A falta de tempo certamente repercute em todas as áreas da vida. Por isso, as pessoas têm dedicado cada vez menos horas às tarefas mais rotineiras. Uma delas é a cozinha. No entanto, ainda existem muitas pessoas que adoram passar o tempo entre fogões e panelas. Muitas delas adorariam ter uma panela de barro.

Uma panela de barro certamente não é a melhor opção para o preparo de uma comida rápida. No entanto, pode ser para quem gosta de cozinhar! Com esse utensílio, você pode intensificar os sabores e dar um toque especial a cada prato. Para escolher o modelo mais adequado para você, preparamos esse guia completo de compras.

O mais importante

  • As panelas de barro são uma ótima opção para cozinhar receitas tradicionais, pois conseguem um sabor e aroma que você dificilmente conseguirá com outros tipos de panela.
  • É muito importante que você analise bem o modelo que vai comprar, pois seu uso dependerá de suas características. Verifique se ela atende a certos requisitos que serão essenciais para você.
  • É importante que você observe que nenhum esmalte foi usado na fabricação da panela. Além disso, você deve escolher a capacidade apropriada. Não esqueça de verificar se a limpeza da panela será fácil de ser realidade e se ela é adequada para o seu tipo de fogão.

As melhores panelas de barro: Nossas sugestões

Uma das melhores maneiras de iniciar este Guia de Compras é conhecendo algum dos modelos mais bem avaliados do mercado. Isso ajudará você a conhecer ótimas opções de panela de barro. Também será útil na hora de descobrir certos recursos que serão muito úteis para você a longo prazo. Para isso, confira a lista abaixo:

Panela de barro de 5 litros

A marca Sisiarte é referência quando o assunto são utensílios de cozinha artesanais e essa panela de barro comprova sua excelência. Ideal para o preparo de feijoadas, moquecas e ensopados, essa panela tem capacidade de aproximadamente 5 litros e se destaca por seu excelente acabamento.

Panela de barro pequena com suporte

Além de apresentar um bom custo-benefício, essa panela de barro nº 2 conta com um suporte bastante útil e capacidade de 1 litro. Como toda panela de barro, não é recomendável levá-la ao microondas, nem à máquina de lavar louça.

Conjunto de panelas de barro

Esse kit é essencial para aquele cozinheiro de mão cheia que quer impressionar os amigos num domingo de sol com uma feijoada e toda sorte de acompanhamento, da couve-manteiga refogada ao arroz e o caldinho de pimenta. É composto por 4 panelas em tamanhos diferentes (com capacidades de 1 a 4 litros).

Guia de Compras: O que você deve saber sobre uma panela de barro

Sem dúvida, a lista que criamos com as melhores panelas de barro ajudou você a conhecer um pouco melhor esse utensílio. Você ficou por dentro de algumas opções interessantes e pode ser que até compre um delas. Mas, para que você possa fazer a melhor compra possível, preparamos este guia. Portanto é importante que você preste atenção no conteúdo a seguir.

Mulher na cozinha.

Apesar de ser um dos utensílios de cozinha mais antigos, a panela de barro obtém excelentes resultados na cozinha. (Fonte: Olena Yakobchuk: 48201615 / 123rf.com)

O que é uma panela de barro?

Por meio de um cozimento lento, você aprimora os aromas e sabores.

Uma panela de barro é um recipiente fabricado com uma forma esférica. É utilizada em fornos especiais, que atinjam temperaturas acima de 100 graus. Ainda que seja um dos utensílios de cozinha mais antigos do mundo, ela ainda obtém ótimos resultados. Por meio de um cozimento lento, você aprimora os aromas e sabores dos alimentos que prepara.

Por que cozinhar em uma panela de barro?

Ao comprar sua panela de barro, um dos aspectos mais importantes é que você compreenda seus benefícios. Portanto, incluímos esta seção para mostrar as razões para ter esse utensílio em casa. Na tabela a seguir, você encontrará diferentes recursos que o ajudarão a perceber as vantagens de ter uma. Anote tudo!

Razão Explicação
Versatilidade Embora algumas pessoas pensem o contrário, as panelas de barro são adequadas para quase todos os tipos de fogão. Você pode até inseri-las no forno ou micro-ondas
Mais sabor As panelas de barro conferem um sabor excepcional aos pratos. A cozinha de antigamente retornará à sua mesa com todo seu charme
Limpeza fácil Outro medo que você pode ter é que a panela seja difícil de limpar. No entanto, elas são antiaderentes e podem ser lavadas na máquina de lavar louça
Cocção perfeita Por possuir uma porosidade perfeita, o que facilita a saída do excesso de vapor, a panela de barro garante aos alimentos uma umidade adequada
Cozimento uniforme As panelas de barros esquentam por completo, assegurando o cozimento uniforme dos alimentos
Conservação do calor Depois de terminar de cozinhar, as panelas de barro conseguem se manter aquecidas por bastante tempo
Cozimento a seco Você pode preparar neste tipo de panelas todos os tipos de pratos que exijam cozimento a seco ou com água mínima. É perfeita para pratos assados
Cozinha lentamente Panelas de barro são ideais para cozinhar lentamente. Especialmente quando você quer maximizar o sabor e apreciar os nuances desconhecidos de pratos ricos como caldos e guisado

Como curar uma panela de barro?

Antes de usar sua panela de barro pela primeira vez, é preciso curá-la. É essencial fazer isso para evitar que ela se danifique.

Você deve ter em mente que, quando você compra a panela, seus poros estão muito abertos. Isso pode fazer com que ela apresente rachaduras quando for levada ao fogo. Portanto, antes de estrear a sua tão querida panela, um processo de cura deve ser realizado.

  1. Água. O primeiro passo é introduzir a panela de barro em um recipiente cheio d’água. Dessa forma os poros vão começar a se fechar. Você deve deixar a panela de molho por cerca de oito horas. É importante que a água cubra completamente a peça, por dentro e por fora. A tampa também!
  2. Bolhas. Para verificar que o processo esteja acontecendo de maneira adequada, confira se pequenas bolhas estão aparecendo na superfície da panela. Isso significa que os poros estão efetivamente se fechando.
  3. Secagem. Passado algum tempo, retire a panela de barro da água e seque-a cuidadosamente com um pano ou papel-toalha.
  4. Alho. Quando a panela estiver bem seca, esfregue sua base por fora com um dente de alho.
  5. Secagem perfeita. Ainda que você tenha secado a panela corretamente, seu interior ainda estará úmido. Portanto, deixe que ela fique bem seca antes de usá-la. Portanto, não a guarde em um armário até que ela esteja completamente seca.

Que cuidado você deve tomar com sua panela de barro?

Existem várias precauções a serem tomadas quando o assunto é manter sua panela de barro nas melhores condições possíveis. Caso contrário, é provável que esse utensílio se deteriore rapidamente. No entanto, se você colocar em prática os conselhos que daremos a seguir, você prolongará a vida útil da sua panela de barro. Portanto, não ignore nenhuma de nossas recomendações.

  • Tenha em mente que a panela de barro mantém o calor muito bem. Portanto, é necessário apagar o fogo quando a panela ficar quente, para evitar que os alimentos se queimem. Eles serão cozidos por meio do calor residual do utensílio.
  • Nunca leve a panela de barro vazia ao fogo. Também não coloque dentro delas alimentos extremamente frios. De ambas as formas, você pode quebrar a panela.
  • Não aqueça a panela bruscamente para evitar danos.
  • Não lave a panela quente, pois você pode estragá-la.
  • Não se esqueça que o barro mantém os sabores e aromas. Por isso, caso você use a panela frequentemente no preparo de alimentos com sabores e aromas ricos, recomendamos que você tenha mais de uma panela. Uma pode ser destinada ao preparo de carne vermelha e a outra ao preparo de peixes.
Marcel NovaesChef de cozinha brasileiro

“A panela de barro mantêm a comida mais aquecida. Há quem diga que muda o gosto do alimento, mas acho que isso vai mais de pessoa para pessoa. Apesar disso, ela é muito usada para pratos específicos como moqueca baiana e capixaba. Em Minas Gerais é também bastante utilizado para refogados”.

Como limpar sua panela de barro?

É fundamental que você saiba como limpar sua panela de barro. Recomendamos que, se você não for limpá-la num dado momento, que a deixe de molho. Se você pode colocá-la na máquina de lavar louça, tudo será simples. Caso contrário, use uma esponja macia e um detergente que você costume usar para lavar louças. Esfregue até ficar perfeito.

Enxágue bem a panela. Se a comida ficar grudada, recomendamos que você encha o utensílio de água e adicione algumas gotas de sabão. Leve a panela ao fogo e deixe ferver com cuidado. Mantenha-a alguns minutos no fogo, retire-a e esvazie a água. Em seguida, limpe-a novamente com uma esponja suave e detergente.

Como guardar uma panela de barro?

É muito importante que você cuide bem de sua panela de barro. É verdade que se trata de um material bastante resistente, mas até certo ponto o barro também é delicado. Portanto, além de lavar a sua panela bem e secá-la com um pano, você deve esperar algumas horas antes de armazená-la. O ideal é que ela seque ao sol.

Em seguida, guarde a panela de barro em um armário sem umidade. Coloque a tampa de cabeça para baixo na panela e um pano entre eles para evitar o mofo. Faça o possível para que ela seja armazenada fora do alcance das crianças, já que é um material pesado. Ao mesmo tempo, se ela cair de um lugar alto, provavelmente quebrará.

Comida dentro de panela de barro.

As panelas de barro são capazes de manter o calor por algum tempo depois de serem tiradas do fogo. (Fonte: Liu Chen Chia: 20780913 / 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens da panela de barro?

Você já conhece um bom número de características comuns às panelas de barro. Você também descobriu como cuidar bem delas. Embora não seja muito complicado, é bom conhecer esses detalhes para garantir que elas fazem sentido à sua rotina. Ainda é necessário que você conheça alguns critérios a serem considerados na hora de fazer a sua compra, mas primeiro, analisaremos as vantagens e desvantagens da panela de barro.

Vantagens
  • Cozinham de uma maneira especial
  • São ideais para o preparo de alguns pratos
  • Há modelos com preços acessíveis
Desvantagens
  • Ocupam bastante espaço
  • Não são adequadas para fogões de indução

Critérios de Compra

Já estamos chegando ao final deste guia, o que significa que você está quase pronto para fazer sua compra. Mas é muito importante que, antes de concluir esta revisão, você considere vários recursos. Eles serão de grande ajuda se você desejar fazer a melhor aquisição possível, sem arrependimentos. Então preste atenção.

  • Esmalte sem chumbo
  • Capacidade
  • Limpeza
  • Garantia
  • Fogões

Esmalte sem chumbo

É verdade que as panelas de barro geralmente não são usadas diariamente, mas você ainda deve verificar se elas não prejudicam sua saúde. Acima de tudo, é importante garantir que elas são fabricadas com esmalte sem chumbo, pois esse metal pode prejudicar a sua saúde. Isso é especialmente importante quando você compra uma panela sem rótulo em uma loja. Essa pode não ser a melhor opção.

Panela de barro sobre mesa.

Lembre-se de não aquecer a panela abruptamente para evitar danos. (Fonte: Bazru: 91312756 / 123rf.com)

Capacidade

Outra questão que você deve considerar é a capacidade da sua panela. Pense que, se for grande demais para suas necessidades, levará mais tempo par aquecê-la e você pagará mais por isso. Caso contrário, se for muito pequena, você não conseguirá cozinhar a quantidade que precisa.

Lembre-se também de usá-la somente para sua família ou quando receber convidados. Veja a tabela a seguir:

Capacidade Convidados
2,5 litros De 1 a 2 convidados
3-4 litros De 2 a 4 convidados
5-6 litros De 3 a 6 convidados
8-9 litros De 6 a 8 convidados

Limpeza

Outra questão que você deve observar é como a panela de barro é limpa. É importante que esse processo seja o mais simples possível. Sem dúvida, um aspecto que fará a diferença é se ela pode ser introduzida na máquina de lavar louça. Nesse caso, tudo será muito mais fácil.

Garantia

É importante que você compre sua panela de barro em uma loja que ofereça garantias máximas em todos os níveis. Por exemplo, que todos os protocolos de segurança foram seguidos em sua fabricação. Mas também que abranja possíveis defeitos que não foram causados por uso inadequado. Se a panela é de uma marca conhecida, você ficará tranquilo.

Fogões

Você deve ter em mente que nem todas as panelas de barro são adequadas para todos os tipos de fogões. Portanto, você deve avaliar se o modelo escolhido servirá para sua cozinha. Obviamente, você deve saber que nenhuma panela de barro é adequada para fogões de indução. Mas existem adaptadores para que você possa usá-los nesse tipo de fogão. Não se esqueça disso ao fazer sua compra.

Resumo

Sem dúvida, ter uma panela de barro pode ser uma ótima opção para desfrutar dos sabores e aromas da cozinha tradicional. Se você gosta de cozinhar lentamente, de maneira bem caseira, esse utensílio é perfeito para você. Não se esqueça de curar a sua panela quando for usá-la pela primeira vez. Se você não seguir as instruções, ela poderá sofrer danos.

Ao comprar sua panela de barro, lembre-se de que ela não é feita de materiais que prejudicam a sua saúde. Escolha aquela cujo o tamanho é o mais apropriado para suas necessidades particulares. Aposte num modelo fácil de limpar e que possa ser usado no seu tipo de fogão. Sempre opte por um fabricante que ofereça qualidade ao melhor preço.

Você achou o conteúdo deste Guia interessante? Então compartilhe através de suas redes sociais. Mas primeiro, deixe a sua opinião na forma de um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Bazru: 91117965 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
20 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...