
Como escolhemos
Muitas pessoas ainda têm o hábito de ler antes de dormir. É verdade que nem sempre é um livro físico, pois agora existem os eBooks. E tem também aqueles que ficam navegando na internet ou nas redes sociais. Para essas pessoas, é muito útil ter um criado-mudo, ou dois, quando se trata de uma cama de casal.
O criado-mudo serve para deixar o livro que você está lendo ou o dispositivo que você costuma usar. Mas também permite que você tenha uma luminária ao lado da cama. Além disso, também é comum terem gavetas para você guardar outros pertences. Para encontrar o melhor modelo para as suas necessidades, nós criamos este Guia completo de compras.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores conselhos sobre finanças pessoais
- 2 O mais importante
- 3 Criado-mudo: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o criado-mudo
- 4.1 O que é um criado-mudo?
- 4.2 É uma boa ideia ter dois modelos diferentes de criado-mudo?
- 4.3 Quais são os tipos de criado-mudo?
- 4.4 Devo escolher um criado-mudo funcional ou decorativo?
- 4.5 O que você precisa colocar no seu criado-mudo?
- 4.6 Como manter seu criado-mudo arrumado?
- 4.7 Quais são os estilos mais atuais de criado-mudo?
- 4.8 Quais são as vantagens e desvantagens do criado-mudo?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- No mercado, você encontra diferentes tipos de criado-mudo e pode escolher aquele que melhor se adapta às suas preferências. Incluindo também a parte estética e a questão do espaço. Além disso, você precisa decidir se prefere um criado-mudo para usar no quarto ou na sala, o que também é uma possibilidade. Tudo isso vai influenciar no design.
- Se quiser dois criados-mudos iguais, é melhor comprá-los juntos, para não correr o risco de ficar sem um deles depois. Mas há também quem prefira dois criados-mudos diferentes no quarto. E isso está se tornando cada vez mais comum. Uma opção um tanto arriscada, mas também cheia de originalidade.
- Ao comprar seu criado-mudo, você deve ter em mente as dimensões do produto. E o modelo escolhido deve combinar com o restante do quarto. Verifique também se há espaço o bastante para guardar suas coisas.
Criado-mudo: nossa recomendação dos melhores produtos
Nesta seção, você encontra os melhores modelos de criado-mudo do mercado. Para criar esta lista, a opinião dos próprios consumidores foi levada em consideração. Afinal, ninguém melhor para atestar a qualidade um produto. Com isso, você vai conhecer algumas características importantes para fazer a melhor escolha possível.
Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o criado-mudo
Até aqui, você viu os melhores modelos de criado-mudo do mercado e tomou conhecimento de algumas características importantes. Agora, você já sabe a quais requisitos esse produto deve atender. Mas ainda existem outros aspectos para considerar se você quiser fazer uma boa compra.
O que é um criado-mudo?
É uma boa ideia ter dois modelos diferentes de criado-mudo?
Sabendo escolher bem, é possível criar um ambiente visualmente atrativo. O importante é não passar a impressão de que você juntou duas mesinhas que estavam sobrando pela casa. Seus criados-mudos devem ter pelo menos um elemento em comum, como a cor, para unificar a decoração. Você também pode reaproveitar peças antigas, pintando-as da mesma.
Quais são os tipos de criado-mudo?
- Criado-mudo de madeira. É um dos mais encontrados no mercado. Alguns podem até ser fabricados em madeira maciça, mas o mais usual é que seja de MDP ou MDF. Esse últimos são mais baratos que a madeira maciça.
- Criado-mudo de plástico. Embora não muito comum, ainda é encontrado à venda. Pode apresentar uma combinação com outros materiais, como metal ou madeira.
- Criado-mudo de ferro. Bastante usado antigamente, não é muito fabricado hoje em dia, a menos que se mande fazer. Mas existem muitos modelos apenas com as pernas de ferro.
- Criado-mudo de vidro. Você consegue encontrar muitos modelos com o tampo em vidro e corpo em madeira ou metal.
- Criado-mudo de acrílico. O acrílico pode ser o material perfeito para o criado-mudo, pois confere bastante leveza ao espaço.
Devo escolher um criado-mudo funcional ou decorativo?
Se você tem pouco espaço de armazenamento no quarto, talvez seja melhor um criado-mudo com gavetas amplas. Se espaço não é problema, você pode optar por um modelo com prateleiras e investir mais em objetos decorativos. Além disso, se você decidir que a função da peça é puramente estética, procure um modelo com design atraente, que se destaque no quarto.
O que você precisa colocar no seu criado-mudo?
Objeto | Explicação |
---|---|
Luminária | Um pouco de iluminação pode ser útil, ainda mais à noite |
Despertador | É melhor ter um despertador de pilha do que usar o celular |
Livro | Se você gosta de ler antes de dormir, terá um lugar para deixar seu livro |
Água | Ainda mais no verão, é sempre bom ter um copo de água à mão |
Porta-joias | Talvez você queira um lugar para guardar sua aliança ou outras joias quando for dormir |
Como manter seu criado-mudo arrumado?
- Esvazie o criado-mudo para limpar.
- Escolha com atenção os objetos que deseja ter em vista. Dependendo do espaço disponível, escolha objetos pequenos e esteticamente atraentes.
- Se o seu criado-mudo tiver gavetas, guarde alguns pertences nelas. Esse é um bom lugar para guardar peças íntimas, assim como lenços, gravatas ou bijuterias. Para armazenar coisas menores, use pequenas caixas.
- Tente manter seu criado-mudo organizado deixando tudo em seu devido lugar.
Quais são os estilos mais atuais de criado-mudo?
Você pode trocar os que já tem porque se cansou deles ou porque eles parecem antigos ou desatualizados. Seja como for, aqui estão os estilos mais atuais para você conhecer:
- Criado-mudo estilo shabby chic. Um estilo que imita a decoração das casas de campo vitorianas da Inglaterra no século XIX. Flores, cores pastel e um toque rústico, mas sofisticado, são suas principais características.
- Criado-mudo estilo minimalista. Têm os elementos na medida certa. Seu principal destaque são as linhas retas. Costuma ser branco ou preto, mas pode ter outras cores sóbrias, como verde oliva ou azul marinho.
- Criado-mudo estilo rústico. Geralmente fabricado em madeira de cor escura, imprime bastante personalidade ao ambiente.
- Criado-mudo estilo nórdico. Já faz alguns anos que o estilo nórdico virou tendência e não para de ganhar adeptos. Suas principais características são a madeira clara e a cor neutra, embora também se use cores pastel.
- Criado-mudo estilo retrô. Imita os criados-mudos de antigamente.
- Criado-mudo estilo vintage. Neste caso, são peças antigas que são integradas à decoração contemporânea. Você pode usar um criado-mudo de segunda mão ou até cadeiras e malas de época.
Quais são as vantagens e desvantagens do criado-mudo?
Critérios de Compra
Estamos nos aproximando do fim deste Guia sobre os melhores tipos de criado-mudo do mercado. Esperamos que esse conteúdo lhe seja muito útil. De posse de tantas informações, você está preparado para fazer a melhor escolha possível e realizar uma excelente compra. Para finalizar, veja os últimos aspectos importantes que você deve levar em consideração:
- Tamanho
- Altura
- Estilo
- Montagem
- Uso
Tamanho
A primeira coisa que você deve fazer é medir o espaço que tem em casa. Isso é fundamental para escolher o criado-mudo perfeito. Lembre que a peça não deve bloquear o acesso a janelas nem ao roupeiro.
Se não tiver muito espaço, não se preocupe, pois você encontra modelos de criado-mudo mais estreitos do que o normal. Como alternativa, você sempre pode empilhar duas ou três prateleiras para usar como uma mesinha.
Altura
A altura do criado-mudo nunca deve exceder a da cama com o colchão. Na verdade, o ideal é que fique entre cinco e dez centímetros abaixo do colchão. Assim, você evita se chocar com o criado-mudo enquanto dorme. Também não o risco de derrubar nada em cima de você durante a noite ou quando estiver acordando. Portanto, não se esqueça de medir a altura da sua cama com colchão.
Estilo
O estilo do seu criado-mudo pode ser igual ao dos outros móveis do seu quarto ou não. O importante é que ele combine com o restante do cômodo. Se você vai começar a decorar seu quarto agora, é melhor comprar todas as peças ao mesmo tempo ou dar preferência aos outros móveis.
Isso porque, se você comprar o criado-mudo primeiro, será mais complicado adaptar o restante da mobília a essa peça. A não ser que você tenha certeza de que essa será a parte mais importante da sua decoração. Depois, o objetivo será encontrar móveis que combinem com seu criado -mudo. Só lembre-se de que eles não precisam ser todos iguais.
https://www.instagram.com/p/B2ke0holTGm/
Montagem
Embora alguns modelos de criado-mudo dispensem montagem, outros são vendidos para serem montados pelo comprador. Se esse for o caso, veja se a montagem não é muito complicada. Para facilitar o trabalho, o fabricante envia um manual com instruções e parafusos. Alguns até vêm com ferramentas específicas, como uma chave Allen.
Uso
O uso que você pretende dar ao criado-mudo é muito importante. Se for apenas para decorar, o mais importante é se preocupar com a estética. Mas se você estiver em busca de espaço extra para armazenamento, é melhor escolher um que tenha várias gavetas. Também pode ser útil ter uma porta e algumas prateleiras.
Em cima do criado-mudo, você deve colocar os itens que mais usa. O criado-mudo não deve atrapalhar você a arrumar sua cama. Escolher um modelo que seja fácil de arrastar e não seja fixado na parede pode ajudar. Mas o mais importante é atender às suas necessidades.
Resumo
Não há dúvidas de que ter um criado-mudo, ou dois, no seu quarto é uma boa ideia. Não só porque complementa a decoração do ambiente, mas também por ser de grande utilidade. O criado-mudo é essencial para guardar tudo o que você usa antes de dormir ou assim que acorda, como um livro, um copo de água ou despertador.
Na hora de comprar o seu criado-mudo, é preciso levar em conta uma série de fatores. Por exemplo, o material que foi usado na fabricação, as dimensões do produto e até seu estilo. Avalie as dimensões que ele deve ter, principalmente a altura. Também é importante que a montagem seja simples. Acima de tudo, avalie tudo o que você aprendeu neste Guia.
Se você achou as informações mostradas aqui interessantes, compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário!
(Fonte da imagem destacada: Benjamin Voros: X63FTIZFbZo / Unsplash.com)