Se você está pensando em comprar uma máquina lava-louças, é preciso que saiba ao certo qual modelo é o mais adequado para o que deseja. As máquinas modernas gastam menos água do que você usaria para lavar a louça na pia, além de oferecerem mais tempo livre para que você realize suas atividades diárias.

Ter uma máquina lava-louças na cozinha não é mais considerado um item de luxo, como era na época de nossos pais, pois atualmente elas são capazes de trazer conforto à vida dos usuários a preços acessíveis. Neste guia de compras, você poderá encontrar o item mais adequado para você.

O mais importante

  • Máquinas lava-louças, contrariamente ao que as pessoas normalmente acreditam, ajudam a economizar água e energia. De acordo com um estudos, você pode economizar um total de até 30 litros por dia em comparação com a lavagem manual da louça.
  • As vantagens desse tipo de equipamento são as seguintes: economizam água, energia, e são mais higiênicas do que se você lavar manualmente.
  • Antes de comprar uma máquina lava-louças, é necessário levar em consideração uma série de critérios, como tamanho e eficiência energética.

As melhores lava-louças: As favoritas da redação

A tarefa de lavar a louça não costuma ser muito apreciada pelas pessoas, por isso uma máquina lava-louças torna a vida dos usuários mais prática. Para ajudá-lo a escolher a opção mais adequada, fizemos uma seleção cuidadosa dos melhores produtos que você pode encontrar no mercado.

A lava-louças mais potente

A lava-louças de embutir Brastemp Vitreous possui um design único com acabamento em vidro branco, que vai proporcionar um charme único para a sua cozinha, além de deixar ela muito mais sofisticada. Ela possui, 14 serviços, 6 programas e diferentes opções de lavagem e secagem, para assim facilitar ao máximo o seu dia a dia. Sua função sanitizar, além de limpar, remove 99,9% das bactérias.

A campeã no design moderno

Essa lava-louças da Cuisinart possui um excelente desempenho, e é capaz de lavar e higienizar com eficiência desde delicados cristais até robustas travessas. Ela possui 14 serviços de lavagem e um sistema inteligente Dual Wash, que permite ajustar a sequência da lavagem, permitindo assim que você economize água e energia. Além disso, seu painel frontal facilita a visualização das funções.

O melhor custo-benefício

Essa lava-louças é compacta por fora e espaçosa por dentro, para que assim você possa facilmente acomodá-la em qualquer canto da sua casa. Ela vai te surpreender com a quantidade de funcionalidades que possui, como o programa Acquajet, que permite lavar pequenas quantidade de louça ao longo do dia. Ela possui capacidade suficiente para que você acomode inclusive suas panelas.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre lava-louças

Um problema comum nas casas atualmente é a falta de espaço, por isso existem muitos modelos de lava-louças compactas. Seja qual for sua escolha, nesta seção, responderemos às perguntas mais frequentes relacionadas a esse equipamento.

Casal escolhendo lava-louças.

Algumas lava-louças permitem lavar pequenas quantidades de louça. (Fonte: goodluz: 52822261 / 123rf.com)

O que é uma lava-louças e quais são as vantagens que ela oferece?

Inventada em 1883 por Josephine Cochrane, a máquina lava-louças é um equipamento usado para lavar louças e talheres automaticamente. Ela atua através de jatos de água quente com detergente que são direcionados para a louça. Usar uma máquina lava-louças tem muitas vantagens, como você verá na lista a seguir:

  • Economizar água. Segundo estudos, você pode economizar até 30 litros a mais por dia do que se lavar a louça à mão.
  • Economizar energia. Elas gastam até 10% menos energia do que se você lavar a louça à mão, de acordo com um estudo da Universidade de Bonn, na Alemanha.
  • Economizar tempo. O tempo que usaria lavando a louça, pode ser utilizado para fazer outras atividades.
  • Maior cuidado com a sua louça. É um mito pensar que a máquina lava-louças estraga suas peças, quando o que acontece é exatamente o contrário. Obviamente que optar por um equipamento com funções adicionais para o cuidado da louça ajuda muito nisso.
  • Mais higiene. É mais higiênico lavar a louça com uma máquina lava-louças do que manualmente. Os panos acumulam inúmeros germes, enquanto as máquinas lava-louças incorporam detergentes poderosos que eliminam bactérias e micro-organismos nocivos.
  • Maior cuidado com as suas mãos. Você não terá que lidar com os detergentes comuns para lavar a louça, produtos estes que deterioram a pele. Submeter suas mãos a altas temperaturas e detergentes não é recomendável.
  • É mais cômoda. Assim você não precisará lavar a louça imediatamente após as refeições e não terá uma cozinha cheia de panelas, copos e frigideiras nas bancadas.
Mulher colocando louças na lavadora.

Preste atenção no manual de instruções da máquina lava-louças para fazer a manutenção dela quando for necessário. (Fonte: Mark Bowden: 31003901 / 123rf.com)

Que tipos de lava-louças existem no mercado?

Para fazer uma boa compra, você deve ter a certeza sobre que tipo de máquina lava-louças precisa para sua cozinha e de quanto espaço você possui disponível. Basicamente, existem dois tipos de máquinas lava-louças, conforme você verá na tabela a seguir:

  • Padrão: Elas podem estar colocadas em qualquer área da casa, embora precisem estar perto de uma saída de água. Normalmente tem uma boa capacidade e são brancas ou em aço inoxidável.
  • Embutida: Elas são integradas aos demais móveis da cozinha e geralmente são mais caras do que as máquinas lava-louças padrão.

Existem diferenças entre a capacidade das máquinas lava-louças?

Sim, pois elas podem ser destinadas tanto para pessoas que possuem uma família numerosa, quanto para que as vivem em uma casa com poucas pessoas. Podemos estabelecer as diferenças de capacidade desses aparelhos, orientando-nos pela quantidade de serviços que ela possui. Vejamos as diferentes capacidades na tabela a seguir:

Número de serviços Para que tipo de uso é indicada
12 a 16 serviços Indicada para famílias grandes
7 a 11 serviços Adequada para três ou quatro pessoas ou para cozinhas com pouco espaço
6 serviços ou menos Corresponde à uma lava-louças compacta e é adequada para casais, pessoas solteiras ou para casas onde este equipamento é usado apenas esporadicamente

Quais são os programas de lavagem das lava-louças?

Máquinas lava-louças geralmente incluem diferentes programas de lavagem e cada um é específico para executar um tipo de função. Um programa eco não é o mesmo que um programa intensivo, por exemplo. A seguir, vamos explicar as diferenças entre eles.

  • Lavagem ECO: Com ela normalmente você economiza até 16% mais água e até 20% de eletricidade. Sua temperatura atinge os 50 °C ou menos e leva uma hora a mais do que o programa normal no ciclo de lavagem
  • Pré-lavagem: Ela indica uma lavagem prévia da louça com água fria.
  • Lavagem express: Lava e seca na metade do tempo, geralmente a uma temperatura de 65 °C. É indicada para pratos que já foram limpos antes.
  • Lavagem intensiva: É adequada para os pratos mais sujos, incluindo panelas e frigideiras. Geralmente, usa no máximo 70ºC e sua duração geralmente é de até 2 horas.
  • Lavagem normal: A temperatura geralmente atinge os 55 °C e é a mais usada diariamente. A duração do programa é de aproximadamente uma hora.
  • Lavagem de pequenas quantidades: Algumas máquinas lava-louças incluem um programa de lavagem para pequenas quantidades de louça. Nesses casos, esse programa é capaz de economizar eletricidade, água e detergente em até 20%.

Como instalar uma lava-louças?

É muito simples, mas você precisa ter uma certa habilidade. A primeira coisa que deve fazer é conectar as entradas de água da pia às do aparelho através de tubos, conforme explicado no manual de instruções. Depois disso, conecte a máquina lava-louças à corrente elétrica.

Qual é a manutenção requerida por uma máquina lava-louças?

Se você quiser que o equipamento dure o máximo de tempo possível, é necessário fazer a manutenção periódica e usar adequadamente o aparelho. Aqui estão algumas dicas úteis para manter a máquina lava-louças em perfeito estado:

  • Confira os níveis de abrilhantador e detergente. Antes de colocar a máquina lava-louças para funcionar, é conveniente verificar os níveis de abrilhantador e detergente.
  • Coloque as louças mais sujas na área inferior. Assim, o jato de água chegará diretamente e com força total nelas. Para isso também é importante verificar as especificações do fabricante sobre a colocação dos pratos.
  • Coloque os utensílios de plástico na área superior. Desta maneira, estarão longe de qualquer resistência que possa deformá-los.
  • Dose adequada de detergente. Este é um aspecto importante, portanto, siga as recomendações do fabricante. Uma dose muito alta não proporciona maior limpeza e gera o desperdício de detergente, enquanto uma dose muito baixa torna a lavagem menos eficiente.
  • Não sobrecarregue a máquina lava-louças. Se você fizer isso pode acabar estragando a máquina.
  • Limpe os restos de comida das louças e panelas. Faça isso antes de iniciar o processo de lavagem.
  • Revisão do filtro. É um procedimento que você deve executar duas a três vezes por mês se usar a máquina lava-louças com frequência. Remova-o e retire quaisquer detritos. Em seguida, lave-o com água em abundância.
  • Limpeza periódica. Use um produto específico para realizar uma limpeza profunda, quando necessário.
Imagem de mulher verificando louças em lava-louças.

A capacidade de uma lava-louças é medida pelo número de serviços. (Fonte: Andriy Popov: 43694068 / 123rf.com)

Critérios de Compra

A aquisição de uma máquina lava-louças é um investimento e você deve levar em consideração uma série de critérios para não errar na hora da compra. Para facilitar sua tarefa, mostramos a seguir os aspectos mais importantes.

  • Capacidade
  • Medidas
  • Nível de ruído
  • Programas de lavagem
  • Eficiência energética

Capacidade

A capacidade de uma máquina lava-louças é geralmente medida pelo número de serviços. Para que você possa utilizar o equipamento durante um longo tempo, faça a projeção do número de usuários por, pelo menos, 5 anos. Assim, se a família aumentar, a máquina continuará sendo usada com a mesma eficiência.

Medidas

É importante que você verifique as medidas antes de comprar uma máquina lava-louças, pois dependendo do espaço disponível para instalação, existem diferentes equipamentos adequados às suas necessidades. Confira a tabela a seguir.

Tamanho da lava-louças Opção mais adequada
Padrão(60 centímetros) É a de maior capacidade (de 12 a 16 serviços) e a mais vendida, pois possui mais funcionalidades tecnológicas
Estreita (45 centímetros) É a mais adequada para cozinhas com pouco espaço
Compacta Para espaços reduzidos, uso esporádico ou para pessoas solteiras

Nível de ruído

Um aspecto importante que você deve considerar é o nível de ruído da máquina lava-louças, principalmente se pretende usá-la com bastante frequência. A maioria dos dispositivos tem uma potência entre 45 e 60 decibéis (dB), e, quanto menor for esse valor, menos você notará o ruído quando o aparelho estiver em plena capacidade.

Se você quiser pretende usar a máquina lava-louças durante a noite, escolha um modelo que não exceda 45 decibéis, assim o aparelho funcionará de maneira silenciosa para que você possa dormir enquanto ela está ligada.

Programas de lavagem

Outro critério de grande importância refere-se aos diferentes programas de lavagem incluídos na máquina lava-louças. Verifique se ela possui um modo econômico, porque assim você economizará água e energia elétrica.

Outra questão importante é verificar se o aparelho possui um ciclo de lavagem com água fria para pratos com menos sujeira, pois esse é outro modo de economizar na sua conta.

Eficiência energética

A eficiência energética está presente em diferentes etiquetas, que podem variar da letra A a G, sendo esta última a que mais consome. Em geral, você encontrará uma máquina lava-louças com certificação energética A, embora possa ser A, A +, A ++ e A +++, sendo esta última a que consome menos energia elétrica.

foco

De acordo com estudos da indústria, a máquina de lavar louça automática usa em média cerca de 22,7 litros por carga. Máquinas mais eficientes utilizam cerca de 15 litros por carga. Agora, abra a torneira.

A água da torneira da cozinha flui em uma média de 7,5 litros por minuto. Você consegue lavar todos os seus pratos em menos de três minutos? Então, uma máquina de lavar-louças pode ser uma forma de economizar água.

Resumo

Antes de comprar uma máquina lava-louças você deve levar em consideração diversos fatores-chave para não errar na compra. Um desses critérios essenciais refere-se ao seu nível de ruído, afinal, com um modelo silencioso você pode lavar louça à noite.

Além disso, existem outros critérios fundamentais ao fazer sua compra. O tipo de máquina lava-louças, suas medidas e a variedade de programas de lavagem são questões importantes a serem avaliadas e afetarão o nível de conforto que ela trará para a sua vida.

Se você gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas possam ter acesso a esse conteúdo. Se preferir, deixe seu comentário.

(Fonte da imagem destacada: Leszek Glasner: 87811936 / 123rf)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
28 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...