Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

Quando as crianças crescem, é normal que elas já durmam no seu próprio quarto. No entanto, especialmente no início, elas podem sentir medo do escuro. Por isso a luz noturna é importante, pois ela é uma espécie de lâmpada que proporciona segurança e tranquilidade à noite. Esses dispositivos permitirão que ela adormeça mais facilmente e sem medo.

Os modelos vão desde simples pontos de luz até objetos luminosos. Qualquer que seja o escolhido, o importante é que ele cumpra a tarefa: que a criança não se sinta inquieta ao ficar sozinha no escuro. Preparamos um guia completo para ajudá-lo a escolher a melhor luz noturna. Você também encontrará algumas dicas para a compra ideal.

O mais importante

  • Uma luz noturna desempenha um papel diferente da lâmpada de cabeceira, pois aquela é muito mais fraca e mais suave.
  • A tecnologia LED também tem sido utilizada para estes produtos. As vantagens são as mesmas: menor consumo, menor aquecimento e maior vida útil.
  • Contrariamente ao que muitas pessoas acreditam, uma luz vermelha ou laranja é muito mais relaxante para dormir do que uma branca ou azul.

As melhores luzes noturnas do mercado

Não existe uma regra estabelecida sobre a idade recomendável para que a criança comece a dormir sozinha em seu quarto. Se a criança tem medo do escuro, a melhor solução é a luz noturna. Abaixo, apresentamos uma lista com algumas das melhores disponíveis no mercado atualmente.

A luz noturna mais divertida

Essa luz noturna em formato de unicórnio vai encantar as crianças, e elas perderão o medo ao visualizarem esse animal encantador no próprio quarto. Ela possui LED integrado e, por isso, oferece maior economia. Além disso, ela é fabricada em policarbonato.

A melhor luz noturna com múltiplas cores

Essa luz noturna possui 7 cores em só aparelho (verde, azul, lilás, vermelha, laranja, amarela e branca) e possui uma função de desligamento automático, para que você economize energia. Ela é ideal para o quarto das crianças, de idosos e até mesmo para animais de estimação.

A luz noturna com o design mais bonito

Essa luz noturna, além de iluminar corredores, banheiros e quartos infantis, também é um lindo adereço para a decoração dos ambientes. Ela acende e apaga por meio de um botão de liga e desliga e é de LED, para assim ajudar na economia de energia.

Guia de compras: O que você deve saber sobre uma luz noturna

A luz noturna desempenha um papel fundamental para que as crianças fiquem calmas e confiantes ao irem para a cama. Se você tiver dúvidas sobre esses gadgets, responderemos a algumas das perguntas mais frequentes nesta seção. Confira mais informações abaixo.

Little girl in bed with night lamp

Uma luz noturna permite que as crianças não tenham medo pela noite. (Fonte: Famveldman: 63371622/ 123rf.com)

O que é a luz noturna?

A luz noturna difere das lâmpadas tradicionais, pois a luz que emitem é muito mais fraca. Isso significa que ela não interfere no sono. Ela está simplesmente lá para trazer tranquilidade às crianças.

Especialmente quando são mais novas, é possível que, durante a noite, elas possam imaginar monstros no seu quarto. A função dessas luzes é, então, confirmar que não há inimigos por perto e que, portanto, elas podem dormir em paz. Graças a luz noturna, elas podem beber água ou ir ao banheiro sem medo.

Lucía GalánPediatra

"Está comprovado que crianças que não têm bons hábitos de sono e que não dormem adequadamente, apresentam pior desempenho escolar ao iniciar os estudos, e tem até mesmo um desenvolvimento mais lento da linguagem."

Quem deve usar a luz noturna?

A luz noturna é especialmente adequada para crianças que acabaram de começar a dormir sozinhas. Nessas circunstâncias, especialmente no começo, eles podem sentir um pouco de medo do escuro, o que pode ser resolvido com esses objetos.

O medo da escuridão se desenvolve, na opinião dos pediatras, entre 3 e 6 anos. Nessa idade, as crianças costumam ter pesadelos com fantasmas e monstros. Por isso, é normal apostar em uma luz noturna para que as crianças fiquem relaxadas e, aos poucos, aprendam a ver que a noite é inofensiva.

Quais são os benefícios da luz noturna?

A luz noturna oferece diversos benefícios. Primeiramente, elas são responsáveis por fornecer a segurança que as crianças precisam. Às vezes, é o suficiente terem uma luz no quarto para que possam adormecer e se sentirem calmos. Isso também é uma vantagem para os pais, que podem observar a criança enquanto ela dorme.

Há crianças que acordam à noite para ir ao banheiro, por exemplo. Ter essa luz permitirá que a criança caminhe sem dificuldade e sem medo. Se ela dorme com um bicho de pelúcia, isso ajudará a localizá-lo facilmente. A luz noturna também deixa o ambiente mais aconchegante.

Happy baby reading a book with teddy bear in bed

A luz noturna é muito benéfica para uma criança. (Fonte: Evgeny Atamanenco: 64792524/ 123rf.com)

Qual é a cor ideal para uma luz noturna?

Uma das dúvidas mais freqüentes dos pais com relação à diminuição das luzes é sobre qual é a cor ideal. No mercado, existem vários modelos que possuem ajustes de cores, o que significa que o usuário pode selecionar o modelo certo de acordo com o momento. Dependendo da cor selecionada, o efeito será um ou outro.

Tradicionalmente, acredita-se que a luz branca ou azul é perfeita para adormecer por causa de seu poder calmante. No entanto, vários estudos rejeitaram essa idéia e determinaram que as luzes vermelhas ou laranja são muito mais relaxantes para dormir.

Critérios de compra

A escolha da melhor luz noturna do mercado não é uma questão simples, devido à diversidade de modelos existentes. Por esse motivo, recomendamos que você verifique os seguintes critérios, que o guiarão para a melhor decisão. Esses são os aspectos que você deve considerar antes de decidir sobre um modelo ou outro.

Design

O design e/ou o formato é o principal aspecto a se considerar ao escolher uma luz noturna. Existem modelos mais tradicionais em formato de lâmpada, úteis para adicionar um ponto de luz à sala. Ao mesmo tempo, existem outros mais criativos e originais com formas que inevitavelmente atrairão a atenção da criança.

Existem luzes noturnas no formato de animais (gato, coelho, cachorro), mas também de outros desenhos, como nuvens, frutas, estrelas, lua, unicórnio, dentre outros. Apostar nessas opções significa ter um belo elemento decorativo no quarto da criança.

Mother reading a book to little baby

Uma luz noturna é muito conveniente para certas idades. (Fonte: Famveldman: 53287763/ 123rf.com)

Fonte de alimentação

Outra dúvida muito comum é sobre a fonte de alimentação da luz noturna. De um modo geral, podemos dizer que existem três tipos. Primeiramente, existem as que se conectam na tomada, seja diretamente ou através de um cabo. Seu mecanismo de acendimento é muito simples e basta conectá-la a qualquer tomada.

Outro tipo comum é o modelo de luz noturna que funciona com bateria. A vantagem é que normalmente elas são portáteis e basta carregá-las durante o tempo indicado pelo fabricante para aproveitá-las entre 10 a 15 horas. Finalmente, existem os modelos que funcionam com pilhas, que também são portáteis, mas que possuem uma autonomia menor.

Fonte de alimentação Vantagens Desvantagens
Tomada Funcionamento simples

Não necessita de carga

Necessita de uma tomada por perto
Baterias Grande duração

Portátil

A bateria pode se esgotar sem aviso
Pilhas Portátil

Útil

Menor duração

Tecnologia

A tecnologia é outro detalhe importante a se considerar. Os modelos mais avançados possuem tecnologia LED, graças ao seu baixo consumo e enorme durabilidade. É possível que o preço seja um pouco mais alto, mas no final acaba compensando. E claro, também existem modelos com lâmpadas
incandescentes, mas isso vai depender das suas necessidades.

O consumo de lâmpadas LED é, em muitos casos, é até 80% menor do que as convencionais. Ao não aquecer, não há perigo de a criança tocar no dispositivo enquanto ela estiver em funcionamento. Da mesma forma, a tecnologia LED permite que as luzes mudem de cor e intensidade, o que agrega valor ao produto.

Material de fabricação

Uma questão relevante é o material de fabricação, especialmente quando as crianças ainda são bebês e sentem um desejo incontrolável de colocar qualquer objeto na boca. Por esse motivo, é aconselhável apostar em materiais resistentes para a luz noturna.

Alguns desses materiais são, por exemplo, o silicone, mas também podem ser o plexiglás e o polipropileno. É muito importante garantir que eles não sejam materiais tóxicos e que sejam adequados para o uso infantil.

Baby boy drinking milk in bed

A luz noturna é recomendável para o período em que a criança começa a dormir sozinha. (Fonte: Famveldman: 77337898/ 123rf.com)

Gerenciamento

Dependendo de suas funcionalidades, haverá modelos que possuem vários modos de ajuste, cor e  intensidade. É aconselhável selecionar uma luz infantil que seja simples e rápida de usar, tanto para os pais, quanto para as próprias crianças.

Existem modelos táteis que são ativados com um único toque e que são desativados da mesma forma. Existem também as que possuem botões ou um pequeno menu seletor. Não podemos esquecer também das que acompanham um controle remoto.

Resumo

A luz noturna é um item muito conveniente em determinadas idades. Elas são produtos muito simples, mas que desempenham uma função vital, pois, muitas vezes, as crianças não descansam bem porque não se sentem seguras no próprio quarto, e esses gadgets são responsáveis por proporcionar calma.

Dessa forma, as crianças sempre terão um ponto de referência no meio da noite e os pais poderão descansar tranquilos, já que terão a certeza de que seu filho está dormindo sem medo e sem pesadelos.

Caso tenha gostado desse artigo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais ou de deixar o seu comentário.

(Fonte da imagem destacada: Evgeny Atamanenco: 64792524/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Formada em jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid, trabalha como redatora freelancer desde 2012. Nesse período, combinou suas duas paixões: escrever e viajar. E com o Mago de Casa, tudo fica mais fácil. Temos uma equipe profissional que se esforça para levar até o leitor as informações mais apuradas.