O chá chegou ao Brasil em 1812, pelas mãos de Dom João IV, o Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Ele trouxe as primeiras mudas de Camellia sinensis ao país e tentou cultivá-las no então recém-inaugurado Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No Brasil, onde o café e o chocolate já eram populares, o chá demorou para cair no gosto popular. Hoje já podemos encontrar diversos modelos de jogo de chá para apreciar a bebida.

Existem muitas lendas sobre a origem do chá. No entanto, evidências científicas somente confirmam que já se consumia chá por volta do século 21 a.C. na China. A verdade é que o jogo de chá – conjunto de xícaras, pires e chaleira para o consumo da bebida – é uma parte indispensável do seu processo de preparação. Pensando nisso, desenvolvemos este guia para desvendar todos os seus segredos.

O mais importante

  • Os jogos de chá também são chamados de serviços de chá e são compostos utensílios e ferramentas para servir e degustar essa popular infusão.
  • Existem diversos tipos de jogo de chá: alguns mais formais e outros mais descontraídos. Entre os últimos estão os modelos vintage, muito na moda hoje em dia, geralmente feitos de porcelana ou argila.
  • Antes de decidir comprar um jogo de chá online, você deve levar em consideração alguns critérios básicos de compra, como o estilo que você gosta, o número de peças ou o material de seus componentes.

Ranking: Os melhores modelos de  jogo de chá do mercado

Se você é apaixonado por chá ou precisar dar um presente a um ente querido que é apaixonado pela infusão, nada melhor do que um tradicional jogo de chá. Pode ser chá inglês, chinês ou turco, não importa: a verdade é que esta bebida milenar requer recipientes especiais para preservar todo o seu aroma e sabor. Confira a seguir uma lista dos melhores jogos de chá do mercado.

1º – Jogo de chá Wincy com chaleira com infusor

Este conjunto da marca Wincy composto por uma chaleira de 1,2 litros com infusor acoplado e 5 xícaras é o sonho de consumo de qualquer aficionado pela tradição da cerimônia de chá, destacando-se pela funcionalidade.

Para usar a chaleira é muito simples: basta adicionar chá a granel no filtro e adicionar água fervente. O resto é história! Prepare-se para encantar as visitas com um chá delicioso e aromático.

2º – Jogo de chá Soleil White

Um jogo de chá digno de conto de fadas, esse conjunto da marca Oxford promete deixar seus convidados se sentindo em casa. Composto por seis xícaras, seis pires, um açucareiro e um bule de 120 ml, ele é perfeito pra um chá da tarde despretensioso, mas sofisticado.

O design de suas peças chama atenção por seus detalhes canelados e curvas que lembram um cisne branco. Pode ser combinado facilmente com colheres prateadas ou douradas e quando não estiver sendo usado, pode converter-se em um atraente item decorativo.

3º – Jogo de chá Lyor

Esse jogo de chá da marca Lyor tem um preço mais elevado, mas com um bom motivo: ele tem praticamente tudo o que você precisa para uma cerimônia de chá perfeita. São 17 peças em porcelana: seis xícaras de chá com pires, seis pratos de sobremesa, dois bules, uma leiteira, um açucareiro e, de quebra, um porta adoçante.

Tem uma cor casca de ovo e ornamentos elevados na parte frontal de cada peça, provando que a riqueza está mesmo nos detalhes. É ideal para os que gostam de receber visitas frequentemente e pode ser usado também para servir café.

4º – Jogo de chá Simona

Um dos modelos mais inovadores do mercado, esse conjunto da marca Simona surpreende pelo seu design e forma de armazenamento de suas peças. É composto por seis xícaras e pires, um bule e um suporte de bambu ecológico e extremamente agradável aos olhos.

Com ele, sua hora do chá vai se tornar algo divertido e descontraído. O suporte de bambu se sai muito bem como item decorativo e os pires chamam atenção por serem também confeccionados em bambu, garantindo uma aparência rústica e natural ao conjunto.

5º – Jogo de chá Ceraflame

A cor rose gold, ou rosa-cobre, está super na moda e esse jogo de chá faz um bom uso dela, em uma versão mais quente do tom. Seu bule pode ir ao fogo diretamente, o que significa que trata-se de um conjunto não apenas bonito, mas também funcional. Além disso, todas as peças podem ser lavadas em máquinas de lavar louças!

O kit é composto por quatro xícaras e pires e um bule. Todos os itens são resistentes a choques térmicos e garantem um ar moderno à sua cerimônia do chá. Podem ser usados tanto para servir café, como chá.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o jogo de chá

Os utensílios para a realização de uma cerimônia do chá também têm uma longa tradição, como você pode imaginar. A história está cheia de lendas sobre o chá e sua preparação, na China e em outras partes do mundo. Portanto, abaixo, respondemos às perguntas mais frequentes dos usuários sobre essas ferramentas essenciais para tomar chá.

Imagem de bule e xícaras de chá.

Os utensílios utilizados nas cerimônias do chá têm uma longa tradição. (Fonte: Tashka: 2000159475 / 1234rf.com)

O que é exatamente um jogo de chá e quais são suas vantagens?

Parece óbvio, mas talvez seja a definição mais ampla do que você pensava. Um jogo de chá – também chamado serviço ou conjunto de chá – é um conjunto de utensílios constituído por xícaras, pires, bule e açucareiro, entre outros, que são usados na cerimônia de preparação dessa popular infusão.

Os conjuntos de xícaras de chá são serviços completos com todas as peças necessárias para servir essa infusão, seja para você mesmo ou para seus convidados. Suas vantagens são inúmeras e mostramos algumas delas na lista a seguir:

  • Temperatura. Mantém a infusão na temperatura ideal.
  • Conservação. O chá mantém todas as suas propriedades, tanto no sabor quanto no aroma.
  • Estilo. Você define o seu estilo. Um conjunto de xícaras de chá de cerâmica fina não é igual a um de prata, por exemplo.
  • Presente. São ótimos presentes e sua escolha também definirá seu estilo.

Que utensílios compõem um bom conjunto de xícaras de chá?

É possível variar o número de componentes, no entanto, um serviço ou jogo de chá deve incluir algumas peças fundamentais para seguir a cerimônia de preparação do chá, seja na China ou no Reino Unido. A seguir, confira uma lista com as ferramentas básicas encontradas em um jogo de chá clássico.

  • Bule de chá. Pode ser feito de uma série de materiais diferentes, alguns específicos para um tipo de chá determinado.
  • Bandeja. Sua função é mover xícaras e acessórios para uma mesa ou onde o chá deverá ser servido.
  • Jarra de leite. Pode ser usado para despejar leite ou creme no chá, dependendo dos gostos pessoais dos convidados.
  • Um açucareiro e pinças (ou colheres). As pinças costumam ser usadas para servir torrões de açúcar, mas também podem ser úteis para tirar o chá a granel de sua embalagem.
  • Coador e recipiente ou infusor de chá. O infusor é um recipiente de metal que pode assumir várias formas, mas que inclui chá no interior, portanto, desempenha uma função semelhante a de um saquinho de chá.
  • Xícaras e pires. As xícaras podem ter um formato específico, como as de chá turco, em forma de tulipa. As xícaras clássicas para o chá europeu geralmente têm uma abertura maior na base para desfrutar mais do aroma e do sabor da infusão, além de uma alça.

Conjuntos de chá mais modestos costumam ter três peças: o bule, a leiteira e o açucareiro – além das xícaras, é claro. Mas os conjuntos podem ser muito mais complexos, incluindo acessórios como uma colher medidora, relógio ou cronômetro (timer) e balança digital para pesar exatamente a quantidade de chá que usaremos durante o ritual.

George OrwellEscritor Britânico

“O chá é um dos pilares da civilização deste país.”

Quais tipos de jogos de chá existem no mercado?

Os jogos de chá podem ser encontrados em um número infinito de formas, tamanhos, estilos e materiais, mas se algo os une, é que hoje a maioria dos itens pode ser inserida no micro-ondas ou até mesmo em uma máquina de lavar louça.

Na tabela a seguir apresentamos alguns dos conjuntos de chá mais conhecidos, o material mais utilizado e suas características.

Tipos de jogo de chá Material Características
Inox Aço inoxidável Tanto para conjuntos de chá formais e informais. São muito fáceis de limpar
Chinês Porcelana fina São geralmente feitos a mão

Costumam ser mais detalhados, mais leves e menores

Holandês Diversos materiais Os conjuntos de chá holandeses são conhecidos por sua facilidade de uso

São de cor clara, maiores do que os jogos de chá chineses

Inglês Cerâmica ou porcelana Bules e xícaras possuem grande durabilidade

Desenhos florais, acabamento canelado e fundo redondo com superfície plana para que não caiam facilmente

Turco Vidro O chá é servidos em grandes xícaras de vidro e os convidados podem segurá-las pelas extremidades sem o risco de se queimar

Existem também os jogos de chá de luxo e vintage. Os de luxo são de prata e ouro, são mais formais e muitas vezes incluem muitas peças. Já os vintage são feitos de porcelana ou argila e geralmente possuem design de flores e ornamentos.

Critérios de Compra

Existem tantos tipos de jogo de chá no mercado que a sua escolha pode ser um pouco difícil. Além disso, não se trata de um conjunto de peças que você vai usar sozinho ou apenas com a família. Seus convidados também usarão o seu jogo de chá. Portanto, ao escolher um bom conjunto, é sempre recomendável que você se guie por uma série de critérios, como os seguintes:

  • Estilo
  • Material
  • Número de peças
  • Acessórios
  • Opiniões e avaliações de usuários

Estilo

Ao comprar um jogo de chá, você terá uma ampla variedade de opções em termos de design e estilo. Talvez você goste do jogo de chá turco ou alguns aspectos do design chinês te fascinem. De qualquer forma, escolha o seu estilo e siga o ritual de preparação do chá de acordo com o modelo escolhido. Seus convidados ficarão tão encantados quanto você!

Se, por outro lado, você estiver procurando um jogo de chá online para dar de presente, tente descobrir qual o estilo o seu ente querido mais gosta. Assim, você não cometerá erros na compra e e essa pessoa especial sempre lembrará de você ao usar o conjunto.

Jogo antigo de chá e flores ao fundo.

Os materiais usados na fabricação do jogo de chá são cruciais para sua qualidade e durabilidade. (Fonte: Kamkote: 57820919 / 123rf.com)

Material

Os materiais de fabricação de um jogo de chá são fundamentais para avaliar sua qualidade e durabilidade. Se o conjunto incluir um bule, verifique se ela é adequada ao tipo de fogão que você possui, seja cerâmica, por indução ou a gás. Se você tem filhos em casa, tenha cuidado se optar por porcelana fina e, se estiver procurando por peças resistentes, o aço inoxidável será a sua melhor escolha.

A prata também possui grande resistência, mas logicamente tornará o preço do seu jogo de chá um pouco mais salgado, principalmente por se tratar de um conjunto que costuma contar com muitas peças e acessórios.

Número de peças

Um jogo de chá pode ser muito simples ou ser composto de inúmeras peças que lhe facilitarão a tarefa de seguir de forma correta uma cerimônia de preparação da bebida. Dependendo de como você pretende usá-lo, pode ser importante que você tenha um bom número de xícaras e pires para seus convidados.

Além disso, é sempre aconselhável ter uma leiteira, açucareiro, pinças e, claro, um bom bule de chá que combine com o resto da louça para preparar esta bebida milenar.

foco

Você sabia que na era vitoriana existiam xícaras de chá com protetor de bigode? Elas foram inventadas por Brittish Harvey Adams na década de 1860.

 Acessórios

Os acessórios para chá também são de grande importância se o seu objetivo é reunir convidados em sua casa. Entre eles estão as pinças de açúcar, coador, infusor, colheres medidoras ou balança digital, entre outros. Lembre-se desses aspectos se deseja preparar um chá formal para seus convidados. Os pequenos detalhes fazem toda a diferença!

Opiniões e avaliações de usuários

Antes de clicar no botão “comprar” para adquirir seu jogo de chá online, dê uma olhada nas opiniões do usuários da Amazon. Eles podem ser fundamentais na hora de tomar a sua decisão, fornecendo informações úteis adicionais para a compra. As avaliações de 4 e 5 estrelas também revelam a popularidade de um item e a satisfação dos compradores do produto.

Resumo

No Brasil, a tradição que envolve o chá não é a mesma que no Reino Unido. No entanto, o ritual de preparação desta infusão tem muitos adeptos e, por isso, um bom jogo de chá é um presente sempre bem-vindo. Seja um modelo informal ou da melhor porcelana, você deliciará os amantes desta infusão milenar.

Ao comprar um bom conjunto, você deve levar em consideração alguns critérios fundamentais, como o estilo decorativo ou os materiais de fabricação dos componentes. O número de peças necessárias e as avaliações dos usuários em relação aos produtos também são aspectos essenciais para uma boa escolha.

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais (que tal convidar seus amigos para um bom chá?) ou deixe um comentário abaixo. Teremos o maior prazer em responder!

(Fonte da imagem destacada: Olga Miltsova: 12446850 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
32 Voto(s), Média: 5.00 de 5
Loading...