O lençol térmico é um produto que tem sido amplamente comentado no mercado. Alguns acidentes isolados fizeram com que ele adquirisse uma má reputação. No entanto, embora funcione à base de eletricidade, quando é usado corretamente e de acordo com as indicações dos fabricantes, trata-se de um equipamento seguro que não deve causar qualquer tipo de problema.

A seguir, vamos explicar tudo que você precisa saber para comprar o melhor lençol térmico do mercado. Além de usá-lo corretamente, é recomendável comprar produtos de marcas reconhecidas e bem avaliadas pelos seus clientes, além de verificar as certificações de qualidade, especialmente considerando que se trata de um produto elétrico.

O mais importante

  • É fundamental escolher um lençol térmico que contenha o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), uma garantia de que o produto foi aprovado em diversos testes de segurança.
  • As indicações do fabricante a respeito de como dobrá-lo, quando levá-lo para uma revisão e quando descartá-lo devem ser seguidas rigorosamente.
  • O calor que o lençol térmico proporciona é benéfico para aliviar diferentes tipos de mal-estar, como dores musculares, sinusite, artrite, insônia, alergia, entre outros.

Ranking: Os melhores modelos de lençol térmico do mercado

Este produto tem a particularidade de contar com inúmeras especificações. Por isso, iremos detalhar o que mais se destaca em cada um dos modelos selecionados, para que você tome a sua decisão com base nas suas necessidades e preferências pessoais. Esta é uma lista com as melhores opções de lençol térmico disponíveis no mercado atualmente:

1º – Lençol térmico digital bivolt Bioterm

Usado como forro de colchão, o lençol térmico bivolt da Bioterm aquece a cama para proporcionar uma sensação agradável de calor ao deitar. Uma das melhores opções do mercado, este produto conta com controlador digital, sensor de segurança, fusível de segurança e sistema de desligamento automático caso o usuário o esqueça ligado.

O lençol apresenta um baixo consumo de energia e possui um estabilizador de temperatura em 38°C no modo máximo. Além disso, conta com acabamento de alta qualidade, com tecido em poliéster, fiação especial e propriedades antichamas. Sua durabilidade foi testada e aprovada por 25 anos de uso contínuo.

2º – Lençol térmico modelo luxo SulTerm

Este lençol 100% algodão da SulTerm está disponível nas voltagens 110V ou 220V e apresenta um baixo consumo de energia. Possui um potenciômetro giratório com 10 temperaturas, além de contar com controle individual para definição da mesma. Sua resistência é revestida, antichamas e à prova d’água.

Fabricado de acordo com a norma IEC 60335-2-17 do INMETRO, este produto possui garantia de até 3 anos e vem com um manual de instruções detalhado.

3º – Lençol térmico Europa

Uma opção de lençol 220V da marca Europa confeccionado em tecido soft 100% poliéster com alças para fixação sobre o colchão. Utiliza materiais ecologicamente corretos, respeitando o meio ambiente. Tem a espessura de um cobertor e promove uma propagação mais homogênea e estável do calor.

Este produto oferece um controle de regulagem com três níveis de temperatura e possui fios duplamente revestidos, alinhados e flexíveis, evitando que se rompam. Apresenta um baixo consumo de energia e vem acompanhado de um manual de instruções.

4º – Lençol térmico Sono Quente

Este lençol térmico da marca Sono Quente tem voltagem de 110V e proporciona uma agradável sensação de aconchego e conforto.

Trata-se de um produto 100% nacional com excelente acabamento, controle de temperatura com diversas opções, baixo consumo de energia e fusível de segurança. Vem com folder contendo instruções de uso.

5º – Lençol térmico solteiro para maca e cama

Esta opção para os solteiros tem voltagem de 127V e controlador de temperatura Economic com duas posições: médio (32°C) e forte (42°C). Sua potência máxima é de 80 watts. Possui um elástico para fixação na cama, sobre a qual pode ficar ligado por até 10 horas.

É confeccionado em poliéster antichamas e sua resistência conta com um revestimento de silicone. Tem um acabamento sofisticado de fácil limpeza e longa durabilidade. O fabricante oferece 1 ano de garantia.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o lençol térmico

São muitas as dúvidas sobre o lençol térmico. A seguir, vamos tentar resumir, em uma única seção, as respostas para as perguntas mais comuns dos potenciais compradores. Desta maneira, não vai ser necessário acessar uma infinidade de páginas para encontrar as informações que você está buscando.

Imagem de mulher se espreguiçando na cama.

Um dos benefícios do lençol térmico é o fato de que ele reduz a presença de ácaro. (Fonte: Nenad Aksic: 42046412 / 123rf.com)

O que exatamente é um lençol térmico?

O lençol térmico é um colchão fino e flexível composto por muitas camadas, dentro das quais há uma resistência elétrica que aquece o produto. A resistência é conectada na tomada por meio de um cabo, permitindo a passagem da corrente elétrica.

Cada lençol térmico possui um regulador para ajustar a temperatura de acordo com as necessidades do usuário.

Um dos motivos pelos quais o lençol térmico se tornou tão popular é o controle duplo de temperatura que ele oferece. Isso significa que ele possui dois jogos de controladores de calor, que permitem definir duas temperaturas diferentes quando duas pessoas compartilham a cama. Desta maneira, acabam as discussões por causa da temperatura durante o sono.

Onde usar o lençol térmico?

Estes colchões elétricos não podem ser usados em qualquer superfície horizontal. O motivo é o risco da combinação dos cabos elétricos com os tecidos inflamáveis que são encontrados em alguns tipos de camas. Isso inclui os colchões d’água (água e eletricidade não se misturam) e as camas mecânicas.

Eles também não podem ser usados em beliches, pois o cabo pode ficar esticado demais para alcançar a cama superior, aumentando o risco de incêndio. Embora muitas pessoas os utilizem sem conhecer as recomendações dos fabricantes, o uso de lençóis térmicos não é recomendável em poltronas e sofás-cama.

Imagem de mulher dormindo em cama.

As medidas da cama são importantes na hora de comprar um lençol térmico. (Fonte: Puhhha: 46115649 / 123rf.com)

Quais são as vantagens do lençol térmico?

  • Diminui a presença de ácaros: A umidade que o colchão pode conter, juntamente com as células da pele e do cabelo que se desprendem do corpo, criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento dos ácaros. Estes insetos desencadeiam, em muitos casos, sintomas de asma e alergia. Vários estudos universitários realizados em todo o mundo confirmaram que o uso do lençol térmico durante um mês pode reduzir a presença de ácaros decorrentes do pó em até 50% devido à diminuição da umidade.
  • Usa fiação de baixa voltagem: Os lençóis térmicos modernos utilizam fios muito mais seguros do que os presentes nos modelos antigos, que eram perigosos. Além disso, as versões atuais vêm com um transformador que reduz a voltagem que circula pelo produto. Antigamente, os lençóis usavam a eletricidade diretamente de uma tomada elétrica.
  • Economiza energia: Eles consomem cerca de 60 watts no caso das camas de solteiro, e o dobro disso para aquecer as camas de casal. No entanto, é importante desligar o lençol térmico durante a noite.
  • Proporciona calor de maneira uniforme: os lençóis térmicos geram calor igualmente em toda a superfície sobre a qual são posicionados, eliminando a necessidade de ter que acrescentar diversas camadas de roupa de cama.
Kate Loring e James FriesAutores de The arthritis helpbook

“O calor é eficaz para reduzir a dor associada à tensão muscular e à rigidez. Isso ocorre pois ele aumenta o fluxo de sangue para a pele e os músculos ao redor da área dolorida. Isso, por sua vez, melhora a nutrição muscular e promove o relaxamento. Quando os músculos relaxam, a dor e a rigidez diminuem.”

Quais são os benefícios terapêuticos do lençol térmico?

Nos Estados Unidos, cerca de quarenta e três milhões de pessoas sofrem de algum nível de artrite. O lençol térmico é muito útil para ajudar a aliviar as dores associadas a esta doença. Entre os consumidores que compram este produto, 25% o fazem com fins terapêuticos, com o objetivo de tratar as seguintes condições de saúde:

  • Artrite e fibromialgia
  • Dores musculares
  • Insônia
  • Tensão
  • Alergias
  • Sinusite
  • Síndrome pós-pólio
  • Fenômeno de Raynaud

Quais são as desvantagens do lençol térmico?

A principal desvantagem do lençol térmico é o risco de incêndio. Qualquer aparelho elétrico pode provocar um, e o lençol térmico não é uma exceção. Entretanto, não é preciso se preocupar. Estes produtos passam por baterias exaustivas de testes para garantir a sua segurança. Além disso, a grande maioria deles contém mecanismos de desligamento automático após um determinado período de tempo.

A associação entre os lençóis térmicos e os incêndios teve origem nos modelos antigos, que não eram totalmente confiáveis porque não contavam com sistemas de desligamento automático. Mesmo assim, é importante que o consumidor não os deixe ligados por longos períodos de tempo.

A fiação usada no lençol térmico é outra preocupação. Este produto se aquece através de uma bobina costurada no tecido. Estes fios podem se romper com o uso e com o desgaste normal, o que fará com que o lençol não esquente. Nestes casos, é recomendável descartá-lo e comprar um novo para não correr o risco de provocar um curto-circuito.

Em que situações não se deve usar um lençol térmico?

Se você dorme com animais de estimação, evite usar o lençol térmico. Eles podem danificá-lo acidentalmente com suas garras, ou até mastigar o tecido. Como consequência, a fiação exposta e perfurada pode trazer riscos significativos, e o lençol térmico deixará de funcionar corretamente.

O lençol térmico também não deve ser usado com bebês e crianças pequenas. Eles podem aquecer rápido demais ou causar queimaduras na pele delicada dos menores sem que você se dê conta.

Além disso, as crianças mais velhas que têm um sono muito profundo, os idosos e os diabéticos também devem evitar este produto, já que podem se queimar se a sua pele ficar exposta ao calor durante muito tempo.

A seguir, apresentamos algumas recomendações do que você deve e não deve fazer ao usar um lençol térmico:

O que fazer O que NÃO fazer
Avalie o estado do lençol uma vez por ano

Use-o bem esticado

Desligue o controlador e tire-o da tomada quando terminar de usar

Dobre-o bem quando quiser guardá-lo

Não deixe o controlador ao alcance das crianças

Não bata nem pressione o adaptador

Não consuma líquidos

Não coloque o adaptador sob os travesseiros ou lençóis

O lençol térmico pode ser lavado?

Apesar de muitas pessoas afirmarem que este produto não pode ser lavado, os lençóis térmicos modernos contam com esta opção. Para ter certeza de que o seu lençol pode ser lavado, observe a etiqueta do produto.

É aconselhável colocá-lo na lavadora a uma temperatura máxima de 30°C, sem a conexão de eletricidade. Antes de conectá-lo novamente, assegure-se de que o lençol está completamente seco.

Como usar o lençol térmico?

Este é um produto muito fácil de usar. Basta colocar o lençol térmico sobre o colchão e conectá-lo à corrente elétrica. Em seguida, faça a cama normalmente com seus lençóis correspondentes, tudo por cima do lençol térmico.

Finalmente, ligue o aparelho com o controle que vem incorporado, e desligue-o alguns minutos antes de ir dormir.

É importante ressaltar dois pontos sobre o uso do lençol térmico. Em primeiro lugar, sempre é recomendável desligá-lo ao se deitar para evitar qualquer tipo de risco. Ficar com o lençol ligado por oito horas seguidas não é uma boa opção. Em segundo lugar, assegure-se de que ele está bem posicionado, sem rugas ou dobras, para que possa distribuir o calor uniformemente.

Homem na cama dormindo.

Os lençóis térmicos proporcionam calor nos dias mais frios (Fonte: Subbotina: 30286412 / 123rf.com)

Qual é a vida útil de um lençol térmico?

Embora muitos falem em cinco anos como um período padrão, a verdade é que os lençóis térmicos não possuem uma data de validade exata. A duração depende do uso e do cuidado.

A validade mínima seria de três anos se o lençol fosse usado nas piores condições, todas as noites ao longo de todo o ano, com usuários acima do peso ou que se movem de forma excessiva.

Quais são as recomendações dos especialistas?

Tanto os fabricantes quanto os engenheiros recomendam seguir ao pé da letra as indicações de armazenamento que podem ser lidas no manual do produto. Por conterem cabos, os lençóis térmicos devem ser bem dobrados. Caso contrário, ocorrerá um desgaste do sistema elétrico, que pode até levar à destruição total do produto.

Por outro lado, também é importante fazer uma análise do estado dos lençóis uma vez por ano, antes do primeiro uso da temporada. Atualmente há uma insistência dos profissionais neste ponto, já que os usuários não costumam avaliar o estado de seus produtos, o que pode levar a riscos inesperados.

Critérios de Compra

Agora você já conhece quase tudo sobre o lençol elétrico, mas para fazer a melhor compra, precisa aprender mais sobre os critérios decisivos para que você saiba escolher o modelo ideal para suas necessidades. Veja:

  • Design
  • Materiais
  • Voltagem
  • Certificação
  • Especificações

Design

Antigamente, havia apenas um design de lençol térmico. Atualmente, devido ao aumento da demanda por estes produtos, é possível encontrar lençóis térmicos para camas de solteiro, de casal e até de outros tamanhos.

No caso das camas de casal, os fabricantes optaram por acrescentar um sistema de termostato duplo, para que cada pessoa selecione a temperatura desejada.

Lençol térmico sobre cama.

Recomendamos desligar o controlador do seu lençol térmico depois de usá-lo. (Fonte: Agenturfotografin: 88566526 / 123rf.com)

Materiais

As opções de materiais são muito variadas: há modelos em poliéster, impermeáveis, com um lado de lã e outro de algodão, completamente de lã, ou com ambos os lados feitos em algodão.

Vale lembrar que, se você é alérgico, é importante conversar com o vendedor para ter certeza de que nenhum material poderá afetar a sua pele no momento em que o lençol esquentar.

Voltagem

Verificar a voltagem vai ajudá-lo a saber qual será o consumo do lençol térmico, caso você tenha a preocupação de economizar o máximo possível. Como regra geral, quanto maior a voltagem, maior será a capacidade de aquecimento do lençol.

Além disso, também é importante confirmar a classe de isolamento do produto, que define seu nível de proteção contra choques elétricos.

Certificação

Talvez este seja o ponto mais importante de todos se considerarmos que estamos falando de um produto elétrico. Cada lençol térmico deve contar com um selo de certificação que garanta a segurança do seu uso para o usuário.

No Brasil, a certificação do INMETRO é obrigatória tanto nos lençóis térmicos nacionais quanto nas versões importadas. Ao comprar um produto certificado, você terá certeza de que ele passou por todos os testes e avaliações necessárias e de que cumpre com todos os requisitos de segurança.

Especificações

Além de todos os pontos descritos anteriormente, há algumas características que vale a pena analisar no momento de investir em um produto como este. O que você gostaria que seu lençol térmico tivesse?

  • Termostato duplo nos lençóis para camas de casal
  • Regulação automática dos níveis de temperatura
  • Controle remoto para aumentar ou diminuir a temperatura à distância
  • Temporizador incorporado
  • Desligamento automático (depois de três, oito ou doze horas, por exemplo)
  • Sistema Electro Safe, que desconecta o aparelho em caso de derramamento de líquido

A seguir, exibimos uma tabela comparativa incluindo informações sobre os lençóis térmicos e os cobertores elétricos:

Lençol térmico Cobertor elétrico
Lugar É colocado entre o lençol e o colchão É colocado sobre o lençol
Diferença 1 Não pode ser utilizado no sofá Pode ser utilizado no sofá
Diferença 2 Um pouco rígido para suportar uma certa quantidade de peso É um cobertor de tecido desenhado para cobrir o usuário

Resumo

Os lençóis térmicos são produtos muito úteis para aquecer o local onde você dorme. Além disso, ajudam a aliviar certos tipos de mal-estar, como as dores musculares. No entanto, é necessário ressaltar a importância de seguir à risca as indicações do fabricante ao utilizá-los.

Com um uso adequado, o lençol térmico vai se transformar no seu aliado número um nas noites frias de inverno. Faça o teste e você certamente vai se tornar mais um apaixonado por este produto sensacional que oferece uma infinidade de vantagens.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais e de deixar um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Khongkit Wiriyachan: 43215118 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4.00 de 5
Loading...