A tecnologia tornou a vida mais fácil e agradável. Se você parar para pensar nos aparelhos que mais transformaram a sua rotina, é possível que os primeiros a virem à mente sejam o celular e a televisão. No entanto, existem outros itens que podem ter feito o seu dia a dia mais confortável. Um bom exemplo disso é a máquina de lavar roupa, que não apenas faz todo o trabalho para você, como também te poupa tempo.

Além disso, em muitos casos as roupas são muito melhores lavadas à máquina do que à mão, especialmente no caso de roupas muito sujas. Sem esquecer que seria um desafio lavar lençóis, edredons ou toalhas de mesa à mão, pelo seu tamanho. No mercado há um grande número de opções, mas nem todas as máquinas são iguais. Por isso, preparamos o Guia de Compras a seguir para que você possa escolher o melhor modelo para você.

O mais importante

  • Ao comprar uma máquina de lavar roupa, você tem inúmeras opções. Por isso, é importante que você estude as características de cada modelo que achar interessante, para que possa fazer a melhor escolha.
  • Um dos aspectos mais importantes das máquinas de lavar roupa é o RPM (rotações por minuto). Quanto maior o número de rotações, mais seca a roupa sairá da máquina.
  • A capacidade de sua máquina é essencial, como você verá mais adiante na seção “Critérios de Compra”. Já faz algum tempo que é comum encontrar opções com uma carga superior a 5 kg. Se você optar por um modelo grande, é conveniente que ele possa ser adaptado para cargas inferiores. Dessa forma, você não estará desperdiçando energia ao colocar uma quantidade menor de roupas.

Ranking: Os melhores modelos de máquina de lavar roupa do mercado

Uma das melhores maneiras de descobrir quais recursos a máquina de lavar roupa deve ter é conhecer os modelos mais bem avaliados. Ler as opiniões de quem já experimentou o produto o ajudará a ter mais clareza sobre o modelo ideal para sua casa. Portanto, preste atenção na lista a seguir.

1º – Máquina de Lavar Roupa Electrolux Turbo 15 kg

Com capacidade para 15 kg e um excelente custo-benefício, a máquina de lavar Electrolux Turbo é a queridinhas das famílias. Possui quatro níveis de água e programas simples de serem usados, o que facilita muito a vida de seus usuários.

Entre seus recursos adicionais há a opção Turbo Secagem (muito útil se você não possuir uma secadora), um filtro pega-fiapos e a tecla “Economia”, que lhe dará a opção de reaproveitar a água da lavagem para outras finalidades, como lavar o quintal, por exemplo. Por fazer parte da categoria A de eficiência energética, possui um consumo energético moderado.

2º – Máquina de Lavar Roupa Brastemp 11kg

Além do design arrojado e uma abertura superior prática, esse modelo da Brastemp possui 4 níveis de água e apenas 5 programas de lavagem, muito elogiados por sua eficácia. Sua capacidade de 11 kg significa que pode ser uma ótima escolha para famílias de até cinco pessoas. A velocidade de sua centrifugação chega a 750 RPM, deixando 55% da umidade nas roupas.

Entre alguns de seus destaques estão as funções Ciclo Tira Manchas, focado na remoção de manchas difíceis, Ciclo Delicado para peças que possam ser facilmente danificadas se lavadas em outros programas, e a extremamente útil Avançar Etapas, perfeita para a personalização de um programa próprio, que atenda às suas necessidades pontuais.

3º – Máquina de Lavar Roupa Consul 16kg

Esse modelo da marca Consul com capacidade de 16 kg com um sistema de Dosagem Fácil que garante a economia de até 70% de sabão em pó aposta na personalização para oferecer soluções inovadoras ao seu dia a dia. Para isso, ele conta com uma 16 programas de lavagem para ninguém botar defeito.

O modo Lavagem Econômica, por exemplo, permite o reaproveitamento de água; famílias com bebês podem tirar proveito de um programa de lavagem exclusivo para os pequenos, que visa o cuidado com peças delicadas. Há também o os ciclos Rápido e Tira Odores, para quem está com pressa para ter suas roupas limpas, mas quer garantir que elas sejam bem lavadas.

4º – Lavadora de Roupas Panasonic 12 Kg

Moderna e sofisticada, a máquina de lavar roupas Panasonic Black Premium é certamente diferente das demais. Com capacidade para 12 kg, ela conta com um sistema de lavagem inovador que, sem a presença de um agitador, realiza a lavagem das roupas pelo movimento da águas, além de oferecer um maior espaço interno para receber edredons e afins.

Possui 7 níveis de água e 8 programas de lavagem, entre eles, um para roupas de bebê e outro para peças muito sujas. Outro diferencial é a formação de uma espuma (chamada de “espuma ativa”) no início de cada ciclo, que promete roupas mais limpas, sem danificá-las.

5º – Máquina de Lavar Roupa Mueller 8 kg

Surpreendente e compacta são adjetivos que definem bem esse modelo da marca Mueller. Apesar de pequena, ela possui 11 programas de lavagem e 4 níveis de água, possuindo capacidade para até 8 kg de roupa. É ideal para famílias pequenas ou pessoas solteiras.

Muito bem avaliada, seus usuários a exaltam por sua eficiência, custo-benefício e durabilidade. A máquina conta com ciclo de aproveitamento, um dispenser triplo para sabão, alvejante e amaciante, além do modo Express Wash, que promete roupas bem lavadas em meia hora. Para completar, seu painel possui o tempo exato de duração de cada ciclo, o que promete facilitar muito a sua vida.

Guia de Compra: O que você deve saber sobre uma máquina de lavar roupa

Após ler nosso Ranking das máquinas de lavar roupa mais bem avaliadas do mercado, você já deve ter notado um bom número de características interessantes. Além disso, pode ter ficado mais claro para você quais requisitos o modelo escolhido deve atender.

No entanto, você precisa de mais informações para realizar a sua compra. Para isso, preste atenção ao que verá nas linhas a seguir.

Imagem de mãe e filha colocando roupas na máquina.

A máquina de lavar roupa é um dos aparelhos mais essenciais em nossa casa. (Fonte: Evgeny Atamanenko: 70806596 / 123rf.com)

O que é uma máquina de lavar roupa?

Como o nome diz, uma máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico para lavar roupas. Conta com um tambor central que é perfurado para que possam ser introduzidos água, sabão e amaciante.

Esse tambor se move ao longo de toda a lavagem com intensidade diferente, impulsionado por um motor. Dependendo do modelo escolhido, a máquina terá mais ou menos programas, além de outros benefícios.

É uma boa ideia comprar uma máquina lava e seca?

Em algumas áreas, devido ao clima, é quase essencial contar com uma secadora. Se você não tem muito espaço na sua casa, pode ser um problema encontrar um local para o eletrodoméstico. Por isso, você pode se perguntar se vale a pena comprar uma máquina de lavar e secar roupa 2 em 1, as chamadas “lava e seca”. Pode ser uma boa opção, mas como tudo na vida, ela oferece vantagens e desvantagens.

A principal vantagem é que economiza espaço e trabalho, já que você não precisa mudar a roupa da máquina para a secadora. Uma de suas desvantagens é que, como secadora, esse tipo de aparelho costuma ter metade da capacidade de uma máquina de lavar roupas.

Portanto, você terá que ou secar suas roupas duas vezes ou colocar metade da carga suportada. Além disso, máquinas 2 em 1 consomem bastante energia e alguns modelos não secam tão bem quanto uma secadora.

Se você mora em uma zona climática úmida e não tem espaço para um eletrodoméstico extra em sua área de serviço, a máquina de lavar e secar roupa 2 em 1 pode ser a solução. Para o restante dos casos, é melhor manter uma lavadora que vai durar muitos anos de um lado e uma boa secadora do outro.

O que é uma máquina de lavar roupa inteligente?

A tecnologia avançou tanto que hoje podemos encontrar uma infinidade de dispositivos inteligentes, incluindo máquinas de lavar. Estas são eletrodomésticos capazes de se adaptar às roupas que você coloca dentro, criando o programa mais adequado para lavá-las. Dessa forma, você economiza tempo, água e energia. Uma opção certamente interessante.

Homem colocando toalhas na máquina de lavar.

Ao usar sua máquina de lavar roupa pela primeira vez, você encontrará um bom número de programas. (Fonte: Andriy Popov: 43082872 / 123rf.com)

É melhor uma máquina de lavar com abertura frontal ou superior?

Outro aspecto que você terá que avaliar ao comprar sua máquina de lavar é o tipo de abertura que ela terá. Existem duas categorias: a frontal e a superior. O tipo de abertura não apenas determina o local onde você introduz a roupa, como também seu tamanho e capacidade.

Para que você conheça as duas opções um pouco melhor, mostramos abaixo as peculiaridades de cada uma delas.

  • Máquina de lavar de abertura frontal. As roupa são introduzidas pela frente. Podem receber até 13 kg de carga, embora geralmente tenham programas que lavam de forma eficiente 2 kg. Essa opção apresenta menor consumo de água e energia. Geralmente têm um tamanho padrão de 60 cm de largura.
  • Máquina de lavar de abertura superior. As roupas são introduzidas pela parte superior. Essa opção pode receber uma carga de até 7 kg. Os modelos nessa categoria são geralmente mais estreitos, o que os torna perfeitos para casas menores. Gastam mais água e energia do que as que possuem abertura frontal. São eficientes e mais confortáveis, já que você não precisa se curvar para inserir suas roupas.

Qual deve ser a capacidade máxima da sua máquina de lavar?

Um dos aspectos mais importantes que você deve decidir antes de fazer a sua compra é a capacidade de sua máquina. Você pode pensar que uma com a capacidade de 5 kg é suficiente, tudo o que você precisa fazer é fazer mais lavagens. Você também pode pensar que quanto maior a sua máquina, melhor.

Ambos os casos podem complicar a sua vida, já que o primeiro pode ser inconveniente pelo número de lavagens, enquanto o segundo pode te deixar esperando muito tempo caso você precise de uma roupa específica com urgência sendo lavada com tantas outras. Por isso, preste atenção à tabela a seguir, ela pode ser útil.

Capacidade Família
5 kg 1 ou 2 pessoas
6-7 kg 3 ou 4 pessoas
8-10 kg Famílias numerosas
+ 10 kg Famílias muito grandes ou com uma necessidade especial de lavar roupas

Como calcular o consumo de energia elétrica da máquina de lavar roupa?

Outra questão que você deve ter em mente ao comprar sua máquina de lavar roupa é a despesa de energia que o eletrodoméstico acarretará.

Como regra geral, quanto mais eficiente for o produto, maior será o seu preço. Mas ainda assim, vale a pena apostar precisamente no modelo mais eficiente. A longo prazo, o dinheiro pago a mais será compensado. Além disso, essa abordagem é a mais ambientalmente correta. A tabela a seguir será de grande ajuda.

Eficiência energética Explicação
A+++ Corresponde à mais eficiente
A++ Muito eficiente
A++ Muito eficiente, porém menos do que as anteriores
A Consumo moderado
B Consumo moderado, porém mais alto
C Alto consumo
D Consumo ainda maior

Que programas as máquinas de lavar costumam ter?

Ao usar sua máquina de lavar roupas pela primeira vez, você encontrará um bom número de programas. É possível que você fique confuso com tantos símbolos e decida aprender apenas um programa e usá-lo para tudo. É possível que no máximo você mude a temperatura da água.

No entanto, recomendamos que você descubra os programas da sua máquina para que possa tirar o máximo proveito dela. Em seguida, explicamos os principais programas das máquinas de lavar roupas.

  • Algodão. É o tecido que mais resiste a altas temperaturas: até 90 graus. Você não precisa chegar a tanto e pode diminuir essa temperatura. Tente nunca exceder as temperaturas indicadas na etiqueta das roupas, nem ficar muito abaixo delas. Fazendo isso, você evitará que suas roupas encolham. Esse tipo de lavagem é indicado para lençóis, toalhas e roupões de banho.
  • Antibactérias. É um programa utilizado para roupas extremamente sujas. Também são eficientes para a lavagem de itens de alguém que tenha estado doente. É um programa longo, que atinge 90 graus de temperatura.
  • Sintético. Esse programa é ideal para peças que não estejam muito sujas. Por isso, o indicado é lavá-las em uma temperatura entre 40 e 60 graus. Suporta lavagem e rotação longas.
  • Carga baixa. Muito usado para roupas íntimas. Dura um tempo curto e normalmente faz uso de baixa temperatura, no máximo 30 graus.
  • Carga mista. É ideal para quando são misturadas peças de roupas diferentes em uma única lavagem. Geralmente usa temperaturas não muito altas.
  • Seda. É um tecido muito delicado. Requer um programa curto, com baixa temperatura e uma centrifugação que não seja muito intensa.
  • Lã. É um tecido muito delicado. Precisa de uma temperatura baixa e centrifugação breve.
Máquina de lavar com roupas dentro.

Aqui mostramos as melhores máquinas de lavar roupa que você pode encontrar. (Fonte: Evgeny Atamanenko: 84975599 / 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens da máquina de lavar roupa?

Já analisamos algumas características fundamentais que você deve procurar em uma máquina de lavar roupa. Ao levar cada um deles em consideração, acreditamos que você fará a melhor compra possível, adquirindo o eletrodoméstico que melhor atenderá às suas necessidades.

No entanto, antes disso, queremos mostrá-lo as principais vantagens e desvantagens das máquinas de lavar roupa. Será muito útil conhecê-las.

Vantagens
  • São itens essenciais em qualquer casa
  • Economizam mais tempo do que lavar à mão
  • Adaptam-se a todas as roupas
Desvantagens
  • Podem desgastar a roupa
  • É necessário separar as peças de roupa a serem introduzidas na máquina
  • Algumas podem ser complicadas de usar

Critérios de Compra

Estamos chegando ao final desse Guia de Compras e temos certeza de que a essa altura, você está quase pronto para tomar sua decisão. Mas ainda há alguns aspectos importantes que gostaríamos de esclarecer para você.

É importante que você não ignore nenhum dos tópicos que você verá abaixo, pois eles são fundamentais para que você adquira a melhor máquina de lavar para sua casa.

  • Centrifugação
  • Ruído
  • Programa
  • Eficiência
  • Capacidade de carga

Centrifugação

É importante que você leve em consideração as rotações por minuto (RPM) que a máquina de lavar pode alcançar. Esse é o aspecto que definirá o quão seca a sua roupa sairá da máquina.

Um modelo que centrifugue a 600 RPM deixa 80% da umidade nas roupas. Já a 800 RPM, 60% da umidade permanecerá nas peças, enquanto a 1200 RPM, menos de 40% de umidade.

Ruído

É possível que seu expediente de trabalho só permita que você lave suas roupas à noite. Então, será importante que você adquira uma máquina de lavar silenciosa. Existem alguns modelos que possuem essa tecnologia, bem como painéis que evitam vibrações durante a centrifugação das roupas.

Josi MonteiroAutora do blog Homify

“No Brasil de forma geral, as casas ou os apartamentos já têm um ambiente definido para colocar a máquina de lavar roupa. Mas, por exemplo, em Portugal, opta-se, geralmente, pela cozinha. No entanto, não existem regras, apenas modos de viver e gostos pessoais. Se quiser trocar o espaço da sua máquina por outro, é perfeitamente possível, desde que faça as ligações de água e de eletricidade como deve ser.”

Programa

Você pode pensar que quanto mais programas a máquina de lavar tiver, melhor. Até certo ponto, isso é verdade, mas com ressalvas. É melhor procurar um modelo que possua programas fáceis de usar.

Naturalmente, a função de programação antecipada não pode faltar. Ela o ajudará a programar o início e o fim da lavagem, sem você precisar estar em casa.

Eficiência

Procure por uma máquina de lavar que tenha a classificação A+++ para otimizar seus recursos. Além disso, ao fazer essa escolha, você poderá contar com alguns programas específicos para economizar energia e água.

Por exemplo, alguns modelos calculam a carga para que a lavagem seja a mais econômica possível. Isso é muito importante, especialmente se a máquina não estiver completamente cheia. Verifique se o modelo que você escolhe tem benefícios como esses.

Capacidade de carga

É importante ter em conta a capacidade de carga da máquina de lavar roupa que escolher. Mostramos anteriormente uma tabela com critérios a serem considerados ao definir a quantidade de quilos que você poderá lavar de uma só vez.

Além de avaliar esses critérios, é importante levar em contas suas circunstâncias pessoais. Por exemplo, pode ser que compartilhe a casa com apenas uma pessoa, mas tem a necessidade de lavar grandes quantidades de roupa.

Você pode querer uma lavadora de 8 ou 10 kg para lavar os edredons. Pode ser que você ache mais prático um modelo menor, e leve esse tipo de peça para a lavanderia. O importante é que as suas necessidades estejam claras.

Resumo

Como você pôde ver acima, uma máquina de lavar é um item essencial em qualquer casa. No mercado, você encontrará diferente opções. Embora ela sejam semelhantes em vários aspectos, cada uma oferece benefícios específicos. Por exemplo, você terá que definir a capacidade de carga e se a sua abertura será frontal ou superior. O poder de centrifugação definirá o quão úmidas suas roupas sairão da máquina.

Outro ponto importante são os programas que a máquina tem. É essencial que eles sejam o que você precisa e também fáceis de usar. Leve em conta a eficiência energética da máquina. Naturalmente, é essencial que você fique feliz com a capacidade do modelo escolhido, ou seja, ele deve se adequar às suas circunstâncias pessoais. Faça o melhor para que a sua máquina atenda todos os requisitos importantes para você.

Gostou do conteúdo desse Guia? Então ajude outra pessoa e compartilhe-o em suas redes sociais. Você também pode nos dizer o que achou dele na seção de comentários abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Choreograph: 118648120 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4.50 de 5
Loading...