Você já deve ter notado uma variedade de cores e formatos nos utensílios modernos de cozinha. Desde as formas para muffins e cupcakes até colheres e espátulas, todas têm sido fabricadas com um material de cores vivas e textura emborrachada: o silicone. Esses itens, além de seguros, trazem muitas vantagens em comparação com utensílios de alumínio ou vidro. É sobre a forma de silicone que vamos conversar hoje.

Tanto confeiteiros profissionais quanto os cozinheiros eventuais têm adotado a forma de silicone para preparar suas receitas. Portanto, você também pode experimentá-la em sua cozinha. Neste guia, você vai saber como utilizar, quais as principais características e, assim, decidir sobre a forma de silicone que melhor atenda suas expectativas.

O mais importante

  • Nunca corte alimentos na forma de silicone. Também não se deve expor o material ao fogo, diretamente.
  • Entre os benefícios da forma de silicone estão sua versatilidade, durabilidade, resistência a temperaturas extremas, antiaderência e facilidade na limpeza.
  • A forma de silicone deve ter o selo de aprovação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou da FDA — agência americana de regulamentação de Alimentos e Medicamentos, no caso dos importados.

As melhores formas de silicone: Nossas recomendações

Se você está se perguntando onde encontrar e como escolher a melhor forma de silicone para suas receitas, nós temos a resposta! Fizemos uma seleção de produtos disponíveis na Amazon, usando como critério a avaliação de quem já comprou e recomendou cada um desses produtos.

A forma mais prática para seus cupcakes

Para fazer as receitas mais deliciosas sem abrir mão da praticidade, essas forminhas de silicone são a pedida ideal. Com elas, você consegue assar até 12 bolinhos de uma só vez e desenforma tudo com tanta facilidade que até as crianças vão querer participar. A vantagem é que podem ser levadas ao forno à gás ou elétrico, ao microondas e ainda submetidas à baixa temperatura sem qualquer risco de danos.

A melhor escolha para os bolos em família

Essa forma permite que seu bolo ou pudim fique ainda mais saboroso, pois permite que a receita asse por igual. Ela molda o bolo sem o risco de grudar no fundo da assadeira ou ficar todos despedaçado enquanto você desenforma, o que fará toda a diferença na hora de levar para a mesa. Com 24 centímetros de diâmetro, tem o tamanho ideal para a receita favorita da família.

A escolha certa para o chocolate artesanal

A forma de silicone para chocolates conta com 15 cavidades que vão agilizar o preparo dos seus bombons e facilitar o trabalho de desenformar cada um dos docinhos, já que o silicone confere muita maleabilidade à peça, que se desgruda facilmente do alimento. Além disso, a peça vai do freezer ao microondas sem nenhum problema, pois suporta temperaturas entre -60 e 230 graus. A limpeza pode ser feita na lava-louças.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre as formas de silicone

Para que você conheça de verdade todas as características de uma forma de silicone, assim como suas vantagens e até as desvantagens, trouxemos as respostas para as perguntas mais frequentes sobre este produto. Siga conosco nos próximos parágrafos e garantimos que você vai definir com segurança a forma ideal para sua casa.

Colocando massa em forma de silicone.

As formas são feitas de uma goma criada a partir da mistura de silicone e oxigênio. (Fonte: Iurii Golub: 108339648 / 123rf.com)

O que exatamente é uma forma de silicone?

As formas são feitas a partir de uma goma criada misturando silicone e oxigênio. Muitos não sabem, mas o silicone é um elemento natural e constitui cerca de 28% da crosta terrestre. As formas são fabricadas submetendo a mistura ao calor para moldá-la ou ainda pelo processo de injeção, quando o silicone derretido é injetado em moldes industriais próprios para essa finalidade.

Que vantagens e benefícios a forma de silicone oferece?

Como você deve ter notado, seja qual for o modelo da forma de silicone, ela se destaca por ser antiaderente, em qualquer temperatura. Mas essa não é a única vantagem! Confira na sequência os benefícios que você leva para casa junto com uma forma de silicone:

  • Fácil de limpar: Por ser flexível e antiaderente, raramente você precisará remover alimentos grudados na forma de silicone.
  • Sem petróleo: Por não conter essa substância, a forma de silicone não desbota nem rasga, podendo ser levadas até mesmo às lava-louças.
  • Resiste a temperaturas extremas: O silicone  é uma substância segura a qualquer temperatura. Por resistir ao frio e ao calor, pode ir do congelador ao forno. Com isso, você pode assar, congelar ou servir alimentos usando a mesma forma.
  • Assa os alimentos de maneira uniforme: Não precisa se preocupar se o bolo ficar dourado por cima, mas ainda estiver cru por dentro. Como o silicone não transfere o calor, os alimentos recebem calor por igual e deixam se ser submetidos ao calor tão logo sejam retirados do forno.
  • Pode ser usada em qualquer lugar: Por ser leve e fácil de armazenar, a forma de silicone pode ser muito útil em viagens e acampamentos.
  • Flexibilidade: A forma de silicone, mesmo se dobrada, consegue recuperar sua forma novamente.
  • Durável: Não há como estragar uma forma de silicone. Elas não risca nem amassa, diferente das formas de vidro ou alumínio.
  • Aproveitamento do espaço: Requer pouco espaço para ser guardada.
  • Estabilidade térmica: Pode ser utilizada em uma ampla variação de temperaturas.
  • Versatilidade: Vai diretamente do forno ao congelador — ou vice-versa.
  • Atóxica: Cada forma, em sua fabricação, passa por um processo térmico de 6 a 7 horas, o que elimina todos os resíduos potencialmente tóxicos.
  • Alimentação saudável: Como não necessita ser untada, seus alimentos podem ficar totalmente livres de qualquer tipo de óleo, se você desejar assim.
Forma branca de silicone com massa.

Uma das vantagens da forma de silicone é a facilidade de limpeza. (Fonte: Iurii Golub: 108339681 / 123rf.com)

O que levar em conta ao usar uma forma de silicone?

Alguns fatores são muito importantes e devem ser observados para garantir o bom uso da sua forma de silicone. É essencial tê-los em mente sempre que utilizar uma forma. Por isso, preparamos uma lista com esses itens.

  • Cuidado com a lava-louças: Mesmo sendo apta à lavagem na lava-louça, não significa que essa sempre será melhor maneira de limpar sua forma de silicone.
  • Gordura difícil de eliminar: As formas tendem a desenvolver uma fina camada de gordura que só pode ser eliminada na lavagem manual. Deixar de molho com um pouco de bicarbonato de sódio pode facilitar a limpeza.
  • Não colocar diretamente em um fonte de calor: Ela pode ser colocada diretamente na grelha do forno, mas não resiste ao contato direto com o fogo. Por isso, não pode ser utilizada nos queimadores do fogão.
  • Usar uma assadeira embaixo: Usar uma assadeira de alumínio ou um tapete de silicone pode ajudar a estabilizar a forma dentro do forno enquanto o alimento estiver assando.
  • Seguir as instruções do fabricante: Certifique-se sobre a temperatura máxima recomendada, pois, apesar de parecidos, cada forma pode ter um nível diferente de resistência às temperaturas.
  • Não usar desengordurantes: Para lavar sua forma, utilize sempre o detergente comum. Desengordurantes ou limpadores multiuso podem danificar a superfície da forma, alterar as propriedades do silicone e dispensar resíduos nos alimentos durante o preparo, alterando sua qualidade e sabor.
  • Não corte o alimento na forma: Este cuidado é fundamental. Cortar o bolo ainda na forma de silicone pode danificá-la. Lembre-se que, apesar de resistente e versátil, ela não é impenetrável.
foco

Você sabia que um teste feito na Itália comprovou que muitas formas de silicone podem liberar substâncias indesejáveis no primeiro uso? O mesmo estudo mostrou que, depois de lavada, a forma reduz essa liberação. Por isso, lave bem sua forma antes de usar!

Como higienizar a forma de silicone?

Como os alimentos não grudam na superfície da forma de silicone, uma simples limpeza após cada uso já garante sua higiene. Basta lavar com água e sabão e sua forma já estará pronta para um novo uso. Mas lembre-se de secar bem antes de guardar. Se você preparou um alimento que deixou a forma muito engordurada, use a lava-louças ou deixe de molho em uma solução com bicarbonato de sódio.

Evite produtos abrasivos. Eles podem danificar a superfície da forma de silicone.

Para fazer isso, bastar polvilhar o bicarbonato na forma e deixar descansar por uma noite. No dia seguinte, lave a forma com uma esponja macia e detergente. Se isso ainda não for suficiente —  que é muito raro — aqueça o forno e deixe a forma ali durante cerca de dez minutos, para derreter a gordura da superfície. Evite produtos abrasivos. Eles podem danificar a superfície da forma de silicone, deixando-a porosa e suscetível a proliferação de bactérias.

Como usar a forma de silicone para assar alimentos?

Apesar de também ser utilizada no preparo de alimentos frios, a forma de silicone é empregada para receitas quentes na maioria das vezes. E, como é mais perigoso manipular alimentos a altas temperaturas, pode ser válido observar as dicas que preparamos para o uso adequado da sua forma.

  • Coloque a forma de silicone dentro de outra: Recomendamos que você coloque suas formas de silicone dentro de uma assadeira grande antes mesmo de despejar a massa na forma. Com isso, ficará mais fácil levar sua receita ao forno — e muito mais simples de retirar de lá após assar.
  • Os moldes escuros precisam de tempo extra de cozimento: Se a sua forma tiver uma cor mais escura, você vai notar que leva mais tempo para que o alimento esteja totalmente assado, pois sua coloração promove um leve bloqueio da passagem de calor. Geralmente, é aconselhável deixar por mais cinco ou dez minutos no forno, dependendo das indicações de tempo da receita.
  • Esfriar a forma após tirar do forno: Você vai perceber que a forma de silicone absorve muito pouco o calor. Então, logo após retirá-la do forno, ela já estará em temperatura ambiente. Mas atenção! O alimento leva cerca de 45 minutos para esfriar completamente. Tenha cuidado na manipulação.
  • Desenformar: Aguarde que o alimento esteja frio para fazer esse procedimento. Basta movimentar as laterais da forma de silicone para desprender o bolo.

A forma de silicone é melhor do que as de outros materiais?

Cada material tem suas particularidade e merece ser avaliado com cuidado. Preparamos uma lista para te ajudar a descobrir os prós e contras de cada um dos materiais mais comuns para assadeiras de alimentos, que podem ser levadas ao forno:

Alumínio Cerâmica Silicone Vidro Metal Ferro fundido
Vantagens Fácil de transportar

Ideal para presentear

Assa de maneira uniforme

Boa condução do calor

Antiaderente

Fácil de lavar

Formatos variados

Simples de higienizar

Resistente

Longa duração

Cozinha rapidamente

Dura a vida toda

Distribui o calor perfeitamente

Desvantagens Gera resíduos, não é ecológica

Assa de forma irregular

Pesada

Difícil de desenformar

Pode quebrar

Leva mais tempo para assar

Fica grudenta com o tempo

Leva mais tempo para assar

A massa cresce pouco

 Se for desmontável, pode ter problema ao fechar É cara

É trabalhosa para untar por ter formatos diferente

Critérios de Compra

Agora é a hora de focar em cinco aspectos mais do que necessários para que sua escolha seja a mais apropriada. Depois de expor e analisar todos os possíveis riscos e os conselhos no uso da sua forma de silicone, queremos finalizar este Guia com estes fatores que devem estar vivos em sua mente no momento de escolher sua forma favorita.

  • Segurança
  • Qualidade
  • Tamanhos e formatos
  • Quantidade

Segurança

Quando falamos de forma de silicone, estamos nos referindo a um produto fabricado a base de um polímero sintético, regulamentado em 1979 pela FDA (agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos). O silicone empregado na confecção desses produtos é inerte, atóxico e não causa qualquer tipo de danos aos alimentos ou à saúde da sua família.

Portanto, antes de comprar, verifique se o produto possui regulamentação para comercialização e se está de acordo com as normas da FDA ou ainda do Inmetro, para produtos nacionais. Se estiverem aprovados, você terá a garantia de que, mesmo atingindo altas temperaturas, sua forma não emitirá nenhum tipo de gás nocivo.

Ana Beatriz RiqueNutricionista

“O silicone é um material maravilhoso para a cozinha. As formas para cozimento não derretem, não liberam substâncias tóxicas e evitam o uso de gordura.”

Qualidade

Muitas pessoas relatam que sentem um odor diferente ao assar alimentos na forma de silicone. Estes cheiros podem estar relacionados à substâncias, como corantes, utilizadas na fabricação. Por isso, é importante levar em conta que, por serem tão desejadas, algumas fábricas produzem formas com baixa qualidade para reduzir o preço e vender mais.

Na compra online não é possível verificar o produto em mãos. Neste caso, os comentários de outros usuários podem ser de muita valia, pois certamente dirão se o produto não corresponde às expectativas.

Se perceber que a parte interna da forma é branca, isso significa que ela recebeu corante após a confecção, o que pode gerar resíduos. Para ter a certeza de que está fazendo uma compra segura, o ideal é procurar por marcas conhecidas.

Tamanhos e formatos

Para encontrar o modelo mais adequado, você precisa definir como pretende utilizar a forma de silicone. Se deseja assar tortas e bolos, não vai precisar de formas geométricas ou de bichinhos por exemplo. Por outro lado, se você pensa em assar alguns biscoitos ou criar seu próprio chocolate, as formas divertidas podem dar um toque especial à produção.

Forma para assar Forma para artesanato Tipo de forma
Para chocolate Para sabonete Desmontável
Para bolos e tortas Para gesso Para micro-ondas
Para cupcakes Para cimento Para forno

Quantidade

Como vimos no nosso ranking de produtos, alguns fabricantes oferecem pacotes com várias unidades de formas. Mais uma vez, definir a quantidade ideal a ser comprada, vai depender do uso que pretende dar à sua forma de silicone. Para assar cupcakes ou fazer bombons, por exemplo, ter várias forminhas agiliza o  preparo da receita.

Em geral, os pacotes com muitas unidades são mais adotados por profissionais, que preparam uma grande quantidade de assados ao mesmo tempo.

Chocolate em formas de silicone.

Para desenformar, basta aguardar que seu bolo esteja completamente frio e simplesmente fazer alguns movimentos com a forma. (Fonte: Primagefactory: 117271069 / 123rf.com)

Resumo

Agora que já conversamos em detalhes sobre a forma de silicone e suas utilidades, chegou a sua hora de “colocar a mão na massa” e escolher suas formas preferidas. Não importa se você é profissional ou apenas gosta de inventar algumas novidades em casa, essas dicas certamente ajudarão a realizar a melhor compra.

Não tenha receio em aprofundar-se nas pesquisas, perguntar mais e tirar todas as dúvidas antes de efetuar a compra. Lembre-se de conferir as avaliações de outros clientes antes do clique final no seu carrinho de compras, isso pode fazer diferença na sua escolha.

Pronta para começar a cozinhar? Mas antes, lembre-se de compartilhar este material em suas redes sociais e nos deixar um comentário. Temos prazer em saber sua opinião!

(Fonte da imagem destacada: Andiafaith: 17441677 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 4,45 de 5
Loading...