Preparar a comida todos os dias é um desafio para muitas pessoas. A falta de tempo, de habilidade na cozinha ou de imaginação complicam essa tarefa. Mas, existem soluções que ajudam justamente aqueles que não têm tempo, não sabem cozinhar ou que não sabem o que preparar. Um exemplo disso é a fritadeira.

Uma fritadeira é um eletrodoméstico pequeno presente em muitas casas. Serve para fritar vários alimentos de forma simples. Os modelos que você encontra no mercado não são muitos diferentes um dos outros, ainda assim, há pequenas diferenças que vale a pena conhecer. Por isso, preparamos hoje um Guia de Compras de fritadeira, assim você vai conseguir saber qual opção é a melhor para você.

O mais importante

  • Uma fritadeira é um eletrodoméstico pequeno que pode ser usado para fritar vários alimentos. Sua principal vantagem é que frita de forma uniforme e não causa tanta sujeira quanto usar uma frigideira.
  • No mercado, você encontrará um monte de fritadeiras. A maioria conta com funções similares, mas elas possuem algumas diferenças. É preciso conhecer bem aquilo que o modelo escolhido tem a oferecer.
  • Na hora de comprar a sua fritadeira, você deve avaliar se o preço compensa em comparação ao benefício. Não se esquece que, em muitos casos, o preço acaba sendo mais alto apenas porque o produto é de marca conhecida.
  • Quando comprar sua fritadeira, saiba bem qual o tamanho que você precisa. Ela não pode ser pequena, mas também não grande demais, nesse último caso significaria desperdiçar mais energia e óleo.

Ranking: As melhores fritadeiras do mercado

Conhecer o que as melhores fritadeiras do mercado têm a oferecer é muito importante para saber o que esperar do modelo que você escolher. Por isso, vamos apresentar uma lista com fritadeiras que, para muitos, são as melhores. Além de serem boas opções para a compra, conhecer esses modelos permite que você entenda quais são as funções mais interessantes desse tipo de eletrodoméstico.

1º – Fritadeira Naf-03i, Mondial

Esse modelo de fritadeira da Mondial é muito popular por seu tamanho e preço competitivo. Não é preciso usar óleo, o que evita cheiro de fritura pela casa. No cesto inferior, a capacidade é de até 2 litros e, no recipiente do meio, até 3,2 litros.

As peças desse modelo são removíveis, o que ajuda muito na hora de limpá-la. Vem com controle de temperatura (até 200 graus) e timer de até 60 minutos. Além da fritura em si, permite preparar outras coisas, com pães, bolos e carnes. Vem com um livro de receitas para ajudar com ideias de pratos.

2º – Fritadeira sem Óleo Blackfryer, Black&Decker

A Black&Decker oferece ao mercado uma fritadeira que não usa óleo e que tem capacidade de 2,5 litros. O recipiente de fritura é removível, facilitando sua limpeza após usado. Conta com regulagem de temperatura (até 200 graus) e com temporizador.

A fritadeira desliga automaticamente após o tempo de cozimento estipulado e emite um som quando termina de cozinhar. Sua potência é de 1500 W.

3º – Fritadeira Grand Family Af-17, Mondial

Este é o modelo grande de fritadeira da Mondial, indicado para família com mais do que 4 membros. Sua capacidade é de até 5 litros. Como outros modelos da marca, essa fritadeira não exige uso de óleo, o que evita odores de fritura.

Por seu tamanho maior, a potência é de 1900 W. Pode ser encontrada em 110 V ou 220 V. O controle de temperatura é de até 200 graus, o timer marca até 60 minutos e emite som ao finalizar a cocção. Um diferencial é que este modelo conta com revestimento antiaderente no cesto de fritura.

4º – Fritadeira Sem Óleo Multifuncional, Oster

A fritadeira da Oster tem capacidade de 3,2 litros e a velocidade de cozimento mais acelerada, pois conta com o sistema Hot Air Technology, em que o ar quente circula de maneira ultrarrápida.

Esse modelo conta com temporizador sonoro que indica o fim da preparação e vem com 30 sugestões de receita. Seu diferencial é que vem, também, com dois elementos extras: uma assadeira e uma grelha, apropriados para receitas específicas.

5º – Fritadeira Elétrica Airfry Fry Delight, Arno

Essa fritadeira da Arno tem um preço mais elevado para seu tamanho (que é padrão), mas seu design mais moderno pode ser decisivo para que algumas pessoas optem por ela. Ela frita, cozinha ou assa com ar quente, dispensando o uso do óleo. A cesta é removível para facilitar a limpeza.

Sua capacidade é de até 3,2 litros (ideal para, no máximo, 4 pessoas). A potência é de 1400 W e a temperatura pode ser regulada até os 200 graus. O timer é de 30 minutos, diferente da maioria das outras fritadeiras disponíveis no mercado, que marcam até 60 minutos. Isso pode limitar um pouco as possibilidades de receitas.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a fritadeira

Agora você já conhece as melhores fritadeiras do mercado e suas características. Também será útil conhecer, de forma clara, os detalhes que diferenciam uns modelos de outros para poder tomar sua decisão final. Mas, antes disso, você precisa repassar alguns aspectos que também são importantes.

Mulher escolhendo fritadeira em loja.

Existem fritadeiras sem óleo e que não apenas fritam, mas também assam ou mantêm a comida quente. (Fonte: Iakov Filimonov: 116392004 / 123rf.com)

O que é uma fritadeira e como funciona?

Uma fritadeira é um eletrodoméstico pequeno que serve para fritar vários alimentos facilmente. Seu funcionamento é muito simples: basta encher o recipiente com óleo e, depois, ligar a fritadeira na tomada e escolher a temperatura.

foco

Ela consegue fritar os alimentos graças a uma resistência que tem dentro para esquentar o óleo.

É melhor fritar na fritadeira ou na frigideira?

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é se é melhor fritar em uma frigideira ou em uma fritadeira. Apesar de parecer que a frigideira simplifica a tarefa, na verdade não é bem assim. Dizemos isso porque a frigideira faz mais sujeira, traz mais risco de queimaduras e o resultado da fritura é menos homogêneo, mesmo que os alimentos retenham um pouco mais de óleo.

É melhor uma fritadeira com ou sem óleo?

Depois de ver a lista com as melhores fritadeiras do mercado, pode ser que surja uma dúvida: é melhor um modelo que usa, ou não, óleo? Com óleo, o funcionamento é muito simples: enche-se o recipiente com o óleo que vai esquentar para fritar os alimentos. É possível controlar a temperatura.

No caso das fritadeiras sem óleo, elas não somente fritam, mas também assam ou mantêm a comida quente. Isso acontece graças a uma circulação de ar quente dentro do recipiente. Para conhecer melhor as vantagens de ambos modelos, preparamos a tabela abaixo. Preste atenção em todos os aspectos.

Vantagens da fritadeira com óleo Vantagens da fritadeira sem óleo

É mais rápida

Os alimentos fritam melhor

Os alimentos ficam crocantes

São mais baratas

Não se gasta dinheiro com óleo

É mais saudável

Não gera odores

São fáceis de limpar

Como cuidar do óleo da fritadeira?

Para aproveitar ao máximo a fritadeira, um dos aspectos mais importantes é o óleo utilizado. Esse será sempre o ingrediente mais importante. Por isso, é bom levar em consideração os conselhos que damos a seguir. Colocá-los em prática será fundamental para conseguir, com sua fritadeira, os resultados que está buscando.

  • Temperatura: Não deve passar dos 170 ou 180 graus, no máximo. Considere que, quando o óleo esquenta demais, ele pode produzir algumas substâncias nocivas para a saúde. Não deixe que o óleo solte fumaça, pois isso significa que está queimando.
  • Alimentos: Garanta que os alimentos estejam secos antes de fritá-los. Se são congelados, lembre-se de que baixarão a temperatura do óleo, então, provavelmente você terá que aumentar um pouco a temperatura do óleo para recuperar os graus perdidos.
  • Óleos: O mais comum é usar óleo de girassol na fritadeira, mas também podem ser usados óleos de outras variedades. O que nunca se deve fazer é misturar tipos diferentes de óleo, muito menos óleo novo com usado.
  • Empanados: Se for preparar algo empanado, coloque uma colherada de água ou leite no ovo que será usado para empanar. Isso ajuda a fritura a não absorver tanto óleo e deixa o alimento mais crocante.
  • Jogar o óleo fora: O óleo deve ser trocado na fritadeira quando ficar muito grosso, com espuma, cheirar mal ou escurecer.
  • Reciclar o óleo: Procure não jogar o óleo fora pelo cano da pia, pois isso contamina muito o meio ambiente. O ideal é levá-lo a algum lugar que recolha esse tipo de material. Outra opção é colocar o óleo usado em uma garrafa de plástico para jogar no lixo (não é a melhor opção, mas pelo menos polui menos do que jogar pelo ralo).
Doutor Darío LópezDoutor em Nutrimedia

“As evidências científicas analisadas mostram que é provável que o consumo de azeite de oliva, em comparação com o consumo de outros óleos ou gorduras, reduza o peso”.

Qual é a melhor temperatura para fritar na fritadeira?

Outro aspecto que deve ser considerado na hora de usar a fritadeira é a temperatura selecionada. Muitas pessoas ficam em dúvida quanto a essa função, pois, dependendo do alimento escolhido, recomenda-se uma temperatura ou outra. Muitos modelos contam com um controle de temperatura para que você mesmo decida a quantos graus quer usar a fritadeira.

Recomendamos que escolha uma temperatura mais baixa, como 160 graus, em vez de colocar a 180 graus. Os alimentos vão demorar um pouco mais para cozinhar? Sim, mas o óleo se conservará mais e durará mais tempo. Ainda assim, considere que os alimentos, quando fritos mais lentamente, terão um pouco mais de gordura.

Fritadeira sem óleo laranja.

Lembre-se de que a temperatura que você seleciona é algo a se considerar na hora de utilizar sua fritadeira. (Fonte: Wilawan Khasawong: 107041834 / 123rf.com)

Quais funções interessantes você deve buscar ao comprar uma fritadeira?

Há uma série de aspectos nos quais você deve prestar atenção quando for adquirir uma fritadeira. É importante não somente verificá-los na hora da compra, mas também entender para que servem. Portanto, não se esqueça das questões abaixo na hora de tomar sua decisão. Confira:

  • Zona fria: Essa é uma característica a que você não precisa se atentar, pois, na verdade, todas as fritadeiras possuem zona fria. O que interessa, na verdade, é saber para que ela serve. Trata-se de um espaço onde se depositam os restos dos alimentos. Desse modo, os sabores não se misturam e a máquina não solta muito cheiro.
  • Sistema de autolimpeza: Alguns modelos contam com um modo de autolimpeza. Mesmo assim, você terá que garantir a limpeza do recipiente manualmente ou, se possível, colocá-lo numa lava-louças.
  • Filtro antiodor: Em alguns casos, as fritadeiras contam com um filtro antiodor. Mas, não tem jeito, o processo de fritura sempre solta um pouco de cheiro.

Quais são as vantagens e as desvantagens da fritadeira?

Sem dúvidas, uma fritadeira é um eletrodoméstico que pode ser muito útil em qualquer casa. Na hora de escolher o melhor modelo, você deve considerar uma série de aspectos. Alguns você já viu ao longo deste Guia, outros você está prestes a conhecer. Mas, antes, preste atenção às principais vantagens e desvantagens da fritadeira.

Vantagens
  • Econômica e fácil de usar
  • Agiliza o tempo
  • Mais segura que uma frigideira
Desvantagens
  • É preciso ter cuidado para utilizar bem a máquina
  • São mais caras que uma frigideira

Critérios de Compra

Já estamos terminando este Guia, mas antes precisamos te passar os critérios de compra, aqueles aspectos que não podem passar batidos se você quiser garantir o melhor produto. Neste ponto do texto, com certeza muitos aspectos já estão bem claros na sua cabeça, mas, recomendamos que preste atenção especialmente a estes:

  • Tamanho
  • Limpeza
  • Tampa
  • Potência
  • Filtros
  • Outras características

Tamanho

Um dos aspectos que você deve considerar na hora de comprar sua fritadeira é o tamanho. Isso vai depender de quantos membros há na sua família. É importante avaliar esse aspecto para não perder muito tempo fritando e para evitar gastar muito óleo ou energia. Para facilitar sua vida, preparamos a seguinte tabela:

Tamanho Capacidade
Pequena Tem capacidade para pouco mais de 1 litro e é perfeita para 4 pessoas
Média Seu recipiente tem capacidade de 1,5 a 2,3 litros, o que serviria de 4 a 5 pessoas
Grande Tem capacidade para 3 ou 4 litros e é ideal para famílias com até 8 pessoas

Na hora de comprar seu eletrodoméstico, você deve avaliar qual é mais adequado considerando todos os membros da sua família. Mas, também é importante analisar o uso que será feito da fritadeira antes de decidir a capacidade que ela precisa ter.

Limpeza

Limpe o exterior da fritadeira sempre que usá-la. É suficiente passar um pano umedecido com água e um pouco de sabão primeiro e, em seguida, outro pano apenas com água. Seque bem para concluir a limpeza da parte de fora. Por dentro, lave sempre que trocar o óleo. O ideal é escolher um modelo desmontável cujas peças possam ser colocadas no lava-louças. Nesse aspecto, veja bem as peças da fritadeira para escolher uma que facilite esse processo de limpeza, algumas, inclusive, possuem um botão de autolimpeza.

Imagem de batata sendo frita no óleo.

Recomendamos uma temperatura baixa, de 160 graus, em vez de utilizar a 180 graus. (Fonte: Andreadonetti: 97315207 / 123rf.com)

Tampa

Tente escolher um modelo cuja tampa seja de vidro e que permita ver o interior. Dessa forma, você não tem que abrir e fechar o eletrodoméstico para ver como anda a fritura. Lembre-se que cada vez que destampar, vai perder temperatura. Com a tampa de vidro, você não fica abrindo e fechando, o que evita que demore muito tempo para ficar pronta e garante a cocção adequada.

Potência

Escolha uma fritadeira que tenha uma boa potência, entre 1500 e 2000 W. O valor exato dependerá do tamanho da máquina. Saiba que, quanto mais capacidade tiver, mais potência será necessária para fritar bem os alimentos. Se não tiver a potência adequada, o preparo vai demorar mais, eles ficarão mais para cozidos do que fritos.

Filtros

Todas as fritadeiras devem contar com um filtro para manter o óleo limpo por mais tempo. Mas, alguns modelos também vêm com filtros antiodor. É uma opção muito prática e que deve ser levada em conta. Pense em como é incômodo que a casa toda fique cheirando a fritura.

Com o filtro, não será preciso ventilar o ambiente para tirar o cheiro. Vale lembrar que ele não remove todo e qualquer cheiro, apenas neutraliza e reduz significativamente.

Outras características

Há, ainda, outras questões a serem consideradas. Por exemplo: se a fritadeira dispõe de temporizador e termostato para regular o tempo e a temperatura; se vem com a opção de “parede fria”, que é muito prática para evitar queimaduras ao tocar a parte externa; e se o recipiente é extraível, o que facilita na hora de limpá-la.

Analise a fritadeira por inteiro e considere todas suas funções antes de decidir pela sua.

Resumo

Uma fritadeira serve para fritar de forma rápida vários alimentos. É fácil de utilizar e de manter. No  mercado, você encontrará vários modelos, alguns bem econômicos. Mas, ao comprar, avalie o preços e as funções que a fritadeira oferece. Escolha o modelo que tenha a melhor relação qualidade-preço dentro do seu orçamento.

Há muitos aspectos que você deve considerar ao comprar sua fritadeira. Por exemplo, que a capacidade seja adequada para sua família, ou que seja fácil de limpar. Não esqueça que as que têm filtros antiodor podem ser uma boa opção, além daquelas com termostato, temporizador ou parede fria. O mais importante: verifique se a fritadeira cumpre com os requisitos que você deseja.

Gostou do conteúdo deste Guia de Compra? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais ou deixe um comentário com a sua opinião!

(Fonte da imagem destacada: David Kadlec: 86581862 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...