Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

88Comentários coletados

Para os amantes do vinho, nada se iguala ao prazer de abrir uma boa garrafa. O saca-rolhas é um utensílio de cozinha prático e funcional, que também pode se transformar em um símbolo de elegância e bom gosto.

Os saca-rolhas não são destinados apenas ao âmbito profissional. Os apaixonados pela enologia também apreciam vinhos excelentes na intimidade do seu lar, daí a importância de poder contar com um bom abridor. Neste guia, vamos compartilhar todos os detalhes sobre esta ferramenta para que você possa tomar a melhor decisão de compra.

O mais importante

  • O saca-rolhas mais simples que você pode encontrar no mercado é em forma de "T", que consiste apenas em uma hélice de metal e um puxador de madeira, ou outro material, disposto perpendicularmente.
  • Este acessório evoluiu tanto que atualmente é possível encontrar uma infinidade de modelos adequados para as necessidades de cada usuário.
  • Hoje, muitos profissionais e amadores se apaixonaram pelos saca-rolhas elétricos, uma ferramenta rápida e eficaz que não requer esforço e que pode ser adquirida com facilidade pela Internet.
  • Há saca-rolhas que não são recomendados, salvo para que os que têm muita experiência com este utensílio. Outros, como os abridores de ar comprimido, são capazes de alterar as propriedades do vinho se a agulha de ar for introduzida na garrafa de forma equivocada.

Os melhores modelos de saca-rolhas: Nossas sugestões

Os saca-rolhas têm como função principal extrair a rolha das garrafas de vinho, e por isso são elementos imprescindíveis para degustar esta bebida.

Se você gosta de qualidade, vai precisar pagar por ela; no entanto, não será preciso gastar uma grande quantia de dinheiro nesta ferramenta, como você poderá comprovar ao ler sobre os principais modelos a seguir.

O melhor saca-rolhas do modelo borboleta

Este modelo de saca-rolhas da Mimo Style é uma ótima opção para quem não tem muita habilidade e experiência na abertura de vinhos e busca uma alternativa simples e prática, ideal para ter em casa. Resistente, fácil de usar e fácil de limpar, é fabricado em aço inoxidável de alta qualidade, além de possuir um design moderno e clean. Trata-se de um produto com uma boa relação custo-benefício.

O melhor saca-rolhas de dois estágios

O clássico saca-rolhas de dois estágios, considerado "o amigo do garçom", é uma opção muito prática e funcional para quem tem um pouco mais de segurança nas suas habilidades. Este modelo vem com 2° estágio flexível para não romper a rolha, é fabricado em aço inoxidável e tem acabamento em ABS. Por caber no bolso, é uma alternativa perfeita se você pretende usar seu saca-rolhas fora de casa.

O melhor saca-rolhas elétrico

Para quem busca mais conforto e praticidade ou não tem muita força, vale a pena apostar em um saca-rolhas elétrico, e este modelo da Black+Decker é um dos mais recomendados. Fabricado em aço inoxidável, tem um botão que permite remover a rolha da garrafa com apenas um toque. Vem acompanhado de um cortador de lacre e funciona por meio de 4 pilhas AA (não inclusas nesta oferta).

O melhor saca-rolhas para os apaixonados por design

Para quem busca um saca-rolhas sofisticado e elegante para impressionar os convidados em casa, ou até como uma opção para dar de presente, este modelo da Dynasty é uma ótima escolha. Fabricado em zamak e ABS, trata-se de um produto de alta qualidade que proporciona mais conforto, resistência e segurança. Seu design refinado e sua cor cobre certamente vão fazer bonito na sua cozinha. Vem com um cortador de lacre.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o saca-rolhas

Comprar um saca-rolhas parece ser uma tarefa simples, e é comum recorrer às versões vindas da China e às lojas de R$ 1,99 para encontrá-los. No entanto, se você não quer se machucar ou transmitir uma má impressão aos seus convidados, é melhor saber tudo sobre este item antes de adquirir um. A seguir, respondemos às perguntas mais comuns dos usuários.

Casal abrindo garrafa de vinho.

Se você gosta de tomar um bom vinho com seus amigos ou com o seu parceiro, é fundamental ter um saca-rolhas na cozinha. (Fonte: Pelikh: 119822429 / 123rf.com)

O que exatamente é um saca-rolhas?

Certamente você já tem ideia do que é um saca-rolhas. De forma mais detalhada, trata-se de uma hélice ou espiral metálica e longa que conta com um puxador ou alavanca para fazer força e extrair as rolhas das garrafas. Seu antepassado mais distante é o saca-rolhas de metal que era usado pelos soldados ingleses.

O objetivo dos britânicos ao recorrer a este artigo no século XVII era extrair as balas presas nas espingardas. A história do saca-rolhas está repleta de descobertas sobre seus diferentes tipos, embora a primeira patente tenha surgido das mãos do britânico Samuel Henshall em 1795. A versão mais tradicional é em forma de "T".

foco

Uma das coleções mais importantes de saca-rolhas do mundo se encontra no Museu do Vinho Vivanco, localizado em Briones, município da Comunidade Autônoma de La Rioja, na Espanha.

Quais são as vantagens e desvantagens dos saca-rolhas?

Existem muitos modelos de saca-rolhas no mercado, como veremos a seguir, mas todos eles são fáceis de usar e facilitam a extração das rolhas das garrafas, geralmente de vinho. Na tabela a seguir, listamos as vantagens e desvantagens de utilizá-los:

Vantagens
  • Fáceis de utilizar
  • A cor, o sabor e o aroma do vinho se mantêm na rolha
  • A ponta em espiral não danifica a rolha
  • As versões com alavanca nem sequer perfuram a rolha da garrafa
Desvantagens
  • Alguns tipos requerem muita habilidade (como o saca-rolhas em formato de pinça)
  • Alguns saca-rolhas (como os de ar comprimido) podem alterar as propriedades do vinho

O que é melhor: um saca-rolhas elétrico ou manual?

Tudo depende das suas preferências pessoais. Como já comentamos antes, há muitos tipos de saca-rolhas. Há os apaixonados pelas formas clássicas dos abridores de vinho, e também há pessoas que preferem versões que possam levar sempre consigo.

Vejamos algumas vantagens e desvantagens de cada modelo:

VantagensDesvantagens
Saca-rolhas elétrico A garrafa se abre sem esforço. É adequado para pessoas idosas ou com dificuldades por alguma situação médica. É um dispositivo cômodo e atual que requer apenas uma recarga para estar pronto para o uso São pesados se funcionarem à base de pilhas e baterias. Podem ser mais caros e ser fracos para lidar com rolhas mais justas
Saca-rolhas manualSempre está pronto para usar. Costuma ser menor e mais leve do que o elétrico. Em geral, são mais econômicos. Costumam ser muito robustos e incluem outras funcionalidades, como a de cortar lacres Às vezes requerem muita prática. Costuma ser necessário fazer força para extrair a rolha

Quais tipos de saca-rolhas existem no mercado, e qual é o melhor para cada caso?

Os saca-rolhas originais eram muito rudimentares, mas a partir da sua descoberta, foram evoluindo e surgiram novos modelos, cada um mais útil e mais adaptável às rolhas que precisavam extrair. A seguir, exibimos uma tabela com os diferentes tipos de saca-rolhas, suas vantagens e desvantagens:

Tipos de saca-rolhasVantagensDesvantagens
De um estágioÉ portátil e fácil de transportar
Sempre está pronto para o uso
É preciso ter força para extrair a rolha
A rolha pode se romper
De dois estágiosÉ preciso e seu uso é simplesPode ser um pouco complicado para os principiantes
BorboletaNão requer forçaOcupa muito espaço em comparação com o de dois estágios
Em forma de “T”Design muito simplesRequer força e habilidade para extrair a rolha
Não tem nenhum tipo de apoio
Pode deteriorar a rolha
De roscaÉ perfeito para os principiantes
Garante a estabilidade da garrafa
É prático
É mais caro do que o de borboleta
Ocupa espaço
Pode ficar preso
De lâminas (ou de pinça)Facilita a extração da rolha sem danificá-la É preciso ter muita destreza e habilidade
ElétricoNão requer habilidade nem prática Requer pilhas ou baterias, e por isso é mais caro.
Costumam ser mais pesados devido ao uso de pilhas e baterias
De ar comprimidoNão requer força
Não requer habilidade
Não é usado com frequência porque pode alterar as propriedades do vinho ao introduzir ar no interior da garrafa

Como utilizar o saca-rolhas?

A utilização do saca-rolhas varia de acordo com o seu tipo. Abrir uma garrafa com um saca-rolhas elétrico é muito diferente de usar um saca-rolhas borboleta ou um de duas lâminas. Na tabela a seguir, resumimos as formas de utilização dos utensílios mais comuns:

Tipos de saca-rolhasQual é a forma de utilização?
De dois estágiosÉ preciso introduzir a espiral na cortiça. Em seguida, posicione o apoio metálico na garrafa para extrair a rolha puxando-a para cima. Uma vez extraídos dois terços da rolha, faça uma alavanca com a ajuda do apoio metálico inferior para extrair toda a cortiça
BorboletaApoie a base no gargalo da garrafa. Gire a parte superior até introduzir toda a espiral metálica. As asas vão subir durante este processo. Abaixe as asas completamente e a rolha inteira sairá
Em forma de “T”Enrosque a espiral metálica na cortiça. Puxe para cima com força enquanto segura o gargalo da garrafa
De roscaIntroduza a espiral metálica na rolha da garrafa. Gire a peça superior até extrair a cortiça
De lâminasÉ preciso introduzir as lâminas nas laterais do gargalo da garrafa. Depois, basta extrair completamente a rolha
ElétricoPrimeiro, posicione o saca-rolhas no gargalo da garrafa. Depois, basta apertar um botão e a rolha inteira sairá
De ar comprimidoBasta cravar a agulha na rolha da garrafa para introduzir ar. Bombeie até extrair completamente a cortiça

Como limpar o saca-rolhas?

Se você quer que o seu saca-rolhas se mantenha inalterado com o passar do tempo, leve em conta que é necessário fazer uma manutenção periódica. O processo é simples: basta passar um pano úmido ou uma esponja após o uso. Depois, seque bem para evitar uma possível oxidação de seus elementos, caso o mesmo não seja de aço inoxidável.

Abridor de vinho de ferro.

Se você não tem força, pode optar por um saca-rolhas elétrico, embora seja necessário ter pilhas à mão. (Fonte: Karandaev: 98590849 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Se você chegou até aqui, já sabe que existem diversos tipos de saca-rolhas no mercado, mas sempre é aconselhável se guiar por uma série de critérios para não errar na compra. A seguir, listamos alguns aspectos que você deve levar em conta:

  • Facilidade de utilização
  • Tamanho
  • Material e peso
  • Acessórios
  • E se o saca-rolhas for elétrico?

Facilidade de utilização

Ainda que você seja um apaixonado pelos objetos elegantes e bonitos, é preciso levar em conta que o saca-rolhas que você escolher deve ser prático e se ajustar às suas necessidades. Se você não tem prática abrindo garrafas de vinho, assegure-se de que o mesmo tenha um puxador deslizante para que não escorregue das mãos ao extrair a rolha.

Casal fazendo picnic em parque.

O saca-rolhas em forma de canivete é muito útil caso você queira transportá-lo para algum lugar, já que é dobrável e leve. (Fonte: Lightfieldstudios: 102324522 / 123rf.com)

Tamanho

Parece óbvio, mas assim como acontece com muitos utensílios, o tamanho é importante. Se você dispõe de pouco espaço para guardá-lo ou pretende usá-lo fora de casa, é melhor escolher um modelo pequeno. Se, por outro lado, você só pretende usá-lo dentro do seu lar, é importante que seja suficientemente robusto e grande para cumprir sua função com facilidade. Você escolhe!

Dante AlighieriPoeta italiano

"O vinho semeia poesia nos corações."

Material e peso

Verifique se o saca-rolhas foi fabricado com bons materiais. Uma hélice de aço inoxidável ou antiaderente vai garantir uma durabilidade máxima. Avalie também se o puxador é antideslizante.

A madeira é um material duradouro e comum em peças ideais para dar de presente. Seu acabamento é elegante, mas costuma estar presente em saca-rolhas mais caros.

A madeira também é recorrente nos modelos mais simples, como nos cabos dos saca-rolhas em formato de "T". Outras versões são feitas de alumínio ou metal. Seja qual for o caso, opte por um que seja leve, pois será mais fácil remover a rolha com ele. Além disso, nossa recomendação é que você escolha sempre produtos de qualidade.

Tipos de saca-rolhas.

Existem muitos tipos de saca-rolhas, embora estes três costumem ser os mais usados. (Fonte: Jirkaejc: 76354991 / 123rf.com)

Acessórios

Até os saca-rolhas manuais, em alguns casos, incluem acessórios como o cortador de lacres. Ele serve para remover o lacre exterior de alumínio, e se não estiver presente, será preciso usar uma faca.

Outro acessório comum é o abridor de garrafas, usado para extrair as tampas de garrafas de cerveja e similares. Se você tem interesse nesse tipo de acessório, procure um modelo que o inclua.

Virginia WoolfEscritora britânica

"A linguagem é vinho nos lábios."

E se o saca-rolhas for elétrico?

Se o saca-rolhas for elétrico, também é preciso estar atento ao material, ao peso, ao tamanho e aos acessórios, mas há outros aspectos relevantes.

O sistema de alimentação costuma ser à base de pilhas ou bateria.

Quase sempre, a melhor opção será uma bateria recarregável de longa duração, para não ter que trocar as pilhas no momento mais inoportuno. Também pode ser que você se interesse pelas versões que usam pilhas AA ou AAA, pois são mais econômicas.

Outro aspecto importante é a quantidade de garrafas que é possível abrir com uma única carga, principalmente se você é profissional. Por último, lembre-se de escolher materiais de boa qualidade e ficar atento ao tempo de garantia do dispositivo.

View this post on Instagram

✔️Ontem estivemos em um evento para o lançamento do W15 da @blackanddeckerbrasil que trata-se de um abridor de vinhos a bateria 2 em 1 pois além da função de sacar rolhas, ele tem a função de bomba a vácuo, que permitirá que o seu vinho tenha mais durabilidade na adega depois de aberto, sendo uma ótima solução para aqueles dias onde só uma🍷 tacinha de vinho basta, ou para os dias que você não tem uma companhia para dividir a garrafa. . . ✔️Para nós ele é um abridor de vinhos 3 em 1 pois além das funções mencionadas acima, é também um lindo artigo de decoração, moderno e estiloso, daqueles que se destacam onde você o colocar. . . ✔️ E como coisa boa só atrai coisa boa.... juntamente houve a apresentação dos vinhos da @buenowines . Oi?🤨.. Isso mesmo! Vinhos do Galvão Bueno.😃 E três dos rótulos degustados foram premiados na grande Prova do Brasil 2018.🎖️ . . ✔️Se formos falar de cada vinho, o POST vai ficar gigantesco, então o que podemos dizer a respeito dos rótulos é que foram muito bem elaborados e são ótimos. Adoramos o Brunello de Montalcino, mais o nosso preferido foi o Paralelo 31( uma assemblage de Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Merlot) . Degustamos também o Pinot Noir, o Sauvignon Blanc e o Espumante Brut rosé, estes dois últimos ganhamos e faremos publicação futuramente sobre eles.🍾🥂 . . ✔️Agradecemos pelo convite e tudo mais a toda equipe envolvida no evento da @blackdeckerbrasil @buenowines @grupoimage . ✔️Foi uma experiência incrível com a oportunidade de conhecer pessoalmente outros winelovers

A post shared by 𝙒𝙖𝙜𝙣𝙚𝙧 𝘼𝙡𝙫𝙚𝙨 & 𝙑𝙞𝙫𝙞𝙖𝙣𝙚 𝙓𝙖𝙫𝙞𝙚𝙧 (@casalwinelovers) on

Resumo

O saca-rolhas é uma ferramenta indispensável em qualquer lugar, mas se você é um apaixonado pelo mundo dos vinhos, vai adorar usar este acessório para abrir suas garrafas.

Como você pôde comprovar, existe uma ampla gama de modelos no mercado, mas é preciso buscar o que mais se ajusta ao seu nível de experiência e às suas necessidades.

Apesar de ser um objeto cotidiano, a sua evolução sempre caminhou junto com as novidades tecnológicas, e hoje é possível encontrar saca-rolhas elétricos com uma infinidade de possibilidades. Leve em conta os critérios de compra e opte sempre por um produto de qualidade. Ele vai durar a vida toda e você não vai se arrepender.

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Tomertu: 56812803 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Nayara de Azevedo Chef de Cozinha
A cozinha é, de longe, o local preferido de Nayara em sua casa. Em sua casa e em qualquer outro lugar, na verdade. Louca por combinar novos sabores e criar novas receitas, a chef também se dedica a pesquisar e compartilhar informações sobre os acessórios que tornam a vida dos cozinheiros mais prática. Apaixonada por presentear, também usa suas horas vagas para dar dicas de presentes, não necessariamente relacionados à cozinha.