Contar com uma cozinha ou uma sala de jantar espaçosa é o sonho de muitas pessoas, sobretudo de quem tem família grande. Se este é o seu caso, você sabe que a amplitude de espaço nessa área da casa vai permitir que vocês possam se sentar sempre juntos à mesa, na hora das refeições. Algumas pessoas julgam mais cômodo fazer as refeições do dia a dia na cozinha, mas para ter esse conforto é imprescindível contar com espaço para acomodar toda a família e, além disso, uma boa mesa de jantar, no modelo apropriado para sua casa.

Dependendo de quanto espaço você tenha disponível, a sua mesa de jantar poderá ser maior ou menor e acomodar mais ou menos pessoas. O mais importante é, além de optar por um formato funcional, não deixar de lado a estética e o design. Há, ainda, uma série de aspectos que devem ser levados em conta para escolher o melhor modelo para a sua casa. Para que você consiga fazer isso com mais facilidade, preparamos esse guia completo de compra.

O mais importante

  • Na hora de comprar sua mesa de jantar, você vai perceber que no mercado existem múltiplas opções. Você vai precisar analisar qual uso quer dar à sua mesa para, então, encontrar o modelo que atenda às suas necessidades.
  • Você deve levar em conta não apenas o design da mesa de jantar, mas também a sua funcionalidade. Por ser uma mesa de refeições, dê preferência a um modelo que, acima de tudo, seja muito prático no dia a dia.
  • Para fazer uma boa compra, analise muito bem que uso você vai dar a essa mesa de jantar e qual é o espaço que está disponível para colocá-la. Tente encontrar, também, um modelo que permita uma montagem simples e que assim também seja a limpeza desse móvel. E não abra mão de um modelo que agrade o seu gosto particular e as necessidades da sua casa.

Ranking: As melhores opções de mesa de jantar do mercado

Uma das melhores formas de descobrir os principais detalhes sobre as mesas de jantar disponíveis no mercado é conhecendo quais são os modelos mais bem avaliados. Para saber quais são eles, levamos em conta as opiniões de pessoas que compraram cada uma das opções. Este, sem dúvida, é um critério que auxilia muito na definição da compra. Por isso, sugerimos que preste atenção à lista que segue abaixo. Esperamos que seja de grande ajuda para sua decisão.

1º – Conjunto Sala Mesa de Jantar com Tampo de Vidro e 4 Cadeiras

Se você precisa de espaço, qualidade e beleza em um mesmo produto, é bom conhecer o Conjunto de Mesa de Jantar Ísis da Madesa. O moderno tampo de vidro proporciona um brilho refinado a esta mesa que, além de ser fácil de montar, agrega valor e sofisticação ao conjunto e traz leveza ao ambiente.

Confortável e com espaço para quatro pessoas, a mesa, com base em pedestal vai fazer diferença na sua casa. O tamanho compacto — ela mede 90 cm por 90 cm, permite que o conjunto seja usado tanto na sala quanto na cozinha. O produto já vem com quatro cadeiras em MDP e MDF, e chega à sua casa com todas as ferragens necessárias para a montagem.

2º – Mesa de Jantar Extensível Cromada com 4 Cadeiras Carraro

A Mesa de Jantar extensível da Carraro foi criada para atender às necessidades de clientes que buscam soluções para espaços pequenos, mas sem deixar de lado o conforto e a praticidade, principalmente na hora de receber. O produto oferece a possibilidade de aumentar ou diminuir seu tamanho por meio de seu tampo extensível.

Essa mesa mede 1,10m quando fechada, garantindo espaço para quatro lugares. Aberta, atinge a extensão de 1,60m e acomoda com tranquilidade seis pessoas. As linhas retas e o design clean dessa mesa atendem aos consumidores mais exigentes e conferem uma atmosfera de bom gosto à sua sala de jantar. Seus pés em tubo quadrado proporcionam maior resistência e modernidade ao produto.

3º – Mesa de Jantar Redonda Eiffel Wood 90 cm

Encanto, sofisticação e um design que resiste ao tempo e à moda. Isso é o que você terá em sua casa com a Mesa de Jantar Eiffel Wood. Confeccionada em material leve e sintético, permite limpeza fácil apenas com o uso de um pano umedecido em água.

Com 90 centímetros de diâmetro, ela é capaz de se adaptar a qualquer estilo e tamanho de ambiente — ideal para apartamentos pequenos ou até mesmo para ser colocada na cozinha, além de ser uma ótima opção para quem deseja reunir amigos, familiares e convidados para momentos intimistas.

4º – Conjunto Mesa de Jantar com 6 Cadeiras Atlanta Premium

Para quem prioriza o estilo clássico, mas não abre mão de elementos contemporâneos para modernizar a sala de jantar, esse conjunto com mesa de jantar e seis cadeiras é a aposta certa. Em formato retangular e medindo 1,80m, o destaque desta mesa são os pés, desenvolvidos com uma angulação exclusiva, que confere um visual marcante à peça.

Todas as partes de madeira, tanto da mesa quanto das cadeiras, tem proteção de pintura UV, o que garante muito mais durabilidade ao conjunto, que fica completo com as 6 cadeiras estofadas, revestidas em suede. O acabamento elegante vai deixar a sua sala de jantar com muito mais requinte.

5º – Conjunto de Mesa de Jantar Retangular Anita com 4 Cadeiras

Se você procura um conjunto que traga modernidade para sua casa, esse é modelo ideal. Este conjunto de mesa de jantar com quatro cadeiras apresenta um design inusitado, com laterais vazadas e tampo de vidro, já as cadeiras têm um visual clássico e sem erro para fazer as melhores combinações.

A leveza do design, com destaque para as laterais, ampliam a sensação de espaço, o que torna esse conjunto uma peça que valoriza o ambiente, principalmente em cômodos pequenos, como as salas de jantar dos apartamentos modernos. Combinado com uma decoração contemporânea, esse conjunto vai chamar a atenção dos seus convidados.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a mesa de jantar

Uma vez feito um resumo com as melhores opções de mesa de jantar disponíveis no mercado, acreditamos que você já tenha claro o que espera de um móvel como este em sua casa. Porém, ainda existem diversos outros aspectos importantes que precisam ser levados em conta para efetuar a melhor compra possível. Por isso, é essencial que você siga conosco e fique atenta ao restante deste guia. Você certamente descobrirá características muito interessantes.

Cortando legumes em mesa.

Uma mesa de jantar é um móvel especialmente desenhado para servir refeições em casa.(Fonte: 36clicks: 21925082 / 123rf.com)

O que é uma mesa de jantar?

Uma mesa de jantar é um móvel especialmente para servir refeições, seja na cozinha ou na sua sala de jantar, já que há uma infinidade de modelos que permitem essa versatilidade e podem ser bem coordenadas em qualquer um dos dois espaços.

Muitas mesas de jantar são desenvolvidas de tal forma que podem ser expandidas e acomodar mais pessoas em momentos específicos. Além disso, as mesas podem ser adquiridas sozinhas ou já formando conjunto com as cadeiras.

Quais tipos de mesa de jantar podem ser encontrados no mercado?

Um dos primeiros aspectos que é preciso ter claro desde já é qual o tipo de mesa de jantar você pretende adquirir. No mercado, você vai encontrar uma infinidade de modelos e, se não tiver ideia sobre o que procura em uma mesa, isto pode confundir e dificultar sua decisão. Por isso, optamos por preparar a seguinte tabela com todas as informações que poderão ser úteis para que você escolha a mesa que melhor se adapte às suas necessidades.

Tipo de mesas Características
Mesa de jantar de canto As mesas de jantar de canto são utilizadas em espaços de tamanho médio. Com elas, o canto do cômodo é aproveitado, encostando um banco nas paredes e cadeiras adiante da mesa. É uma boa maneira de otimizar o espaço disponível
Mesa de jantar redonda As mesas de jantar redondas não costumam ser muito grandes e têm a vantagem de criarem um ambiente muito acolhedor, pois permite que todas as pessoas possam se olhar durante a refeição. No entanto, se você tem pouco espaço e precisa otimizá-lo esse modelo de mesa pode não ser o ideal
Mesa de jantar quadrada São uma boa opção pois promovem o máximo aproveitamento do espaço que você tem disponível no cômodo. Mesmo em uma configuração que acomoda a mesma quantidade de pessoas de uma mesa redonda, ocupa uma área menor. É, portanto uma excelente alternativa
Mesa de jantar retangular Ela é uma das melhores formas de se aproveitar o espaço, mas, devido ao tamanho deste tipo de mesa, é necessário que o cômodo onde vai ser colocada seja grande. Se é o seu caso, esta pode ser a melhor escolha, inclusive podendo ser utilizada não apenas nas refeições do dia a dia, mas também para receber mais pessoas
Mesa de jantar extensível As mesas de jantar extensíveis conquistam por sua maneira inteligente de aproveitar o espaço. Quando fechadas, ocupam pouco espaço e, quando são abertas, podem acomodar com folga um número maior de pessoas à mesa. Para que seja de fato funcional, é preciso certificar-se de que há espaço suficiente para abrir a mesa
Mesa de jantar triangular Não é muito comum encontrar esse modelo, mas é um formato de mesa muito prático. Um dos lados do triângulo fica encostado na parede e, em cada um dos outros dois lados, podem se sentar uma pessoa. São perfeitas para aproveitar espaços reduzidos
Mesa de jantar estendida Este tipo de mesa é instalada na cozinha, aproveita a bancada, especialmente se há ilha, e se prolonga a partir dela. É muito prática e, se a estrutura da sua cozinha permite, pode ser uma boa opção para otimizar o espaço
Mesa de bancada Essas mesas de jantar são mais altas que as convencionais e conferem um ar mais moderno a decoração da casa. Talvez o inconveniente desse modelo é que costuma ser para uma ou duas pessoas apenas e, normalmente, são utilizadas para o café da manhã ou refeições rápidas. São uma excelente ideia para casas com pouco espaço
Mesa de jantar articulada Estas mesas contam com uma espécie de base pregada na parede e um tampo retrátil. Quando fechadas, elas quase não ocupam espaço. Para compor uma mesa maior, podem ser colocadas mais que uma mesa lado a lado

É melhor comprar uma mesa de jantar com ou sem cadeiras?

Uma dúvida comum na hora da compra, e que você pode estar se fazendo, é se será melhor comprar uma mesa de jantar com ou sem cadeiras. O mais comum é pensarmos que o mais lógico seja comprar o conjunto de mesa e cadeiras. No entanto, se você não dispuser de muito espaço e, por conta disso estiver pensando em usar cadeiras dobráveis ou banquetas empilháveis, o melhor será adquirir apenas a mesa.

Outra opção é que, em alguns casos, pode ser mais econômico comprar a mesa separada das cadeiras, principalmente se você desejar com uma decoração mais eclética. Neste caso, comprar cadeiras avulsas, de modelos distintos, pode ser o melhor negócio. Assim, você conseguirá compor a decoração perfeita em sua cozinha ou sala de jantar.

foco

Você sabia que fazer as refeições em família com frequência pode ter um efeito positivo na qualidade da nutrição de todos os membros da casa? Isso ocorre porque assim há a possibilidade de controlar melhor as porções de alimentos.

De que materiais podem ser feitas as mesas de jantar?

Além de tudo o que já comentamos até agora, outro aspecto fundamental a se observar é o material de que a mesa é produzida. É importante avaliar bem esse aspecto para que você não se arrependa depois. Sabemos que diferentes circunstâncias terão influência sobre a sua decisão, mas se conhecer o melhor possível cada uma das opções, o processo de escolha será mais simples. Para ajudar, preparamos essa lista com os materiais mais comuns. Confira:

  • Madeira. Provavelmente, esse é o material mais convencional para a produção de mesas de jantar. Por sua resistência, a madeira é o material mais utilizado na produção de mesas há muitos séculos. Mas não se engane, apesar de ser usada em mesas clássicas, é possível encontrar modelos com design moderno e muito estilo.
  • Vidro. O vidro é outro material muito comum para mesa de jantar, usado sempre no tampo, geralmente apoiado em estrutura de madeira ou metal. Apesar de sujar bastante, a limpeza deste tipo de mesa é muito simples e prática. É importante levar em consideração a fragilidade do material.
  • Plástico. Uma opção moderna e versátil, o plástico oferece praticidade na limpeza e se apresenta como uma alternativa relativamente mais econômica. É muito frequente encontrar esse tipo de mesa na cozinha e, principalmente, em casas com decoração moderna, confortável e clean.

A mesa de jantar extensível é uma boa opção?

Quando falamos sobre os tipos de mesa de jantar, mostramos que uma das opções com que você pode contar é a mesa extensível. Você pode estar se perguntando se essa é uma opção apropriada para a sua casa.

O certo é que esta é uma das melhores formas de otimizar espaço, mas é importante levar em conta algumas questões antes da compra como, por exemplo, se a sua sala de jantar ou cozinha vai acomodar a mesa quando estiver aberta, com todas as pessoas confortavelmente sentadas. Também vale a pena avaliar se o modelo apresenta comodidade na forma de expandir a mesa.

O que você não pode deixar de considerar, ao optar por uma mesa de jantar extensível, é se a família realmente vai tirar proveito dessa funcionalidade. É bem verdade que nunca é demais poder contar com um espaço extra na mesa, mesmo que seja para usar eventualmente. Mas se você vai pagar mais caro e nunca vai abrir a mesa de jantar, talvez essa não seja a melhor escolha para sua casa. É bom ter isso em mente antes de comprar.

Mesa com ingredientes sobre ela.

Se for comprar uma mesa de jantar extensível, você deve comprovar se ela realmente vai ser útil na sua casa.(Fonte: Jakub Gojda: 75482233 / 123rf.com)

Quais as vantagens e desvantagens de uma mesa de jantar?

Com tudo o que já mostramos sobre mesa de jantar até agora, estamos certos de que você já tem certeza sobre como deve ser o móvel ideal para sua casa. No entanto, acreditamos que haja ainda alguns aspectos que precisam ser considerados para que você realize a melhor compra possível. Mas, antes de falar sobre eles, queremos mostrar as principais vantagens e as desvantagens de adquirir uma mesa de jantar. Fique atenta.

Vantagens
  • Permitem fazer as refeições em família
  • Evitas sujar outros móveis no resto da casa
  • Há modelos muito baratos
  • Maioria acompanha cadeiras
Desvantagens
  • Algumas podem ocupar muito espaço
  • As extensíveis nem sempre são práticas

Critérios de Compra

Agora que estamos chegando ao fim deste guia, podemos afirmar que, se há espaço disponível em sua casa, contar com uma mesa de jantar é uma grande ideia. Você já está quase pronta para realizar a melhor compra, falta apenas mostrarmos alguns aspectos que devem ser observados. Não deixe nenhum deles passar em branco, essa é a garantia de uma compra bem sucedida.

  • Uso
  • Espaço
  • Montagem
  • Limpeza
  • Design

Uso

O primeiro aspecto que você deve avaliar para realizar a compra é qual uso pretende dar à sua mesa de jantar. Se você procura por um modelo para fazer as refeições em família todos os dias, terá que contar com um tamanho maior. Neste caso, a mesa extensível pode figurar como uma boa opção, desde que o espaço seja suficiente para uma abertura confortável.

Se a mesa for utilizada apenas para o café da manhã ou para uma refeição rápida ou individual, um modelo será suficiente para suprir suas necessidades. Para esse uso, uma boa opção pode ser a mesa triangular ou mesmo as mesas articuláveis, que, além de ajudarem a economizar espaço na cozinha, ainda são maiores que as triangulares, quando montadas. Lembre-se que, se o espaço permitir, você pode instalar mais de uma mesa lado a lado.

Mesa em cozinha.

Tão importante quanto o uso que você dará à mesa de jantar é o espaço com que você terá para colocá-la. (Fonte: Monika Mlynek: 34048157 / 123rf.com)

Espaço

Tão importante quanto o uso que você pretende dar à sua mesa de jantar é o espaço que você tem disponível para colocá-la. Você pode ter o desejo de usar a mesa para fazer as refeições em família todos os dias, mas, se não houver espaço hábil para isso, a solução será adaptar a rotina a uma mesa menor.

É muito importante medir o ambiente para comprar o tamanho adequado ao espaço, principalmente se sua opção for por uma mesa extensível.

Montagem

Na maioria dos casos principalmente nas compras online, a mesa de jantar vai chegar à sua casa desmontada. Por isso, é importante analisar se isso poderá ser um problema ou se você ou alguém da sua família tem facilidade com esse tipo de tarefa.

De qualquer forma, certifique-se que o produto venha acompanhado de todas as instruções de montagem e se o manual está em seu idioma. Busque, na medida do possível, produtos que já incluam as ferramentas e acessórios necessários à montagem. Além disso, procure ter em mãos materiais extras que possam ser necessários durante esse trabalho.

HipócratesMédico da Grécia Antiga

“Que o alimento seja o seu remédio e o remédio seja o seu alimento.”

Limpeza

A limpeza da cozinha é vital para a qualidade de vida e a saúde da família, mesmo não sendo fácil de conservá-la. Por isso, é importante considerar o material da sua mesa de jantar para ajudar a simplificar a limpeza geral deste cômodo.

Se a mesa for de madeira, por exemplo, é preciso ter mais atenção ao uso para evitar algumas manchas, como as de vinho, que são extremamente difíceis de remover. Se cair algo que possa manchar a madeira, tente limpar o mais rapidamente possível.

Se você tem crianças em casa, procure por um material que limpe com facilidade, como o plástico ou o vidro. A mesma orientação serve se a mesa vai ser utilizada várias vezes ao dia. Um detalhe importante: na hora da limpeza, siga corretamente as instruções do fabricante, aplicando apenas os produtos recomendados.

Novamente, reforçamos a sugestão de que, quando sujar a mesa, ela seja limpa tão cedo quanto possível. Isso vai tornar muito mais simples a manutenção da limpeza.

View this post on Instagram

Encantada com essa mesa de parede 😍 O que acharam da ideia para economizar espaço na cozinha? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 📐 Projeto Arh. Radu Susanu [Alguém sabe o IG]⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀ 💥 Você ama PROMOÇÃO, né? A gente também! Por isso, compartilhamos os melhores descontos da Internet no @meunovoapestore e na Lista VIP do WhatsApp (link no perfil). PARTICIPE! São mais de 700 mil membros economizando diariamente com a gente! 😍 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ❓ Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários‼️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧡 Confira mais décor no > @meunovoapestudio ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🤳Gostou do post? Curta, comente, salve a foto e não esqueça de marcar os amigos(a). 👉 Ah, você também pode conferir mais em > #antesedepoismeunovoapê ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A post shared by Achadinhos & Decoração (@meunovoape) on

Design

O fato de ter como prioridade a praticidade e versatilidade nos móveis do dia a dia não significa que você precise abrir mão da beleza em sua cozinha ou sala de jantar. No mercado, é possível encontrar tantos modelos que certamente você achará uma opção que seja decorativa e ao mesmo tempo se encaixe em seu estilo, gosto e com o restante da decoração do ambiente. Assim, você vai conseguir criar uma composição harmônica entre design e funcionalidade.

Resumo

Como vimos ao longo desse artigo, se você conta com espaço disponível, comprar uma mesa de jantar é um excelente investimento. Ela pode se tornar o ponto de encontro da família durante as refeições e compor um ambiente agradável para receber amigos. Para correria do dia a dia, uma mesa prática pode ser perfeita para o café da manhã ou uma refeição rápida a qualquer hora. Para não ter uma compra frustrada, busque a sua mesa observando o  material, as formas e o design, com isso, você conseguirá encontrar o melhor custo-benefício.

É bom ter em mente que escolher uma mesa de jantar que tenha uma montagem simples faz toda a diferença para que o produto fique bem firme e estruturado  — principalmente se for montar sozinha —. Avalie se o modelo escolhido une o estilo e design de acordo com o seu gosto e que o espaço em sua casa é suficiente para o tamanho escolhido. E, finalmente, analise se é um móvel que realmente vai ser bem aproveitado em casa, ou seja, que tenha real utilidade no seu dia a dia. Colocando em prática esses conselhos, sua compra será um sucesso.

O que você achou do conteúdo deste guia? Esperamos que tenha sido interessante para ajudar na sua compra. Se foi assim, aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Mas antes, que tal nos deixar um comentário?

(Fonte da imagem destacada: Victor Zastolkiy: 41021606 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 5.00 de 5
Loading...