Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

89Comentários coletados

Quantas vezes precisamos trocar nossas frigideiras porque a comida ficou grudada? Será que a culpa é da frigideira ou do mal uso que fazemos dela? Se você chegou aqui em busca de uma solução definitiva, você está no lugar certo! Hoje vamos falar sobre a frigideira de cerâmica.

Tantas pessoas não podem estar erradas. Se as frigideiras de cerâmica estão na boca do povo, por alguma razão isso está acontecendo. Para que não restem dúvidas, preste atenção neste guia, onde te contaremos tudo sobre este tipo de frigideira que está tão em alta ultimamente. Animado? Vamos começar!

O mais importante

  • Ao contrário do que muita gente pensa, as frigideiras de cerâmica recebem este nome não porque são fabricadas totalmente por este material. De fato, é apenas um tipo de revestimento antiaderente.
  • As frigideiras de cerâmica fornecem muitos benefícios, tanto por sua qualidade como por seu respeito ao meio ambiente e a nossa própria saúde, já que não contém substâncias toxicas, características deste tipo de utensílio de cozinha.
  • Para escolher a frigideira de cerâmica ideal e a que você terá o melhor proveito possível, é fundamental considerar alguns aspectos na hora da compra: o tamanho, o tipo de fogão, o material, entre outros.

As melhores frigideiras de cerâmica do mercado: Nossas recomendações

Como sabemos que para muitos o mundo das frigideiras não é o dos mais apaixonantes, fizemos o trabalho por você e preparamos uma seleção das melhores frigideiras de cerâmica do mercado. Observe as recomendações que vamos mostrar abaixo, talvez uma delas seja a sua escolhida.

Uma opção muito resistente

A frigideira de cerâmica da Brinox possui revestimento interno de cerâmica, autorizado pelo INMETRO. Com cabo em soft-touch colorido que não esquenta durante o uso, livre de PFOA e tampa de vidro com saída para o vapor. Disponível em versões de 20, 22 e 24cm.

Frigideira de cerâmica com ótimo desempenho

A frigideira de cerâmica da Tramontina é uma ótima opção. Feita em alumínio com revestimento em cerâmica, cabo de baquelite antitérmico. Com ótimo desempenho, proporciona excelentes resultados na hora de preparar seu alimento. Possui um belo design, está disponível nas versões de 24, 28, 30 e 32cm.

Uma dupla de frigideiras de respeito

Este conjunto com duas frigideiras de cerâmica da Ruga proporcionam muito conforto e praticidade na cozinha. Com design diferenciado, pintura resistente ao calor, cabo soft touch, uma frigideira com 24cm e a outra com 28cm. É recomendado utilizar apenas produtos adequados para não estragar o revestimento.

Uma frigideira 100% de cerâmica

Essa frigideira é feita 100% em cerâmica, é resistente a choques térmicos e atóxica. Não risca, pode ser levada ao forno e ao micro-ondas. É muito versátil, com ótimo desempenho e estabilidade no fogão. Mantém o calor por mais tempo. Acompanha tampa de vidro.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a frigideira de cerâmica

Você já pode ver nossas recomendações, mas ainda tem algumas dúvidas sobre as vantagens de ter uma frigideira de cerâmica? Não se preocupe, vamos continuar te ajudando para tomar a decisão certa. A seguir, vamos responder todas as dúvidas mais frequentes.

frying chicken

Em geral, as frigideiras contam com até cinco anos de garantia. (Fonte: Welch: 25097412 / 123rf.com)

Por que é tão recomendado comprar uma frigideira de cerâmica?

Nos últimos tempos, é muito comum escutar os grandes especialistas de cozinha falando sobre as frigideiras de cerâmica e os múltiplos benefícios que oferecem, tanto no uso como na qualidade da comida preparada nelas. Vamos ver a que se referem:

  • São ótimas para a saúde e para o meio ambiente, já que não liberam substâncias tóxicas.
  • Além disso, não possuem em sua composição compostos como o PTFE (politetrafluoretileno) ou o PFOA (ácido perfluorooctanoico).
  • São muito versáteis e funcionais, ou seja, podemos utilizar em quase qualquer tipo de cozinha (indução, fogão de cerâmica, cozinha elétrica e a gás).
  • São fáceis para limpar e o azeite ou gordura são limpados de forma simples de sua superfície.
  • Existem opções com preços muito econômicos.

O que mais podemos pedir? Estes motivos são os que estão levando cada vez mais pessoas a mudar suas panelas comuns por opções de cerâmica.

O que diferencia uma frigideira de cerâmica dos outros tipos de frigideira?

Embora tenhamos visto todas as vantagens da frigideira de cerâmica, ainda podemos nos perguntar o que a diferencia dos demais tipos de frigideira. Observe a seguinte tabela comparativa:

Tipo de frigideira Vantagens Desvantagens
Frigideria de cerâmica Sem substâncias tóxicas, PFOA nem PTFE

Versáteis e funcionais

Antiaderentes

Fáceis de limpar

Econômicas

Sua capacidade antiaderente se perde com o tempo

Necessitam utensílios de cozinha específicos para evitar que estraguem

É recomendável lavar a mão

Frigideira de teflon Antiaderentes

Econômicas

Fáceis de limpar

Sua capacidade antiaderente se perde com o tempo

Arranham facilmente

Frigideira de aço inoxidável Higiênicas

Boa distribuição de calor

Alta durabilidade

Alta tendência que os alimentos grudem
Frigideira de ferro fundido Antiaderentes (naturalmente)

Versáteis e funcionais

Fornecem ferro ao organismo.

Muita durabilidade

Muito pesadas e difícil de transportar

Alta tendência que os alimentos grudem

Podem oxidar

Nesta comparação, queríamos ser claros e falar tanto dos aspectos bons como dos ruins de cada um dos tipos. Mesmo depois de tudo, as frigideiras de cerâmica continuam ganhando de goleada, já que seus benefícios em nível de saúde não possuem rivais.

Quais tamanhos uma frigideira de cerâmica pode ter?

Embora possa parecer uma questão banal, o tamanho da frigideira é mais importante do que você imagina. Utilizar uma frigideira do tamanho correto para cada tipo de alimento é uma das chaves fundamentais para conseguir os melhores resultados e evitar que a comida estrague.

Como acontece com outros tipos de panelas, podemos encontrar as frigideiras de cerâmica de tamanhos muito variados: desde quatorze centímetros até trinta e seis (utilizadas principalmente por profissionais.

Na hora de escolher o tamanho da frigideira, você também deve prestar atenção nas bordas.

white ceramic pan

Utilizar uma frigideira do tamanho correto para cada tipo de alimento é uma das chaves fundamentais para conseguir os melhores resultados e evitar que a comida estrague. (Fonte: Auton: 37935916 / 123rf.com)

Como limpar uma frigideira de cerâmica?

Um dos aspectos mais importantes das frigideiras de cerâmica é o cuidado ou manutenção que você deve ter com elas. Anteriormente, mencionamos que é muito recomendado lavar à mão para que o revestimento não estrague com o efeito das lava louças. Mas, como fazer?

  • O mais aconselhável é limpar a frigideira logo depois de usar com água quente. Se não for possível, então você deve esperar a frigideira esfriar completamente.
  • É fundamental retirar os restos de comida que podem ter ficado na frigideira antes de limpá-la. Para isso, você pode deixar de molho ou adicionar um pouco de bicarbonato.
  • Quando a superfície estiver livre de qualquer resíduo, você pode lavar a frigideira com detergente e água morna. É importante utilizar esponjas macias, para evitar danos no revestimento.
  • Uma vez que o processo for finalizado, você deve secar a frigideira bem com um pano. Guardar as frigideiras úmidas pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

Certamente é mais fácil do que você pensava. Quando nos dizem que devemos lavar este tipo de frigideira à mão, sempre imaginamos um trabalho longo e tedioso. Mas, neste caso, está longe da realidade. Siga esta rotina e você vai notar como suas frigideiras vão durar mais.

Existe alguma forma de aproveitar melhor minha frigideira de cerâmica?

Sabemos que você gosta muito de dicas e aproveitar ao máximo qualquer produto que for comprar. Pois então, você está com sorte, também temos algumas opções para as frigideiras de cerâmica.

De fato, temos alguns truques para você considerar antes e durante o uso deste tipo de frigideira. Anote!

Antes de utilizar a frigideira de cerâmica Durante o uso da frigideira de cerâmica
Tire as partes adesivas da embalagem (se tiver) com muito cuidado para não danificar o revestimento Não coloque a frigideira para esquentar sem colocar um pouco de azeite
Lave antes do primeiro uso com água morna e detergente neutro Não utilize fontes de calor maiores que o tamanho da frigideira, isso pode danificar o revestimento cerâmico
Você pode colocar um pouco de azeite e deixar ferver, depois, deixe repousar por 20 minutos e lave novamente, assim você vai proteger o revestimento Não é necessário colocar em altas temperaturas, a cerâmica é um grande transmissor de calor
Utilize sempre utensílios de cozinha adequados para não arranhar a superfície

Considere esses simples conselhos e você vai aproveitar o máximo possível da sua nova frigideira de cerâmica. Você já sabe que, com esse tipo de produto, o cuidado diário é a chave principal para aumentar sua durabilidade.

O que posso fazer se o óleo queimar em uma frigideira de cerâmica?

Quando, por acidente, o óleo utilizado na frigideira queimar, é muito difícil de retirar. Algumas vezes, inclusive, é necessário colocar na lava louças para remover excessos de sujeira.

Como já sabemos, as frigideiras de cerâmica exigem um cuidado rigoroso, por isso é necessário ter alguns cuidados. Siga mais algumas dicas:

  • Enxágue a frigideira o melhor possível para eliminar qualquer resto de alimento.
  • Coloque uma mistura de uma xícara de vinagre branco e quatro xícaras de água na frigideira.
  • Coloque a frigideira para esquentar em fogo baixo até começar a ferver.
  • Retire do fogo e espere esfriar completamente.
  • Volte a limpar a frigideira, esfregando a superfície com um pano macio.

Uma coisa que pode acontecer muito é o óleo queimar na panela. Por isso, saber o que fazer nesse tipo de situação é muito benéfico para manter a frigideira de cerâmica sempre no melhor estado possível. Lembre-se que o que sempre procuramos é aumentar sua durabilidade.

View this post on Instagram

. ?Goldchef Gourmet?? . . SUCESSO ABSOLUTO DE VENDAS EM MAIS DE 63 PAÍSES AGORA CHEGA AO BRASIL COM PRONTA-ENTREGA ? . . ✔ NUNCA GRUDA ✔ NÃO PRECISA DE ÓLEO ✔ PODE IR AO FORNO EM ATÉ 260°C ✔ LIVRE DE PTFE, PFOA, OS PFOS ✔ FEITA DE COBRE, CERÂMICA E TITÂNIO . . Para fazer a compra acesse o link azul do perfil . Informações:(11)97603-8755 . . A Goldchef pode ajudar na minha saúde? Sim! Talvez você não saiba disso, mas existem alguns compostos tóxicos (PTFE, PFOA e OS PFOS) que as panelas comuns vão soltando enquanto cozinham os alimentos. De acordo com estudos recentes, o consumo de alimentos contaminados com esses compostos, à longo prazo, pode ocasionar problemas de artrite, tireóide, colesterol, infertilidade, entre outros. A Goldchef é totalmente livre desses compostos, devido ao tipo de revestimento antiaderente utilizado, que é uma cerâmica especial. Então com a Goldchef você pode ficar tranquilo(a) com a sua saúde. . . #panelaceramica #panelacerâmica #frigideira #frigideiras #tostexdefrigideira #frigideirasaudavel #bolinhodefrigideira #tortadefrigideira #browniedefrigideira #paozinhodefrigideira #paonafrigideira #frigideirapaulista #receitadefrigideira #frigideiradebacalhau #frigideiradeferro #frigideiradeceramica #frigideiragrill #cursobolosfrigideiracuritiba #paodequeijofrigideira #lasanhadefrigideira #frigideirasmagicas #tortadefrutasdefrigideira #pizzanafrigideira

A post shared by Goldchef (@goldchef.representante) on

Critérios de compra

E, como não poderia ser diferente, não queremos finalizar este guia sem os últimos conselhos que você deve considerar no momento de escolher sua futura frigideira de cerâmica. Leia com atenção cada um dos critérios de compra que vamos apresentar abaixo:

Material

A primeira coisa que é preciso fazer, obviamente, é escolher o material que a frigideira é fabricada. Você deve considerar que estamos nos referindo ao revestimento.

Lembre-se que as frigideiras de cerâmica recebem esta denominação apenas pela parte interna, enquanto a parte externa geralmente é de alumínio ou outro material leve.

Se você chegou até aqui, com certeza você está pensando em comprar uma frigideira de cerâmica. De toda forma, este será o primeiro passo a ser dado sempre que você for comprar uma frigideira, seja qual for o material. Com essa decisão tomada, você já limitou bastante o círculo de escolha.

ceramic pan

A frigideira de cerâmica é muito boa para a saúde e para o meio ambiente, já que não libera substâncias tóxicas. (Fonte: Maya23k: 71971361 / 123rf.com)

Uso

Em segundo lugar, você deve considerar o uso que será feito da frigideira de cerâmica. Nesse aspecto, entra em jogo tanto a frequência do uso como o número de pessoas que utilizam ou o tipo de comida que será preparado.

É bom ter frigideiras de tamanhos diferentes.

Dependendo de todos esses aspectos, é necessário escolher um tamanho ou outro de frigideira. Antes, mencionamos que o tamanho da frigideira escolhida vai influenciar muito, tanto no resultado final da comida como no cuidado da própria frigideira.

Por isso, escolha sempre o mais adequado para que não seja nem muito grande, nem muito pequena. O ideal é contar com pelo menos três frigideiras de diferentes tamanhos.

Tipo de fogão

Outro item que devemos considerar é o tipo de fogão que temos em casa. Ainda que, atualmente, cada vez mais existem frigideiras que podem ser utilizadas em qualquer tipo de fogão (indução, vitrocerâmica, elétrico ou a gás), não esqueça de ter certeza antes da compra.

Por sua vez, as frigideiras de cerâmica são as mais versáteis de todas neste sentido. Por isso, o normal é que você não tenha nenhum problema. Se você utilizar uma frigideira sobre um fonte de calor que não é adequada para ela, pode estragar com o uso. Além disso, é possível que nem esquente.

hotcake cocked in a ceramic pan

O mais aconselhável é limpar a frigideira logo depois de cada uso com água quente. (Fonte: Grybanov: 112389138 / 123rf.com)

Garantia

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar da garantia. Em produtos deste tipo, que é utilizado com muita frequência e tendem a estragar com bastante facilidade, a garantia é muito importante.

Em geral, as frigideiras de cerâmica contam com até cinco anos de garantia. Guarde bem os documentos relacionados com a garantia (ticket de compra ou outro que o fabricante exija) para poder reclamar sobre qualquer defeito de fábrica.

Mas, veja bem, ela não cubrirá os danos sofridos pela frigideira devido ao mal uso da mesma. Não esqueça de seguir cada um dos passos que mencionamos antes.

Resumo

Talvez você ainda não saiba, mas o que você está procurando é uma frigideira de cerâmica. Por que? Em termos gerais, porque são as mais "saudáveis" de todas, já que não possuem substâncias tóxicas ou as liberam nos alimentos, porque possuem muita durabilidade (se bem cuidadas, como tudo) e porque são as mais recomendadas pelos especialistas.

Se você, finalmente, decidiu escolher uma dessas, leve em consideração os diferentes critérios de compra e encontrará o modelo que melhor se adapta às suas necessidades, costumes e as condições do seu fogão. Uma vez que você testar, não vai mais querer frigideiras de outros tipos. E aí, se animou?

Se você gostou do nosso guia sobre as frigideiras de cerâmica, compartilhe em suas redes sociais e deixe um comentário para nós logo abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Markstout: 119610761 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Tem a tradução como vocação e a escrita como filosofia de vida. Acredita que os ingredientes fundamentais para um bom artigo são o rigor na informação com um toque de estilo. Escreve sobre cosméticos, beleza, paternidade e produtos para casa.