Na hora de decorar uma casa, há muitos aspectos que devem ser levados em conta para alcançar os melhores resultados. É necessário escolher os móveis, as cortinas mais adequadas para as janelas e decidir os diferentes elementos decorativos. E por falar em decoração, alguns objetos da casa têm apenas a função de decorar, enquanto outros são de utilidade prática. Um relógio de parede pertenceria ao último grupo, mas você também pode fazer dele uma peça de decoração.

Um relógio de parede é muito útil. Dizemos isso porque é ele que ajuda você a saber que horas são em todos os momentos do dia. É comum que, quando chega em casa, você tire seu relógio de pulso. E como não dá pra ficar o tempo todo com o celular na mão, ter um relógio de parede  evita que você precise encontrar um desses objetos sempre que quiser saber a hora. Nós preparamos este Guia para que você possa fazer a melhor compra.

O mais importante

  • No mercado, você encontrará diferentes tipos de relógios de parede. Dependendo dos seus gostos pessoais e da decoração da casa, alguns serão mais adequados que outros. Além disso, é importante levar em conta em que lugar da casa pretende instalar o relógio de parede.
  • Existem distintos tipos de relógios de parede. Eles se diferenciam tanto pelo seu design quanto pela maneira de funcionar. É muito importante considerar esses diferenciais na hora de realizar a compra do seu relógio.
  • O tamanho também é um aspecto fundamental que deve ser valorizado quando decidir pela compra de um relógio de parede. Se ele for muito grande pode ser um problema encontrar o local mais adequado para ele na sua casa. Porém, se for muito pequeno, pode sumir na decoração e tornar-se irrelevante no seu dia a dia.

Ranking: Os melhores modelos de relógio de parede do mercado

Para conhecer melhor o que há de opções em relógio de parede, queremos começar fazendo um resumo dos modelos mais vendidos e cobiçados do mercado. Isso permitirá que você descubra as características que serão mais úteis para nortear sua compra.

Mas, além disso, é bem possível que você se interesse por comprar um dos relógios dessa lista, já que, como dissemos, trata-se de um apanhado com os melhores produtos à venda atualmente. Por isso, fique atento a cada detalhe a seguir.

1º – Relógio de Parede de Led Gigante

Um relógio de parede que reúne todas as funções para facilitar o seu jeito de se programar para o dia a dia: além de marcar as horas, ele conta também com termômetro e calendário. Com o grande visor em LED vermelho, você vai conseguir visualizar qualquer informação deste relógio à distância.

Alimentado com fonte bivolt, esse relógio de parede tem uma bateria de emergência que garante o funcionamento mesmo em queda no fornecimento de energia. Ele confere visual moderno e profissional ao ambiente e pode ser instalado não só na sua casa, mas em escritórios, comércio e até escolas.

2º – Relógio de Parede Moku Madeira

Para quem gosta de peças marcantes e alinhadas com novos paradigmas, esse relógio de parede, de 30 cm x 30 cm, é a escolha ideal. O design exclusivo e o material diferenciado cria um clima moderno tanto em residências quanto em ambientes corporativos, escritório e em qualquer local que desejar.

Fabricado em MDF de 3mm, ele é revestido com adesivo madeira, com corte a laser da melhor qualidade. O relógio de parede Moku é alimentado por pilhas e funciona no padrão analógico. Uma peça que vai incrementar a decoração da sua casa.

3º – Relógio de Parede Ribbon Preto

O desenho sofisticado e moderno do Relógio de Parede Ribbon chama atenção até dos mais distraídos. Ele é fabricado em 100% poliestireno e traz fitas pretas que se “abraçam” em curvas suaves. Um trabalho diferenciado que constitui de forma única com esmero, uma peça muito conceitual.

O relógio de parede Ribbon tem dimensão aproximada de 33 cm, é indicado para uso interno e funciona com o uso de pilhas alcalinas. É perfeito para compor a decoração em casas minimalistas ou reforça a personalidade de ambientes com decoração industrial.

4º – Relógio de Parede Concept Me Criative

Ele é o toque criativo que está faltando na sua decoração. Com este relógio de parede super conceitual, sua casa vai ganhar um novo estilo. Com desenho criativo e moderno, essa peça faz toda a diferença no ambiente e vai além de cumpri seu papel como um simples relógio.

O aparelho é muito silencioso, com maquinário Quartz e funciona com uma pilha AA. Com cerca de 65 cm de medida, esse modelo vai cair no gosto de todos os seus familiares e amigos. E o melhor é que você não precisa furar a parede para instalar, ele acompanha fita dupla face para a montagem.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um relógio de parede

A revisão que fizemos, com o que há de melhor em relógio de parede no mercado, já ajudou a conhecer suas principais características.

Você descobriu alguns dos melhores modelos que existem à sua disposição. Mas você ainda precisa de mais informações para fazer a melhor compra possível. Portanto, preste atenção em todo o conteúdo deste Guia de Compras para acertar na escolha.

Escritório.

Os relógios de pêndulo são os mais clássicos. Eles dão um toque mais elegante ao seu espaço. (Fonte: Turina: 31385810 / 123rf.com)

O que é um relógio de parede?

Um relógio de parede tem as mesmas funções básicas que se apresentam em outros tipos de relógios. As funções oferecidas por cada tipo de relógio vão depender do modelo que você escolhe. Além disso, os relógios também podem funcionar de formas distintas.

Mesmo considerando que certas funcionalidades são básicas a todos os modelos, no mercado é possível encontrar várias opções, umas mais completas que outras, com diferenças também em seus tamanhos, estilos e design.

Por que comprar um relógio de parede?

Pode ser que você esteja se pergunta por quais motivos deveria optar pela compra de um relógio de parede. Em primeiro lugar, porque é muito útil contar com um relógio que você possa ver de longe, em qualquer hora do seu dia. Assim, acaba a necessidade de ter que pegar o seu celular todas as vezes que deseje saber as horas.

Além disso, um relógio de parede pode ser considerado como um elemento decorativo ideal, que pode complementar o estilo que você escolheu para sua casa. Em alguns casos, ele pode dar um toque de sofisticação e fazer um diferencial no cômodo onde ficará instalado.

Onde comprar um relógio de parede?

Atualmente, é muito simples comprar um relógio de parede para seu lar. Você pode adquirir o seu modelo preferido em uma infinidade de lojas, inclusive nas virtuais, por meio da Internet.

Mas tenha atenção: se escolher um modelo de alto valor, tenha a certeza de que está comprando em um estabelecimento que lhe ofereça algumas garantias básicas, seja sobre as características do produto ou sobre a segurança no pagamento, na entrega ou no pós venda.

Hector BerliozCompositor francês

“Dizem que o tempo é um grande mestre. O ruim é que ele vai matando os seus discípulos.”

Como se utiliza um relógio de parede?

A verdade é que não é muito complicado usar um relógio de parede. Na verdade, trata-se de algo geralmente muito simples.

Naturalmente, dependendo do tipo de relógio, tanto o seu funcionamento quanto o seu uso serão diferentes. No entanto, existem aspectos que são comuns e são eles que é bom manter em mente. Eles servirão como um guia para que você coloque o seu relógio em funcionamento, conforme você verá na tabela a seguir.

Passo O que fazer
1 Tire o relógio de parede da embalagem com muito cuidado, sobretudo se você escolheu um modelo mais frágil
2 Leia atentamente todas as instruções para saber utilizar seu relógio de parede da maneira mais adequada
3 Se ele funciona a pilhas, você deve colocá-las no local indicado. Se funciona com corda, dê toda a corda necessária para que ele comece a marcar as horas corretamente
4 Encontre o local da casa e em que parede deseja colocar o relógio. faça um teste antes para ter certeza de que ficará como você imaginou
5 Marque com um lápis o local da parede que você terá que furar para colocar o prego ou parafuso, considerando que, em alguns modelos, a forma de instalação poderá ser diferente
6 Termine de colocar o relógio na parede, de acordo com a forma de instalação requerida pelo modelo que você escolheu
7 Acerte a hora no mostrador, conferindo com um relógio já em uso, como o do seu smartphone, e pronto. Agora é só começar a aproveitar as facilidades de ter um relógio de parede em casa

Quais tipos de relógios de parede existem?

Ao fazer sua compra, você deve avaliar diferentes aspectos. Um dos mais importantes é por qual tipo de relógio de parede que você deseja optar.

Como você viu na revisão dos modelos mais bem avaliados, existem categorias e modelos diferentes. Mas pode ser que você ainda fique em dúvida com relação aos tipos de relógio de parede. Na lista a seguir, reunimos os mais comuns.

  • Pêndulo: Este tipo de relógios é o mais clássico de todos. Normalmente, a cada hora cheia, eles avisam com sinos. Um pêndulo que oscila no centro do relógio, marca os segundos em cada movimento. O ruído que este tipo de relógio emite é muito característico dos relógios tradicionais, mas pode ser um pouco incômodo, especialmente à noite.
  • Redondo: Esse é o relógio de parede mais comum de se encontrar nas lojas. Existem muitos desenhos, com padrões e materiais diferentes, e são justamente estes aspectos que fazem a diferença entre os modelos. O tamanho do produto também varia e conta como critério de escolha.
  • Cuco: Ainda que os amantes do minimalismo não acreditem, houve um tempo em que o relógio cuco era o “must have” em todas as casas, de todas as classes sociais. Ele informa a hora com badalar de sinos e, nos modelos originais, um pequeno pássaro sai de dentro do relógio para anunciar as horas. Atualmente, já há outras opções de “cuco”, mas ele ainda soa como tradicional.
  • Digital: Os relógios digitais entraram na moda já há algumas décadas e seguem como uma boa opção quando se fala em relógio de parede. Eles contam com uma tela, que pode ser tanto em LCD quanto em LED, onde são informadas todas as informações disponíveis, que, dependendo do modelo do relógio pode ser apenas a hora ou detalhes da data e temperatura ambiente.
  • Números: É uma opção que lhe permitirá desenvolver sua criatividade até certo ponto, já que você deve montar o relógio na parede, fazendo a disposição corretas dos números de acordo com o padrão de distância entre eles, que normalmente é indicado pelo fabricante. Geralmente tem um corpo com agulhas e números de metal para formar um círculo.
  • Vinis: Eles são muito semelhantes aos anteriores. Esses relógios têm um corpo no qual a estrutura mecânica e as agulhas são colocadas. Ele acompanha alguns discos de vinil que você deve colar na parede em forma de círculo para compor o relógio.
  • Designs originais: Neste caso, cada modelo de relógio tem um design com uma forma original. As possibilidades são infinitas, mas você certamente dirá adeus aos relógios redondos depois de conhecer esses modelos conceituais com formas diferentes e sofisticadas.
  • Big-Bang: Este tipo de relógio de parede é muito semelhante ao de pêndulo. Mas neste caso eles têm dois pesos. O primeiro é o que faz com que o relógio funcione e o outro, o faz tocar. O nome deste relógio é devido ao som que emite.
  • Carrilhão: Eles também são semelhantes aos modelos de pêndulo, mas neste caso eles têm três pesos. O primeiro é o que “dá a corda” e mantém a energia para o funcionamento do relógio, o segundo serve para fazer o relógio tocar nas horas cheias e o terceiro, para os sinais sonoros emitidos nos quartos de hora.
  • Pendentes: Neste caso, apenas uma pequena base fica presa à parede, deixando o relógio saliente. Eles imitam os relógios que ficavam, por exemplo, nas antigas estações de trem. Esses tipos de relógio também são uma opção muito original e conferem um visual “retrô” ao ambiente.
Relógio em parede de quarto.

Você pode adquirir seu relógio de parede em lojas físicas ou por compra online. (Fonte: Belchonock: 119377157 / 123rf.com)

É melhor um relógio de parede digital ou analógico?

O relógio analógico mostra as horas usando dois ou três ponteiros, enquanto o relógio digital faz isso em uma tela LCD ou LED. Se você está se perguntando qual é o melhor, a resposta é: o melhor é aquele que mais faz sentido para você.

No entanto, é importante que você tenha em mente que cada um deles apresenta alguns prós e contras. Estes são os principais que encontramos:

  • Relógio de parede analógico. Ele é se apresenta em opções muito bonitas e você certamente encontrará um modelo que se encaixa na sua decoração. Em alguns casos, no entanto, você não verá a hora com a precisão desejada.
  • Relógio de parede digital. Suas principais vantagens são que você vê a hora exata com facilidade, há também a possibilidade que que ele mostre outros dados. Por outro lado, sua estética, por mais moderna que seja, não tem sintonia em certos estilos de decoração e também pode dar a sensação de que você está em um escritório.

Quais são as vantagens e as desvantagens de um relógio de parede?

Certamente, neste ponto do nosso Guia de Compras, você já conhece os recursos mais importantes de um relógio de parede. Existem vários aspectos que você descobriu ao longo desta publicação. Mas ainda há mais recursos que você precisa conhecer e valorizar. Antes de analisá-los, é hora de conhecer suas principais vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Você saberá a hora a qualquer momento
  • Existem opções muito baratas e econômicas
  • Alguns modelos são muito decorativos
Desvantagens
  • Existem alguns modelos que são muito antiquados
  • Algumas opções podem ser muito caras

Critérios de Compra

Agora já estamos caminhando para a conclusão deste Guia, mas primeiro queremos revisar alguns critérios fundamentais para uma boa compra. É importante que você preste atenção especial a todos os aspectos que vamos apresentar a seguir. Se você os levar em conta na hora de escolher seu relógio de parede, o sucesso será garantido.

  • Design
  • Dimensões
  • Ruído
  • Tipo e modelo
  • Localização

Design

Como já comentamos ao longo deste Guia, todos os relógios de parede funcionam de maneira muito semelhante. Portanto, ao fazer sua compra, verifique se o modelo escolhido se encaixa com a decoração da sua casa.

Se tiver indeciso a respeito, fique ciente de que, se você apostar nos modelos mais clássicos, tenha certeza de que será bem sucedido. Quanto aos modelos mais conceituais e modernos, tenha cuidado para não “carregar” a decoração.

Imagem de mulher em sala com relógio ao fundo.

A vantagem do relógio de parede digital é que você vê a hora exata com facilidade e, ainda, ele poderá mostrar outros dados. (Fonte: Lightfieldstudios: 112245347 / 123rf.com)

Dimensões

É muito importante que você esteja com total atenção às dimensões do relógio de parede que pretende comprar. Ele deve ter a medida correta.

Não seria nada bom receber em casa um relógio muito grande, que ocupe todo o espaço disponível na parede. Mas também não seria nada agradável que ele fosse tão pequeno a ponto de “sumir” na parede. Por isso, é importante medir bem o espaço onde pretende instalar o seu relógio antes de finalizar a compra.

Ruído

Pode ser que você esteja pensando que o nível de ruído produzindo por um relógio só faz diferença caso você o instale em seu quarto. Mas a verdade é que, se for muito barulhento, o relógio irá incomodar a todos, mesmo na sala.

Você pode não acreditar, mas alguns modelos emitem um som que pode ser ouvido mesmo estando em outros cômodos da casa —  e até mesmo com as portas fechadas. Pode acontecer que durante o dia você nem perceba, mas com o silêncio da noite, isso será um grande incômodo.

Tipo e modelo

Ao escolher seu relógio de parede, você deve valorizar muito o tipo e o modelo do produto. Em primeiro lugar, será preciso decidir se prefere um relógio analógico ou um digital. Você deve analisar, também, o seu estilo e em que local o relógio será colocado.

O segundo ponto é escolher entre as opções, que como você já viu, são muitas disponíveis no mercado. Para não ter erro, busque o modelo que melhor se encaixe na decoração da sua casa.

Localização

Aqui destacamos a importância de definir, antes da compra, o lugar em que você está pensando em colocar seu relógio de parede. Isso também tem pode ser uma chave para tomar sua decisão final de compra.

A escolha do modelo será diferente para um relógio de parede na cozinha ou na sala de jantar. é importante que você leve esse fator em conta pois, mesmo que alguns modelos sejam compatíveis para qualquer cômodo, outros não o serão. Imagine, por exemplo, se você conseguiria encaixar um relógio de pêndulo na decoração e no espaço disponível na sua cozinha.

Resumo

Um relógio de parede é muito mais que um mero objeto decorativo. Tem a função principal de mostrar a hora, o que é muito útil. Ao fazer sua compra, você deve, sim, procurar um modelo que combine com a decoração da sua casa. Mas também deve considerar o cômodo em que você planeja colocá-lo. E claro, as dimensões devem ser adequadas.

No mercado, você encontrará muitos modelos diferentes. Portanto, tenha em mente o que está procurando antes de comprar o seu relógio de parede. Além disso, você deve ter cuidado para que não seja uma opção tão barulhenta. Apesar de sabermos que o uso de um relógio de parede é muito simples, vale a pena que você leia todas as instruções do fabricante antes de começar a usá-lo. Assim, você evitará danificar seu relógio.

Agora nos conte, você achou interessantes as informações deste Guia? Então, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais, mas primeiro deixe aqui o seu comentário.

(Fonte da imagem destacada: Lightfieldstudios: 111069118 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4.00 de 5
Loading...