Se existe um prato que representa a Espanha, este é sem dúvida a paella. Ainda que a gastronomia do país seja das mais variadas, a paella uma daquelas receitas que sempre marca presença no cardápio de qualquer restaurante típico espanhol. Mas aqui no Brasil esse prato também tem ganhado destaque. Para prepará-la adequadamente, é necessário ter uma paellera, que é uma espécie de frigideira com alças.

Embora exista uma grande variedade de paelleras no mercado, todas possuem um formato similar. No entanto, se você deseja tirar o máximo de proveito desse utensílio de cozinha, é importante levar em conta uma série de características. Para auxiliá-lo, preparamos este Guia de Compras com o qual você aprenderá sobre os aspectos mais importantes da paellera. Preste atenção em tudo que analisaremos.

O mais importante

  • No mercado, você encontrará diferentes modelos de paellera. Uma das questões mais importantes que você deve analisar é o seu tamanho. É um fato que determinará o número de porções que você pode preparar com ela. É fundamental que seja suficiente para cozinhar uma paella para todos os seus convidados.
  • A limpeza faz parte do processo de cozinhar. Por isso, ao escolher a sua paellera, note se esse processo será simples. Aspectos como o revestimento antiaderente, tanto no exterior como no interior do utensílio, são bastante importantes. Também é uma boa ideia pesquisar se a sua paellera pode ser inserida no lava-louças.
  • Um aspecto essencial que você deve ter em mente ao comprar sua paellera é a sua cozinha. Nem todos os modelos são adequados para qualquer tipo de fogão. Acima de tudo, você pode ter mais dificuldade se estiver cozinhando em um cooktop por indução. Ainda assim, há uma ampla variedade de opções.

Ranking: Os melhores modelos de paellera do mercado

Ao comprar uma paellera, você pode ter dúvidas sobre os recursos que ela deve possuir. Uma das melhores maneiras de descobrir o que esperar do produto é revisar alguns dos modelos mais bem avaliados do mercado e se basear na opinião de quem já os utilizou. Para fazer a melhor compra, guarde bem as informações que você vai descobrir abaixo.

1º – Paellera de Aço Escovado Garcima

Essa paellera de aço escovado da marca Garcima é muito bem avaliada pelos seus usuários e possui um ótimo custo-benefício. Pode usada com fogo a gás ou lenha e se destaca por conduzir o calor de forma rápida e uniforme.

Por suas dimensões (26 x 26 x 3,6 cm) é uma excelente opção para manter em casa para cozinhar uma paella para duas pessoas. Caso precise cozinhar para mais pessoas, recomendamos a compra de uma paellera maior ou de dois exemplares desse modelo, já que seu preço é bastante acessível.

2º – Paellera de Alumínio Tramontina Napoli Grafite

Fabricada em alumínio, essa paellera da marca Tramontina pode ser usada em fogões a gás e vitrocerâmico. Possui a facilidade de poder ser inserida em máquinas de lavar louças e conta com cabos antitérmicos confortáveis e seguros.

Além da preparação da deliciosa paella, você pode usar esse utensílio para refogar legumes ou até mesmo inovar em pratos como yakisoba e omeletes. Seu revestimento em antiaderente Starflon T1 permite que você cozinhe seu gordura ou óleo, o que é um ótimo investimento para a sua saúde a da sua família. Está disponíveis nos tamanhos 26, 28, 30, 34 e 38 cm.

3º – Paellera de Alumínio Brinox

Além de oferecer a praticidade de poder ser introduzida em um lava-louças, esse modelo da marca Brinox é um verdadeiro charme. Está disponível nas cores prata, turquesa e cereja, permitindo que ela transforme-se também um item decorativo na sua cozinha.

Fabricada em alumínio e revestida em material antiaderente, ela possui 34 cm de diâmetro, o que lhe permite cozinhar para até seis pessoas. Seus cabos laterais são firmes e garantem uma experiência segura na cozinha.

4º – Paellera de Ferro Fundido Pallea Libaneza

Essa paellera de ferro fundido Paella Libaneza promete dar à sua paella um gostinho ainda mais caseiro e nutritivo. Isso porque, cozinhar em panelas de ferro fundido aumenta a quantidade do mineral nos alimentos, contribuindo para combater a anemia.

O modelo possui duas alças laterais de madeira para facilitar sua mobilidade e seus 36 cm de diâmetro permitem que até 7 pessoas possam desfrutar da sua paella. Para completar, essa paellera é compatível com fogão a gás, elétrico, lenha, cerâmico e indução.

5º – Paellera Com Tampa De Vidro Dona Chefa

Esse modelo de paellera da Dona Chefa chama atenção pelo seu design e profundidade. Suas dimensões permitem o preparo de 10 a 16 porções de paella. Possui alças de baquelite, que evitam acidentes na cozinha.

Outro recurso adicional é a sua tampa de vidro transparente, que permite que os alimentos cozinhem mais rapidamente, além de serem conservados em temperatura alta por mais tempo quando longe do fogão. Para completar, possui 5 camadas de material antiaderente, o que permite que você use menos óleo na preparação de seus pratos.

Guia de Compra: O que você deve saber sobre uma paellera

Com o Ranking acima, você aprendeu sobre alguns recursos importantes que uma paellera deve ter. No entanto, ainda há outros aspectos a serem analisados caso você queira fazer a melhor compra possível.

No restante do Guia, você descobrirá questões que certamente serão muito interessantes para você. Portanto, preste atenção aos tópicos seguintes.

Prato de paella.

Um dos aspectos a avaliar é se a paellera é adequada para o tipo de fogão que você tem em sua cozinha. (Fonte: Miguel Dovale Alvarez: 95423270 / 123rf.com)

O que é uma paellera?

Uma paellera é uma espécie de frigideira com duas alças ao invés de uma só. Tem diferentes diâmetros para que você possa preparar o número de porções necessárias. Na maioria dos casos, ela terá um revestimento antiaderente interno e às vezes também externo. É um utensílio indispensável se o seu objetivo é preparar uma deliciosa paella.

Como limpar uma paellera?

A essa altura, você já deve ter percebido que é essencial que a sua paellera tenha um revestimento antiaderente, assim é possível evitar que os alimentos fiquem grudados em sua parte interna.

Mesmo assim, a tarefa de limpá-la ainda terá de ser realizada. Você pode fazê-lo assim que a paellera esfriar ou quando terminar de saborear o prato. Se você escolher a segunda opção, recomendamos que deixe-a de molho com água e sabão; assim, os resíduos não ficarão grudados.

A primeira coisa que você deve fazer é remover o restante da comida que sobrou. Para não riscar o utensílio, utilize uma colher de pau. Depois você pode usar um papel toalha umedecido com vinagre para remover qualquer restinho de paella.

Em seguida, limpe a paellera com sabão e água até que ela fique perfeita. Alguns modelos podem ser introduzidos na máquina de lavar louça, facilitando a sua vida.

Hugo GutierrezChef do Salamandra Culinária Española, restaurante localizado em Ribeirão Preto

“Fazer uma paella tem um ritual, é como pintar um quadro, cada ingrediente tem seu papel, tanto em sabor como em decoração. É um prato em que se deve seguir rigorosamente a ordem de cada ingrediente e seu tempo.”

Como utilizar a paellera pela primeira vez?

Se você quer garantir que a sua paellera dure por bastante tempo, cuide dela desde o início. Uma forma de fazer isso é prepará-la para o seu primeiro uso. Especialistas recomendam que, antes de estreá-la, você ferva a paellera com água e vinagre durante alguns minutos.

Depois, esvazie-a e deixe que ela esfrie um pouco, antes de limpá-la com água e sabão. Isso evitará que o utensílio enferruje.

Imagem de mulher tirando foto do seu prato de paella.

A maioria das paelleras possui um revestimento interno antiaderente. (Fonte: Olena Kachmar: 88580619 / 123rf.com)

Que diâmetro deve ter a sua paellera?

Uma das questões mais importantes na hora de comprar a sua paellera é escolher aquela que tenha tamanho ideal para o número de porções que você deseja preparar. É um aspecto importante a se considerar, para evitar que você compre uma paellera grande ou pequena demais.

Embora cada fabricante possua suas próprias medidas, preparamos a tabela a seguir para que você possa escolher aquela que melhor atenderá às suas expectativas.

Porções Diâmetro
2 26 centímetros
3 28 centímetros
4 30 centímetros
6 34 centímetros
8 38 centímetros
10 42 centímetros
12 46 centímetros
16 55 centímetros
20 60 centímetros
25 65 centímetros
30 70 centímetros

De que material deve ser feita a sua paellera?

Outro aspecto a ser avaliado na hora de comprar uma paellera é o seu material de fabricação. É importante porque é ele que determina como a paellera será usada e também sua durabilidade. Não subestime esse aspecto, pois ele se tornará fundamental para que você tire o maior proveito desse utensílio. Por isso, preste muita atenção a tabela a seguir.

Material Características
Aço escovado É o tipo de paellera usada para o preparo da tradicional paella valenciana. É muito resistente e pode ser usada em fogões a lenha, fogo e gás
Aço inoxidável É mais resistente que o aço escovado. É um modelo com ótimo desempenho pela sua durabilidade. Também é adequada para fogões a lenha, fogo, gás e por indução
Ferro fundido Além de resistente e durável, o ferro fundido possui um aspecto nutricional importante, já que transfere pequenas quantidades de óxido de ferro, zinco e manganês aos alimentos. Pode ser usado em fogão a gás, lenha e por indução
Alumínio Práticas e leves, as paelleras de alumínio costumam apresentar preços bastante acessíveis. São menos duráveis do que as de inox e ferro fundido. Não devem ser usadas em fogões por indução

Se você possui um fogão por indução, é imprescindível que você opte por panelas com fundo plano fabricados em materiais magnéticos, como o aço inoxidável e o ferro fundido, de forma a facilitar a distribuição do calor. Nesse caso, é também importante que o diâmetro da sua paellera seja proporcional ao queimador do cooktop.

Como utilizar a paellera?

É muito simples usar uma paellera, porém você deve levar em conta alguns aspectos para fazê-lo da maneira correta. É necessário que você saiba desde o primeiro momento como você deve usá-la.

Não subestime as informações a seguir; com elas você poderá preparar uma paella deliciosa que não apenas encantará seus convidados, como também elevará seus conhecimentos culinários.

  • Limpeza inicial. Como você viu em uma das seções anteriores, você deve limpar a paellera seguindo etapas específicas. Tente não esquecer de realizar esse procedimento.
  • Fogões. Escolha a maior boca do fogão para o preparo da paella. Se não forem muito grandes, assegure-se de que sua paellera tenha uma superfície que distribua o calor uniformemente. Se você usá-la ao ar livre, verifique se a base na qual você a colocará é estável e segura.
  • Temperatura. A temperatura correta é um aspecto importante na hora do preparo do seu prato. Calor em excesso pode danificar seus ingredientes. Tenha sempre cuidado e evite colocar a paellera vazia no fogão, do contrário ela queimará.
  • Tratamento cuidadoso. Seja o mais cuidadoso possível ao usar a sua paellera. Dessa forma, ela terá uma vida útil ainda maior. Prefira sempre o uso de utensílios de madeira enquanto estiver cozinhando, pois assim você evita arranhões na superfície interna do produto e preserva a sua característica antiaderente.
  • Limpeza. Você já leu o passo a passo de como limpar a paellera, no entanto, queremos enfatizar a importância de fazê-lo o quanto antes. Sempre deixe-a de molho antes de limpá-la.
  • Curado. Alguns fabricantes recomendam “curar” panelas e frigideiras para evitar que elas enferrujem. Para fazer isso, basta borrifar uma camada de azeite de oliva no interior de sua paellera, levá-la ao fogo até que o azeite aqueça e depois esperar que o utensílio esfrie, lavando-o em seguida.
  • Armazenamento. Quando não estiver em uso, guarde a paellera em um local seco e livre de umidade. Fazendo isso, você mantém o seu produto novo por mais tempo.
Jamie OliverChef de cozinha

“Não há nada melhor na cozinha espanhola do que a paella. Minha versão combina coxas de frango e chouriço.”

Quais são as vantagens e desvantagens das paelleras?

A esse ponto de nosso Guia de Compras, você já deve estar por dentro de muitos aspectos interessantes e curiosidades sobre as paelleras. No entanto, você ainda precisa avaliar algumas outras questões para fazer a melhor compra possível.

Antes da análise final, queremos que fique claro para você quais são as principais vantagens e desvantagens da paellera. Tenha isso em mente quando for fazer a sua compra.

Vantagens
  • Oferecem a melhor maneira de preparar uma paella
  • São bastante econômicas
  • Existem muitas opções diferentes
Desvantagens
  • Nem todas são adequados para todos os fogões
  • Alguns modelos não são fáceis de limpar
  • As maiores são difíceis de armazenar

Critérios de Compra

Estamos a ponto de concluir esse Guia de Compras. Até o momento você descobriu muitos aspectos a serem considerados ao fazer a sua compra. Mas como dissemos antes, você ainda tem algumas características para analisar antes de obter a melhor paellera.

Preparamos uma lista com os principais critérios de compras que você deve ter em mente.

  • Fogões
  • Tamanho
  • Materiais
  • Revestimento antiaderente
  • Segurança

Fogões

Um dos aspectos que você deve avaliar é se a paellera é adequada para o tipo de fogão em sua cozinha. Esse critério é particularmente importante se você possuir um cooktop vitrocerâmico ou por indução.

Para esse último caso, nem todos os modelos são adequados. Se você for usar sua paellera ao ar livre, verifique se ela pode ser usado em uma churrasqueira ou fogão à lenha. Por último, verifique se ela pode ser levada ao forno.

Prato grande de paella.

Alguns modelos possuem alças de silicone removíveis para evitar que você se queime. (Fonte: Enrico Antognelli: 34112232 / 123rf.com)

Tamanho

É fundamental que você verifique que o tamanho de sua paellera permitirá que você cozinhe para sua família ou convidados. Como se trata de um utensílio de cozinha relativamente acessível, você pode ter duas paelleras. Uma para quando cozinhar apenas para a família e outra maior para quando tiver convidado. Essa última é uma ótima opção se você costuma preparar o prato com alguma frequência para suas visitas.

Materiais

As paelleras são fabricadas em materiais diferentes. Entre eles, o aço é o mais comum. Você pode encontrar modelos de aço escovado, comuns no preparo da paella valenciana. Há também o aço inoxidável, que é ainda mais resistente.

Tenha em mente o seu tipo de fogão e escolha o material de fabricação mais adequado para ele e o preparo desse prato irresistível.

Revestimento antiaderente

A maioria das paelleras possui um revestimento interno antiaderente para evitar que os alimentos grudem na superfície. Verifique se a sua também tem. Além disso, alguns produtos vêm com esse tipo de revestimento em sua parte externa.

Essa característica facilita a sua vida e a limpeza de sua paellera antes e depois do preparo do prato.

Segurança

A segurança na cozinha é um assunto fundamental, pois acidentes domésticos acontecem. Por isso, verifique se sua paellera está em conformidade com todos os regulamentos existentes sobre esses aspectos.

Alguns modelos possuem alças de silicone removíveis para evitar queimaduras, o que é um recurso muito útil. Sempre use sua paellera de forma segura e cuidadosa.

Resumo

Uma paellera é essencial para o preparo da paella. Como você viu anteriormente, no mercado você encontrará uma série de modelos. É importante que, ao fazer sua compra, você leve alguns aspectos em consideração. Um dos mais importantes é o tamanho, que dependerá do número de porções que você pretende preparar. Você deve calcular bem o número de convidados que vão saborear o seu prato.

Os materiais com os quais as paelleras são fabricadas são muito importantes. Estar informado sobre eles é fundamental para garantir a sua durabilidade e definir como será o seu uso. Além disso, nem todos os modelos são adequados para todos os tipos de fogão. Verifique se a sua paellera conta com revestimento antiaderente tanto interno quanto externo.

Esse Guia de compras foi útil para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais ou deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

(Fonte da imagem destacada: Iryna Denysova: 41214314 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 5.00 de 5
Loading...