Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

74Comentários coletados

A temporada de Natal é uma das melhores fases do ano, no entanto, recriar um ambiente aconchegante para essa época requer algum planejamento. Um elemento crucial para obter a decoração perfeita são as luzes de Natal.

A iluminação do ambiente com esse objeto cria uma atmosfera de paz e serenidade perfeita para o final do ano. Quer saber como escolher as luzes de natal perfeitas para decorar a sua casa? Neste guia, explicaremos tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha.

O mais importante

  • No mercado você encontrará uma grande variedade de luzes de Natal. Desde as mais tradicionais às inteligentes, que você pode programar com o seu celular. Antes de comprá-las, o ideal é que você saiba o quanto de energia vai gastar com elas. Os modelos de LED, por exemplo, são ideais para quem deseja decorar a casa sem ter um aumento na conta de eletricidade.
  • Algumas luzes de Natal são ideais para criar uma atmosfera natalina ao ar livre e outras para a árvore de Natal. Algumas também podem servir para decorar a sua casa em outras épocas do ano.
  • Para escolher um conjunto de luzes de Natal, você deve considerar, por exemplo, o que vai decorar com elas. Você também deve determinar o seu espaço, qual estilo de decoração deseja obter e quanto dinheiro está disposto a pagar.

As melhores luzes de natal do mercado

Pode ser complicado fazer essa escolha se você não estiver bem informado sobre quais opções estão disponíveis no mercado. Nesta seleção, você encontrará as melhores opções de luzes de Natal de acordo com as suas necessidades. Algumas são ideais para decorar ambientes, enquanto outras são perfeitas para decorar a sua árvore de Natal.

Luzes de Natal para usar em qualquer época

Se você deseja obter um modelo de luzes de Natal que seja versátil, esse é o ideal para você. Essas luzes de Natal podem ser usadas para decorar o seu quarto, home office, e outros ambientes, além de poderem ser usadas na decoração de festas, casamentos, etc. Elas possuem um fio flexível com 100 luzes e são a prova d'água.

As melhores luzes de Natal estilo cascata

As luzes de Natal estilo cascata são algumas das mais populares, e esse modelo é uma excelente escolha, pois possui 200 luzes e 29 fios com 7 luzes por fio, o que significa que você poderá decorar uma área considerável da sua casa. Sua luz branca fria proporciona elegância e aconchego para a residência.

As melhores luzes de Natal estilo pisca pisca

Essas luzes de Natal são ideais se você deseja decorar uma árvore de Natal ou algum espaço interno da sua casa. Ela possui 100 luzes estilo cerejinha com 8 funções diferentes, que vão divertir as crianças e deixar o ambiente bem natalino. Além disso, ela possui um comprimento de 8 metros, para que você possa decorar um ambiente espaçoso.

Guia de compras: O que você deve saber sobre as luzes de Natal

As luzes de Natal são uma tradição que já existe há algum tempo, e representam a luz de novos tempos e, na tradição cristã, o nascimento de Jesus. A seguir, responderemos às perguntas mais frequentes dos usuários sobre esses itens.

Linda família jovem aproveitando seu tempo de férias juntos

As luzes de Natal já são uma tradição há algum tempo. (Fonte: Estrada: 91964254/ 123rf.com)

O que são as luzes de Natal e quais são as vantagens delas?

Poucas coisas são capazes de invocar o espírito natalino como as luzes de Natal em um pinheirinho. Se você já está pensando na decoração do próximo Natal, as luzes não podem faltar na sua lista de compras.
As luzes de Natal são decorações clássicas do final do ano.

As luzes de Natal são pequenas lâmpadas conectadas umas às outras que são usadas para decorar espaços e objetos que celebram essa festividade. O efeito que elas oferecem remete a um momento de celebração e gratidão pelas realizações do ano que está prestes a terminar.

A tecnologia por trás das luzes de Natal teve grandes avanços nos últimos anos, e agora mais do que nunca, existe uma grande variedade de opções dentre as quais você pode escolher. Dependendo de quais você comprar, você terá luzes que durarão por vários Natais ou que você poderá usar para outras decorações durante o resto do ano.

Vantagens
  • São um clássico da decoração de Natal
  • Proporcionam um ambiente aconchegante
  • Servem para decorar a sua árvore de Natal, ambientes, objetos e até a fachada da sua casa
  • A mais avançadas consomem menos energia
  • Muitas podem ser utilizadas para outras decorações ao longo do ano
Desvantagens
  • Podem aumentar a sua conta de luz
  • Podem ser frágeis

Por que as luzes de Natal são utilizadas?

As luzes de Natal são uma invenção do americano Edward Johnson, amigo e parceiro de Thomas Edison, inventor da lâmpada incandescente. Johnson criou as luzes de Natal em 1882, quando foi vice-presidente da Edison General Electric Company, uma empresa que mais tarde se tornou a renomada General Electric.

As luzes de Natal já são utilizadas há muito tempo.

Uma das razões pelas quais os americanos aprenderam a amar a eletricidade foi admirar os usos dela em menor escala, como com a iluminação de árvores de natal. Mas a própria tradição vem de muito antes.

Na Alemanha do século XVIII, famílias da classe alta começaram a acender suas árvores de Natal com velas. Velas significavam a luz de Jesus, segundo a revista Times. A tradição se expandiu para a Europa e depois para a América. A adaptação moderna de Johnson tornou-se popular no início do século XX.

luzes de natal decoração

Além do formato que possuem, as luzes de Natal também podem ser classificadas de acordo com outras características. (Fonte: Sonjachnyj: 84188184/ 123rf.com)

Quais são os formatos das luzes de Natal?

Tradicionalmente, as luzes de Natal ficam em torno de uma árvore de natal, mas esses produtos podem ter mais formas. A seguir, explicamos os diferentes tipos de luzes de Natal que você pode encontrar de acordo com o seu formato.

Características Usos
Pisca Pisca São as luzes de Natal tradicionais, formadas por uma cadeia de pequenas lâmpadas Decorar a árvore de Natal, mas também outros objetos e espaços
Cortinas Conjunto de luzes de Natal que são penduradas na horizontal Decoração de exteriores ou interiores
Cascata Semelhantes ao estilo cortina, só que mais curtas Ótimas para decorar a fachada de casa
Mangueira luminosa Mangueira plástica flexível com luzes dentro Uso interior e exterior
Figuras Figuras decorativas com luzes dentro Podem ser distribuídas em diferentes lugares da sua casa

Que outros tipos de luzes de Natal existem?

Além do formato que possuem, as luzes de Natal também podem ser classificadas de acordo com outras características, como fonte de energia ou modos de funcionamento. Você pode ver essas diferenças na tabela a seguir.

Características Usos
Solares Conectadas a um painel solar, do qual recebem energia Para exteriores, pois o painel requer luz solar
Com bateria Funcionam com as baterias tradicionais Exteriores e interiores, especialmente úteis em lugares que não tenham tomada
Musicais Iluminam e reproducem canções de Natal quado estão acesas Normalmente para interiores 
Inteligentes Conectadas a um aplicativo de smartphone, através do qual você poderá controlar cores e outras funções Usualmente para interiores

Qual é a diferença entre as luzes de Natal LED e as incandescentes?

Até pouco tempo atrás, as luzes de Natal eram feitas de lâmpadas incandescentes, que produzem luz quando um filamento de tungstênio é aquecido por dentro. Atualmente a maioria delas é de LED, que é um material mais avançado.

Os LEDs usam diodos feitos de materiais semicondutores que emitem luz e requerem até 85% menos energia. Assim, ele ajudará você a reduzir os custos de energia.

Como economizar energia com as luzes de Natal?

Embora as luzes de Natal com LED tenham um custo mais alto que as outras, elas economizarão dinheiro a longo prazo, pois precisam de menos energia para emitir luz. Além disso, eles têm uma vida útil mais longa, para que você possa reutilizá-las por muitos anos. Busque pelas que possuem um temporizador, para que você possa definir a hora que elas irão acender e apagar.

Você também pode limitar a exibição das luzes de Natal a duas ou três semanas antes do Natal. Recomendamos também desligar as luzes nos ambientes para ligar as decorações de Natal. Assim, você reduzirá os custos da sua conta de luz e criará uma atmosfera mais agradável na qual sua árvore se destacará como elemento principal.

decoração minimalista luzes de natal

Nada é capaz de demonstrar melhor o espírito natalino do que um pinheiro coberto de luzes de Natal. (Fonte: Rams: VTtompcatKA/ Unsplash.com)

Como decorar uma árvore com luzes de Natal?

Existem três métodos básicos para decorar uma árvore. O primeiro é o método circular, que exige que você pendure as luzes de Natal circularmente da ponta até a base da árvore.

Outra técnica requer dividir visualmente a árvore em seções e distribuir as luzes neste espaço em zigue-zague. O terceiro método é o mais complicado, pois você deve envolver cada galho da árvore com as luzes de Natal, começando da base até chegar à ponta.

Critérios de compra

A compra das luzes de Natal parece ser um processo muito simples, mas se você não planejar, poderá ter despesas inesperadas e não ficar satisfeito com a decoração da sua casa. Por isso, recomendamos que você tenha em mente os seguintes critérios ao comprar as suas luzes de Natal:

Estilo da decoração

Você deseja decorar a sua casa em um estilo tradicional ou experimentar novas cores e estilos? Dessa decisão dependerá a escolha das luzes de Natal. Elas irão acentuar as cores e os estilos de decoração que você selecionou, e, por isso, devem combinar com esses elementos.

  • Tradicional. Vermelho e verde são as cores do Natal. Se você deseja escolher esse estilo clássico, procure luzes de Natal incolores para combinar com a sua decoração. Nesse caso, a luz deve criar um ambiente aconchegante. As lâmpadas LED podem emitir uma luz muito branca; procure aquelas um pouco mais amareladas que emitam uma luz mais suave.
  • Monocromático. Há pessoas que gostam de escolher uma única cor para decorar a sua casa na época do Natal. Se essa é a sua aposta para esta temporada, procure luzes de Natal da mesma cor ou escolha aquelas que tenham uma cor complementar para acentuar a decoração principal.
  • Temático. Todos os anos, há novas tendências de decorações de Natal. A que você selecionar determinará que tipo de luzes de Natal você deve comprar. Se procura um estilo rústico ou escandinavo, escolha luzes clássicas. Se você deseja decorar com estilo cheio de glitter ou eclético, procure luzes de várias cores.
decoração abundante

Se você deseja decorar e manter suas despesas com eletricidade sob controle, procure luzes LED ou as que usam energia solar. (Fonte: Mmckenzie: bJ_z1tzz1Po/ Unsplash.com)

Área que deve ser decorada

As luzes de Natal não são apenas adequadas para decorar a árvore de Natal, pois você também pode usá-las para decorar escadas, arbustos e plantas em seu jardim, varandas, dentre outros locais. A área que você vai cobrir e a iluminação que você deseja que o objeto ou o espaço tenha determinam quantas você deve comprar.

No caso de uma árvore de Natal, você precisará de 100 a 300 luzes tradicionais para cada metro de altura, dependendo da iluminação que deseja. Você pode seguir este cálculo para decorar árvores ao ar livre. Nesses casos, procure cabos mais grossos, mais resistentes e com mais espaço entre uma lâmpada e outra.

Custo da eletricidade

O custo da sua conta de luz é um fator que você nunca deve deixar de lado ao se preparar para o Natal. Se você deseja decorar e continuar com as despesas sob controle, procure luzes LED, luzes de Natal com menos lâmpadas ou as que usam energia solar.

Luzes de Natal

Você pode usar luzes de Natal para decorar árvores, escadas ou arbustos e plantas em seu jardim ou varanda. (Fonte: Evelyn: wntXJQlkwhg/ Unsplash.com)

Resumo

Decorar a sua casa para o Natal é uma atividade muito divertida, afinal esse momento une a família e começam a comemorações do final do ano. As luzes de Natal são uma parte importante dessas tradições. Planeje com antecedência para descobrir quais luzes são as melhores para o tipo de decoração que você deseja fazer.

Existem muitos tipos de luzes de Natal para você escolher e cada uma tem uma função especial e ajudará você a criar uma atmosfera especial de Natal. Caso siga as nossas dicas, sua compra certamente será um sucesso.

Se este guia foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais ou deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Mlynek: 89673651/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Elena estudou interpretação na Universidad de Salamanca e, por sua proximidade com as palavras, passou a escrever artigos online. Hoje em dia, dedica-se a trazer novidades sobre produtos que podem auxiliar o dia a dia das pessoas.