de sanforização, que evita que ela encolha depois de lavada.

Uso

O uso que você dará ao sofá-cama é um dos problemas que mais deve influenciar sua decisão final. Você não terá as mesmas necessidades se for usá-lo todos os dias ou apenas ocasionalmente. A tabela a seguir ajudará você a avaliar melhor o seu uso.

Característica Diário Ocasional
Tipo de abertura Italiana ou semitaliana Qualquer
Tecido Um tecido resistente Não é tão importante
Investimento Alta Econômica
Limpeza Simples e rápida Simples

Ambiente

Um sofá-cama pode ser colocado em praticamente qualquer cômodo da casa, exceto no banheiro e na cozinha. Mas o normal é que, nas casas menores, ele seja colocado na sala de estar e nas casas maiores, no quarto de hóspedes ou no escritório. Na tabela a seguir, mostraremos o que considerar nos dois casos.

Característica Sala Quarto
Design Atrativo e que combine com a decoração Pode ser mais simples
Comodidade dos assentos Alta Média
Resistência dos assentos Alta Média
Qualidade Alta Econômica
Tamanho Grande Pequeno ou médio
Tecido Pele, Veludo ou algodão Algodão ou microfibras

Assentos

Você vai usar o sofá-cama diariamente? Então tente fazer com que o enchimento do assento tenha uma densidade de 30 kg/m³. Se você deseja que seja confortável, sua espessura deverá ser de, pelo menos, 15 cm. Por outro lado, a largura das almofadas do encosto deve ser de cerca de 20 cm. Além disso, elas devem ter um revestimento especial na parte inferior das costas.

relax living room

Se você quiser aproveitar o espaço da sua sala de estar, adquira um sofá-cama. (Fonte: Białasiewicz: 100721158/ 123rf.com)

Resumo

Se você é um daqueles que gosta de visitas, o sofá-cama ajuda a ter sempre um espaço para descansar. Se você não gosta muito delas, pelo menos não terá que "sofrer" colocando um colchão no meio da sua sala. Seja como for, você certamente será um bom anfitrião e dará aos seus convidados um bom descanso.

Avalie cuidadosamente o uso que dará ao seu sofá-cama e sua escolha certamente será um sucesso. Não esqueça também de verificar a resistência do material, principalmente se costuma receber muitas visitas em casa.

O que você achou das informações que analisamos neste guia? Caso tenha gostado, compartilhe o artigo nas suas redes sociais ou deixe o seu comentário.

(Fonte da imagem destacada: Białasiewicz: 97751951/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Como mãe de família, gosto de descobrir novos produtos para o lar e, escrevendo sobre eles, permito que outras pessoas também os conheçam. Quero te ajudar a escolher o melhor produto possível. Vamos lá?