As pessoas sofrem cada vez mais com alergias atualmente, e um dos fatores que exercem mais influência para que isso aconteça é a qualidade do ar. Por isso um purificador de ar pode fazer toda a diferença na sua casa.

É preciso ter em mente que passamos muito tempo em ambientes fechados no trabalho e em casa, e, por isso, é muito importante cuidar da qualidade do ar que respiramos. Com esse Guia de Compras, você estará apto a escolher o melhor equipamento para a sua cada ou escritório.

O mais importante

  • Com um purificador de ar você pode melhorar significativamente o ambiente da sua casa. Eles são capazes de filtrar uma grande quantidade de ar para que as pessoas que vivem na residência desfrutem do ambiente adequado.
  • É importante que você analise bem o equipamento que pretende comprar, já que nem todos os purificadores de ar são iguais. Você deve levar em conta as necessidades das pessoas que moram com você para fazer a melhor escolha.
  • Para obter os melhores resultados, você deve manter o seu purificador de ar em perfeitas condições. Ele é um dispositivo que precisa da manutenção adequada para ter o melhor desempenho.
  • Analise bem o local em que vai colocar o purificador de ar, pois muitas vezes eles são maiores, e podem não caber no lugar que você deseja.

Ranking: Os melhores modelos de purificador de ar do mercado

A melhor maneira de começar este Guia de Compras é sabendo quais são os melhores purificadores de ar disponíveis no mercado atualmente. Assim, você irá saber quais são as opções mais interessantes dentre eles e quais características devem ser observadas antes da sua aquisição.

1º – Purificador de Ar Green Air

Esse purificador de ar é um dos modelos mais avançados disponíveis no mercado atualmente, já que ele possui um filtro HEPA de altíssima eficiência, que é capaz de eliminar até 99,99% das partículas prejudiciais a saúde do ar. Além disso, ele possui um pré-filtro para partículas grandes e um para partículas pequenas.

Ele ainda possui um filtro de carvão ativado para eliminar os maus odores, um de fotocatálise, para eliminar vírus e gases perigosos, além de uma lâmpada UVC germicida que é um complemento importante na eliminação de vírus, bactérias e fungos. Ele também conta com um ionizador, que gera 5 milhões de íons por segundo.

2º – Purificador de Ar Sharp

Esse purificador de ar é capaz de gerar íons positivos e negativos e elimina 99% dos vírus e bactérias presentes no ar. Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente como consultórios médicos, salas de estar, quartos, dentre outros. Ele é ideal para pessoas que sofrem com algum tipo de alergia ou com problemas respiratórios.

O seu alcance é de 10 m², e ele ainda é capaz de trabalhar contra alergênicos no chão e por isso pode ser utilizado em carpetes ou para desodorizar as roupas estendidas.

3º – Purificador de Ar IZA

Esse equipamento possui diversas funções, pois é purificador, ozonizador e ionizador e assim é um dos aparelhos mais completos disponíveis no mercado atualmente. Ele é capaz de gerar íons negativos que possuem a capacidade de inibir odores desagradáveis. Além disso, eles se desfazem facilmente no ar, através da neutralização de cargas elétricas.

O seu efeito bactericida também é bastante eficiente, e elimina germes, fungos, bactérias e ácaros. Para ter a máxima eficiência, ele deve ser ligado com algumas horas de antecedência, e, se o ambiente possui pouca ventilação, deve ser realizada periodicamente a renovação do ar.

4º – Purificador de Ar Multilaser

Esse purificador de ar é uma excelente aquisição para quem deseja um aparelho silencioso, já que os ruídos que ele produz são praticamente imperceptíveis, além de possuir uma luz noturna suave, que auxilia no sono. Seu sistema de filtragem HEPA e carvão ativado é ideal para capturar poeira, pólen, mofo, dentre outros.

Além disso, a tecnologia dele é altamente eficiente na purificação do ar sem que produza ozônio como subproduto, o que significa mais saúde e bem-estar para os consumidores.

5º – Purificador de Ar Sharp

Esse purificador de ar é capaz de gerar íons que ajudam você a dormir melhor, além de eliminar 99% dos fungos, vírus e bactérias presentes no ar. Ele pode ser usado em cima do criado mudo, da mesa ou mesmo fixado na cabeceira da cama, e por isso é muito prático.

A sua luminária LED branca é excelente para ter uma fonte de luz extra na residência sem gastar muita energia. Assim, com um produto que possui um excelente custo-beneficio, você terá maior qualidade no ar na sua casa.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um purificador de ar

Depois de conhecer alguns dos melhores purificadores de ar disponíveis no mercado, você já deve ter percebido quais são alguns recursos interessantes desses equipamentos. Agora vamos rever alguns aspectos que devem ser considerados antes de efetuar a sua compra.

Família em sala.

Um purificador de ar irá melhorar a qualidade de vida da sua família. (Fonte: Graham Oliver: 68981205 / 123rf.com)

O que é um purificador de ar?

Um purificador de ar é um aparelho que visa remover certas partículas que estão presentes no ar e que podem causar alergias de todos os tipos e agravar a asma. Portanto, ele é uma excelente aquisição para quem sofre com problemas respiratórios.

Qual a diferença entre um umidificador e um purificador de ar?

Há quem pense que um umidificador e um purificador de ar são a mesma coisa, no entanto, isso não é verdade. Ambos têm em comum o fato de ajudarem a cuidar da saúde de quem os utiliza, mas eles têm muitas diferenças. Os umidificadores, como o nome indica, aumentam a umidade do ar.

Já um purificador é responsável pela limpeza do ar. Os umidificadores cuidam da saúde externamente, enquanto os purificadores fazem isso internamente. Portanto, você pode ter os dois aparelhos, cada um deles cuidará de uma função diferente, mas ambos melhoram sua qualidade de vida.

Instituto Milken da Universidade George Washington (EE.UU.)

“Todos os anos, cerca de 4 milhões de crianças em todo o mundo desenvolvem asma diante da contaminação do ar, especialmente devido ao dióxido de nitrogênio (NO2).”

Por que você deve adquirir um purificador de ar?

Existem muitas razões para que alguém tenha um purificador de ar em casa ou no ambiente de trabalho, e por isso é importante que você saiba quais são elas, para que assim fique mais seguro da sua compra. Confira quais são elas abaixo:

  • Elimina partículas alérgicas: Com um purificador de ar você eliminará praticamente todas as partículas alérgicas que existem no ambiente.
  • Maior conforto ao ambiente: A qualidade do ar aumenta o nível de conforto do ambiente.
  • Acaba com os maus odores: Ajuda a eliminar diferentes odores presentes na sua casa, como de cigarro, de animais domésticos e de comida.
  • Elimina o mofo: O mofo prejudica a saúde e o purificador de ar te ajudará a prevenir sua aparição.

Que tipos de purificador de ar é possível encontrar no mercado?

No mercado, você encontrará diferentes tipos de purificador de ar. Neste caso, vamos observar as diferenças entre eles, para que você possa fazer a melhor escolha possível. Então, preste atenção nessa tabela que preparamos.

Tipo de filtro O que é
HEPA (High Efficiency Particulate Air, Filtro de ar de alta eficiência) É o equipamento mais básico de todos e conta com um filtro muito fino que possui uma vida útil curta
HEPA e pré-filtro É uma opção melhor que o anterior, mas ainda assim somente limpa o ar com uma eficiência de 82,3%
HEPA, carvão ativado e pré-filtro Já é um purificador de ar capaz de filtrar entre 95 e 99% das partículas
HEPA, carvão ativado, eletrostático e pré-filtro É um purificador com mais de 99% de eficiência e deve possuir um filtro eletrostático de qualidade
HEPA, carvão ativado, eletrostático, pré-filtro e ionizante São muito avançados e a ionização negativa elimina bactérias e microrganismos 

Quais são os tipos de filtros de um purificador de ar?

Sem dúvida, um dos aspectos mais importantes de qualquer purificador de ar são os filtros. É verdade que existem modelos no mercado que não possuem filtros, mas a grande maioria tem, e, por isso, é fundamental que você saiba o que cada um deles oferece. Confira abaixo quais são os tipos de filtro e suas características principais:

Tipo de filtro Características
Nylon É o filtro utilizado em aparelhos de ar condicionado. É capaz de captar o pó e outras partículas, mas elas devem possuir um determinado tamanho
Carvão ativado Utiliza um material poroso na sua fabricação. Serve para converter as partículas gasosas em sólidas. Capta melhor as partículas biológicas como os maus odores
Filtro 4g É formado por fios de nylon muito finos. É ideal para captar bactérias de menor tamanho. Também consegue eliminar partículas menores de pó do ambiente
HEPA alto rendimento É capaz de captar partículas pequenas de pó, germes e bactérias. É combinado sempre com um filtro para partículas de maior tamanho

O que é a função ionizante de um purificador de ar?

A função ionizante serve para eliminar bactérias e outros microrganismos. Quando o purificador de ar libera íons, eles captam moléculas carregadas positivamente, e, por isso, as partículas pesam tanto que caem no chão. Assim, elas não estarão mais presentes no ar, mas você terá que varrer o chão.

É preciso que tenha em mente que os purificadores de ar que usam a função ionizante não possuem filtros. Eles não são necessários, pois neste caso não são os responsáveis por capturar as diferentes partículas. Assim, você não precisará trocar os filtros, o que facilita muito a vida dos usuários.

Purificador de ar em sala, ao lado de sofá.

Limpar seu purificador é importante para o funcionamento adequado dele. (Fonte: Mariia Boiko: 123893008 / 123rf.com)

Quais são as vantagens dos purificadores de ar?

Agora não falta muito para terminar este Guia de Compras, já que você já descobriu alguns dos aspectos mais importantes a se levar em consideração em relação aos purificadores de ar. É possível, inclusive, que sua decisão esteja quase tomada. A seguir vamos mostrar algumas das vantagens e desvantagens desses equipamentos:

Vantagens
  • Possuem um bom desempenho
  • Cuidam da saúde de todos os membros da residência
  • Aumentam o conforto do ambiente
Desvantagens
  • Normalmente possuem um preço elevado
  • Ocupam bastante espaço
  • Em muitos casos, é preciso trocar frequentemente os filtros

Critérios de Compra

É bem possível que se chegou até aqui, você já tenha uma ideia melhor sobre o tipo de equipamento que deseja comprar, mas ainda é preciso que verifique se eles possuem algumas características importantes. Ao final, você estará mais seguro para definir qual é o equipamento mais adequado para a sua casa ou escritório.

  • Potência
  • Tamanho
  • Ruído
  • Velocidades
  • Tamanho dos cômodos
  • Manutenção
  • Mobilidade
  • Uso

Potência

A potência do purificador de ar irá determinar sua eficácia, pois quanto maior ela for, mais rápido ele limpará o ambiente. É muito importante que você verifique este aspecto, ainda mais se você tiver que purificar o ar de um espaço muito grande, já que nem todos os modelos são adequados para isso.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

“Em 2050, a metade da população mundial irá ter algum tipo de alergia.”

Tamanho

Outro aspecto que você deve considerar é o tamanho do equipamento, afinal, alguns purificadores de ar podem ter dimensões consideráveis. Se você pretende colocá-lo em um local pequeno, isso pode ser um problema, tanto do ponto de vista da praticidade quanto estético.

Ruído

Ao comprar um purificador de ar, um dos maiores problemas pode ser o ruído, afinal, um equipamento que faz muito barulho é muito incômodo. Por isso, antes de adquirir esse produto, verifique o nível de ruído dele e se ele possui modo noturno, para que assim você possa dormir tranquilamente com ele no cômodo.

Velocidades

A maioria dos purificadores de ar tem velocidades diferentes e elas servem para que você possa adaptar o funcionamento do dispositivo às necessidades do seu cômodo, como por exemplo, modo turbo, noturno, dentre outros. Esse aspecto ajuda você a determinar o nível de silêncio dele, pois o modo noturno costuma ser mais silencioso, enquanto as velocidades mais altas são mais adequadas para uso durante o dia e para ambiente muito poluídos.

Tamanho dos cômodos

Conforme falamos anteriormente, os purificadores de ar têm o alcance de certos metros quadrados, e, desta forma, eles podem ser adaptados às necessidades de cada local. É importante que você verifique este aspecto com cuidado, porque se ele não tiver alcance suficiente, você não terá a eficiência desejada. Mas, ao mesmo tempo, se tiver mais potência do que o necessário, você estará desperdiçando energia elétrica e dinheiro.

Manutenção

Ao comprar qualquer eletrodoméstico, é importante que você verifique a manutenção que ele exige e se ela deve ser feita constantemente. No caso do purificador de ar, veja com que frequência será preciso limpar os filtros e trocá-los. É importante também que saiba quais são os preços desses itens.

Mobilidade

O mais comum é que seja adquirido um único purificador de ar para toda a casa, e, dessa forma, será necessário movê-lo de um cômodo para outro para usá-lo. Por esse motivo é importante que ele seja fácil de mover, do contrário, você pode acabar se arrependendo da sua compra.

Limpeza de filtro.

Os purificadores ionizadores de ar não possuem filtros. (Fonte: Olena Kachmar: 71051674 / 123rf.com)

Uso

Por fim, você deve levar em conta se o aparelho é para uso doméstico ou industrial. Basicamente, a diferença entre esses dois equipamentos se verifica principalmente em relação ao seu alcance e a potência. O tamanho do aparelho também será diferente, já que os industrias são maiores do que os domésticos.

Resumo

Um purificador de ar é fundamental para manter um ambiente livre de elementos nocivos à saúde, e ajuda pessoas que sofram com doenças como asma e alergias. Ele também auxilia na eliminação dos maus odores, sejam eles dos animais de estimação, da cozinha ou do cigarro.

Estes dispositivos não custam barato, e, ao buscar por um equipamento como esse é importante que você saiba qual característica dele você realmente precisa, para não gastar dinheiro a mais em uma função que não vai utilizar. É importante que você analise também aspectos como a potência que ele possui, filtros, dentre outros fatores.

Gostou das informações deste Guia de Compras? Então compartilhe em suas redes sociais e não se esqueça de deixar um comentário.

(Fonte da imagem destacada: frameangel: 34472078 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 5.00 de 5
Loading...