Comer bem é um desafio nos dias de hoje. A falta de tempo ou talento na cozinha, por vezes, nos leva a comer “porcarias”. É verdade que, em certas ocasiões, pedir comida por aplicativos pode até ajudar, mas não é bom abusar. Existe uma coisa chamada cozinha rápida. E, nessas horas, uma boa sanduicheira pode ser uma excelente alternativa.

A cozinha rápida diz respeito à elaboração de pratos rápidos saudáveis, como sanduíches de pão integral, e outros não tão saudáveis assim, como é o caso dos cachorros-quentes e hambúrgueres. A ideia principal é preparar alimentos em poucos minutos. O sanduíche pode ser uma boa opção, pois existem muitas receitas saudáveis. Nós preparamos este Guia para ajudar você a escolher uma sanduicheira e tirar o máximo proveito dela.

O mais importante

  • A sanduicheira é um eletroportátil usado na preparação de sanduíches, mas que também pode oferecer diferentes funções. Nem toda sanduicheira oferece os mesmos recursos. Então, você precisa levar isso em conta.
  • O tamanho é um aspecto importante na hora de comprar uma sanduicheira. Você pode se interessar mais por um determinado modelo ou outro, de acordo com as suas circunstâncias.
  • Ao escolher a sanduicheira certa, você deve considerar o preço. Como veremos, existe uma boa diferença de preço entre diversos modelos. É preciso avaliar se você está pagando mais por mais funções ou apenas porque o modelo pertence a uma marca cara.
  • Você deve ver se o sanduicheira permite o preparo de sanduíches de várias camadas. Também é interessante um modelo que permita fazer outros tipos de comida, como waffles ou até grelhados.

Ranking: Os melhores modelos de sanduicheira do mercado

Para fazer a melhor compra possível, é importante que você conheça as características de cada modelo, analisando também a avaliação dos outros compradores. Você deve se perguntar o que levou esses compradores a preferirem um produto em vez de outro. Portanto, preste atenção nos modelos de sanduicheira mais vendidos no mercado.

1º – Sanduicheira Grill Press 180, Britânia

A Sanduicheira Grill Press 180 da Britânia funciona como sanduicheira e grill. Ela conta com um seletor de temperatura com ajuste por tipo de alimento. Suas placas são revestidas com material antiaderente e vêm com ajuste de altura para permitir o preparo de vários alimentos diferentes.

O produto ainda tem uma abertura de 180º para grelhar muito mais em menos tempo e conta com coletores de gordura para cada uma das chapas, além de trava de segurança para mais praticidade e segurança na sua cozinha. A maior vantagem desse modelo é o tamanho e os ajustes de altura e temperatura, o que possibilita inúmeros preparos diferentes e em grandes quantidades.

2º – Sanduicheira Multigrill Grill 3 em 1, Black+Decker

Essa sanduicheira vem com 3 funções em 1, graças às suas chapas desmontáveis, com revestimento antiaderente, que são perfeitas para preparar sanduíches, grelhados e waffles. Seu sistema de aquecimento automático promove uma cocção uniforme que deixa os alimentos muito mais saborosos.

Esse modelo tem alças antitérmicas e travas de fechamento para uma maior segurança. Ainda vem com um sistema de informação luminoso: a luz laranja indica que o aparelho está na tomada, a verde intermitente indica que o alimento está sendo aquecido e a verde fixa avisa que seu lanche já está pronto!

3º – Sanduicheira Waffle, Oster

Essa sanduicheira foi criada para combinar eficiência e praticidade no preparo de lanches para o dia a dia. Sua cobertura antiaderente permite o preparo de sanduíches, waffles e vários outros alimentos sem que eles grudem e façam sujeira, o que facilita muito a limpeza do aparelho.

Ela vem com um termostato automático, capaz de deixar os alimentos crocantes tanto por fora quanto por dentro, e uma trava de segurança, que possibilita guardar o aparelho na vertical. E ainda tem luzes de LED que indicam quando sua sanduicheira está pronta para uso.

4º – Grill e Sanduicheira GS750, Black&Decker

Ideal para preparar sanduíches, carnes e legumes grelhados, essa sanduicheira tem um design robusto, permitindo que você prepare muito mais alimentos de uma só vez. Suas chapas são antiaderentes e onduladas, o que faz com que ela possa ser usada em preparos variados.

Sua trava de dupla função prensa os alimentos e permite o armazenamento vertical, enquanto o enrolador de cabo com encaixe facilita o manuseio do produto. As chapas antiaderentes são muito fáceis de limpar e não acumulam sujeira.

5º – Sanduicheira Fast Grill e Sandwich, Mondial

Possivelmente uma das sanduicheiras mais vendidas no Brasil, a Fast Grill e Sandwich da Mondial é um modelo super econômico, mas ótimo para preparar sanduíches e grelhados em geral, tendo capacidade para dois pães de cada vez! Sua alça fria, base antiderrapante e trava de segurança tornam o manuseio simples e econômico.

Esse produto tem preço acessível e conta com a qualidade Mondial, que já é reconhecida pela família brasileira há anos. Seu transporte e limpeza são muito simples e o produto pode ser guardado na posição vertical.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a sanduicheira

Nós elaboramos este Guia para ajudar a encontrar a melhor sanduicheira do mercado para você. Para isso, é preciso escolher um modelo que atenda a todas as suas expectativas e, ao mesmo tempo, caiba no seu orçamento. Existem várias perguntas que você deve se fazer para tomar a melhor decisão possível. Portanto, preste muita atenção nas dúvidas que serão tiradas a seguir.

Imagem de sanduíches dentro de sanduicheira.

A sanduicheira é uma opção para lanches mais rápidos. (Fonte: Iurii Golub: 114927670 / 123rf.com)

O que é uma sanduicheira e como ela funciona?

A sanduicheira é um eletroportátil que serve para torrar duas fatias de pão ao mesmo tempo e de ambos os lados. Ao contrário de uma torradeira, que tosta apenas o pão, a sanduicheira permite o uso de recheios. O pão é colocado em chapas que se aquecem graças à uma resistência elétrica. O calor não sai do aparelho.

Suas chapas costumam ser revestidas com material antiaderente para permitir o preparo de diferentes alimentos sem grudar. É um produto muito fácil de usar. Basta colocar o sanduíche nas chapas, fechar a sanduicheira e deixar ela fazer seu trabalho. Cabe a cada pessoas escolher o ponto de preparo de acordo com seu gosto pessoal, sempre tomando cuidado para não deixar o pão queimar.

Como usar uma sanduicheira?

Não é nem pouco complicado usar uma sanduicheira. Por isso, é uma boa opção no preparo de um lanche ou refeição rápida. Se você escolher bem os ingredientes, seu sanduíche pode ser muito saudável e repleto de valor nutricional. No entanto, há uma série de aspectos que você deve considerar para tirar o máximo proveito desse eletroportátil.

Pode parecer um pouco óbvio, mas a primeira coisa que você deve fazer é aprender a usar sua sanduicheira. Para isso, comece lendo o manual de instruções. Preste atenção em todos os detalhes explicados, principalmente os alertas.

  • Tempo: Uma das primeiras coisas nas quais você deve prestar atenção é no tempo que leva para preparar sanduíches no ponto que você gosta. Isso vai depender da potência do produto. Você precisa controlar esse aspecto para não deixar sua comida queimar.
  • Capacidade: As sanduicheiras costumam ter capacidade para o preparo de dois ou quatro sanduíches ao mesmo tempo. Tenha em mente que, se preparar uma quantidade menor, você estará desperdiçando energia. Tente aproveitar a capacidade ao máximo.
  • Espessura: Você deve avaliar a espessura máxima que a sanduicheira comporta. Existem alguns modelos com altura regulável, que permitem o preparo de sanduíches de várias camadas ou com bastante recheio. Também é importante avaliar o tamanho do pão que você vai comprar.
  • Limpeza: Tudo bem que a vida hoje é muito corrida, mas não se sinta tentado a deixar a sanduicheira sem limpar. É melhor limpá-la após o uso, é mais fácil fazer isso enquanto ainda está um pouco quente, pois a sujeira sai facilmente. Sempre tire da tomada para limpar.
  • Armazenamento: Existem alguns modelos que permitem o armazenamento vertical, o que economiza muito espaço. Além disso, se você for usar sua sanduicheira com frequência, é bom que ela fique guardada em algum lugar de fácil acesso.
  • Cuidados: É importante que você cuide bem da sua sanduicheira para ela durar o maior tempo possível. Por exemplo, use utensílios de silicone para mover o sanduíche. Você deve evitar os utensílios de metal para não estragar o revestimento antiaderente.

Quais tipos de sanduicheira existem?

No mercado você encontrará diferentes tipos de sanduicheiras. É importante que você diferencie bem seus benefícios para poder escolher o modelo mais interessante para você. Na tabela a seguir, mostramos os principais e suas características. É importante que você valorize tudo para escolher o modelo que precisa.

Tipos de sanduicheira Características
Com chapas removíveis Diversos usos
Fácil limpeza
3 em 1 Faz sanduíches
Funciona como grill, sanduicheira e máquina de waffle. É um modelo mais versátil que oferece mais possibilidades
Sanduicheira e Grill Serve para fazer sanduíches e preparar outros alimentos. É semelhante ao modelo 3 em 1

Que receitas você pode preparar com uma sanduicheira?

Muitas pessoas que têm uma sanduicheira acabam de preparar o típico sanduíche misto, que é presunto e queijo. Sem dúvida, é uma opção que quase todo mundo gosta, por isso pode ser uma ótima receita. No entanto, você tem muitas alternativas. Incluímos alguns deles na tabela a seguir:

Sanduíche Ingredientes Modo de preparo
Croque-monsieur 2 fatias de pão, 2 fatias de queijo, 2 fatias de presunto, queijo ralado e molho bechamel Prepare o sanduíche normalmente com as fatias de presunto e queijo, cubra com o molho bechamel e o queijo ralado. Leve à sanduicheira para gratinar
 Sanduíche de salada russa Sobras de salada russa (ou salada de maionese) Esse é um dos sanduíches mais gostosos. Você pode aproveitar as sobras da sua salada de maionese ou fazer sua própria salada russa para usar como recheio. Seja generoso nas quantidades
 Sanduíche de peito de peru com maçã 4 fatias de peito de peru, 1 folha de alface, ¼ de maçã, 4 colheres de maionese e 1 colher de ketchup Misture todos os ingredientes e recheie o sanduíche
Sanduíche de caranguejo e camarão 4 unidades de kani, 4 camarões, 1 ovo cozido, 1 colher de cebola finamente picada e 4 colheres de maionese Misture todos os ingredientes e recheie o sanduíche

Como limpar uma sanduicheira?

É muito importante que você limpe adequadamente sua sanduicheira como mostramos em um ponto anterior. Graças à sua superfície antiaderente, será mais fácil. Deixe esfriar, mas não completamente. Em seguida, use papel toalha para remover quaisquer restos do sanduíche que você preparou.

Se as placas forem removíveis, tudo será simples, existem até modelos que permitem colocá-los na máquina de lavar louça. Caso contrário, depois de passar as toalhas de papel, use um pano úmido. Coloque dentro do aparelho e feche. Deixe o pano dentro por cerca de cinco segundos e remova. Esfregue as placas e você estará pronto.

Rafael CentenoChef estrella Michelin

“Fui parar na cozinha por acaso, depois de estudar Relações Trabalhistas, porque minha mulher cismou de querer abrir um restaurante. Só que eu era o rei das tortilhas e dos sanduíches. Metemos a cara na cozinha, foi uma loucura, e fiquei muito empolgado!”.

Que pão usar na sua sanduicheira?

Existem diferentes tipos de pão que você pode usar para preparar seus sanduíches. Sem dúvida, é a escolha mais importante. Dizemos isso porque falamos sobre o ingrediente principal de qualquer receita que você prepara. Portanto, preparamos este breve resumo dos melhores pães que você pode usar:

  • Pão de forma: É o mais usado. Tem uma textura suave e você encontrará tipos diferentes. Observe que sua espessura é a mais adequada.
  • Pão de centeio: Você pode encontrar este tipo de pão fatiado. É menos esponjoso que o pão fatiado e você deve observar que não são fatias muito grossas.
  • Massa de pão: Também em fatias, serve para preparar alguns sanduíches muito macios.
  • Pão branco: É o pão mais típico e também pode ser usado para preparar um sanduíche, se você cortá-lo em fatias.
  • Pão integral: É o mais saudável, mas verifique se ele é realmente integral.

Quais são as vantagens e desvantagens da sanduicheira?

Sem dúvida, ter uma sanduicheira é uma ótima opção para preparar refeições ou jantares, também café da manhã ou lanches. Existem muitas vantagens de tal aparelho. Mas você também pode encontrar algumas poucas desvantagens,  embora sejam mínimas. Preste atenção a esses pontos:

Vantagens
  • Permite preparar comidas rápidas e saudáveis
  • É fácil de usar, qualquer um consegue
  • Alguns modelos têm mais funções
Desvantagens
  • Muitas vezes termina no armário sem ser usada
  • Alguns modelos são básicos demais

Critérios de Compra

Ao comprar sua sanduicheira, há uma série de questões que você deve considerar. Eles são aqueles que permitem que você faça uma boa compra. Portanto, é muito importante que você preste atenção e, em seguida, avalie se o aparelho escolhido está em conformidade com os aspectos mais importantes. Estes são:

  • Versatilidade
  • Termostato regulável
  • Capacidade
  • Potência
  • Forro
  • Segurança
Imagem de pai e filho tomando café da tarde.

Lembre-se sempre de limpar sua sanduicheira. (Fonte: Georgerudy : 66197535 / 123rf.com)

Versatilidade

O primeiro ponto a ser analisado é se a sanduicheira serve apenas para fazer sanduíches ou também funciona como grill, sanduicheira e máquina de waffle. A verdade é que os preços não costumam ser muito diferentes. Portanto, você pode achar interessante obter um modelo que ofereça mais de uma função. Tenha isso em mente.

Termostato regulável

É muito interessante que o modelo de sanduicheira tenha um termostato regulável. Servirá para regular a temperatura do aparelho. Graças a esta função, você pode dar o ponto de torrefação que você deseja para a comida que você prepara. Portanto, não ignore esse detalhe ao fazer sua compra.

Capacidade

A habilidade da sanduicheira é outro aspecto fundamental. Você deve considerar se você está interessado em um modelo que permite que você faça dois ou quatro sanduíches ao mesmo tempo. Também é importante que você estude a espessura do sanduíche que cabe no aparelho. Não é o mesmo fazer um sanduíche de um andar ou vários.

Potência

A potência é um aspecto muito importante na hora de comprar sua sanduicheira. Você deve ter em mente que quanto mais potência, menos tempo os sanduíches levarão para ficarem prontos. É verdade que o gasto também será maior. Mas se você quiser bons resultados em termos de velocidade, procure potência acima de 700 W.

Revestimento

É essencial que o modelo escolhido tenha um revestimento antiaderente. É verdade que a maioria das sanduicheiras vem com ele, mas certifique-se. É importante porque facilita muito a limpeza. Especialmente porque a comida não vai grudar, esse detalhe vai facilitar a limpeza.

Segurança

É muito importante que as sanduicheiras cumpram todos os protocolos de segurança. Ele deve ter um botão ligado e desligado, você evitará ter que desconectar o dispositivo, com o risco de danificar o plugue. Verifique também se o aparelho possui uma alça fria para abrir sem risco de queimaduras.

Resumo

Uma sanduicheira é um aparelho que te permitirá preparar facilmente todos os tipos de sanduíches. Naturalmente, você deve ter em mente que o modelo escolhido admite certas espessuras. Além disso, verifique se tem um revestimento antiaderente ou se é um modelo seguro. Ter um termostato é vital. Ainda existem modelos que têm mais funções e também são grill, máquina de waffle, crepeira etc.

No mercado você encontrará modelos diferentes, analise suas necessidades e também seus benefícios com o modelo que melhor se adapte a você. Verifique se o aparelho tem todos os recursos que você sabe que são importantes. Estude se o preço está relacionado aos seus benefícios ou se você está pagando apenas pela marca ou pelo design.

Se você achou nosso Guia de Compras interessante, compartilhe com outras pessoas em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Vladimir Cosic: 105623617 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
27 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...