Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Você tem convidados e quer oferecer algo delicioso que possam compartilhar sem a necessidade de ficar muito tempo na cozinha? Pois então, temos a melhor solução para estas situações: com uma panela de fondue, ofereça um delicioso fondue de queijo, chocolate ou carne, uma preparação saborosa que te tornará um rei diante dos seus convidados.

Acompanhe a leitura deste artigo. Você poderá conhecer informações interessantes sobre as panelas utilizadas para preparar essa suculenta opção gastronômica da Suíça. Pegue o papel e a caneta e anote as opções de fondue que existem. Não se esqueça das características que devem ser consideradas quando você for comprar uma.

O mais importante

  • O fondue é uma deliciosa opção da gastronomia suíça que é possível compartilhar com amigos e familiares de uma maneira diferente e muito agradável. Consiste em consumir diferentes combinações de alimentos em volta de uma panela, onde o interior será feito de queijo, chocolate ou outros.
  • A palavra fondue também se refere aos itens utilizados para derreter o queijo ou chocolate, que ao ser combinado com outros alimentos formam uma mistura espetacular para ser compartilhada com a família ou amigos. Além disso, a panela pode ser utilizada para preparar o fondue de carne ou peixe.
  • Características como o tipo de preparação, capacidade, temperatura, materiais e acessórios são itens essenciais para considerar ao adquirir a melhor panela de fondue do mercado e a que melhor se adapte às suas necessidades.

As melhores panelas de fondue do mercado: Nossas escolhas

Selecionamos as melhores panelas de fondue do mercado, levando em consideração algumas características como o uso, materiais, marca, preço e a opinião de outros usuários. Leia com atenção a descrição de cada produto e identifique qual se adapta melhor às suas necessidades.

Uma panela de fondue super clássica

Esta panela de fondue da Etna feita em aço inox é ideal para todos os tipos de fondue. Além da panela, acompanha um suporte e queimador, além de 6 garfos para saborear o fondue. É muito fácil de usar e limpar e possui um design sofisticado.

Uma panela prática e charmosa

A panela elétrica para fondue da Oster é muito prática. Possui um design charmoso devido ao acabamento externo com aço escovado, que pode ser levado à mesa, com revestimento interno antiaderente, acompanha 8 garfos. Ela possui também um controle de temperatura.

Uma panela divertida

Esta panela de cerâmica da marca Dynasty possui um design divertido com um desenho que imita um queijo. No aparelho acompanha, além da panela, o suporte, o queimador e 6 garfos. É feito em cerâmica, material altamente durável.

Uma opção muito prática

Este conjunto para fondue da Mastrad é ideal para derreter chocolate no micro-ondas, fazendo um fondue delicioso, mas muito prático. É preparado em banho maria, assim o chocolate permanece quentinho por até uma hora. Feito em plástico, acompanha 4 garfos coloridos.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a panela de fondue

Compartilhe com seus familiares e amigos uma refinada refeição a base de carne, queijo ou chocolate. Não importa a época do ano ou a hora do dia, o fondue é uma excelente alternativa gastronômica que se adapta a qualquer ocasião. Abaixo, você vai encontrar uma série de perguntas e respostas que ajudarão a resolver suas dúvidas sobre esse assunto. Acompanhe!

woman eating fondue

Dependendo do material de fabricação da panela de fondue, você deve considerar um diferente processo de limpeza. (Fonte: Maridav: 35376544 / 123rf.com)

O que é uma panela de fondue?

O fondue é um alimento original da Suíça que consiste em colocar pequenos pedaços de variados alimentos dentro de um recipiente de cerâmica, porcelana, cobre, alumínio ou ferro fundido.

Esse tipo de panela é utilizado para derreter queijo, chocolate ou outras opções. Onde, utilizando um tipo de garfo, os pedaços de alimentos são submergidos no queijo (ou outro), formando uma combinação muito saborosa.

Como utilizar corretamente uma panela de fondue?

Se você decidiu comprar uma panela de fondue para atender seus amigos e familiares quando vão te visitar, você de considerar como utilizá-la da melhor maneira para aproveitar ao máximo e também para evitar acidentes ou danos no utensílio que você adquirir. Abaixo, vamos dar algumas dicas:

  • Verificação das peças: A primeira coisa que você deve fazer ao adquirir uma panela de fondue é verificar que o kit esteja completo no processo de compra.
  • Instruções de uso: É importante que você leia com atenção as instruções de uso. Caso não venha com o produto, o melhor é pesquisar na internet.
  • Precauções com a chama: Tenha muito cuidado ao acender a chama caso você utilize uma vela ou queimador. Não aproxime suas mãos do recipiente quente, nem da chapa.
  • Revisão dos garfos: Revise os garfos que você irá utilizar, se são seguros.
  • Desligamento de segurança: Ao finalizar a refeição, garanta que a chama fique bem apagada.
  • Limpeza: Limpe sua panela de maneira adequada, considerando o material.
Miguel NassarCEO da The Melting Pot

“Trata-se de algo além de um alimento, é toda uma experiência de convivência que une as pessoas em torno do recipiente onde é preparado.”

Quais tipos de panela de fondue existem?

No mercado, existem diversos tipos de panelas de fondue que podem ser utilizadas dependendo do tipo de preparação que você for fazer. Considere que nem todos os recipientes são adaptados a todos os tipos de alimentos. Se você quer um guia mais completo, leia com atenção as seguintes informações e tome a melhor decisão.

Tipo de panela Características
ElétricaFabricada em aço inoxidável. Possui grande capacidade. Algumas vem com indicador de conteúdo máximo. Conta com regulador de temperatura. Seu processo de aquecimento ocorre através de uma capa. Fácil de utilizar. Permite fazer fondue de queijo, chocolate, carne e peixe. O processo de limpeza é simples e rápido.
Com velaO recipiente que fica sobre a vela não pode ser muito grande, pois não há uma boa distribuição de calor. Perfeita para derreter chocolate. Geralmente é de cerâmica e porcelana.
Com queimadorO processo de aquecimento ocorre com um queimador que funciona com álcool. Fabricada em aço inoxidável, cerâmica ou ferro fundido. Aquece caldo, óleo para carnes e legumes. Também derrete queijo e chocolate.
De micro-ondasMantém o chocolate quente por mais de uma hora. Fabricada em plástico.

Veja esse vídeo com algumas opção de fondue de micro-ondas:

Qual panela de fondue escolher levando em conta o tipo de preparação que quero realizar?

Para adquirir a panela de fondue perfeita que você pode fazer as receitas que você tanto quer, recomendamos que você considere primeiro que tipos de prato você quer preparar, ou seja, se quer fazer fondue de carne, queijo ou chocolate.

O segundo item é revisar as características do produto para comprar o que melhor se ajuste às suas necessidades e gostos. Esclarecendo estes dois aspectos que você deve considerar ao comprar uma panela de fondue, recomendamos que você leia as seguintes informações.

Nela, detalhamos os tipos de panela de fondue que existem atualmente para que você tenha um panorama mais amplo e que possa tomar a melhor decisão:

  • Fondue de queijo: É a preparação mais tradicional. Para isso, podem ser utilizados recipientes de qualquer material. Seu processo de aquecimento pode ser dado por eletricidade ou com queimador.
  • Fondue de chocolate: Os especialistas desse tipo de fondue recomendam que seja utilizado materiais como cerâmica, barro ou cobre, já que o sabor de chocolate fica melhor.
  • Fondue de carne: Para fazer essa preparação, geralmente é utilizado dentro do recipiente óleo com alho e especiarias que são aquecidos o suficiente para cozinhar a carne que é colocada com o garfo. É recomendado, para este tipo de preparo, recipientes de metal, que são excelentes condutores de calor.
fondue pan

No mercado, existem diferentes opções de panela de fondue de diversas marcas e com diferentes preços. (Fonte: Belchonock: 106140297 / 123rf.com)

Como limpar uma panela de fondue?

Dependendo do material de fabricação da sua panela de fondue, você deve considerar um processo diferente de limpeza. Abaixo, vamos dar algumas dicas:

  • Panela de fondue de aço inoxidável: As panelas feitas com esse material podem ser lavadas em máquinas de lavar louças ou à mão. É importante considerar que, se este recipiente possui um revestimento antiaderente, não se pode lavar com utensílios que possam danificar esse material, como esponjas de aço.
  • Panela de fondue de plástico: É possível lavar em máquina de lavar louças ou à mão.
  • Panela de fondue de cobre: Algumas contam com um revestimento antiaderente na parte interna, por isso é necessário ter um cuidado especial ao limpar para não afetar sua funcionalidade. Para a limpeza da parte exterior, é possível utilizar limão e sal, pois essa mistura deixa este tipo de material como se fosse novo.
  • Panela de fondue de cerâmica e porcelana: É possível lavar em máquina de lavar louça ou à mão.

Critérios de compra

No mercado, existem diferentes opções de panelas de fondue de diversas marcas e que podem ter diferentes preços, mas destacamos alguns pontos importantes que você deve considerar ao tomar a decisão de compra. Primeiro, o uso que será dado e, segundo, suas características. Abaixo, vamos falar especificamente desses itens:

Material

Antes de saber qual material escolher, você deve ter claro o tipo de fondue que deseja preparar, já que nem todos os materiais são adequados para cozinhar todos os tipos de alimentos.

Em geral, as panelas de fondue são feitas em aço inoxidável e porcelana.

Além disso, você deve verificar se é necessário que a panela tenha revestimento antiaderente, já que, no caso do queijo, não permitirá que grude.

Você também deve considerar alguns aspectos importantes como a rapidez no aquecimento do recipiente e a possibilidade de aquecer no fogão antes de colocar na chapa de termostato ou queimador. Você também deve avaliar a facilidade de limpeza depois que a refeição for concluída.

Em geral, os materiais que os fabricantes mais utilizam para as panelas de fondue são o aço inoxidável e a porcelana, que permitem uma transferência de calor estável e regular, permitindo o correto funcionamento da panela de fondue.

group of friends eating fondue

Alguns modelos de panela de fondue elétrica contam com termostato para regular o calor. (Fonte: Sumners: 17283759 / 123rf.com)

Capacidade

Afim de que seus convidados aproveitem ao mesmo tempo do fondue que você preparou e que não tenham que esperar que um termine para o outro comer, recomendamos que você compre um recipiente com capacidade para ser utilizado por 4 ou 6 pessoas.

Desta maneira, é garantido que não fique muito pequeno, nem muito grande, podendo ser útil para diferentes ocasiões.

Temperatura

Para que o fondue que você decidiu preparar fique com uma boa consistência, no caso do queijo e chocolate, não depende necessariamente do líquido que você vai adicionar, mas sim de uma boa gestão da temperatura.

Antes de tudo, você deve ter paciência, já que se você descuidar um pouco, pode estragar os alimentos se chegar a queimar.

“Se você deixar o fogo muito forte, a parte líquida e a parte sólida vão se separar, neste caso, é necessário tirar do fogo e seguir mexendo até conseguir uma mistura homogênea.” garante Luc Talbodet, um dos fabricantes de queijo que despacha dezenas de kilos toda semana da Fromageria Can Luc.

Alguns modelos de panela de fondue elétrica contam com o termostato, para regular o calor. Estes são mais cômodos, já que os fondues podem ser feitos com tranquilidade.

Caso você use os queimadores, você deve ter cuidado e prestar atenção na preparação. Em alguns casos, alguns recipientes são adaptáveis e podem ser aquecidos primeiro no fogão.

Acessórios

No momento de escolher a panela de fondue adequada para você, não esqueça de revisar os acessórios que acompanham.

Em algumas ocasiões, os modelos disponíveis possuem os garfos marcados com uma cor para diferenciar um do outro. Também podem acompanhar protetor para batidas dos garfos e, em alguns casos, recipientes para os molhos.

Resumo

Se você tem uma reunião familiar ou com amigos e está pensando no que oferecer, um fondue de carne, queijo ou chocolate é uma ótima opção. Você não vai precisar ficar horas na cozinha preparando pratos que exigem tempo e esforço, já que vai poder dividir com seus convidados um delicioso prato, muito prático e saboroso.

No momento de comprar sua panela de fondue, não esqueça que alguns aspectos como o tipo de preparação e o tamanho são itens fundamentais. Mesmo assim, recomendados que você revise cuidadosamente algumas características, como o material, temperatura e acessórios. Todas elas são essenciais para adquirir o melhor aparelho

Este artigo foi útil para você? Então te convidamos a compartilhar com seus amigos e familiares em suas redes sociais. Da mesma forma, qualifique o artigo e deixe um comentário logo abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Mongkonpun: 37121454 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Nayara de Azevedo Chef de Cozinha
A cozinha é, de longe, o local preferido de Nayara em sua casa. Em sua casa e em qualquer outro lugar, na verdade. Louca por combinar novos sabores e criar novas receitas, a chef também se dedica a pesquisar e compartilhar informações sobre os acessórios que tornam a vida dos cozinheiros mais prática. Apaixonada por presentear, também usa suas horas vagas para dar dicas de presentes, não necessariamente relacionados à cozinha.
Luiza Thomé Redatora/Editora
Curiosa por natureza e apaixonada por viagens, ama estar por dentro das novidades que podem facilitar e tornar mais alegre o dia a dia das pessoas. No Mago de Casa, escreve e adapta artigos para auxiliar suas decisões de compra.