Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

54Comentários coletados

Quem nunca sonhou em ter uma sorveteria em casa? Com uma máquina de sorvete, toda vez que tiver vontade, você pode ir até a cozinha e tomar um sorvete artesanal da mais alta qualidade, sem fazer muito esforço.

Assim, também é possível ter um alimento mais saudável, já que com uma máquina de sorvete, você pode ter um excelente sorvete artesanal com os melhores ingredientes. Descubra tudo sobre este eletrodoméstico neste artigo, assim sua escolha será mais fácil.

O mais importante

  • O sonho de muitas crianças (e também de muitos adultos) se tornou realidade. Já é possível ter uma máquina de sorvete em casa. Com esses aparelhos inovadores, você obterá um sorvete de alta qualidade e muito saudável.
  • Basta uma máquina de sorvete e alguns ingredientes frescos, para que você obtenha um sorvete incrível. Além disso, essas máquinas são mais fáceis de usar do que você imagina.
  • Ao escolher a máquina de sorvete ideal para a sua casa, é importante considerar aspectos como tipo, capacidade, manutenção e dimensões. Assim, suas chances de sucesso na sua compra aumentam muito.

As melhores máquinas de sorvete do mercado

Se você deseja adquirir uma máquina de sorvete, mas ainda está confuso diante da enorme variedade de artigos existentes no mercado, você poderá ficar melhor informado neste artigo. Vamos começar fazendo algumas recomendações das máquinas mais vendidas. Confira a nossa seleção abaixo:

A máquina de sorvete mais charmosa

Essa máquina de sorvete é ideal para pessoas que desejam ter um item que faça sorvetes de qualidade, e que, ao mesmo tempo, desejam incrementar a decoração da cozinha. Ela é fabricada em aço inox, e é a primeira máquina de sorvete que detecta automaticamente o congelamento da mistura.

A máquina de sorvete com o menor tempo de preparo

A máquina de sorvete desenvolvida pela americana americana Cuisinart possui um design clean, é fácil de manusear e com ela é possível preparar receitas deliciosas de sorvete em pouco tempo, já que o seu tempo de preparo é de 20 a 35 minutos.

A melhor máquina de sorvete para divertir as crianças

Essa máquina de sorvete da Mallory faz deliciosos sorvetes 100% naturais, e com ela as crianças vão poder apreciar frutas e sabores diferentes de forma divertida. Basta colocar uma fruta congelada e em pedaços, para ela tranforme em um delicioso sorvete. O manuseio dela é fácil, ela é desmontável e fácil de lavar.

Guia de compras: O que você deve saber sobre uma máquina de sorvete

Agora que você já sabe quais são os produtos que selecionamos como alguns dos melhores existentes na atualidade, chegou a hora de nos aprofundarmos mais no assunto. Antes de comprar uma máquina de sorvete, é importante que você tenha algumas noções básicas sobre isso.

giving ice cream

Quando se trata de um produto no qual iremos preparar alimentos, como é o caso de uma máquinas de sorvete, devemos levar em consideração a manutenção e a limpeza dela. (Fonte: Kachmar: 98269625/ 123rf.com)

Que tipos de máquina de sorvete existem?

Se você observou atentamente as recomendações que fizemos, deve ter notado que uma máquina de sorvete nem sempre é igual à outra. Existem até quatro tipos diferentes desses eletrodomésticos, conforme você poderá ver abaixo:

  • Máquina de sorvete clássica: Aquela em que você precisa misturar gelo e sal (além dos ingredientes que dão sabor) até obter a consistência desejada. Embora elas sejam tradicionalmente manuais e muito trabalhosas, você pode encontrar modelos elétricos.
  • Máquina de sorvete tradicional: Aquela em que o sorvete cai diretamente na casquinha. Elas possuem um freezer integrado que permite que você tome o sorvete no mesmo momento.
  • Máquina de sorvete com recipiente que deverá ser pré-resfriado: Como o próprio nome indica, essa máquina de sorvete possui um recipiente que deve ser congelado anteriormente e uma máquina que mistura o sorvete.
  • Máquina de sorvete com resfriamento próprio: Mais completas que as anteriores, já que a máquina de sorvete possui resfriamento próprio, ou seja, os ingredientes são misturados ao mesmo tempo em que são resfriados e o sorvete é criado no mesmo momento.

Como funciona uma máquina de sorvete?

Embora possa parecer que uma máquina de sorvete seja complexa, a sua operação é muito simples, mesmo nos modelos mais sofisticados. Ela consiste em quatro etapas simples:

  • O recipiente resfriador deve ser resfriado até atingir a temperatura ideal para a preparação de sorvete.
  • Os ingredientes deverão ser adicionados, dependendo do sabor que você queira dar ao sorvete.
  • As batedeiras da máquina de sorvete são responsáveis por misturar tudo e criar a consistência da mistura. Normalmente, não leva mais de uma hora.
  • Você poderá comer diretamente ou deixar esfriar por mais tempo para uma melhor integração dos ingredientes.
ice cream machine

Uma máquina de sorvete é ideal para os amantes de sobremesas. (Fonte: Zocchi: 32456638/ 123rf.com)

Quais são os acessórios de uma máquina de sorvete?

Na produção de sorvete caseiro, três pilares fundamentais entram em jogo: uma boa máquina de sorvete, ingredientes de qualidade e acessórios que facilitarão essa tarefa. Alguns estão incluídos, enquanto outros precisam ser comprados separadamente. Os mais essenciais são:

  • Recipiente resfriador: o lugar onde a mistura que vai virar sorvete será feita. A máquina trará um como padrão, mas é possível comprar mais de um para preparar uma quantidade maior.
  • Pá: Essencial para a manipulação higiênica da mistura. É altamente recomendável que sejam de materiais de qualidade, como silicone.
  • Tampa: fundamental durante o processo de fabricação do sorvete. Os especialistas recomendam que sejam transparentes (para que seja possível ver o que acontece na máquina) e que possam ser removidas (para que seja possível adicionar ingredientes durante o processo, se necessário).
  • Temporizador: para tomar sorvete no momento certo e obter bons resultados.
  • Livro de receitas: É uma contribuição extra para a sua inspiração.

Quais são os truques para conseguir melhores resultados?

Além de seguir atentamente as instruções de uso propostas pelo fabricante, existem alguns truques que você pode levar em consideração para aproveitar ao máximo a sua máquina de sorvete. Confira quais são eles abaixo:

  • É essencial que o recipiente em que o sorvete será feito esteja resfriado. Se não estiver integrado na máquina, não se esqueça de verificar este aspecto antes de iniciar.
  • Também é importante que os ingredientes estejam frios (a 3 ou 4 ºC, aproximadamente) para que a consistência do sorvete fique melhor.
  • Não esqueça do açúcar. O açúcar também ajuda a criar textura, além de melhorar o sabor do sorvete. Não se preocupe, seu sorvete artesanal sempre será mais saudável que o industrial.
  • Uma vez que o sorvete esteja feito, você deverá ter paciência e deixar esfriar durante a noite para melhorar o resultado final. Embora pareça muito tempo, esse descanso é crucial para que os sabores sejam integrados corretamente e que a textura fique melhor.
white ice cream machine

A limpeza é essencial, especialmente quando se trata de equipamentos alimentares, como é o caso da máquina de sorvete. (Fonte: Khasawong: 15835870/ 123rf.com)

Quando é preciso limpar a máquina de sorvete?

A limpeza é essencial, especialmente quando se trata de equipamentos alimentares, como é o caso da máquina de sorvete. É muito importante que, após cada uso, você limpe corretamente cada uma das peças da máquina. É possível fazer isso em algumas etapas simples:

  • Desmonte a máquina e separe cada uma das peças.
  • Remova qualquer alimento restante (ingredientes) ou sorvete deixado com água.
  • Use produtos de limpeza próprio para a limpeza de louça.
  • Limpe todas as peças e lave com água em abundância.
  • Antes de remontar a máquina, seque com um pano.

É possível fazer frozen yogurt com uma máquina se sorvete?

Uma máquina de sorvete também pode fazer frozen yogurt, mas nem todos os modelos possuem essa função. Portanto, se isso é fundamental para você, verifique antes de escolher um modelo específico.

Caso você já tenha uma em casa e ela não tenha essa função, o que você pode fazer para obter frozen yogurt é adicionar mais leite à mistura e deixá-lo esfriar por menos tempo.

Blanca García-OreaDentista do Centro Médico Clínicas Segura

"[Os sorvetes caseiros] trazem muito mais saciedade, porque eles são feitos com a fibra da fruta, o que mantém você satisfeito por mais tempo. Além disso, o chocolate amargo fornece zinco e minerais ".

Critérios de compra

Ainda resta uma última seção deste guia para que você fique o mais bem informado possível sobre as máquinas de sorvete. Essas últimas dicas estão relacionadas aos aspectos que você deve avaliar para escolher a máquina de sorvete que melhor se adapte às suas necessidades. Os critérios são os seguintes:

Uso

A primeira coisa a se pensar ao escolher a máquina de sorvete ideal é o uso que você fará dela. Com isso, podemos estar nos referindo tanto à frequência, quanto à quantidade de sorvete que você pretende preparar em cada ocasião. Dependendo desses dois fatores, você terá que optar por uma ou outra máquina de sorvete.

Se você pretende usar a máquina de sorvete apenas ocasionalmente, não vale a pena gastar muito dinheiro, por isso será suficiente adquirir um modelo mais simples. No entanto, se você pretende usá-la com frequência e para muitas pessoas, é melhor investir em um eletrodoméstico eficiente, que tenha muita capacidade e que dure por um longo tempo.

ice cream serving

É essencial que o recipiente em que o sorvete será feito esteja frio. (Fonte: Stylephotographs: 82332693/ 123rf.com)

Materiais

A questão dos materiais de fabricação também é um aspecto fundamental que é preciso avaliar antes de optar por uma máquina de sorvete específica. Nesse sentido, é importante pensarmos na qualidade dos materiais por dois motivos.

Por um lado, é fundamental que os materiais de fabricação não sejam tóxicos ou nocivos, pois a máquina de sorvete é um equipamento alimentar.

Por outro lado, a qualidade dos materiais com os quais a máquina de sorvete é fabricada influenciará bastante na sua durabilidade. Portanto, evite máquinas de sorvete de plástico, pois elas são mais frágeis e tendem a quebrar facilmente. O material mais recomendado é o alumínio, pois ele é um ótimo transmissor de frio e mais resistente que o plástico.

Manutenção e limpeza

Quando se trata de um produto para preparar alimentos, como é o caso de uma máquina de sorvete, é preciso levar em consideração a manutenção e a limpeza. Embora a maioria delas possua acessórios removíveis para facilitar esse aspecto, esse nem sempre é o caso.

Portanto, é essencial garantir a limpeza e manutenção recomendadas pelo fabricante, e dar preferência aos modelos que facilitem isso. Quanto mais fácil for limpar a máquina de sorvete, melhores serão os resultados que você irá obter.

chocolate ice cream

Na produção de sorvete caseiro, três pilares fundamentais entram em jogo: uma boa máquina de sorvete, ingredientes de qualidade e acessórios que facilitarão a tarefa. (Fonte: Stylephotographs: 124335091/ 123rf.com)

Capacidade e dimensões

Também é preciso pensar na capacidade e nas dimensões da máquina de sorvete que você deseja comprar. Se você pretende usá-la muito, o ideal é que ela não ocupe muito espaço na cozinha e se, pelo contrário, você não pretende usá-la tanto, ela deverá ser compacta para que seja possível armazená-la facilmente.

Quanto à capacidade, você deverá escolher dependendo da quantidade de sorvete que deseja fazer de uma só vez. Os fabricantes geralmente incluem o número estimado de porções que podem ser preparadas ao mesmo tempo em uma máquina de sorvete, portanto, basta dar uma olhada na caixa ou na descrição do produto para descobrir.

Acessórios

Por fim, não esqueça dos acessórios. Anteriormente discutimos em detalhes cada um dos principais acessórios e complementos que podem ser úteis para aproveitar ao máximo a sua máquina de sorvete, confira quais são eles abaixo:

  • Recipiente
  • Pá Batedora
  • Tampa
  • Temporizador
  • Livro de receitas

O ideal é que você encontre uma máquina de sorvete que já acompanhe todos eles. Se esse não for o caso, escolha um modelo que permita a incorporação desses acessórios.

Resumo

Ter uma máquina de sorvete em casa é o sonho de muitas pessoas, e elas tem ficado cada vez mais acessíveis. Com o avanço da tecnologia e a popularização destes produtos, é possível encontrar um produto de qualidade sem ter que pagar muito caro.

Obviamente, é essencial que você considere certos critérios de compra para escolher o modelo que melhor se adapte às suas necessidades. Você certamente passará ótimos momentos em família graças a este aparelho inovador.

Se você conseguiu aprender um pouco mais sobre máquinas de sorvete, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Veselova: 78427300/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Tem a tradução como vocação e a escrita como filosofia de vida. Acredita que os ingredientes fundamentais para um bom artigo são o rigor na informação com um toque de estilo. Escreve sobre cosméticos, beleza, paternidade e produtos para casa.