Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

23Produtos analisados

25Horas investidas

5Estudos avaliados

154Comentários coletados

O micro-ondas é um eletrodoméstico fundamental na maioria dos lares. É verdade que muitos o utilizam apenas para aquecer e descongelar, não para cozinhar. Ainda assim, ele se tornou imprescindível há algumas décadas. No mercado, é possível encontrar diferentes modelos com diversas funções.

Você pode adquirir um micro-ondas por pouco dinheiro, mas na maioria dos casos as suas funcionalidades serão muito básicas. No entanto, pode ser que estas sejam justamente as que você está buscando. Para esclarecer esta e outras dúvidas, criamos este Guia de Compras.

O mais importante

  • Os micro-ondas são fundamentais nas cozinhas modernas. Permitem descongelar, aquecer e cozinhar diferentes tipos de alimentos.
  • Seu uso costuma ser fácil e intuitivo, embora os modelos com funcionalidades mais avançadas possam ser um pouco mais complexos. Mas este não é um problema, já que os mesmos costumam vir com um manual de instruções bem completo.
  • Na hora de escolher o micro-ondas que você vai comprar, é preciso levar em conta a forma como você pretende utilizá-lo. Se o seu objetivo é que ele sirva apenas para aquecer e descongelar, o melhor é apostar em um modelo simples. Caso contrário, você vai acabar pagando por funções das quais não vai precisar.

Os melhores modelos de micro-ondas: Nossas sugestões

A seguir, listamos ótimos modelos de micro-ondas que você pode encontrar no mercado. Falaremos sobre as suas principais características, mas cabe a você avaliar qual deles atende melhor às suas necessidades pessoais. Conhecer estas informações vai ajudá-lo a fazer a melhor compra.

O micro-ondas com o melhor custo-benefício

Este micro-ondas da Electrolux é um dos mais vendidos do mercado e oferece uma excelente relação custo-benefício. Seus 20 litros oferecem uma maior capacidade, comodidade e praticidade. Além do menu descongelar, também conta com um Menu Dia a Dia, Menu Sobremesa e Menu Kids, ideal para preparar diferentes pratos para a criançada.

O melhor micro-ondas com grill

Embora tenha um preço mais elevado, o micro-ondas Neochef da LG tem diversos diferenciais. A tecnologia Smart Inverter oferece um cozimento mais rápido e uniforme graças ao seu controle preciso de temperatura e maior potência. O revestimento EasyClean antibacteriano elimina 99,9% das bactérias e é 2 vezes mais fácil de limpar do que os modelos convencionais. Também conta com diferentes menus, receitas e funções, como 'manter aquecido' e 'fermentar' (iogurte).

O micro-ondas mais bem avaliado

Este micro-ondas de 30 litros da Philco costuma ser muito bem avaliado pelos seus compradores. Oferece duas opções para descongelar alimentos: por tempo e por peso, e traz vários níveis de potência para escolher de acordo com o tipo de alimento. Permite programar diferentes receitas, incluindo as preferidas das crianças por meio da Tecla Kids. Seu design espelhado elegante traz beleza e modernidade para a cozinha.

O melhor micro-ondas básico

Este micro-ondas Consul é uma ótima opção para facilitar o seu dia a dia na cozinha. Este modelo tem 20 litros de capacidade e 10 níveis de potência diferentes. Ele vem com seis receitas pré-programadas que permitem preparar diversos pratos com apenas um toque, e conta com função descongelar em função do peso do alimento.

Guia de Compras: Tudo que você precisa saber sobre o micro-ondas

Nesta seção, vamos analisar as diferentes características dos micro-ondas. Esta análise vai ajudá-lo a decidir qual é a melhor opção para você.

Ressaltamos um ponto cuja importância será muito destacada ao longo deste artigo: você deve avaliar a forma como pretende usá-lo. Não pague por funções que você não vai utilizar, nem fique pensando no quanto queria ter uma função que não tem.

Homem colocando prato no micro-ondas.

Alguns micro-ondas são ideais para dourar, gratinar e aquecer alimentos. (Fonte: Maxriesgo: 25795889 / 123rf.com)

O que é um micro-ondas e como funciona?

O micro-ondas é um eletrodoméstico utilizado para descongelar, aquecer e cozinhar diferentes alimentos. Ele faz isso produzindo ondas eletromagnéticas. No seu interior, há um gerador conhecido como magnétron, que é capaz de converter a energia em ondas.

As ondas eletromagnéticas são levadas, por meio do guia de ondas, até o compartimento onde os alimentos são colocados. Em seu interior, eles ricocheteiam contra as paredes. Como a comida fica sobre um prato giratório, as ondas alcançam todas as suas partes. Desta forma, é possível conseguir um resultado homogêneo.

Ligando micro-ondas.

Há diferentes tipos de micro-ondas, desde modelos com funções mais avançadas a outros com opções mais básicas. (Fonte: 21573222 / 123rf.com)

Quais tipos de micro-ondas existem?

  • Micro-ondas básico: Este é o modelo mais simples de todos. Não contam com opção de grill e geralmente têm um preço moderado. Costumam ter funções básicas como aquecer e descongelar alimentos. Além disso, são capazes de cozinhar alimentos que requerem uma baixa cocção.
  • Micro-ondas com grill: Estes modelos são muito populares entre os usuários. Contam com uma função extra de "grill", o que os torna ideais para gratinar, assar e dourar alimentos. Seu preço costuma ser mais elevado do que o dos micro-ondas básicos, mas continua sendo acessível.
  • Micro-ondas combinado ou forno multifuncional com micro-ondas: É o modelo mais avançado dos micro-ondas. Sua combinação versátil de "forno tradicional" e "micro-ondas" em um só aparelho os torna ideais para as pessoas que buscam mais funcionalidades. Entre suas funções mais inovadoras estão as opções de "descongelar", "aquecer" e "cozinhar com ar quente".
Dr. GarcíaEspecialista em nutrição

"O fato de que os tempos de cozimento dos vegetais no micro-ondas sejam mais curtos e de que não seja necessário colocá-los em água quente faz com que conservem melhor as vitaminas e os minerais em comparação com outros métodos de cocção."

Escolher um micro-ondas sem grill é uma boa ideia?

Os micro-ondas que não contam com grill são ótimos para descongelar os alimentos. Eles costumam oferecer bons resultados na hora de aquecer. No entanto, se você pretende cozinhar, este não é o melhor modelo. Você pode fazer preparações simples, mas nada além disso. Uma receita mais elaborada precisa de outros tipos de funcionalidades.

Se você não precisa de mais nada, se quer apenas aquecer e descongelar, esta é a melhor opção. Dizemos isso porque seu preço é significativamente inferior ao de outros modelos com mais funcionalidades. No entanto, há um risco de que, no futuro, você sinta falta destas características extras.

Mulher abrindo micro-ondas.

Os micro-ondas são a opção ideal para as pessoas que buscam otimizar seu tempo. (Fonte: Sergemi: 34062668 / 123rf.com)

O que o micro-ondas com grill oferece?

Com um micro-ondas com grill, você não vai se limitar a descongelar e aquecer pratos. Ele permite cozinhar diferentes alimentos. Além disso, ele costuma ter mais funções em comparação com os modelos mais básicos. Este tipo de eletrodoméstico conta com funcionalidades cada vez mais avançadas e permite preparar receitas mais elaboradas.

Este é um aparelho que lhe permitirá optar por uma culinária mais rápida e simples. Dependendo do modelo escolhido, você poderá preparar receitas mais ou menos complicadas.

Como era de se esperar, o preço deste tipo de micro-ondas é mais alto do que o das versões que não contam com grill. Ainda assim, pode ser uma boa escolha se você pretende tirar o máximo proveito destas características diferenciadas.

Vale a pena investir em um forno multifuncional com micro-ondas?

O modelo mais avançado de todos é o forno multifuncional com micro-ondas. Eles contam com muitas funções e, em muitos casos, podem até substituir os fornos tradicionais, embora não completamente.

Você pode fazer as mesmas tarefas que faria em um micro-ondas comum, além de outras adicionais. Ou seja, você pode aquecer e descongelar, mas também cozinhar com ar quente.

Há diferentes razões pelas quais os especialistas nem sempre recomendam apostar nesta opção. Ela tem um preço elevado, seus usuários nem sempre tiram proveito de todas as suas funcionalidades, e ela não substitui completamente o forno convencional.

Em relação a este último ponto, é necessário esclarecer que, embora cumpra algumas funções deste eletrodoméstico, não consegue atingir os mesmo resultados por causa do seu tamanho e potência.

Preparando prato no micro-ondas.

Os micro-ondas permitem economizar tempo. (Fonte: Popov: 83755397 / 123rf.com)

Qual micro-ondas é o ideal para você?

Nesta tabela, você vai descobrir qual é o micro-ondas ideal para você dependendo de como pretende utilizá-lo. Trata-se de uma espécie de resumo de tudo que você viu até agora. Ela irá ajudá-lo a tomar a sua decisão, levando em conta o que pretende conseguir com este eletrodoméstico. Fique atento aos seguintes aspectos:

Funções Tipo de micro-ondas
Aquecer Micro-ondas básico
Descongelar Micro-ondas básico
Cozinhar Micro-ondas com grill / Forno multifuncional com micro-ondas
Dourar Micro-ondas com grill / Forno multifuncional com micro-ondas
Gratinar Micro-ondas com grill / Forno multifuncional com micro-ondas
Assar Forno multifuncional com micro-ondas

Os micro-ondas são seguros?

Uma das perguntas que muitos usuários fazem a si mesmos é se o micro-ondas é um eletrodoméstico totalmente seguro. Os produtos que são vendidos no mercado passaram por todos os controles de qualidade e oferecem um uso sem riscos.

Na tabela a seguir, esclarecemos alguns aspectos sobre este assunto que pode ser polêmico em algumas situações:

Crença Explicação
As ondas saem para o exterior do eletrodoméstico Os micro-ondas contam com um sistema de segurança para evitar que isso aconteça
A radiação muda a composição dos alimentos Crença totalmente falsa
Nem todos os recipientes de plástico podem ser colocados no micro-ondas É verdade que há alguns que não podem ser utilizados. Fique atento
A comida pula ao ferver Nem sempre acontece, mas pode acontecer. Cuidado com as queimaduras

Quais funções os micro-ondas oferecem?

Há uma série de funções que alguns modelos de micro-ondas oferecem. Mais uma vez, ressaltamos a importância de levar em conta o uso que você pretende dar a este eletrodoméstico. Preste atenção nos seguintes pontos:

  • Sensores de cocção. Os sensores de cocção são perfeitos para deixar os pratos no ponto perfeito.
  • Dispositivos de segurança. É verdade que praticamente todos os micro-ondas presentes no mercado cumprem com todas as normas de segurança. No entanto, é importante comprovar que o modelo escolhido tenha alguns extras, como trava de segurança, sistema de fechamento duplo e bloqueio para crianças.
  • Painel de comando. Nestes painéis, você vai encontrar todas as opções de uso oferecidas pelo micro-ondas. Dependendo do tipo, elas vão ser mais simples ou complicadas. O melhor é combinar um bom número de funções com um uso simples.
  • Economia de energia. É interessante que eles contem com um regulador de potência para economizar energia sempre que possível.
  • Memória. Alguns micro-ondas têm funções de memória. Desta forma, eles podem se lembrar do tempo e da potência necessária para preparar algumas receitas, ou para aquecer uma caneca de leite para tomar um café.
  • Cozimento por peso. Alguns modelos contam com uma opção de cozimento por peso, permitindo atingir o ponto exato do alimento. Em alguns casos, também há a funcionalidade de descongelamento por peso.
  • Início rápido. Tanto o modo de início rápido quanto a opção de acrescentar 30 segundos a mais ao tempo de cocção são muito práticos.

Quais são as vantagens e desvantagens dos micro-ondas?

Estas são as principais vantagens e desvantagens dos micro-ondas:

Vantagens
  • Economia de tempo
  • Práticos
  • Fáceis de utilizar
  • Há opções bem acessíveis
Desvantagens
  • Há pessoas que não gostam desta forma de cozinhar

Critérios de Compra

Ao escolher um modelo de micro-ondas, é importante levar em conta uma série de aspectos importantes. São eles que vão lhe permitir decidir entre uma opção ou outra.

  • Capacidade
  • Potência
  • Design
  • Programas
  • Limpeza
  • Segurança

Capacidade

A capacidade de um micro-ondas sempre é medida em litros. Os menores costumam ter cerca de 17 litros, enquanto os de maior capacidade podem chegar aos 40 litros.

Ao adquirir o seu micro-ondas, é preciso levar isso em conta e avaliar o uso que você pretende dar ao eletrodoméstico. Dependendo dele, você vai precisar de uma capacidade maior ou menor.

Se você pretende se limitar a aquecer e descongelar alimentos, não é necessário ter uma capacidade superior a 17 litros. Se você pretende cozinhar pratos mais elaborados ou maiores, uma opção com mais litros será mais interessante. Não se esqueça de avaliar a altura para verificar se é possível introduzir objetos altos no eletrodoméstico.

Cozinha com forno e micro-ondas.

Um micro-ondas é o complemento ideal para a sua cozinha. (Fonte: Elenathewise: 39234804 / 123rf.com)

Potência

A maioria dos micro-ondas tem uma potência que varia entre 700 W e 1000 W. Este alcance é suficiente para a maioria dos usos. Leve em conta que, se você escolher uma potência maior, terá um gasto mais elevado. É importante avaliar se esta decisão vai compensar. Este só será o caso se você pretende usá-lo para cozinhar.

Design

O design é outra questão que você deve avaliar. É bom que o micro-ondas combine com o restante da decoração da sua cozinha, especialmente com os eletrodomésticos. Ou seja, se todos são de aço inox, não seria uma boa ideia optar por um micro-ondas branco. Inclusive, há pessoas que costumam ir além e comprar todos os aparelhos de uma mesma marca.

No que diz respeito ao design, você também deve considerar se pretende embutir o micro-ondas. Neste caso, o eletrodoméstico precisa estar preparado para esta finalidade. Além disso, ele precisará ser montado no local em que vai ser instalado.

Caso você pretenda colocá-lo sobre uma bancada, tudo fica mais simples, já que não será necessário fazer nenhum tipo de instalação.

Programas

Muitos micro-ondas permitem usar programas pré-definidos para realizar suas diferentes funções. Isso é muito interessante, já que funciona como um guia quando você não sabe quanto tempo ou qual temperatura um prato exige. Em alguns casos, é possível personalizar estes programas para ajustá-los às suas necessidades.

Limpeza

É importante prestar muita atenção no design no micro-ondas para verificar como será a sua limpeza. Observe se ele conta com ranhuras nas quais a sujeira pode se acumular, ou se alguma das partes é difícil de alcançar. Atente-se também para o tipo de produto que você vai poder usar para limpar o aparelho.

Segurança

Atualmente, a maioria dos micro-ondas cumpre com todas as normas que dizem respeito à segurança. Ainda assim, é importante comprovar se o modelo escolhido conta com bloqueio para crianças ou sistema de fechamento duplo. Nunca ignore este aspecto fundamental na hora de fazer a sua compra. Você vai evitar problemas no futuro.

Resumo

O micro-ondas é um eletrodoméstico cada vez mais imprescindível na cozinha. Ele realiza funções básicas, como aquecer leite ou descongelar pão, e, em alguns casos, também é capaz de preparar receitas elaboradas.

Suas funções dependem do modelo escolhido. As versões mais completas têm um preço mais elevado, como era de se esperar.

Ao adquirir um micro-ondas, é necessário levar certos aspectos em consideração. As funcionalidades que você desejar usar, o design, a potência e a presença de programas interessantes são alguns deles. Você não pode se esquecer da segurança e da facilidade para limpá-lo.

Se você ainda não tem este eletrodoméstico na sua cozinha, chegou o momento de investir em um. Você gostou do nosso guia e acredita que ele pode ser útil para quem está pensando em comprar um micro-ondas? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Rostislavsedlacek: 26717864 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Nayara de Azevedo Chef de Cozinha
A cozinha é, de longe, o local preferido de Nayara em sua casa. Em sua casa e em qualquer outro lugar, na verdade. Louca por combinar novos sabores e criar novas receitas, a chef também se dedica a pesquisar e compartilhar informações sobre os acessórios que tornam a vida dos cozinheiros mais prática. Apaixonada por presentear, também usa suas horas vagas para dar dicas de presentes, não necessariamente relacionados à cozinha.