Até certo tempo atrás só era possível limpar o piso com um pano, o que resultava em um trabalho duro e lento, que era terrível para os joelhos. Por sorte, atualmente o mop facilita – e muito – a vida de quem executa essa tarefa doméstica.

O mop é um utensílio simples, e, dependendo do modelo, vai oferecer resultados diferentes na limpeza. Isso acontece porque nem todas as superfícies são iguais, e, por isso, os fabricantes quiseram abranger todos os tipos de piso. Confira o Guia de Compras que elaboramos abaixo, para que você encontre o mop perfeito para suas necessidades.

O mais importante

  • O mop serve para limpar todo tipo de piso, mas existem modelos que são mais adequados para determinadas superfícies que outros.
  • Os baldes são peças importantes no momento de utilizar o mop. Não somente porque armazenam a água e o sabão, mas também porque serão fundamentais para determinar como a água será escorrida.
  • No momento de comprar o seu mop, você deve levar em conta certos aspectos que tornam a sua utilização mais fácil.  Algumas coisas que simplificam o uso dele são um cabo com altura regulável e um balde com pedal para facilitar a torção do mop.

Ranking: Os melhores modelos de mop do mercado

Para que você possa comprar exatamente o item que deseja, vamos dar cinco opções abaixo. Preste atenção nos itens que selecionamos, não somente para descobrir quais são os melhores produtos do mercado, mas também para saber quais são as características que fazem a diferença nestes equipamentos.

1º – Balde Twister Mop Noviça Anis

Esse mop é fabricado com microfibra e oferece máxima absorção para que você obtenha uma limpeza profunda sem danificar a superfície.  Ele possui um sistema que conta com proteção antirrespingo, que previne manchas no piso.

Ele é indicado para a limpeza diária e seu formato redondo alcança mesmo os cantos mais difíceis da sua casa. Seu sistema de torção assegura o melhor aproveitamento possível da água.

2º – Mop Giratório Fit Flash Limp Verde

Esse mop giratório é uma solução muito prática para a sua casa, especialmente para locais com pouco espaço, pois ele possui um balde menor, que pode ser guardado em qualquer lugar.

Seu esfregão é fabricado com microfibra  e pode ser lavado na máquina de lavar.  Outro fator que faz a diferença neste utensílio é a altura variável do cabo, para que assim você tenha mais conforto quando estiver utilizando o mop.

3º – Mop Spray com Cabo e Tecido Noviça Anis

Esse mop foi fabricado para agilizar a limpeza de qualquer tipo de piso pelo fato de contar com um sistema de spray em que você poderá adicionar o produto químico de sua preferência.

Ele pode ser usado em pisos de madeira, frios e sintéticos. O esfregão é resistente, pode ser lavado na máquina e facilmente substituído.

4º – Balde Spin Mop 360 Inox com Pedal Sp301-g

Esse mop giratório é uma excelente opção para quem deseja limpar os ambientes com facilidade, pois o balde possui um pedal que rotaciona e centrifuga o esfregão.

O esfregão é fabricado em microfibra e ela é ideal para a limpeza de diversos tipos de piso e vidraças. O mop possui um cabo com alcance de 127 cm e o balde tem a capacidade de armazenar até 7,5 litros de água.

5º – Mop Pó Microfibra Super Clean Brinox

Esse mop pó é um produto leve e ergonômico e limpa os seus cômodos 2 vezes mais rápido do que uma vassoura comum. Ele é fabricado em microfibra, e é ideal para lustrar e encerar pisos.

O seu cabo extensor facilita o alcance dos cantos mais difíceis da sua casa, e ele tem um giro de 360°. A eficiência desse utensílio vai te deixar impressionado.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o mop

Neste artigo você encontrará todas as informações que precisa para escolher o melhor mop para a sua casa.  Assim, você poderá saber quais são as características mais importantes que deve buscar neste produto, e quais são as melhores opções disponíveis no mercado.

Imagem de mulher segurando mop e produtos de limpeza.

Não há nada que facilite mais a limpeza que um mop. (Fonte: Daniel: 48063450 / 123rf.com)

O que é um mop e como funciona?

Um mop é um utensílio que é utilizado para limpar o piso com água e sabão.  Ele é composto por um cabo que possui franjas em uma das extremidades. Elas são capazes de absorver a umidade para assim limpar a superfície. Para fazer o uso dele é necessário ter um balde, onde é armazenado o produto químico para a limpeza.

O mop é introduzido no balde e depois torcido. Basta então passar na superfície para limpar e voltar a fazer o mesmo procedimento. Alguns baldes são divididos em duas partes, uma para a água limpa e outra para a suja, e, dessa forma, são mais práticos.

foco

Os mops devem ser trocados de vez em quando. Caso contrário, deixarão de ser eficientes na limpeza. Caso essa troca não seja feita, eles podem inclusive começar a sujar o piso ao invés de limpar.

Quais tipos de mop é possível encontrar no mercado?

No mercado, você encontrará diferentes tipos de mop. Cada um deles é projetado para um tipo específico de piso. É importante saber isso, para tirar o máximo proveito do equipamento. Então, preste atenção para saber qual é o melhor modelo para o tipo de piso que você quer limpar.

  • Mop de microfibras: Este mop é fabricado com tiras de um material sintético. São bastante duradouros e possuem um bom nível de absorção. Eles se adaptam a todos os pisos, mesmo os que não suportam bem a umidade. Com eles a secagem das superfícies é mais rápida.
  • Mop de algodão: É mais pesado que o mop de microfibras por ser fabricado com fios. São perfeitos para a limpeza de pisos mais rígidos como é o caso do mármore ou cimento. É importante torcer bem o mop para usá-lo, senão eles podem deixar o piso marcado
  • Mop de esponja: Esse tipo de mop é utilizado em pisos mais delicados. Ele oferece ótimos resultados em superfícies de cerâmica, borracha e vidro.
  • Mop pó: Trata-se de um mop que pode limpar com pouca água. Serve para retirar o pó de todo tipo de piso.
  • Mop profissional: Esse mop é utilizado para limpar grandes superfícies. Ele funciona em conjunto com um balde industrial. São muito resistentes e capazes de realizar limpezas profundas.
Imagem e pessoa esfregando chão da sala com mop e produtos de limpeza na frente.

Nem todos os mops que você encontrar no mercado vão oferecer os mesmos resultados. (Fonte: Sebnem Ragiboglu: 66898310 / 123rf.com)

A cada quanto tempo tenho que trocar de mop?

O mop deve ser trocado depois de certo tempo de uso, dependendo de como ele seja utilizado. Primeiramente, isso tem a ver com a frequência de uso, afinal, não é a mesma coisa limpar várias vezes ao dia ou fazer isso somente de vez em quando. O tipo de sujeira também tem influência nisso, pois limpar gordura frequentemente acaba diminuindo o tempo de vida do esfregão.

Um mop de uso normal deve ser trocado uma vez por mês. Se é utilizado com mais frequência do que o normal, ele deverá ser substituído antes. Não esqueça que o esfregão do mop normalmente pode ser lavado. Basta utilizar água quente a 60 graus e sabão neutro. Isso pode ser feito na máquina de lavar. Lavar este item com frequência vai aumentar a vida útil dele.

foco

Sabia que limpar o piso com água quente e sumo de limão evita o uso de ingredientes químicos e da excelentes resultados?

Quais características você deve buscar em um mop?

Na seguinte tabela vamos mostrar algumas características que você deve buscar quando for comprar um mop. É importante que leve isso em conta para adquirir o produto certo. Então, preste atenção abaixo:

Características Explicação
Manuseio É importante que tenha um design que facilite o manuseio
Montagem Deve ser fácil de montar
Pisos Verifique para qual tipo de piso ele é recomendado
Expansível É mais cômodo se possui um cabo expansível
Material Verifique se o material do mop é de qualidade
Limpeza O mop deve ser fácil de limpar
Acessibilidade Deve contar com um esfregão que chegue à lugares inacessíveis.
Preço O mop deve ter um bom custo-benefício

Como utilizar o mop nos diferentes tipos de piso?

Embora já tenhamos visto algo sobre esse tema, é importante que você saiba que diferentes pisos precisam de mops distintos. Se isso não for feito da maneira correta, os pisos ficarão cheios de marcas e você não terá a limpeza que deseja. Por isso, nesta tabela vamos mostrar alguns aspectos nos quais você deve prestar atenção:

Tipo de piso Limpeza
Parquet Primeiro, retire o pó com um mop para pó ou aspirador, depois utilize um produto específico para Parquet e o mop bem escorrido
Cerâmica Retire o pó com a ajuda de um mop e água morna
Mármore Comece retirando o pó com um aspirador ou vassoura, depois passe o mop bem torcido
Vinílico Esse piso é fácil de limpar , basta eliminar o pó e passar o mop
Terrazzo Basta retirar o pó com um aspirador ou vassoura e depois passar o mop

Como limpar o piso com o mop?

A seguir explicaremos melhor como você pode limpar o chão com um mop. É importante que siga essas orientações para que a sua limpeza fique perfeita.

  1. Primeiro você deve retirar o , para isso utilize uma vassoura, um mop específico para pó ou um aspirador.
  2. Depois encha um balde com água e adicione o produto adequado, dependendo do tipo de piso. Outra opção é utilizar um produto natural como o vinagre.
  3. Escorra bem o mop e passe em todo o piso. Muito cuidado para não deixar marcas no chão.
  4. Deixe o piso secar ao natural. O ideal é que mantenha as janelas abertas para que isso ocorra de maneira mais rápida.
  5. No momento em que o piso estiver seco, passe o mop específico para pó. Assim, o piso ficará brilhante.
Imagem de mop e balde no chão.

No momento em que for comprar o seu mop, leve em conta certas características que tornam o seu manuseio mais fácil. (Fonte: Vvoennyy: 21125625 / 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens do mop?

Já falamos sobre diversos aspectos que você deve levar em conta no momento de comprar o seu mop. Agora, vamos deixar claro quais são as vantagens e desvantagens desse item. Preste atenção na tabela abaixo:

Vantagens
  • É um elemento imprescindível para a limpeza do seu lar
  • Há um tipo de mop para cada tipo de piso
  • Sua utilização é muito fácil
Desvantagens
  • Alguns modelos necessitam de certo esforço para serem escorridos
  • O tipo de mop errado poderá não oferecer bons resultados

Critérios de Compra

Por fim, se você deseja fazer a melhor compra possível, é necessário que preste atenção em certos aspectos do mop. Por isso, é importante que leve em conta o que vamos falar a seguir.

  • Tipo de mop
  • Balde
  • Materiais
  • Facilidade de uso
  • Preço

Tipo de mop

Atualmente existem muitos tipos de mop diferentes no mercado, e normalmente os com preço mais alto são os que tem as melhores características.

Alguns são circulares, e facilitam que você limpe todos os cantinhos da sua casa, outros são específicos para retirar o pó. Analise todas as alternativas para que você escolha o produto que melhor se adapte às suas necessidades.

Imagem de esfregão branco.

É importante trocar de mop depois de um tempo, dependendo da frequência de uso. (Fonte: myibean: 85399727 / 123rf.com)

Balde

Um mop costuma acompanhar sempre um balde. Portanto, preste atenção nele quando for comprar esse utensílio para a sua casa. Alguns tipos de mop precisam de um balde específico, dependendo da funcionalidade que possuam.

Alguns modelos de balde possuem um pedal para que você não tenha que se esforçar muito para escorrer o mop. Em outros casos, os baldes estão divididos em duas partes, para separar a água limpa com sabão da água suja.

Sophie HinchliffeMrs HinchHome – Famosa influencer.

“Limpar é uma terapia para mim, me ajuda a relaxar”.

Materiais

Outro aspecto que você deve levar em conta é o material de fabricação do esfregão. Existem opções como os de microfibra, que oferecem uma limpeza excelente e uma secagem mais rápida. Para facilitar, alguns deles podem ser colocados na máquina de lavar a  60º, e assim sua vida útil é mais longa.

Se você optar pelo esfregão de algodão, leve em conta que este material é mais adequado para pisos mais resistentes, enquanto os de esponja são perfeitos quando você quer dar um brilho extra ao chão.

Facilidade de uso

É fundamental que o mop seja fácil de usar. Por exemplo, um cabo extensível ajudará a evitar dores nas costas e problemas similares. Busque também por um utensílio que não seja muito pesado e que alcance facilmente os cantinhos da sua casa.

Preço

Os preços dos mops variam muito, pois enquanto os mais tradicionais são baratos, atualmente existe uma infinidade de modelos mais tecnológicos e, consequentemente, mais caros. Antes de investir em um modelo mais caro, verifique se vale a pena e se é adequado ao que você deseja.

Resumo

Um mop é um utensílio fundamental para manter a sua casa limpa, e tem várias aplicações, seja para tirar o pó ou para fazer uma limpeza mais profunda.

É muito importante que antes de adquirir o produto que você deseja, verifique se ele é adequado para o tipo de piso que você tem em casa e para as suas necessidades.

O balde também é um aspecto importante a ser observado. Aposte em um modelo que facilite ao máximo a limpeza, como os que possuem pedal, por exemplo. Leve em conta, no entanto, que muitas vezes esses tipos de mop são mais caros.

Esperamos que este Guia de Compras tenha sido útil para que você escolha o melhor mop. Se você gostou, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: MariaKraynov: 43026456/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 4,02 de 5
Loading...