Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

42Comentários coletados

Felizmente cada vez mais as pessoas dão importância para a ordem e a limpeza em geral. Inclusive a organização se tornou protagonista de programas de televisão e alçou alguns especialistas na matéria à fama. Muitas pessoas contratam organizadores profissionais para ajudá-las a ter um lar arrumado, e um organizador de guarda-roupas é fundamental para isso.

Existe uma ampla variedade de modelos de organizador de guarda-roupas no mercado. Dependendo do tipo de peça de roupa que você quer ordenar, um ou outro produto será mais adequado para você. Por isso preparamos um guia de compras completo para você conhecer melhor as opções disponíveis.

O mais importante

  • Você poderá encontrar diferentes modelos de organizador de guarda-roupas no mercado. Eles podem ser utilizados em qualquer tipo de armário. Para escolher o mais adequado, primeiro você tem que saber claramente qual a sua necessidade, quanta roupa você tem e de que tipo elas são.
  • Se você tem um armário que já está mais ou menos em ordem é possível que precise apenas de um ou dois organizadores. Mas, se você quer reorganizá-lo por completo, você pode precisar de vários modelos diferentes.
  • Tenha em mente o que cada tipo de organizador oferece. Talvez o ideal para você seja um pendurável, ou um para a parte de baixo do armário. É importante também pensar se é uma boa ideia usar materiais transparentes ou quais os melhores materiais de fabricação para sua necessidade. Essas e outras questões serão analisadas nos "Critérios de compra".

Os melhores organizadores de guarda-roupas: Nossos favoritos

O mercado oferece uma ampla variedade de tipos de organizador de guarda-roupas. Nesse guia de compra você verá os principais. Um modo de fazer isso é conhecer os modelos de mais sucesso no mercado para entender quais características são mais interessantes para você. Fique atento aos modelos abaixo.

As melhores prateleiras penduráveis para armários com poucas divisórias

Dois organizadores penduráveis com 4 prateleiras cada para aproveitar melhor o espaço do guarda-roupas e guardar blusas, calças ou casacos dobrados. Resistente, cada prateleira suporta até aproximadamente 8 quilos. É feito em material respirável, o que diminui as chances de bolor. Cada nicho possui 29 cm x 20 cm x 29 cm.

O melhor organizador para quem tem muitos sapatos

Esse organizador de guarda-roupas pode ser colocado na porta do armário, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora, e deixa seus sapatos muito mais acessíveis. Produzido com materiais respiráveis, possui 20 divisões que contribuem para otimizar o espaço e facilitar a visualização e escolha dos sapatos.

As melhores gavetas organizadoras para arrumar as prateleiras

Cada peça vem com duas gavetas organizadoras fabricadas em poliéster, sendo bastante resistentes. Ao criar divisões em prateleiras amplas, facilita o trabalho de organizar meias, gravatas, peças íntimas e acessórios. Podem ser empilhadas para aproveitar melhor espaços de vários tamanhos. Possui dimensões de 9 cm x 28 cm x 14 cm.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre os organizadores de gurada-roupas

Ver alguns dos melhores organizadores do mercado é muito interessante, não é mesmo? Com certeza alguma das opções pode te ajudar. Nessa altura você também já deve ter percebido que existem diferentes alternativas, todas muito práticas. Mas ainda há muito o que descobrir! Vamos ao resto do guia.

Imagem de mulher arrumando guarda-roupas.

É possível enontrar uma grande variedade de organizadores de guarda-roupas no mercado. (Fonte: Georgerudy: 45748527 / 123rf.com)

O que é um organizador de guarda-roupas?

Um organizador de guarda-roupas serve para melhorar a organização desse tipo de espaço. Trata-se de um termo muito amplo que pode englobar diferentes produtos. Cada modelo é especialmente desenhado para armazenar um tipo de peça ou para arrumar um tipo de espaço.

É importante que você conheça os diferentes modelos que existem para ter em mente as opções na hora de decidir o que é melhor para você. Com certeza há uma opção que se adequa tanto às peças que você quer guardar quanto ao espaço que você quer organizar.

O que você deve fazer antes de comprar um organizador de guarda-roupas?

A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar um organizador de guarda-roupas é conhecer as suas necessidades. A maioria das pessoas tem mais roupa do que acredita ter, ou muitas peças que não são usadas há anos. Inclusive, é possível que você nem se lembre de alguma roupa que está lá jogada.

Se você se identificou com alguma das situações acima, leve em consideração os conselhos a seguir. Eles são os primeiros passos para conseguir colocar as coisas em ordem.

  • Momento certo. Qual a hora certa de arrumar o armário? Você precisará de um certo tempo, porque para obter um bom resultado é melhor fazer tudo de uma vez. Um fim de semana, um feriado ou as férias são as melhores opções.
  • Esvazie o armário. Ainda que te pareça um trabalho árduo, a melhor coisa a fazer é esvaziar o armário inteiro. Coloque tudo em cima da cama ou em algum outro lugar.
  • Classifique as peças. Depois, classifique as roupas por tipo. Ou seja, calças com calças, saias com saias. etc.
  • Desapegue. Divida a roupa que você tem em 3 grupos. O primeiro diz respeito à roupa que você precisa e, portanto, vai ficar no armário. O segundo, roupas que estão em boas condições, mas que você não usa há muito tempo ou não vai mais usar, e por isso podem ser doadas. O terceiro é o grupo das roupas que não estão em boas condições. A partir daqui você saberá que roupas que você terá que organizar.

Como arrumar a roupa com organizadores de guarda-roupas?

Na hora de arrumar as suas roupas você tem três opções principais. A primeira é organizar por tipo de peça. A segunda é pelo uso que você faz e a terceira por cores.

Há ainda uma quarta opção que seria uma combinação de todas as anteriores. Colocar todas as calças juntas, mas por ordem de cor, por exemplo. Busque a alternativa mais prática para você.

Mar FerréOrganizadora profissional

"A organização deve se adaptar a você, e não você a ela. É uma organização sob medida. Por isso a filosofia do meu método é te ajudar a encontrar a ordem que faz sentido para você e que se adapta às suas necessidades".

Que tipos de organizador de guarda-roupas existem?

Você poderá encontrar diferentes modelos de organizador de guarda-roupas no mercado. É importante que você conheça o uso que pode dar para cada um. Isso será útil para definir qual a melhor opção para você. Existem infinitas alternativas, mas focamos nas mais utilizadas para fazer a lista a seguir:

  • Organizadores penduráveis. Podem ser pendurados nas barras dos armários e costumam ter diferentes compartimentos abertos. Esses nichos podem ser gavetas ou prateleiras. É possível colocar uma pilha de peças dobradas em cada espaço. Já as gavetas são perfeitas pra as roupas de baixo e outros complementos.
  • Caixas de plástico ou tecido. Você encontrará diferentes opções de caixas. Algumas têm tampa e outras não. Além disso, podem ser fabricadas de materiais diversos.
  • Cestas removíveis. São uma solução muito boa para aproveitar espaços inutilizados. Devem ser apoiadas em uma estante, e por isso você precisa calcular bem o espaço. São perfeitas para peças de roupa e também qualquer outro tipo de objeto ou acessório.
  • Penduradores de calça. São adequados para manter calças e saias em ordem, podem ser removíveis ou não.
  • Penduradores de gravatas. Servem para organizar esse tipo de complemento, mas também podem ser usados para guardar lenços e cintos. Podem ser em forma de cabide ou para pendurar na porta do armário.
Roupas e organizadores.

Um organizador de guarda-roupas serve para melhorar a arrumação desse tipo de espaço. (Fonte: Serezni: 21705391 / 123rf.com)

  • Cabides. Os cabides são o organizador de guarda-roupas básico. Se tiverem pinças ou alças antiderrapantes podem servir para todo tipo de peça.
  • Organizadores de gaveta. São uma grande ajuda para manter a gaveta em ordem. Há muitas opções, como caixas ou divisórias.
  • Bandejas para bijuteria. Contam com compartimentos pequenos para que você possa guardar diferentes peças sem que elas se misturem.
  • Organizadores de sapatos. Há vários tipos de organizadores de sapatos. Há as caixas, penduradores e vários outros sistemas para guardar calçado disponíveis.
  • Organizadores de bolsas. São como cabides com ganchos nos quais você pode colocar suas bolsas. São mais resistentes que outros modelos de cabide. Você também pode encontrar organizadores de bolsas que devem ser pendurados na porta do armário.
Imagem de guarda roupas.

É possível que você não saiba se é melhor dobrar ou pendurar as peças na hora de arrumar seu armário. (Fonte: Fiphoto: 24294205 / 123rf.com)

Dobrar ou pendurar as peças, o que é melhor?

É possível que na hora de arrumar suas roupas você não tenha certeza se é melhor dobrar ou pendurar cada peça. Essa é uma questão que depende do tipo de roupa, mas também do seu uso e do seu tecido. Para que você possa ter certeza do tipo de organizador melhor para cada peça organizamos uma tabela comparativa que você confere a seguir.

Peça Dobrar Pendurar
Calças Casuais Sociais
Vestidos Desaconselhável Todos
Saias Casuais Sociais
Camisetas Aconselhável Pode ser que sim
Malhas Aconselhável Pode ser que sim
Jaquetas Tecidos delicados Tipo terno
Terno Nunca Sempre
Casacos Desaconselhável Todos

Qual é o melhor organizador de guarda-roupas para calças e saias?

Recomendamos que você compre um organizador de calças para cada tipo de calça se você tiver espaço, ou ao menos para as calças sociais. A melhor opção para organizar as saias é ter cabides com pregadores, tanto para as longas quanto para a curtas. Use o organizador de calça só se a saia puder ser dobrada ou se tiver alças para pendurar e se manter esticada.

Qual é o melhor organizador de guarda-roupas para sapatos?

Na hora de comprar um organizador de guarda-roupas para sapatos, você deve ter em mente que há três opções muito práticas. A primeira são as prateleiras removíveis para colocar na parte de baixo do armário. A segunda são os suportes penduráveis e, a terceira, as caixas.

Cada uma tem seus prós e contras, como você poderá conferir na tabela abaixo. Não podemos deixar de mencionar que, se for possível, o ideal será ter os sapatos em um armário diferente da roupa.

Prateleiras Suportes Caixas
Acesso Simples Mais complicado Mais complicado
Visão dos calçados Ótima Boa Boa se transparente
Contenção do cheiro Menos apropriada Menos apropriada Melhor opção
Ordem Ótima Muito boa Muito boa

Quais as vantagens e desvantagens de um organizador de guarda-roupas?

Sem dúvida nessa altura você já conhece muitas características interessantes dos organizadores de guarda-roupas. Você já sabe alguns requisitos que devem ser cumpridos e como organizar diferentes peças e acessórios. Mas ainda é necessário avaliar alguns critérios de compra. Antes, veja algumas vantagens e desvantagens do produto de forma geral.

Vantagens
  • São imprescindíveis para manter a ordem
  • Há um modelo adequado para cada tipo de peça
  • Não é necessário realizar um grande investimento
Desvantagens
  • Alguns materiais não suportam muito peso
  • Nem sempre permitem manter a roupa pendurada ou dobrada

Critérios de Compra

Agora estamos quase terminando esse guia de compras. Com certeza você já sabe qual organizador de guarda-roupas você quer comprar. Mas, se você quer tomar a melhor decisão possível, deve avaliar os seguintes critérios de compra. Se você seguir esses conselhos, conseguirá um armário perfeitamente organizado.

  • Tipo de compartimento
  • Organizadores de armários penduráveis
  • Materiais
  • Organizadores transparentes
  • Montagem

Tipo de compartimento

As caixas são um tipo de organizador quase imprescindível. São muito versáteis e podem ser usadas para vários fins. É útil até mesmo para a roupa de cama e para as toalhas. Mas você tem que ter em mente para que cada modelo é mais indicado. Confira na lista a seguir:

  • Caixas com tampa de plástico. São ótimas para armazenar roupas de outra estação, edredons ou mantas, dependendo do tamanho. Recomendamos que você as utilize para as prateleiras mais altas.
  • Caixas com tampa de tecido. Por serem menos resistentes, é melhor usar para peças que pesam pouco. Podem ser uma boa opção para aproveitar o espaço embaixo das roupas penduradas ou para usar melhor prateleiras amplas demais.
  • Caixas sem tampa. Ajudam a manter tudo à mão. Podem ser uma boa opção para acessórios como bolsas, chapéus, lenços, etc. Se tiverem alças para serem puxadas, podem ser colocadas em prateleiras altas. Busque um tamanho que se encaixe entre as prateleiras para que o conteúdo não fique à vista.
Itens em guarda-roupas.

Na hora de comprar um organizador de guarda-roupas para sapatos você deve ter em mente que existem três opções muito práticas. (Fonte: Zerenly: 224563 / 123rf.com)

Organizadores de armários penduráveis

Analise se o espaço que você ganha com cada compartimento é maior do que você teria.

Se você quer um organizador pendurável tire as medidas do seu armário para conferir se a altura do modelo cabe no espaço que você tem. Analise se o espaço que você ganha com cada compartimento é maior que o espaço que você teria se simplesmente pendurasse a roupa no mesmo espaço. Se você tiver mais roupas dobradas que penduradas, valerá a pena.

Materiais

Geralmente você pode escolher entre organizadores de plástico ou de tecido. Recomendamos que você escolha os de plástico para objetos e peças mais pesadas ou de tamanho maior, pois são mais estáveis e suportam mais peso.

Os de tecido são ideais para peças delicadas, roupas de baixo e acessórios. Também são ótimos para colocar em gavetas ou em superfícies que não tão resistentes.

Organizadores transparentes

Os organizadores transparentes permitem que você veja sempre o que está lá dentro. São a melhor opção para acessar com rapidez o que está guardado, mas por outro lado deve estar sempre bem arrumado.

Se você prefere não ver o conteúdo do organizador, ou se você não pretender deixar o interior da caixa bem ordenado, é melhor optar por materiais opacos. Além disso, você terá mais opções em relação ao modelo para escolher.

Montagem

Existem organizadores fixos que temos que pendurar ou prender no armário. Mesmo nesse caso a montagem é bem simples. É importante verificar se a forma de fixação é compatível com seu armário. Outra opção são os organizadores móveis, como as caixas. Você poderá mudá-los de lugar sempre que quiser e os mesmos não afetam a estrutura do armário.

Resumo

Se você quer manter sua roupa em ordem precisa de pelo menos um organizador de guarda-roupas. Há muitas alternativas no mercado e, dependendo da sua necessidade, você poderá escolher entre um ou outro.

Lembre-se que há diferentes produtos, ideais para cada tipo de peça. Também é importante que seja adequado para o seu armário ou guarda-roupas. Você deve começar fazendo um inventário de toda sua roupa para ter essa informação clara em sua mente.

Isso ajudará a entender quanto espaço você precisa e que organizador de guarda-roupas será o ideal para você. Veja se prefere modelos fixos, móveis ou transparentes. O conselho final é colocar em prática todas as nossas dicas para fazer a melhor compra possível e organizar seu lar de forma harmônica.

Essas informações foram interessantes para você? Se sim, compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário!

(Fonte da imagem destacada: Wirichayan: 51435498 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Como mãe de família, gosto de descobrir novos produtos para o lar e, escrevendo sobre eles, permito que outras pessoas também os conheçam. Quero te ajudar a escolher o melhor produto possível. Vamos lá?