Existem utensílios de cozinha que são indispensáveis ​​em nossa casa. Um deles é uma boa panela, verdadeira “joia da coroa” no espaço que usamos para preparar a nossa comida. Uma panela de qualidade vai lhe poupar alguns problemas quando você receber a visita de amigos ou familiares, e também é um elemento essencial para os pratos do dia a dia.

A comida preparada em uma panela tradicional surpreenderá positivamente seus entes queridos durante as refeições diárias. Naturalmente, não será a mesma coisa mostrar seus dotes culinários a um amigo do que a um grande grupo de convidados.

E muito menos um fogão de indução, moderno, digital e repleto de tecnologia, é igual a um fogão a gás. Neste Guia, mostraremos todas as variedades e possibilidades.

O mais importante

  • Atualmente, existem muitos tipos de panelas no mercado, mas as panelas tradicionais ainda seguem populares, apesar do aumento das panelas de pressão.
  • Antes de comprar uma panela é importante considerar o tipo de fogão, a comida que será preparada e o material de fabricação da panela.
  • As panelas aço inoxidável são o que define a tendência hoje, mas os modelos de ferro fundido ainda são muito utilizados e são os preferidos pelos chefs mais conceituados.

Ranking: As melhores panelas do mercado

Nesta seção, vamos apresentar os cinco melhores modelos de panela que você pode encontrar no mercado. Selecionamos para você a panela mais adequada às suas necessidades, seja pelas suas habilidades, seja pelas características de seu fogão.

Não ignore os materiais e avalie bem que tipo de panela você precisa e para quantos convidados. Você está pronto? Então vamos lá!

1º – Panela Antiaderente Collection – Tramontina

Esta panela da Tramontina de alumínio forjado é indicada tanto para o uso no dia a dia quanto para cozinheiros mais experientes. Pode ser usadas em todos os tipos de fogão, desde a gás, elétrico e também os vitrocerâmicos e por indução.

Tem revestimento interno de Starflon High Performance Ceramic e externo em poliéster siliconado. Pode ser lavada na máquina de lavar louças. Tem 24 cm de diâmetro, 8 mm de espessura e pesa 3,5 kg. As alças são do mesmo material da panela, então é preciso ter cuidado pois podem aquecer bastante.

Antes do primeiro uso, indicado fazer a “cura”, lavando, secando e depois untando toda a parte interna com óleo.

2º – Panela Family Size Flavorstone™ – Polishop

Indicada para receitas rápidas, esta panela da Polishop é feita em alumínio com revestimento de alta poder antiaderente.  São seis camadas estruturais que garantem selagem superior para que os alimentos deslizem facilmente, sem grudar nada e sem usar uma gota de óleo.

Panela resistente e de alta durabilidade, é livre de PFOA e não solta resíduos. Pesa pouco mais de um quilo, tem 24 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Não é tão grande, com capacidade de até 3,5 litros.

3º – Conjunto de Panelas Feijoada – Ceraflame

A descrição aponta um conjunto, mas o foco está mesmo na panela principal, produzido em cerâmica de altíssima resistência. Este quesito é tão diferencial que a panela pode ser usada em praticamente todos os tipos de fogões e fornos.

Também pode ir na geladeira, na lava-louças e pode utilizar qualquer tipo de esponjas (sintéticas ou metálicas), bem como qualquer produto químico utilizado para limpeza dos utensílios para cozinha.

Feita em cerâmica, não risca, é atóxica e totalmente resistente à choques térmicos. Além disso, é capaz de manter o calor por muito mais tempo. Além, da panela principal, de 24 cm de diâmetro, acompanha uma travessa grande e duas cumbucas de 12 cm. Pesa pouco mais de 3 kg.

4º – Panela espagueteira Antiaderente – Tramontina

Com 6 litros de capacidade e 22 cm de diâmetro, esta panela espagueteira da Tramontina é toda feita em alumínio com revestimento interno antiaderente. As alças são em baquelite antitérmico e pegadore de nylon que proporciona maior segurança durante o manuseio. A panela é fácil de limpar e livre de PFOA.

Como diferencial, permite preparar massas e outras receitas com praticidade, pois a tampa libera a saída de água dispensando o uso do escorredor. A trava de segurança da tampa permite mantê-la fixa junto a panela, facilitando escorrer os alimentos.

5º – Panela Redonda 28 Cm Kiwi Le Creuset

Esta panela tem como único ponto negativo o preço, pois a qualidade e desempenho são surpreendentes. Uma panela tradicional de ferro fundido, que traz a eficiência dos antigos modelos com um design moderno e inovador. É altamente resistente e tem revestimento esmaltado, facilitando a limpeza. Pode ir na geladeira e na máquina lava-louças.

Tem capacidade para quase 7 litros e 28 cm de diâmetro. Indicado para todos os tipos de fogão, incluindo cozinhas profissionais. Pode ser usada para cozinhar todos os tipos de pratos, desde os mais simples até mais sofisticados, incluindo assar pães e bolos. Apesar de ser cara, tende a durar uma vida inteira e atravessar gerações.

Guia de compras: O que você deve saber sobre as panelas

A panela é um utensílio essencial nas cozinhas e também irá determinar o resultado final dos nossos pratos culinários. Uma panela de ferro não é a mesma coisa do que uma panela de aço, por exemplo.

Esta e outras características são fundamentais no momento de decidir qual modelo comprar. A seguir, vamos mostrar as perguntas mais frequentes entre os usuários.

Mulher cozinha em uma panela de alumínio

Na hora de comprar sua panela, tenha em mente o material de que ela é feita. (Fonte: Ariwasabi: 15892018 / 123rf.com)

O que é uma panela?

Parece óbvio, mas talvez seja necessário redefinir o termo. Uma panela é um recipiente de cozinha que tem uma tampa e duas alças nas laterais para evitar que você se queime. Geralmente, tem capacidade entre 5 e 50 litros para líquidos e alimentos. É um utensílio versátil, com o qual você pode preparar todos os tipos de receitas.

Imagem destaca uma panela de cerâmica com alguns legumes ao redor

A primeira panela encontrada foi feita de argila. Os gregos e os romanos introduziram outros materiais, como a madeira. (Fonte: Shibut: 48413269 / 123rf.com)

Uma panela é o mesmo que uma caçarola?

Não. Existem diferentes utensílios na cozinha que são chamados com o mesmo nome, como pode acontecer com a panela, a caçarola ou a caldeira. Na realidade, são recipientes muito diferentes, embora tenham similaridade em algum aspecto, como a capacidade de reter líquidos. Vamos ver a diferença entre esses objetos na tabela a seguir:

Tipo Descrição
Caçarola Diferem das panelas ao incorporar um cabo no lugar das alças. Também são recipientes menores e frequentemente usados ​​para fazer molhos.
Caldeira As caldeiras também são recipientes, mas com uma boca mais estreita. Têm uma grande capacidade para abrigar todos os tipos de líquidos.
Panela Como mencionamos anteriormente, é um recipiente com duas alças e uma tampa.

Que tipo de panela é adequada para cada cozinha?

Depende muito se você usa um fogão a gás ou usa modelos mais inovadores e modernos, como aqueles que funcionam por indução. É muito importante que seu fogão e suas panelas sejam compatíveis. Portanto, iremos analisar os diferentes tipos de fogão e as panelas mais adequadas para cada um deles:

Tipo de fogão Panela recomendada Outros aspectos a considerar
Fogão a gás Você pode cozinhar com qualquer tipo de panela, seja de aço inoxidável ou de barro É necessário fazer revisões regularmente. Eles não são energeticamente eficientes
Fogões elétricos Você pode recorrer a qualquer tipo de panela, não importa o material O consumo de energia elétrica aumenta com este tipo de fogão. A eficiência energética deste modelo de fogão é baixa
Fogões com placa vitrocerâmica Você pode cozinhar com qualquer tipo de panela, não terá qualquer problema neste aspecto Se destaca pela eficiência energética, que só é superada pelos fogões de indução. São fáceis de limpar, mas você precisa de produtos específicos para uma limpeza profunda
Fogões com placa de indução  Requer panelas específicas para este tipo de fogão Mais seguros, sem risco de se queimar porque apenas aquece a panela. Têm excelente eficiência energética

Como deve ser a base da panela?

A base do panela deve ser espessa e feita com um material condutor de calor. Na verdade, é importante que o material seja arredondado porque ele deve se expandir nas superfícies planas quando aquecido. Se o fogão funcionar por indução, recomenda-se que a base seja magnética ou feita de ferro ou aço inoxidável.

Imagem mostra uma panela com alguns legumes dentro em uma mesa de madeira e outros legumes e vegetais ao redor dela

Cada panela funciona melhor de acordo com o tipo de fogão que você tem em casa. (Fonte: Franklin: 45297832 / 123rf.com)

Quais são as diferenças entre os materiais de fabricação de uma panela?

Como você sabe, as panelas são feitas com materiais diferentes e você pode se identificar mais com uns do que com outros. Existe uma grande variedade de panelas no mercado e cada material tem suas próprias características. Portanto, abaixo mostraremos as vantagens e desvantagens de cada modelo:

Tipo Vantagens Desvantagens
Barro Elaboradas em argila, não soltam nenhum tipo de partícula, a menos que tenham acabamento esmaltado. Você pode colocá-las no micro-ondas. Também é possível usá-las em fogões de indução e vitrocerâmicos, desde que você coloque a panela em baixa potência São aquecidas totalmente, por isso é necessário manusear com muito cuidado. Elas são frágeis e precisam de cuidados especiais para não quebrarem
Alumínio É um material barato e resistente e tem uma boa condutividade térmica. Conduz calor quatro vezes mais que o aço. Muitas panelas são feitas com alumínio “anodizado”. Esta solução facilita a limpeza da panela Pode sofrer arranhões, lascar ou danificar. Se o alumínio não passar pelo processo de “anodização”, a vida útil é curta e logo deve ser substituída
Cerâmica As panelas podem ser de porcelana ou ter um revestimento cerâmico. Este material é fácil de limpar, leve e fácil de manusear. Ideal para pessoas com alergias a metal Você deve escolher utensílios de qualidade se você optar por este material. Pode incluir camadas de esmalte tão finas que são suscetíveis a arranhões. Eles devem estar livres de PFOA
Ferro fundido O ferro é um material eficiente na cozinha. A panela leva tempo para aquecer, mas o calor é distribuído igualmente em todo o recipiente. Elas são versáteis, você pode usá-las na cozinha, no forno ou até mesmo em uma fogueira. Os acabamentos garantem propriedades antiaderentes São pesadas e caras. Precisam de cuidados especiais para evitar a ferrugem
Aço inoxídável São muito resistentes, não transferem partículas nocivas para os alimentos e são muito apreciadas pelos usuários. São bastante acessíveis economicamente. As panelas mais seguras incluem aço inoxidável 18/10 (isto é, 18 partes de cromo e 10 por cento de níquel) O material não contém propriedades antiaderentes, a menos que tenha outro revestimento

É necessário “curar” todas as panelas?

Assim que compramos uma panela, é sempre aconselhável eliminar todos os resíduos que ficaram do processo de fabricação. Esta “cura” é sempre realizada antes do primeiro uso da panela. Na lista a seguir, veremos como as panelas são curadas, dependendo do material em que foram feitas:

O México foi o país que desenvolveu as primeiras panelas de metal e os Estados Unidos desenvolveram as panelas de ferro. (Fonte: Hongee: 68550638 / 123rf.com)

Panelas de barro: Mergulhe a panela em água por 6-8 horas. Seque bem com um pano ou papel absorvente. Pegue um pedaço de alho e aplique do lado de fora da base da panela para fechar os poros. Seque bem o recipiente antes de usá-lo. Fale com o vendedor sobre o método de “cura” mais adequado ao produto.

Panelas de alumínio:  Existem muitos métodos para curar uma panela de alumínio. Neste artigo, vamos mostrar um que evita possíveis sabores do metal. Introduza sal ou óleo sobre a superfície da panela, aqueça em fogo alto e remova quando mudar de cor. Em seguida, encha a panela de água e ferver por 15 minutos, com suco de limão ou vinagre branco. Lave muito bem com sabão e água.

Panelas de ferro fundido: Novamente, existem muitas fórmulas para “curar” uma panela de ferro, mas aqui estão algumas dicas. Ligue o forno a uma temperatura de 180 graus. Cubra o fundo com banha ou azeite e coloque a panela no forno por 15 minutos. Escorra a gordura ou o óleo e reinsira a panela no forno por algumas horas.

Panelas de aço inoxidável: Remova todas as etiquetas e adesivos. Encha a panela inteira com água, pelo menos até 3/4 de sua capacidade. Deixe ferver por alguns minutos. Descarte a água e lave bem com água e sabão.

foco

Lembre-se de conferir o método mais apropriado pelo fabricante.

Critérios de compra

Se você está pensando em comprar uma panela para sua cozinha, é necessário levar em conta alguns aspectos importantes. Entre eles, o material da panela, o número de membros da família, a frequência com que você cozinha e o tipo de fogão, seja gás ou eletricidade. Abaixo detalharemos cada um deles:

  • Material
  • Tipo de fogão
  • Número de pessoas
  • Economia de energia
  • Facilidade de uso
  • Comentários e classificações de usuários

Material

Já vimos nas seções anteriores as diferenças entre os diversos materiais. Você deve escolher o mais adequado às suas necessidades. Se você optar por um produto econômico, tenha em mente como conservá-lo para que sua vida útil seja longa.

Nossa recomendação é que você sempre escolha um produto de qualidade, mesmo que seja um pouco mais caro.

Tipo de fogão

Como os materiais, já analisamos em outra seção que tipo de panela é adequada para cada fogão. Fogões elétricos podem ser muito caros devido ao consumo de energia. Os fogões a gás são mais baratos, mas você precisará de revisões periódicas. Tenha isso em mente antes de comprar uma panela para suas receitas culinárias.

Número de pessoas

Se são poucos moradores em casa, você pode não precisar de panelas muito grandes, bem como se você cozinha com pouca frequência. Não ignore este aspecto porque você pode escolher um tamanho de panela distante da sua necessidade.

Leve em conta o tamanho e capacidade dos recipientes para ter uma noção, embora seja sempre melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Economia de energia

Se você considerar a economia de energia, opte por fogões ou bancadas energeticamente eficientes. Como você já sabe, placas de indução são as mais adequadas neste aspecto.

Por outro lado, as panelas que cozinham rapidamente ajudam a consumir menos energia. Se você não tiver tempo para cozinhar, escolha um desses utensílios.

Ferran AdriáChef espanhol

“Cozinha autoral é colocar sua personalidade no que você faz e esse sentimento a torna algo especial”

Facilidade de uso

Escolha sempre um artigo que facilite sua rotina diária. Se o produto exigir muito cuidado e você não tiver tempo, selecione uma panela pela qualidade. Uma boa marca ou uma qualidade superior pode salvar você da comida grudada na panela entre outros desgostos. Você já sabe que “mais vale o certo do que o duvidoso”.

Uma panela de metal com uma sopa de legumes

Existem diferentes tipos de panela, cada uma indicada para diferentes objetivos. (Fonte: Gayvoronskaya: 16395638 / 123rf.com)

Comentários e classificações de usuários

Às vezes é bom saber o que outras pessoas estão comentando sobre o item que quer comprar. Portanto, não se esqueça de verificar os comentários de potenciais clientes. Às vezes, eles incluem aspectos técnicos que podem passar despercebidos. Da mesma forma, as classificações de muitos usuários podem ser decisivas para sua escolha.

Resumo

A panela tradicional continua tendo grande papel nas cozinhas brasileiras. Apesar da popularidade das panelas expressas, muitos chefs preferem a panela “de uma vida inteira”. Isto é, a panela de ferro fundido que cozinha lentamente a comida. Além disso, o aço inoxidável é um dos materiais mais valorizados.

Antes de decidir qual panela comprar, você deve levar em consideração vários critérios, como o material, sua facilidade de uso e, claro, seu orçamento. As panelas mais caras nem sempre são as melhores, mas a marca às vezes é decisiva.

De qualquer forma, sempre recomendamos que você escolha uma panela de qualidade. Você não vai se arrepender.

Se você gostou do artigo, compartilhe-o nas redes sociais. Se preferir, deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Zakharevich : 43229847/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
38 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...