Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

64Comentários coletados

Que criança não gosta de imitar os adultos? Os pequenos da casa se divertem simulando que já são maiores e que utilizam os mesmos objetos que seus pais e demais adultos ao seu redor. Por isso, ao comprar uma poltrona infantil, elas ficam tão empolgadas que não saem delas nem por um minuto.

Atualmente, podemos encontrar uma infinidade de "objetos que os adultos usam" em versão para crianças, sejam poltronas infantis, celulares, controle de TV ou tablets. E, realmente, as crianças adoram. Se você está pensando em comprar uma dessas poltronas, chegou no lugar certo. Hoje te contaremos tudo sobre elas.

O mais importante

  • Cada vez mais produtos têm suas versões para crianças. A poltrona infantil está super na moda e são muitas as crianças que aproveitam de seus múltiplos benefícios.
  • Além das vantagens próprias deste tipo de poltrona (conforto, utilidade e versatilidade), as crianças podem praticar brincadeiras simbólicas com elas, que incentivam o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos.
  • Na hora de escolher a melhor poltrona infantil, é importante considerar alguns fatores como a utilidade que terá, o tipo, os materiais, as dimensões e a qualidade. Assim, será mais fácil acertar a compra.

As melhores opções de poltrona infantil: Nossas escolhas

O grande leque de possibilidades que o mercado atual oferece em produtos para crianças pode dificultar a tarefa de escolher o mais adequado. Nós pesquisamos e montamos uma seleção com os melhores modelos de poltrona infantil do mercado atual. Qual você acha mais interessante?

Uma opção básica e estilosa

Essa poltrona infantil é muito versátil e é ideal para as crianças brincarem, descansarem, assistir TV ou também utilizar como objeto decorativo. Com estrutura em madeira, revestimento em espuma e acabamento externo em couro ecológico, está disponível em diferentes cores, para agradar todas as crianças.

Uma poltrona infantil super elegante

Essa opção de poltrona infantil possui um design sofisticado, estilo inovador e moderno, para colocar mais elegância no ambiente escolhido pela criança. Estofada com espuma de poliuretano e revestida com suede, sua estrutura é feita com madeira de reflorestamento. O produto chega na sua casa quase pronto, somente é necessário encaixar os pés de sustentação.

Uma poltrona infantil com estampa divertida

Esta divertida poltrona com estampa de bichinhos agrada muito as crianças. Possui base de madeira, com um preenchimento interno de espuma e revestimento em corino. É muito versátil e pode ser utilizada por muito tempo.

Uma poltrona fofa e delicada

Esta poltrona infantil é para levar fofura e delicadeza para sua casa! Confortável e com visual moderno, transforma qualquer ambiente. Sua estrutura é feita em madeira, com estofamento em espuma e revestimento em tecido suede. É muito segura para crianças de todas as idades.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a poltrona infantil

Se você nunca considerou a necessidade ou conveniência de comprar uma poltrona infantil para seu filho (a) ou sobrinho (a), essa seção será interessante. Abaixo, vamos responder as perguntas mais frequentes sobre este objeto para que você não tenha nenhuma dúvida. Este será o próximo presente que seu filho irá receber!

baby with a little bear

A poltrona infantil é completamente segura, tanto por seus materiais quanto por suas dimensões. (Fonte: Melpomen: 100539409 / 123rf.com)

Por que comprar uma poltrona infantil?

A primeira coisa que geralmente nos perguntamos quando vamos incluir um novo objeto ou brinquedo na rotina das crianças é a sua utilidade. Além do que você pode pensar num primeiro momento (que servem apenas para que as crianças assistam TV ao nosso lado), a poltrona infantil oferece muitas vantagens:

  • Criam um ambiente confortável e seguro para que as crianças fiquem eu seus momentos de lazer, seja assistindo TV, lendo ou passando o tempo com a família.
  • A versatilidade da maioria dos modelos faz com que funcionem tanto como poltrona quanto como espreguiçadeira ou cama para tirar uma soneca ou para brincar com um amigo.
  • São compactas e leves, o que permite colocar em qualquer lugar e mover sem dificuldades.
  • São muito práticas e podem ser utilizadas por muitos anos.
  • Favorecem a brincadeira simbólica ou de imitação da realidade (que falaremos mais adiante), que traz muitos benefícios no desenvolvimento das crianças.
  • Existem muitos designs diferentes para adaptar os gostos dos pequenos, fazer com que se sintam confortáveis e queiram passar muito tempo com ela.
  • São completamente seguras, tanto por seus materiais como por suas dimensões.

Você nunca pensou nesses itens? Além de tudo isso, as poltronas tem um preço acessível. É possível encontrar poltronas infantis de muito boa qualidade a preços adequados para todos os bolsos. São muitas as vantagens.

Que tipos de poltrona infantil existem?

Independente do modelo ou design escolhido em razão dos gostos da criança, existem três tipos de poltrona infantil diferentes:

  • Poltrona infantil clássica;
  • Poltrona infantil tipo sofá;
  • Poltrona infantil tipo sofá-cama.

Todas elas são muito úteis e cumprem com a maioria dos aspectos que indicamos anteriormente. No entanto, cada uma se destaca por uma característica diferente. Observe a tabela comparativa que apresentamos abaixo para entender o que estamos dizendo:

Tipo de poltrona infantil Vantagem Desvantagem
Poltrona infantil clássica É muito compacta e pode ser colocada em qualquer lugar É pouco versátil e tem espaço apenas para uma criança
Poltrona infantil tipo sofá Tem mais espaço para que mais de uma criança se divirta ao mesmo tempo Ocupa mais espaço em casa e pode ser mais cara
Poltrona infantil tipo sofá-cama Tem uma grande versatilidade e é muito prática Precisa de mais espaço

Além desta classificação, também podemos diferenciar as poltronas infantis em relação aos seus materiais e características: se são infláveis ou não, se são evolutivas ou não, ou seja, se vão mudando de tamanho conforme a criança vai crescendo.

Para que idade é recomendada a poltrona infantil?

Outro assunto que sempre é preocupante em relação aos brinquedos ou objetos que as crianças utilizam é a idade recomendada.

No caso das poltronas infantis, por sorte, encontramos modelos que podem ser utilizados por bebês muito pequenos, a partir de sete ou oito meses de idade. A partir daí, pode ser usada por crianças de até oito ou nove anos de idade.

Neste sentido e para estar sempre seguro de estar fazendo o uso correto da poltrona, é fundamental revisar as recomendações do fabricante, que indicarão a idade adequada para cada modelo específico.

babies couch

Uma das grandes vantagens da poltrona infantil é que favorecem a brincadeira simbólica ou de imitação da realidade. (Fonte: Kovtun: 95920145 / 123rf.com)

Quais características uma poltrona infantil deve ter?

Embora a estética tenha importância, já que você quer que a criança aproveite e goste de estar e brincar com a poltrona, há outros requisitos básicos que você deve prestar atenção quando for escolher a poltrona infantil ideal:

  • Deve ser cômoda e confortável.
  • Os materiais devem ser de boa qualidade e não tóxicos, nem nocivos para as crianças.
  • É importante que o tecido seja lavável para uma manutenção mais simples.
  • Deve ser segura, ou seja, não conter peças que possam se desprender, nem pontas perigosas.
  • Claro, o desenho deve ser atrativo para a criança.

Se, além de todos esses requisitos, é uma poltrona versátil e evolutiva, é muito boa. Essas duas características vão permitir que a poltrona dure mais tempo e possa ser melhor aproveitada.

Que tipo de manutenção uma poltrona infantil precisa?

Sabemos que um dos aspectos que mais influenciam na saúde das crianças é a limpeza ao seu redor e dos itens que utilizam diariamente.

Além disso, você deve estar ciente que a poltrona é um local ideal para a proliferação de bactérias e ácaros e, mais ainda se tratando das poltronas infantis, que os pequenos costumam utilizar com bastante frequência.

Por isso, é fundamental realizar uma manutenção correta deste tipo de poltrona. A que nos referimos exatamente? Pois bem, a poltrona deve estar sempre o mais limpo possível. Para isso, será muito útil se o forro for removível, para poder colocar na máquina de lavar. Deve ser lavada, no mínimo, uma vez por semana.

Alguns tecidos são mais fáceis de limpar.

Existem também pontronas infantis que os tecidos são conhecidos por seu tratamento antimanchas (chenille, couro sintético, couro e microfibra).

Geralmente possuem a tecnologia Aquaclean, que permite limpar estes tecidos rapidamente apenas com a ajuda de um pano úmido. Lembre-se que, quanto mais fácil for para limpar, em melhor estado será possível manter a poltrona.

girl with a teddy bear

É importante que a poltrona tenha um tecido lavável para uma manutenção mais simples. (Fonte: Lightfieldstudios: 107904573 / 123rf.com)

Onde posso colocar a poltrona infantil?

O local onde a poltrona infantil ficará vai depender do uso que será feito e o lugar da casa que a criança passa mais tempo. Dependendo desses fatores, o local em que geralmente as poltronas são colocadas são:

  • Na sala, ao lado do sofá "de adultos" e próximo a TV, onde eles assistem os desenhos animados.
  • No quarto da criança, muito útil se você quiser utilizar como um sofá-cama para uma soneca.
  • Na sala de brinquedos ou jogos.

O bom é que as poltronas infantis são leves e com dimensões compactas que fica muito fácil na hora de levar de um cômodo para outro. Assim, a criança poderá aproveitar sua poltrona sempre que quiser. O importante, afinal, é que seja utilizada.

O que são as brincadeiras simbólicas e como as poltronas infantis podem influenciar nisso?

Uma das grandes vantagens que mencionamos sobre as poltronas infantis é que favorecem a brincadeira simbólica ou de imitação da realidade. Neste tipo de brincadeiras, as crianças simulam ações cotidianas reais (brincam de médico, de professor ou de bombeiro, por exemplo), o que permite um melhor desenvolvimento cognitivo e emocional.

Uma das características deste tipo de brincadeira é que os materiais que utilizam são realistas, ou seja, muito parecidos com os reais, mas adaptado para as crianças. Isso é o que acontece com a poltrona infantil. Por isso, permitem aos pequenos uma correta compreensão e assimilação do mundo ao redor.

Colchondecuna.esSite

"Você também deve considerar a segurança. Alguns modelos de poltrona infantil tem um fechamento duplo com zíper para evitar que as crianças se machuquem."

Critérios de compra

Você já decidiu por comprar uma poltrona infantil? Então tomou a decisão correta. Mas, agora vem a parte mais difícil: escolher a mais adequada. Para esta escolha ser mais simples, preste atenção nos critérios que vamos mostrar abaixo. Se observar cada um deles, irá descartar os modelos até encontrar o mais adequado.

Utilidade e tipo

Em primeiro lugar, na hora de comprar uma poltrona infantil, você deve pensar em qual utilidade terá. Com utilidade nos referimos a, por exemplo, se será utilizada apenas para ver os desenhos ou passar algum tempo brincando ou, pelo contrário, você quer que sirva como cama para tirar uma soneca ou para algum amigo dormir nela.

Em função desta primeira decisão, você irá escolher um tipo específico (poltrona clássica, tipo sofá ou tipo sofá-cama).

Graças a isso, você já terá descartado uma boa parte dos modelos oferecidos no mercado atualmente e estará uma passo mais próximo da poltrona infantil ideal.

girl with a book

Em relação a comodidade, o mais recomendável é que tem espuma antialérgica, muito confortável e segura para as crianças. (Fonte: Famveldman: 87955302 / 123rf.com)

Materiais

Outro grande fator a ser levado em consideração são os materiais. Qualquer produto que será utilizado por uma criança deve ser confeccionado com materiais não tóxicos nem nocivos para elas.

Além da segurança, em relação aos materiais também é importante observar o conforto e a durabilidade. Em relação ao conforto, o mais recomendado é que tenham espuma antialérgica dentro, muito confortável e segura para as crianças.

E em relação a durabilidade das poltronas infantis, esta será refletida na qualidade dos materiais e na possibilidade de limpeza dos mesmos. Lembre que as crianças não param e devem ter uma poltrona capaz de suportar suas atividades.

Dimensões

As dimensões também possuem um papel importante nessa decisão. Lembre que o objetivo da poltronas infantil é criar um ambiente agradável e seguro, onde a criança se divirta e aprenda.

É importante colocar a poltrona de forma confortável em sua futura localização.

Para tornar isso possível, será fundamental colocar a poltrona de forma confortável em sua futura localização. Preste atenção nas medidas da poltrona e comprove que cabe no lugar que você pensou e que permite que a criança se mova ao redor com liberdade e segurança.

Além disso, em relação ao tamanho, pense se você vai querer mover com frequência e, se for assim, procure modelos mais compactos.

Resumo

Alguma vez você havia considerado as múltiplas vantagens que uma poltrona infantil pode ter? Depois de ler este guia, com certeza você não terá dúvidas a respeito. Este tipo de poltrona está super na moda nos itens para crianças, e não é apenas por seus desenhos divertidos e originais.

Graças as poltronas infantis, as crianças da casa podem imitar os adultos, se divertir, brincar, aprender e se desenvolver em um ambiente seguro e adaptado às suas necessidades. Antes de escolher um modelo específico, considere os critérios de compra e, assim, você acertará na compra. O que você está esperando?

Se você gostou deste guia sobre a poltrona infantil, compartilhe em suas redes sociais e deixe um comentário para nós logo abaixo!

(Fonte da imagem destacada: Białasiewicz: 93880834 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Formada em jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid, trabalha como redatora freelancer desde 2012. Nesse período, combinou suas duas paixões: escrever e viajar. E com o Mago de Casa, tudo fica mais fácil. Temos uma equipe profissional que se esforça para levar até o leitor as informações mais apuradas.