Organizar uma casa é uma tarefa complicada, especialmente quando você não tem tempo. A sapateira é uma excelente opção para que você deixe seus sapatos organizados, especialmente se você tem uma coleção desses itens em casa.

Sua principal função é organizar seus sapatos de maneira simples e decorativa. A sapateira facilita a tarefa e é essencial quando você tem muitos calçados e tem pouco espaço. Para saber mais sobre isso, preste atenção nesse Guia.

O mais importante

  • A sapateira é uma forma eficiente de organizar seus calçados  quando você dispõem de pouco espaço na sua casa.
  • Como os apartamentos e casas estão cada vez menores, a quantidade de sapateiras à venda no mercado tem aumentado muito, em uma infinidade de materiais e formatos.
  • O design das sapateiras pode ser clássico ou inovador. Antes de escolher esse item para a sua casa, tenha as medidas exatas do espaço que possui disponível, e escolha um design que combine com o estilo da sua casa.

Ranking: Os melhores modelos de sapateira do mercado

Se você precisa organizar seus sapatos, uma série de sapateiras estão disponíveis para que você possa armazenar esses itens da melhor forma. No Ranking a seguir você encontrará uma seleção com diversos modelos e com o melhor custo benefício.

1º – Sapateira Safira Branca

Essa sapateira é um móvel que foi fabricado especificamente para guardar seus calçados e para combinar com a decoração do seu quarto ou da sua sala.  Se você tem muitos sapatos e quer deixá-los organizados e bem conservados, esse móvel é o que você está procurando.

Ela possui uma abertura basculante, que se projeta diagonalmente para a frente, para que assim você possa retirar o que precisa sem qualquer tipo de dificuldade.

2º – Sapateira para porta com 20 Divisórias Ordene Br

Essa sapateira organiza os seus calçados de forma prática e funciona, e ainda por cima é uma ótima maneira de economizar espaço na sua casa, pois basta pendurar ela na porta, o que é ótimo para espaços pequenos.

A sua fabricação com material respirável é uma ótima maneira de não permitir que seus calçados fiquem com maus odores e garantir que fiquem melhor conservados.

3º – Sapateira Isis Etna Natural

Essa sapateira é fabricada em madeira natural  e possui 3 prateleiras que garantem uma boa capacidade para que você guarde todos os calçados que sejam necessários.

Essa madeira é bastante resistente, e o produto é prático e discreto, o que vai permitir que você coloque esse móvel em qualquer lugar da sua casa sem que ele destoe da sua decoração.

4º – Sapateira Flexível 12 Pares – kit 4 unids.

Através dessa sapateira, você poderá organizar os seus sapatos com praticidade, já que ela pode ser colocada no chão, debaixo da cama, do armário, dentre outros lugares.

Ela possui 12 nichos para que você organize os seus sapatos, é flexível e confeccionada em TNT, que é um material que permite a circulação de ar para conservar melhor os seus calçados.

5º – Sapateira Cromada Hudson

Essa sapateira é uma ótima forma de você visualizar melhor os seus sapatos, o que facilita a sua escolha. Ela também possui um formato que não deforma e nem desgasta os seus calçados.

Um dos detalhes interessantes sobre essa sapateira é que ela pode ser empilhada, ou seja, você pode comprar duas ou mais delas e colocar uma sobre a outra, para formar uma estante.

Guia de compras: O que você deve saber sobre a sapateira

Os apartamentos e casa pequenos ajudaram a ampliar o mercado de sapateiras, que são imprescindíveis para organizar os calçados de forma prática e sem demandar esforços.

Você encontrará modelos em tecido, plástico e em madeira. Neste artigo responderemos as perguntas mais frequentes entre os usuários.

Mulher segurando sapatos.

Se você escolher a sapateira certa, sempre terá seus sapatos “em mãos” quando precisar. (Fonte: Agencyby: 23371702 / 123rf.com)

O que é exatamente uma sapateira?

As sapateiras são móveis destinados ao armazenamento dos sapatos. Com a sua popularidade na Internet, esses itens, que antigamente eram apenas de madeira, passaram a ser fabricados em tecido, plástico, e outros materiais.

Atualmente existem inúmeros modelos de sapateiras nos mais variados formatos, desde os que você pode colocar embaixo da cama até os  de tecidos que podem ser pendurados atrás da porta ou dentro de um armário. Todos eles estão disponíveis para escolha em função do seu espaço e necessidades.

Taylor MomsenAtriz americana

“Você pode utilizar qualquer coisa, desde que combine com um bom par de sapatos”.

Quais são as outras denominações utilizadas para designar sapateiras?

Elas são chamadas de muitas maneiras diferentes, dentre as mais comuns é possível utilizar as palavras móvel para sapatos, organizador de calçados, organizador de sapatos, guarda-sapatos, dentre outras.

Quais são as vantagens de utilizar uma sapateira?

Lembra-se da época em que você tinha que guardar seus sapatos “entulhados” embaixo do armário ou da cama? Atualmente, já não é preciso fazer isso, pois existem boas alternativas com um bom custo-beneficio. Veja a lista abaixo que fizemos com as inúmeras vantagens desses itens:

  • Organização: Isso é uma coisa que afeta inclusive o estado de ânimo das pessoas. Com uma sapateira é possível saber exatamente onde está o seu calçado e, ainda por cima, manter a aparência organizada da sua casa.
  • Aproveitamento do espaço: Se a sua casa é pequena uma sapateira é ideal para economizar espaço. Você pode colocá-la embaixo da cama, em cima de um armário, atrás de uma porta, dentre muitas outras alternativas.
  • Decoração: Uma sapateira pode se tornar um elemento decorativo na sua casa. Basta que você saiba combinar medidas, cores e materiais, dentre outros aspectos.
  • Conservação: O calçado fica melhor conservado em uma sapateira. Por estarem perfeitamente armazenados, eles não entram em contato com o pó, nem com a sujeira exterior. Além de estarem protegidos, sua durabilidade será maior do que se deixar os sapatos espalhados em qualquer canto da sua casa.
  • Podem ser colocados em qualquer cômodo: É possível colocar as sapateiras em qualquer lugar, dependendo do material que ela possua. Escolha um modelo que combine com o cômodo em questão, e poderá colocar o seu guarda-sapatos em uma varanda, um quarto, no banheiro, dentre outros locais.
  • Calçados sempre “a mão”: Outra vantagem da sapateira é que você sempre pode encontrar os seus sapatos de primeira, sem que tenha que perder tempo buscando por eles pela casa.
  • Fácil manutenção: Seja ele de plástico, tecido, madeira, ou outros materiais, a limpeza de uma sapateira não te trará problemas. Normalmente, basta passar um pano úmido e pronto.
Imagem de caixas com sapato e sapato laranja a frente.

Os sapatos podem acumular odores desagradáveis, e por isso é importante que seja feito o correto armazenamento, para manter a higiene deles. (Fonte: Belchonock: 113447645 / 123rf.com)

Quais tipos de sapateira podemos encontrar no mercado?

Atualmente, existem muitos modelos de sapateira, e por isso, a escolha não é fácil. Além disso, você precisa considerar fatores como espaço disponível e numeração dos seus sapatos. Para ter uma ideia, dê uma olhada nas diferentes funcionalidades de uma sapateira na tabela abaixo:

Tipos de sapateiras Quais características oferecem?
De plástico para armários e estantes   Uma das suas grandes vantagens é que são ajustáveis segundo a numeração dos seus calçados
Móvel de tecido É ideal para decorar um local sem que as visitas percebam que é uma sapateira
De tecido para pendurar É muito prático, pois você pode pendurar tanto dentro do armário, quanto atrás da porta, e ideal se você possui pouco espaço
Design modular em caixas empilháveis Sua grande vantagem é que é possível adaptar esse item de acordo com o espaço que você possui, tanto na vertical quanto na horizontal 
Caixas empilháveis  Uma de suas grandes vantagens é que você pode colocá-las debaixo da cama ou em cima do armário sem que destoem da decoração da sua casa
Móveis de madeira São as clássicas sapateiras de madeira em forma de estante ou de armário
Estante de metal ou de plástico Elas podem ter diferentes tamanhos e formas e o material tem um bom custo benefício
Sapateira giratória Trata-se de um cabide com várias peças para guardar os sapatos, além de serem giratórias
Basculante As sapateiras basculantes projetam-se diagonalmente para a frente, para que você tenha facilidade em escolher o calçado que deseja utilizar

O que devo fazer antes de guardar os calçados na sapateira?

É conveniente que você adote uma série de medidas para organizar e armazenar seus sapatos da melhor forma. Como os calçados tendem a acumular odores desagradáveis, é importante que você higienize-os antes de guardá-los.

Na seguinte lista vamos dar alguns conselhos para evitar esse problema:

  • Espaços fechados: É aconselhável que você deixe seus calçados ventilando antes de guardá-los, em um local fresco, mas que o sol não pegue diretamente no sapato.
  • Desinfetantes: Você pode utilizar produtos específicos em pó ou aerosóis. Uma boa opção é colocar folhas de lavanda no local onde irá armazenar os sapatos.
  • Ventilação: A maioria das sapateiras modernas possui furos para que os sapatos ventilem, mas se não, você pode fazer buracos nas caixas para que eles não fiquem abafados.
  • Palmilhas: No caso de calçados esportivos, remova as palmilhas e lave-as antes de guardá-las em uma sapateira. É conveniente que depois de deixá-las secar, mantenha-as ao lado para a próxima utilização.
  • Contra a umidade:  Se você pretende guardar os seus calçados em um espaço fechado durante certo período, coloque jornal no interior da sapateira para absorver a umidade.
  • Limpeza: Se a sapateira é de pendurar e de tecido, limpe-a, pelo menos, uma vez por semana. Se ela é feita de outros materiais, basta passar um pano úmido periodicamente. Utilize um desinfetante para evitar a proliferação de bactérias.
Imagem de calçados sobre estante.

Existem inúmeros formatos e modelos de sapateiras. (Fonte: Sereznly: 54437957/ 123rf.com)

Como organizar os sapatos na sapateira?

Assim que você tenha a sapateira em casa, você deve encontrar uma forma de organizá-la da melhor forma. Você pode fazer isso de várias maneiras, organizando-a, por exemplo, pela frequência de uso, por cor, pela estação dentre outras possibilidades.

Critérios de Compra

Antes de comprar uma sapateira é importante que você observe uma série de aspectos importantes para não errar na sua aquisição. Questões como tamanho, cor e medida são fatores-chave para que a sapateira esteja de acordo com a decoração da sua casa.

Abaixo, resumimos os critérios que você deve levar em consideração:

  • Localização
  • Espaço disponível
  • Medidas
  • Capacidade
  • Materiais
  • Avaliações

Localização

Primeiramente, é necessário que você planeje aonde vai colocar a sua sapateira. Geralmente, quem adquire um item como esse possui pouco espaço, mas a boa notícia é que elas podem ser colocadas em qualquer local, tanto no quarto, quanto em banheiros ou mesmo garagens.

Escolha um estilo de sapateira que combine com o local em que deseja colocá-la. Por exemplo, existem sapateiras coloridas para os quartos das crianças, assim como existem as mais elegantes, para a sala.

Se você prefere retirar os sapatos assim que chega em casa, existem modelos para colocar na entrada da residência.

Imagem de mulher com vários pares de sapato ao lado.

As sapateiras são imprescindíveis na sua casa. (Fonte: Belchonock: 21556266 / 123rf.com)

Espaço disponível

Outro critério importante se refere ao espaço disponível para colocar a sapateira. Pode ser que o modelo escolhido seja mais adequado para o seu quarto, mas se o cômodo estiver cheio de móveis e nada mais couber, é mais aconselhável colocá-lo atrás da porta ou optar por espaços vazios da casa.

Anônimo

“Quando alguém julgar o seu caminho, empreste-lhe os seus sapatos”.

Medidas

Um fator igualmente importante refere-se às medidas das sapateiras. É necessário medir o espaço disponível, tanto em questão de altura, como largura e comprimento. As vezes, um centímetro a mais, e você terá que mudar os seus planos em relação ao item que pretendia comprar.

foco

Não calcule “no olho” e tenha muita paciência para fazer todas as medições necessárias antes da sua aquisição.

Capacidade

Quantos pares de sapatos você quer armazenar? Você precisa de uma sapateira para todos os seus calçados ou você quer ter várias para diferenciá-los?

Não esqueça de contar os pares de sapatos, botas, calçados esportivos, sandálias e sapatilhas que você pretende guardar antes de comprar uma sapateira, para que não perceba tarde demais que errou no tamanho dela.

Materiais

Os materiais de fabricação das sapateiras afetam diretamente o seu preço e é um critério que deve ser considerado antes da sua aquisição.

Caso você queira apenas um local provisório para colocar os calçados, não há necessidade de se preocupar tanto com os materiais, mas caso deseje algo definitivo, escolha algo resistente e de boa qualidade, como plástico, madeira ou metal.

Imagem de vários tipos diferentes de sapato em sapateira.

Questões como tamanho, cor e medida são fatores-chave para que a sapateira esteja em consonância com a decoração da sua casa. (Fonte: ahirao: 54613201/123rf.com)

Avaliações

Por último, preste atenção nas avaliações dos produtos e nos comentários que os outros consumidores tem  sobre ele antes de adquirir o item que você deseja.

As vezes, essas opiniões detalham aspectos técnicos que podem ser importantes para alguém que deseje saber algo bem específico sobre a sapateira.

Resumo

Uma sapateira é um objeto muito útil para organizar e armazenar os seus calçados. Existem tantos modelos que é difícil escolher, mas o lado positivo disso é que, graças a Internet, você pode ter todas as informações que precisar e escolher o melhor produto de acordo com a sua necessidade.

Antes da sua aquisição, é importante que você avalie alguns aspectos como o local em que vai colocar a sapateira, quantos calçados vai guardar nela, o espaço que tem disponível para este item, dentre outros aspectos. Esperamos que esse Guia tenha ajudado na sua decisão.

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais ou deixe um comentário que teremos prazer em responder.

(Fonte da imagem destacada: Belchonock: 99533134/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...