Para muitas pessoas, a melhor maneira de começar o dia é tomando café fora de casa. Um dos motivos é porque preferem o café de máquina dos bares ou restaurantes. Porém, é possível degustar uma bebida de sabor similar na sua própria casa se você comprar uma máquina de café. Esse eletrodoméstico pode ser uma aquisição interessante.

Dizemos isso porque ter uma máquina de café é o mais parecido a ter uma cafeteira profissional em casa. Além de aproveitar uma bebida mais saborosa, você poderá preparar o café de várias formas. Se comprar uma máquina de café, com certeza você vai preferir tomar o café da manhã em casa mesmo.

Para que você conheça melhor esse utensílio doméstico, preparamos este Guia de Compra completo, com todos os detalhes sobre ele.

O mais importante

  • Na hora de comprar uma máquina de café, você deve verificar se ela tem todas as funções que você quer. O mais comum é que ela sirva para preparar, pelo menos, café expresso, cappuccino e café latte.
  • É importante verificar se o uso da máquina é simples em todos os sentidos. Por exemplo: que o painel de controle seja intuitivo e que os recipientes de água e de leite sejam fáceis de remover. Isso será necessário na hora de limpá-los e de enchê-los.
  • No mercado você vai encontrar máquinas de café de diversos preços. Algumas custam menos de R$ 70 enquanto outras passam dos R$ 700. Antes de optar por um determinado modelo, verifique se vale a pena o investimento.

Ranking: As melhores máquinas de café do mercado

Antes de fazer qualquer compra, você deve conhecer muito bem o produto que vai adquirir. Saber quais são as melhores máquinas de café do mercado vai ajudar você a descobrir aspectos importantes desse eletrodoméstico.

Além disso, é possível que, entre os modelos mais bem avaliados por outras pessoas, você encontre um que seja perfeito para suas necessidades. Por isso, preste atenção à lista abaixo.

1º – Máquina de Café Express Pro, Tramontina

A Tramontina oferece uma das melhores máquinas de café do mercado, super completa e bonita. Ela é feita em aço inox fosco e serve para moer, dosar e extrair o café. O funil moedor tem capacidade para até 250 g de grãos, o que significa que dá para extrair até 25 doses de café expresso fresco. É possível ajustar o nível de moagem (do mais grosso ao mais fino).

A bandeja inferior e o tanque são removíveis, facilitando a limpeza, e a Express Pro possui também bandeja de aquecimento para até 6 xícaras (apesar de só ser possível extrair 1 ou 2 xícaras por vez). É possível controlar a temperatura para um sabor ideal do café. Com todas essas funções, é importante estar preparado para o preço, que não é barato. Porém, o café sai muito similar aos dos bares que usam máquina profissional.

2º – Máquina de Café Naviglio, Gaggia

A máquina de café Naviglio, da Gaggia, tem um design sóbrio que combina com qualquer ambiente. Está disponível na cor preta. Entre suas funções está a possibilidade de personalizar três tipos de regulagens essenciais; poder ajustar a granulometria (nível de moagem dos grãos); a altura (quantidade de água e, consequentemente, de café extraído); e a intensidade (quantidade de pó de café).

Além de todas essas funções, seu vaporizador permite fazer a famosa espuma de leite. O preço desta máquina de café da Gaggia também é salgado, mas, para os amantes da bebida, é uma máquina que pode trazer muitas alegrias ao paladar.

3º – Máquina de Café Lirika Plus, Saeco

Está máquina de café da Saeco é compacta mas tem um grande desempenho; pode ser usada em casa ou mesmo em empresas ou estabelecimentos de pequeno porte. Armazena até 500 g de café e até 2L de água. Permite extrair 1 ou 2 xícaras por vez.

As opções de preparo são café curto, café longo, café quente ou vapor. Contém moinho em cerâmica removível, com ajuste eletrônico do café nas intensidades suave, médio e forte. Permite preparar cappuccinos ou café com leite bem cremosos. Conta com visor digital com ícones coloridos e intuitivos. O preço é alto mas é compatível com o desempenho da máquina.

4º – Máquina de Café Prima Latte II, Oster

A Prima Latte Oster pode ser usada com pó de café, sachê ou cápsulas. Além de todos os tipos de café, faz expresso e lattes. O reservatório de leite tem 600 ml, o que permite preparar até 10 cappuccinos. Conta com 3 sensores térmicos que mantêm a temperatura ideal e constante durante todo preparo. Mesmo com todas essas funcionalidades o preço dessa máquina de café é acessível.

A bomba alcança até 19 bars de pressão, o que garante um café expresso mais denso e saboroso. As funções são fáceis e intuitivas, além do acabamento da máquina ser moderno, em aço escovado preto e detalhes em vermelho.

5º – Máquina de Café Coffee Cream, Mondial

A máquina de café Coffee Cream, da Mondial, é simples mas perfeita para agradar seus convidados. Seu design é de aço inox; a pressão alcança até 15 bars, o que deixa o café mais cremoso. O reservatório de água tem capacidade de 2L e é removível, facilitando a limpeza.

É uma máquina completa: tem um bico de vapor que aquece e prepara espuma de leite, válvula para controle de vapor, cachimbo com duas saídas para o preparo simultâneo de duas xícaras. A bandeja é removível para facilitar a limpeza. Os tipos de bebidas possíveis de preparar são café, mocaccino, cappuccino e chocolate quente vaporizado. Uma opção válida para orçamentos mais apertados.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre uma máquina de café

A lista que fizemos provavelmente serviu para que você conhecesse quais são, para muitos, as melhores máquinas de café que existem no mercado. Também serviu para que você entendesse algumas características que, com certeza, você deve ter achado muito interessantes. Mas, ainda há muitos aspectos para avaliar antes de fazer a sua compra. Veja a seguir.

Pessoa preparando café.

As máquinas de café de filtro gota a gota têm um funcionamento similar ao das cafeteiras italianas, mas funcionam a base de eletricidade. (Fonte: Marina Troshenkova: 112077406 / 123rf.com)

O que é uma máquina de café?

Uma máquina de café é aquela que pode fazer mais do que um tipo de café. Em muitos casos, conta também com um recipiente para o leite, para preparar cappuccinos, já outras máquinas vêm com um vaporizador ou espumador. Costuma ter um desenho moderno e uma tela de LCD na qual podemos controlar as várias funções da máquina.

É melhor uma máquina de café ou uma cafeteira de cápsulas?

Nos últimos anos ficaram bastante na moda as cafeteiras de cápsulas. Em muitas casas encontramos os modelos mais modernos. A popularidade desse tipo de máquina foi tão grande que vários modelos possuem cápsulas compatíveis entre si. Porém, agora são as máquinas de café que estão se popularizando. As duas opções são boas, apesar de serem coisas diferentes.

A cafeteira de cápsulas prepara vários tipos de café dependendo da cápsula usada. Alguns modelos permitem preparar também chocolate quente, chá e até caldos, além dos diferentes tipos de café. Já com as máquinas de café você pode preparar diferentes tipos de café e elas são mais baratas de manter, já que utilizam pó. Produzem um sabor similar aos das máquinas profissionais.

É melhor uma máquina de café ou uma cafeteira italiana?

Em muitas casas você pode encontrar também cafeteiras italianas. Para preparar café para várias pessoas ao mesmo tempo, essa é uma boa opção. Além disso, o preço e o uso fácil são outras das suas vantagens.

Porém, contar com uma máquina de café é o ideal se você for realmente apaixonado por café ou se você quer surpreender seus convidados com um café especial, já que, com a máquina, é possível preparar um café quase profissional. Além disso, com a cafeteira italiana não dá para preparar cappuccino ou café latte.

É claro que o preço da máquina de café é mais alto, mas as funções que ela possui nem se comparam as de outros utensílios para preparar café. E mesmo que você já tenha uma cafeteira italiana, pode contar também com uma máquina de café.

Alphonse AllaisEscritor e humorista francês

“O café é uma bebida que faz você dormir… se você não bebe.”

É melhor uma máquina de café ou cafeteira de filtro?

As cafeteiras com filtro gota a gota têm um funcionamento similar ao das italianas, mas precisam de eletricidade. A água que fica no recipiente esquenta e vai passando gota a gota através de um filtro. Demora uns 10 minutos para o café ficar pronto. Para escolher entre uma máquina de filtro gota a gota ou uma máquina de café, leve em consideração o que mencionamos anteriormente.

Máquina de café em cozinha.

Contar com uma máquina de café é uma boa escolha se você é um grande apreciador dessa bebida. (Fonte: ezthaiphoto: 85491179 / 123rf.com)

Que tipos de café podem ser preparados em uma máquina de café?

Nos parágrafos anteriores você viu quase todos os cafés que pode preparar com uma máquina de café. Mas, ainda não mencionamos alguns deles e é provável que você não saiba exatamente o que são cada um deles. Pensando nisso, preparamos a lista abaixo para esclarecer como são elaborados cada tipo de café:

  • Café no filtro gota a gota: Esse tipo de café é preparado com água quente que goteja ao passar por um filtro que está cheio de café moído. Nas máquinas de café, a bebida costuma sair diretamente na xícara.
  • Expresso: Trata-se de um café mais forte, preparado em uma xícara menor. Em alguns casos conta com uma camada de espuma cremosa na parte superior.
  • Cappuccino: Usa café expresso, leite quente e a espuma do leite, tudo em quantidade proporcional. Depois, pode-se colocar chocolate em pó em cima da espuma para dar um toque final.
  • Latte: Um latte é simplesmente um café com leite. É preparado misturando o café expresso com o leite quente. Na parte superior, também pode ter espuma do leite.
  • Americano: Mistura de café expresso com água quente.

A máquina de café é prática?

É possível que você se pergunte se as máquinas de café são práticas no dia a dia. Você pode pensar que preparar o café de forma individual signifique perder tempo comparado em prepará-lo na cafeteira. É verdade que, se você tiver que fazer vários cafés, vai demorar um pouco, mas também não é tanto tempo assim. Por outro lado, se a ideia é fazer só um café, será um processo rápido.

A máquina de café exige alguma manutenção?

As máquinas de café precisam de pouca manutenção. Basicamente, o que precisa ser feito é limpar tanto o repositório de água quanto, e principalmente, o de leite. Também devem ser limpas as peças desmontáveis. Algumas máquinas podem ser colocadas na máquina de lavar. A parte exterior pode ser limpa com um pano úmido e seca com um pano.

Honoré de BalzacRomacista francês

“Quando bebemos café, as ideias marcham como um exército.”

Como usar uma máquina de café com segurança?

É muito importante que você sempre use uma máquina de café com total segurança. É vital manter a máquina longe do alcance das crianças, pois eles podem pensar que é um brinquedo. Além disso, quando você estiver usando a máquina, mantenha as crianças afastadas.

Leia bem as instruções e tome cuidado com todas as advertências do manual. Não mexa nas peças quando estiverem quentes para não se queimar.

Como usar a máquina de café?

A maioria das máquinas de café tem um uso bem simples. O que facilita seu uso é o painel de controle que é bastante intuitivo. Apesar disso, pode ser útil rever as instruções para se lembrar de como a máquina deve ser usada. Logicamente, cada modelo de máquina tem suas peculiaridades, mas, vamos mostrar agora um passo a passo básico e comum a todas:

  1. Leia com atenção as instruções do manual da máquina de café;
  2. Verifique se o repositório de água e leite tem líquido suficiente;
  3. Verifique se todas as peças da máquina estão encaixadas onde devem;
  4. Ligue a cafeteira e tenha a certeza de que tudo funciona corretamente;
  5. Coloque o pó de café no filtro indicado para esse fim;
  6. Escolha o tipo de café que quer preparar e todas as opções necessárias para isso;
  7. Coloque a xícara e aperte o botão para preparar o café.

Quais são as vantagens e desvantagens da máquina de café?

Todas as informações que você viu ao longo deste Guia vão ajudar a fazer uma compra de máquina de café mais adequada. Você já sabe quais características as máquinas devem ter e porque são a melhor opção para preparar café. Mas, ainda faltam alguns aspectos para descobrir. Antes, queremos que você conheça as principais vantagens desse tipo de máquina.

Vantagens
  • Preparam um café delicioso
  • São fáceis de usar
  • Preparam vários tipos de café
Desvantagens
  • Têm um preço mais alto do que outros utensílios
  • Ocupam mais espaço

Critérios de Compra

Estamos terminando este Guia de Compra. Nesta altura do texto, você já conhece muitos aspectos de destaque da máquina de café que vão ser úteis para decidir qual modelo você vai comprar. Mas, ainda há questões às quais você deve prestar atenção. Nos próximos tópicos você vai descobrir alguns Critérios de Compra importantes. Preste bastante atenção em cada um deles.

  • Tubo de vapor ou depósito de leite
  • Aquecedor de xícaras
  • Limpeza
  • Design
  • Bars de pressão

Tubo de vapor ou depósito de leite

A máquina de café pode ter um depósito de leite que incorpora essa bebida em forma de espuma na xícara. Também pode haver um tubo de vapor para esquentar o leite. O primeiro permite ajustar a quantidade de espuma que será incorporada à bebida, já o segundo é usado para aumentar o diminuir a pressão do vapor. O depósito de leite é mais cômodo do que o tubo de vapor.

Aquecedor de xícaras

Um aspecto que você deve verificar na sua máquina de café é se ela conta com um aquecedor de xícaras. Trata-se de uma espécie de grade que fica na parte superior da máquina. Sua finalidade é colocar as xícaras em cima para que esquentem. Assim, quando você prepara o café, ele fica quente por mais tempo. Sem dúvidas é uma opção muito interessante.

Limpeza

Outro ponto que deve ser avaliado é se a máquina é fácil de limpar. O ideal é que seja possível desmontar o maior número de peças. Alguns modelos podem até ser colocados na lava-louças. A limpeza evitará o acúmulo tanto de sujeira quanto do cal que costuma vir na água. Para eliminar esse último elemento, é melhor colocar água filtrada ou engarrafada na máquina de café.

Design

As máquinas de café costumam ter designs muito atrativos e essa é uma característica que você deve avaliar na hora de fazer sua compra. Não esqueça de que esse utensílio tem um tamanho considerável e que será usado diariamente. Ou seja, ela não vai ficar guardada, estará sempre a vista, por isso é interessante que seja bonita.

Bars de pressão

Os bars em uma máquina de café medem a pressão que a máquina é capaz de exercer. Quanto mais alto for o número, mais pressão sairá no café ao ser preparado. Isso ajuda a bebida a ficar com um sabor mais intenso. Saiba que é a partir de 9 bar que é possível preparar um café expresso. Ainda assim, se esse valor for mais alto, você vai perceber pelo sabor mais intenso.

Resumo

Uma máquina de café permite aproveitar do melhor dessa bebida sem sair de casa. Além disso, permite preparar diferentes tipos de café, como o expresso, o cappuccino ou o latte. Como você viu, esse tipo de máquina oferece mais vantagens do que outras cafeteiras disponíveis no mercado. O uso é simples e intuitivo e o melhor de tudo: não é preciso comprar cápsulas, e sim pó de café, o que faz com o que preço de cada xícara tomada seja bem menor.

Você viu também que é primordial escolher um modelo de máquina de café que seja fácil de limpar, que tenha um design atrativo e que prepare a espuma do leite de forma simples. Tente encontrar o melhor custo-benefício para investir bem seu dinheiro nesse utensílio. Apesar das máquinas de café terem preços mais altos, as funcionalidades que possuem compensam o gasto.

Gostou das informações deste Guia? Então compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também seu comentário com a sua opinião.

(Fonte da imagem destacada: Andrew Poplavsky: 75717587 /123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...