Fazer compras no supermercado é uma tarefa chata para muitos. Por isso, para boa parte das pessoas, uma opção válida é comprar a maior quantidade de produtos possível numa única ida ao mercado. Dessa forma, não precisam fazer compras com frequência. O único inconveniente é que é preciso ter um bom espaço para guardar a comida em casa. Contar com um freezer vertical pode ser a solução para isso.

Todas as casas costumam ter geladeira com congelador. Porém, em alguns casos, o espaço disponível nesse no congelador não é suficiente. Por isso,  é cada vez mais comum que as pessoas optem por ter, também, um freezer vertical a parte. Esse elemento proporciona espaço extra de armazenamento, principalmente para guardar congelados ou comida que precisa ser mantida fria por mais tempo.

O mais importante

  • Um freezer vertical é um eletrodoméstico que serve para guardar alimentos já comprados congelados. Também serve para congelar outros alimentos, sejam cozidos ou mesmo crus.
  • No mercado, você vai encontrar, provavelmente, dois tamanhos de freezer vertical. Um no tamanho de uma geladeira e o outro com metade dessa altura.
  • Para manter os alimentos congelados, os freezers verticais oferecem diferentes tecnologias. Por isso, é importante conhecer quais são as opções mais comuns.
  • No mercado, você vai encontrar diferentes modelos a preços variados. Analise bem tudo o que oferecem para poder tomar a melhor decisão possível.

Ranking: Os melhores modelos de freezer vertical do mercado

Começamos este Guia analisando os melhores freezers verticais que você pode encontrar no mercado brasileiro. Esta análise pode ajudá-lo a encontrar o modelo que está procurando e também a descobrir certas características que são importantes na hora de escolher um freezer vertical.  Veja a seguir.

1º – Freezer Vertical Consul Compacto 66 litros – 220V

Esse freezer da Consul é um modelo pequeno, ideal para quem não tem muito espaço em casa, mas que mesmo assim precisa de algo para complementar a geladeira. Também pode ser uma boa escolha para refeitórios de empresas ou para a área de lazer da sua casa.

Ela possui classificação energética A e o degelo é manual com dreno de gelo. Tem portas reversíveis, cestos removíveis; controle de tempertaura e voltagem de 220V. É um modelo simples e isso se reflete em seu preço, que é um dos mais acessíveis.

2º – Freezer Vertical Brastemp Flex Frost Free 228 litros – 110V

Esse modelo da Brastemp tem um preço mais elevado se comparado a outros frezeers verticais, porém, sua vantagem é que ele pode ser considerado 2 em 1, visto que possui um controle de temperatura externo que o permite fazer as vezes de uma geladeira. É modelo grande, com 1,69 m de altura, e é feito de evox na cor inox.

Ele é um frost free, ou seja, nunca é preciso descongelá-lo. Tem congelamento rápido, porta reversível e voltagem 220V com classificação energética A.

3º – Freezer Vertical Brastemp Flex Frost Free 228 litros – 220V

Este modelo é exatamente igual ao que ocupa a segunda posição, porém, ele é branco e com voltagem 220V, e  talvez por isso tenha um valor mais baixo do que o de 110V de cor inox.

Ele é um frost free, ou seja, nunca é preciso descongelá-lo. Tem congelamento rápido, porta reversível e voltagem 220V com classificação energética A.

4º – Freezer Vertical Electrolux Cycle Defrost Uma Porta 145 litros – 220V

Outra marca muito conhecida do brasileiro é a Electrolux. Esse modelo de tamanho grande que a marca oferece também é bem competitivo em seu preço e por suas características.

Na parte estética, sua cor é branca, com cestos removíveis, pés niveladores e tampa basculante. A altura é de 1,30 m. Possui tecnologia é defrost (low frost) com dreno de gelo para quando for preciso descongelá-lo. Tem controle de temperatura, mas não conta com super refrigeração dos alimentos. Está disponível em ambas voltagens.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o freezer vertical

Temos certeza de que conhecer os melhores freezers verticais ajudou você a descobrir características importantes desse elemento. Isso vai servir para avaliar as diferenças entre as opções de freezer que você encontrará no mercado.

Além disso, vai permitir que você não tome uma decisão precipitada, mas sim tenha as ideias claras na hora da compra. Agora, vamos apresentar outros aspectos interessantes.

Imagem de mulher sorrindo em frente a freezer.

Ter um freezer vertical em casa proporciona um espaço extra de armazenamento de comida. (Fonte: Kzenon: 23511508 / 123rf.com)

O que é um freezer vertical e como ele funciona?

Um freezer vertical é um eletrodoméstico que serve para manter congelados vários alimentos. Geralmente, é comprado para complementar a geladeira e muitas das famílias que compram um freezer têm necessidade ou costume de ter em casa sempre uma boa quantidade de comida.

O freezer elimina o calor do interior do alimento até que ele se congele. Isso é feito por meio de uma substância refrigerante gasosa que passa por vários componentes do eletrodoméstico.

foco

No interior do eletrodoméstico ocorre um processo contínuo para manter os alimentos a temperaturas inferiores a 0ºC.

É melhor ter um freezer vertical ou horizontal?

Você provavelmente vai ficar na dúvida entre comprar um freezer vertical ou um horizontal. Como os dois tipos não apresentam muitas diferenças funcionais, pode ser que você não consiga definir qual é o melhor.

Para ajudar a acabar com suas dúvidas, nos próximos tópicos vamos mostrar as principais características de cada modelo.

  • Freezer horizontal: A principal diferença é que, para pegar os alimentos no interior desse freezer, o acesso é feito por sua parte superior. O modelo vertical conta com uma grande capacidade de armazenamento, mas alcançar o que estiver no fundo é mais complicado. Apesar disso, permite congelar alimentos de tamanhos maiores e consome menos energia que o freezer vertical.
  • Freezer vertical: Alcançar os alimentos é mais fácil nesse modelo, já que é organizado por prateleiras. Se você escolher um freezer vertical com tamanho maior, a capacidade não será muito diferente. O que acontece é que esse modelo costuma ser um pouco mais caro que o horizontal. Por outro lado, ocupa menos espaço e é mais fácil encaixá-lo na cozinha.

É melhor ter um freezer vertical ou uma geladeira de porta dupla?

Outra questão que pode surgir é: melhor contar com um freezer vertical ou comprar uma geladeira de porta dupla? Para começar, uma geladeira de porta dupla não conta com o mesmo espaço de congelamento que um freezer vertical de tamanho grande, com isso, a geladeira não trará exatamente muita solução de armazenamento. Esse é um aspecto importante a ser considerado.

Além disso, se você se decide pela geladeira de porta dupla, precisará ter um bom o espaço para ela na cozinha. Lembre-se que o design de muitas cozinhas costuma ser pensado considerando o tamanho de uma geladeira normal de porta simples.

Se você opta por um freezer vertical, ele pode ser colocado em outro lugar na cozinha, inclusive em um corredor. Não se esqueça, também, que o preço de uma geladeira de duas portas costuma ser bem mais elevado.

Imagem de freezer aberto com alimentos dentro.

Um freezer vertical é um eletrodoméstico que serve para congelar e para manter congelados distintos alimentos. (Fonte: Anastasiia Kuznetcova: 111261017 / 123rf.com)

Quais elementos compõem um freezer vertical?

É interessante conhecer as distintas partes que compõem um freezer vertical e entender para que serve cada uma delas. Isso permite entender melhor o funcionamento desse eletrodoméstico. Por isso, preste bastante atenção à tabela abaixo:

Elemento Funções
Compressor Serve para aumentar, primeiro, a pressão do gás do evaporador e, então, comprimi-lo. Depois, passa o gás outra vez para o estado líquido para que circule pelo freezer
Válvula de expansão Sua função é levar a quantidade certa de substância refrigerante ao evaporador, atendendo as suas necessidades. Para isso, primeiro reduz a pressão e a temperatura do líquido
Bobinas As bobinas são uns tubos capilares que vão enrolados e pelos quais circula o líquido refrigerante. Serve para comunicar o compressor e a válvula de expansão
Termostato Mantém a temperatura adequada do freezer. Quando alcança essa temperatura, ele para, interrompendo também o fluxo da substância refrigerante até que a temperatura suba de novo
Substância refrigerante Usada para resfriar o congelador. É composta por dois líquidos: o freon e o amoníaco. É muito importante que ninguém manipule esses líquidos porque são perigosos

Quais são os outros elementos presentes em um freezer vertical?

Agora, vamos repassar outros elementos do freezer vertical. Mas, neste caso, tratam-se de partes externas do eletrodoméstico, que são essenciais para seu bom funcionamento. Bem como os elementos internos, que mostramos nos tópicos anteriores, os externos também são importantes. Anote quais são eles.

Elemento Funções
Luz interna É essencial para poder ver o conteúdo do freezer
Dreno Sua função principal é eliminar a água quando se descongela o freezer vertical
Alarme Serve para avisar quando a porta é deixada aberta ou quando acaba a luz
Controle São utilizados para controlar as diferentes funções do freezer

Com fazer com que o freezer vertical funcione melhor?

Há uma série de medidas que você pode tomar para que seu freezer vertical funcione melhor. É lógico que, uma vez que você investiu dinheiro nesse eletrodoméstico, você vai querer tirar o máximo proveito dele. Por isso, é muito importante considerar todos os aspectos que apresentaremos nos próximos tópicos e colocar em prática nosso conselhos.

  • Temperatura: Tente manter a temperatura do seu freezer em torno de -18ºC. Isso traz um maior rendimento com um consumo inferior.
  • Posição: Deixe uma separação entre o freezer e a parede, pois isso evitará tampar as fendas de ventilação. Coloque o freezer vertical longe de qualquer fonte de calor.
  • Energia: Não deixe a porta aberta por muito tempo, isso evita perder calor e energia.
  • Manutenção: Não coloque alimentos quentes no freezer e nem sobrecarregue o eletrodoméstico. Descongele-o quando a capa de gelo estiver superior a 3 milímetros.
Journal of Food Composition and AnalysisPublicado em 2017

“Os alimentos congelados mantêm todos os seus nutrientes”.

Que tecnologia de congelamento o freezer vertical utiliza?

O freezer vertical, e de qualquer outro tipo, utiliza diferentes tecnologias para congelar os alimentos mantidos em seu interior. É interessante conhecê-las porque, na hora de comprar o eletrodoméstico, você poderá escolher a tecnologia adequada ao seu perfil de uso. Portanto, preste atenção aos 3 tipos de congelamento:

  • No frost (frost free): Neste caso, não se cria capa de gelo no interior do freezer. Sua principal vantagem é que não é preciso ficar descongelando o eletrodoméstico.
  • Low Frost (defrost): Neste caso, o gelo forma uma fina camada no interior do freezer. Não é nada complicado de se limpar.
  • Estático: É, por assim dizer, a tecnologia mais tradicional. Forma pequenos pedaços de gelo nas paredes do eletrodoméstico. Para limpá-lo, você terá que descongelar o freezer antes

Quais são as vantagens e desvantagens do freezer vertical?

A esta altura você já sabe muito bem o que pode esperar de um freezer vertical. Também já deve ter se dado conta de que essa é a melhor opção entre as outras, como geladeira de porta dupla ou freezer horizontal.

Mas, antes de concluir a revisão do que foi apresentado e ver os últimos aspectos que você deve levar em consideração, queremos mostrar mais um ponto: as vantagens e desvantagens do freezer vertical.

Vantagens
  • Traz espaço extra de armazenamento na sua cozinha
  • É uma forma simples de poder congelar alimentos em casa
  • Existem opções bem econômicas
Desvantagens
  • É preciso ter espaço na cozinha para esse eletrodoméstico
  • Algumas opções podem ser um pouco mais caras
  • Aumenta o gasto na conta de luz

Critérios de Compra

Agora sim estamos perto de terminar este Guia de Compra. Entretanto, não queremos finalizar sem antes mostrar para você uma série de critérios que deve considerar para adquirir seu freezer vertical.

Sem dúvidas, são aspectos-chaves que você tem que avaliar antes de tomar sua decisão. Por isso, antes de realizar a compra, analise as seguintes questões.

  • Tamanho
  • Consumo energético
  • Tecnologias de congelamento
  • Portas reversíveis
  • Super refrigeração

Tamanho

Talvez o tamanho seja o aspecto mais importante a se levar em conta. É possível encontrar freezers verticais de dois tipos: alguns estão feitos para serem colocados debaixo de uma bancada, por isso medem uns 80 cm de altura. Os outros modelos medem 1,80 m, tamanho parecido ao de uma geladeira comum.

Com certeza a segunda opção é mais vantajosa no quesito espaço de armazenamento. Mas, não se esqueça de que nem sempre será fácil posicionar esse objeto tão grande na cozinha.  Se você tiver um bom espaço, então sim, vale a pena apostar no modelo grande.

O freezer maior também é a melhor opção se a sua família for grande e se vocês costumam comprar bastante quantidade de alimento de uma vez só.

Imagem de legumes em sacos congelados dentro de freezer.

É importante que o freezer vertical escolhido tenha porta reversível. (Fonte: Belchonock: 106124370 / 123rf.com)

Consumo energético

O consumo energético é um aspecto muito importante. Considere que, diferentemente de outros eletrodomésticos, o congelador está sempre funcionando.

As classificações energéticas deste produto estão entre A+ e A+++, sendo que os mais eficientes são o classificados como A+++. Se investir nessa opção, você vai conseguir economizar na conta de luz.

Tecnologias de congelamento

Anteriormente, neste Guia, comentamos que existem 3 tipos de tecnologias de congelamento. É recomendável escolher o no frost, já que ele não forma capa de gelo no freezer. Dessa forma, evita-se ter que descongelar o eletrodoméstico e sua limpeza será muito mais fácil  do que seria se houvesse gelo. Não se esqueça disso ao comprar seu freezer.

Porta reversível

É importante que o freezer vertical que você escolha conte com portas reversíveis. Isso ajuda a colocá-lo em qualquer parte da cozinha. Além disso, é possível que, com o tempo, você queira mudar a posição do freezer e, se a porta não for reversível, isso será um problema. Não caia no erro de ignorar este detalhe.

Super refrigeração

A “super refrigeração”, ou congelamento, é um sistema que faz com que os alimentos congelem rapidamente, de forma realmente muito mais rápida do que em um freezer que não tenha essa função.

Serve para conservar melhor as propriedades do alimento congelado, pois, com esse processo, se perde uma quantidade menor de nutrientes, como vitaminas ou minerais. Sem dúvida, é um ponto muito importante a ser considerado.

Resumo

Um freezer vertical proporciona espaço extra de armazenamento tanto para produtos comprados já congelados quanto para comidas que você queira congelar (cruas ou já cozidas).

Na hora de comprar este eletrodoméstico, deve ser considerado qual tamanho é mais apropriado às necessidades da sua família. E claro: também deve ser avaliado o consumo energético para não gerar gastos exagerados.

Outro aspecto ao qual você precisa se atentar é à técnica de congelamento do freezer. A mais adequada é a no frost, já que evita a formação de gelo, o que facilita a limpeza.

Por fim, se o freezer tem tecnologia de congelamento rápido, os nutrientes dos alimentos se conservarão melhor.  E não se esqueça de comparar os preços em diferentes lojas para pagar um valor justo.

Foi interessante para você a informação deste Guia? Deixe um comentário ou compartilhe este texto nas suas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Loganban: 33455170/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
20 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...