Ao trabalhar ou estudar o dia todo, uma boa refeição é essencial para manter a energia, mas nem sempre é possível ter uma comida caseira e de qualidade à disposição. No entanto, uma lancheira permite que você prepare suas comidas favoritas com antecedência e leve-as com você para consumi-las em qualquer lugar.

Há uma enorme variedade de marmitas no mercado de diferentes formatos, materiais e tamanhos. Neste artigo, vamos ajudá-lo a escolher o melhor item para você e sua família.

O mais importante

  • A lancheira, também chamada de marmita, é um item útil para as pessoas que passam o dia fora de casa. Elas facilitam a vida dos usuários, e permitem que seja possível ter uma alimentação saudável em qualquer lugar e ainda economizar dinheiro.
  • Uma marmita pode ser feita com diferentes materiais, que vão variar conforme o seu objetivo. Se você optar pelas fabricadas em plástico, certifique-se de que não contêm BPA (bisfenol A).
  • Quando você decidir comprar uma lancheira, considere o uso que vai fazer dela, o material e o formato do produto.

Ranking: Os melhores modelos de lancheira do mercado

Pode ser uma tarefa complicada encontrar uma lancheira no mercado atualmente, já que existem inúmeras opções. Embora elas sejam parecidas, cada uma tem características diferentes que devem ser consideradas. Para ajudá-lo a tomar sua decisão, você encontrará um ranking com as melhores lancheiras disponíveis no mercado.

Selecionamos itens práticos e fabricados com diferentes materiais para que você possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

1° – Lancheira IZUMI

Essa marmita foi projetada para proporcionar conforto aos usuários, pois ela é elétrica e aquece os alimentos através de vapor, então basta colocar um pouco de água até o nível indicado e ligar na tomada. Assim, você terá o seu alimento quente em questão de minutos.

Seu formato é prático e higiênico, e ela acompanha também um pote para salada, para que assim você possa separar os alimentos quentes, dos frios.

2° – Lancheira Soprano

Essa lancheira elétrica possui um design moderno e capacidade de 1,2 litros, e assim você poderá realizar refeições saudáveis e quentinhas em qualquer lugar. Ela possui um sistema com pote e base independentes, e você pode, por exemplo, deixar a base no ambiente de trabalho e levar somente o pote para casa.

Outra característica que impressiona nesta lancheira é a sua vedação de silicone, que não permite que o alimento vaze na sua bolsa ou mochila. O aquecimento do alimento ocorre por meio de vapor, e basta adicionar um pouco de água no compartimento indicado pelo fabricante.

3° – Lancheira Euro

Essa marmita da marca Euro foi desenvolvida especialmente para quem deseja levar uma vida mais saudável e consciente. Ela possui dois recipientes independentes e combina com qualquer acessório que você esteja utilizando. Além disso, ela cabe facilmente na bolsa, já que é muito compacta.

Assim, você poderá levá-la para qualquer lugar, seja academia, escola, faculdade, parque, ou outro local. Ela é fabricada em plástico de alta qualidade, contém 600 ml e pode ser utilizada na lava-louças, micro-ondas, freezer e geladeira. Acompanha 3 talheres de plástico.

4° – Lancheira Sanremo

Essa lancheira tem capacidade de 1 litro, é fabricada em vidro e possui uma divisória para que você possa separar os alimentos conforme deseje. O seu anel de vedação em silicone permite que o fechamento dela seja hermético, e assim impede que os alimentos tenham contato com o ar e que ocorram vazamentos.

Ela pode ser levada ao freezer, forno e micro-ondas, desde que esteja sem a tampa. Além disso, ela acompanha talheres de plástico para facilitar a sua vida.

5° – Lancheira Jacki Design

Essa lancheira parte do princípio de que compartimentos nunca são demais em um item como esse, já que ela possui 5 espaços independentes para que você possa organizar os alimentos. A divisão em compartimentos facilita a limpeza, organização e conservação dos alimentos.

Ela é fabricada em aço inox, e sua tampa possui uma proteção especial para evitar qualquer tipo de vazamento. Este item não pode ir ao micro-ondas, mas pode ser lavado na máquina de lavar-louça.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a lancheira

A escolha de uma lancheira pode parecer fácil no início, mas no momento de buscar por uma você encontrará inúmeros modelos de diferentes materiais, tamanhos e formas e poderá se sentir perdido. Para ajudar nesta tarefa, confira o Guia de Compras abaixo com todas as dicas para que você tome essa decisão mais facilmente.

Pessoa preparando lanche.

Embora a lancheira de plástico seja a mais comum, é possível encontrar itens fabricados com muitos outros materiais. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 23033738 / 123rf.com)

Por que uma lancheira é necessária?

Uma marmita é essencial para quem passa o dia longe de casa, porque você economizará tempo por não ter que decidir onde comer e dinheiro, já que não precisará gastar em um restaurante.

Uma lancheira é especialmente útil se você quiser comer de forma saudável, pois ao comer fora de casa, você não tem muito controle sobre o que consome. Com sua marmita, você pode preparar sua comida saudável com antecedência e aproveitá-la quando e onde quiser. Você pode até mesmo preparar comida para a semana e armazená-la na geladeira.

Como saber se a lancheira é segura para armazenar comida?

Uma lancheira de plástico pode conter BPA ou bisfenol A, que é um composto químico usado para produzir certos plásticos potencialmente prejudiciais ao consumo humano e que podem interferir nos processos hormonais do seu corpo. Se o plástico na sua lancheira tiver BPA e for aquecido, ele pode infiltrar-se na sua comida.

Nem todas elas contêm esse elemento ou deixam isso claro no rótulo. Para ter mais certeza, você pode optar por uma marmita de vidro, por exemplo. Se você optar por uma lancheira de plástico, é essencial certificar-se de que ela não contém o BPA.

Toda lancheira é hermética?

Uma lancheira hermética é útil se você deseja armazenar alimentos por longos períodos de tempo ou transportar líquidos. Além disso, elas são fundamentais para manter os alimentos protegidos do contato com o ar. Se a sua cozinha tem muita umidade, você pode guardar na lancheira ingredientes secos, como açúcar e farinha.

Muitas marmitas disponíveis no mercado têm mecanismos para vedação hermética, no entanto, nem todos são eficientes. Busque por tampas com vedação em borracha ou silicone, pois isso garantirá proteção contra umidade para os seus alimentos.

Imagem de mulher preparando lanches.

Você deve levar em conta quais alimentos vai transportar na sua lancheira. (Fonte: Olena Kachmar: 76174557 / 123rf.com)

Quais são os materiais de fabricação de uma lancheira?

Existe uma infinidade de materiais para esses recipientes e cada modelo se adapta à necessidades diferentes. Confira abaixo uma tabela com as principais vantagens e desvantagens dos materiais de fabricação de uma lancheira:

Material Vantagens Desvantagens Uso recomendado
Plástico Contam com bons mecanismos de vedação hermética e são mais baratos que os demais materiais Podem conter BPA e as vezes adquirem a cor de molhos que foram armazenados É possível usá-lo sempre, desde que não contenha BPA
Vidro Possui maior durabilidade, não contém BPA e não absorve as cores, nem os odores dos alimentos São mais pesados e podem quebrar Uso versátil
Aço inoxidável São duráveis e não contém BPA Podem ser corroídos por alimentos ácidos Seu uso não é muito versátil, pois não pode ser introduzido no micro-ondas
Materiais biodegradáveis Ecologicamente corretas Não são tão duráveis Podem ser utilizadas de maneira similar ao vidro, mas não resistem a temperaturas altas

A lancheira é durável?

Dependendo do material com o qual sejam fabricadas, elas podem se deteriorar mais facilmente com o passar do tempo. Se você possui uma marmita de plástico, é recomendável trocar de recipiente a cada 10 anos. Se a lancheira já tiver uma certa idade, pode ser que o padrão de qualidade da época em que foi fabricada já esteja ultrapassado, então é melhor trocar por uma mais nova.

Se perceber uma textura estranha, pode ser que o plástico tenha derretido com o calor. Se isso acontecer, é melhor não utilizá-la mais, pois os químicos do plástico podem ser perigosos para a saúde humana. Se a sua lancheira for de aço inoxidável e estiver corroída, também é recomendável trocá-la. A lancheira de vidro é a mais durável de todas.

Critérios de Compra

Uma boa marmita é um excelente investimento. Elas são essenciais na rotina de qualquer pessoa, seja para levar para o trabalho, faculdade, academia, ou outro local. Você deve escolher o produto que melhor se adapte às suas necessidades. Considere os seguintes critérios ao comprar a sua.

  • Material
  • Tamanho
  • Função elétrica
  • Idade do usuário
  • Tipos de alimentos

Material

Embora a lancheira de plástico domine o mercado, você pode encontrar produtos fabricados com muitos outros materiais que atendam às suas necessidades. Se você estiver interessado em reduzir o uso de plástico em sua rotina, recomendamos optar por vidro, aço inoxidável ou materiais biodegradáveis.

Se você adquirir uma marmita de plástico, lembre-se de verificar se ela está livre de bisfenol A ou BPA. Os produtos geralmente indicam explicitamente se contêm este composto.

Tamanho

Considere o uso que você dará à sua lancheira. Se você estiver procurando por um recipiente para levar para o escritório, opte por uma do tamanho médio ou várias pequenas, para dividir os alimentos. Existem também marmitas grandes, perfeitas para um piquenique ou para uma refeição em família.

Função elétrica

A marmita elétrica é uma excelente opção que garantirá uma refeição quente, não importa onde você esteja. Esses produtos são um pouco mais caros e pesados, mas valem a pena se você não tiver acesso fácil a um micro-ondas. Se você optar por uma dessas, deverá verificar se elas podem ser conectadas em diferentes tensões, para que você possa aquecer sua comida no carro, por exemplo.

Idade do usuário

Nem toda a lancheira é adequada para crianças. Um recipiente de vidro, por exemplo, pode ser muito pesado para os pequenos. O ideal para crianças é que a marmita possua divisórias, para que a comida não se misture, já que muitos não gostam disso.

Tipos de alimentos

Um fator muito importante a se considerar antes de adquirir uma lancheira, é que tipo de alimentos você vai colocar nela. Se quiser armazenar alimentos que sejam suscetíveis à umidade, recomendamos que ela tenha vedação hermética. Além disso, assim você se sentirá mais seguro para transportar alimentos líquidos, com a certeza de que não vão vazar na sua bolsa ou mochila.

Resumo

Uma lancheira é essencial para quem passa o dia fora de casa, pois assim não é preciso sempre recorrer a comidas de restaurante. Você pode cozinhar a comida que você gosta e comer alimentos saudáveis. Além disso, elas ajudarão você a economizar tempo e dinheiro. Se você tem filhos, esses itens irão colaborar para que ele tenha uma alimentação mais saudável.

Existem marmitas de diferentes materiais, tamanhos e formas e a sua escolha dependerá do uso que você quer fazer dela e da comida que você quer armazenar ou transportar. Embora as de plástico sejam as mais comuns, nem todas são seguras. Verifique se elas estão livres de BPA ou opte por produtos de vidro ou feitos com outros materiais.

Esperamos ter ajudado você a escolher a lancheira ideal. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe-o em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Vadim Ginzburg: 78823297 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
44 Voto(s), Média: 4.00 de 5
Loading...