O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo somente para a água. Toma-se uma xícara de manhã, e outra para se manter acordado durante a noite. Para muitos, um cafezinho é essencial depois do almoço também. Além disso, poucas coisas são tão prazerosas quanto um verdadeiro espresso italiano. Uma cafeteira italiana te ajudará a desfrutar ainda mais desta bebida deliciosa.

Elas são utilizadas para preparar o espresso através do processo de evaporação da água. Muitos consideram esta a melhor forma de se preparar um café. Nos parágrafos a seguir, vamos mostrar razões para se ter uma cafeteira deste tipo em sua casa. Você também vai conhecer os melhores modelos no mercado.

O mais importante

  • As cafeteiras italianas são a melhor opção para se saborear um café. Em tempos onde toda cozinha possui vários eletrodomésticos, você contará com um utensílio diferenciado. Nada de cabos, cápsulas ou instruções difíceis, ou seja, nada que complique algo tão simples como tomar um café.
  • Muitos afirmam que este é o tipo de cafeteira que prepara o melhor café. Dizem que não há outra forma de manter o sabor dessa bebida como a cafeteira italiana.
  • Você encontrará diversas opções no mercado, algumas com preços consideravelmente mais elevados do que outras. No entanto, existem modelos muito econômicos.

Ranking: As 5 melhores cafeteiras italianas no mercado

A seguir, mostramos as melhores cafeteiras italianas disponíveis no mercado. Nesta seção, você descobrirá qual a opção mais adequada para você e sua família. Além disso, você também poderá escolher os acessórios ideais e conhecer os diferentes critérios de compra.

1º – Cafeteira Italiana Bialetti Moka Express

Esta cafeteira é fabricada em alumínio polido e envernizado (há também modelos esmaltados da Bialetti Moka Express) para que não sejam liberados compostos químicos no seu café, e possui uma alça ergonômica que suporta altas temperaturas sem esquentar. Possui capacidade para 300ml (6 xícaras), e as proporções de água e café já vêm marcadas na cafeteira.

Criada e comercializada pela empresa que patenteou o primeiro modelo de Moka, a Bialetti também oferece diversos acessórios, como moedores e garrafas térmicas. Esta é sem dúvida uma das cafeteiras italianas mais vendidas do mundo.

Seu preço é um pouco elevado, refletindo sua qualidade e tempo de mercado. No entanto, é importante notar que, por ser feita em alumínio, ela não pode ser levada ao micro-ondas e não funciona no fogão de indução. Também não é aconselhável que ela seja posta na lavadora de louça.

2º – Mukka Express Bialetti

Esta cafeteira é fabricada em alumínio esmaltado, com alça de silicone resistente ao calor e capacidade de 250ml. Possui um acabamento charmoso, com estampa de vaquinha, que destaca seu grande diferencial, que é a sua versatilidade: Além de preparar um ótimo espresso italiano, você também pode utilizar leite para preparar um Latte ou Cappuccino altamente cremoso e encorpado!

Tenha em mente que o leite pode ser mais difícil de utilizar que a água. Leia com muita atenção as instruções e respeite as proporções sugeridas, ou você se verá tendo que limpar constantemente seu fogão.

Uma vez que o tipo e a qualidade do leite, bem como a intensidade da chama, podem variar muito de lugar para lugar, pode ser que você precise de tentar algumas vezes até obter o resultado desejado, mas não há dúvidas de que vale a pena.

3º – Cafeteira italiana Cadence inox

Ao contrário da maioria das cafeteiras italianas, que vão ao fogo para preparar o espresso, este modelo da Cadence funciona com energia elétrica.

Esta cafeteira, com capacidade para até 24 xícaras, possui um design elegante, com a parte inferior em plástico inerte e resistente ao calor, e a superior em aço inoxidável que, ao contrário do alumínio, não libera metais pesados na sua bebida, além de um bico afunilado que evita que o café escorra ou respingue.

Por funcionar com eletricidade, você só poderá utilizar esta cafeteira próximo a uma tomada (o que não costuma ser um grande problema na maioria das cozinhas). Em contrapartida, isto também possui diversas várias vantagens e comodidades. Você pode preparar um café para seus convidados sem deixar a sala de estar, por exemplo, e a água estará sempre na temperatura ideal quando passar pelo café.

4º – Cafeteira Expressa Italiana Tramontina Inox

Uma velha conhecida dos brasileiros por suas linhas de panelas e cutelaria de excelente qualidade, a Tramontina também possui um modelo de cafeteira italiana. Fabricada em aço inox, com um design curvo moderno e elegante, os grandes diferenciais desta cafeteira são a sua beleza e qualidade.

Este modelo serve até 7 xícaras (350 ml), e por ser fabricada em aço inox de altíssima qualidade pode ser utilizada em qualquer tipo de fogão (a gás, de indução, elétrico ou vitrocerâmico) ou até mesmo colocada na lavadora de louça (no entanto, a lavagem manual ainda é mais indicada).

5º – Cafeteira Italiana Inox Kehome

Esta é cafeteira possui um custo-benefício excepcional, sendo uma opção bastante acessível apesar de sua qualidade. Fabricada em aço inox, ela pode ser utilizada em qualquer tipo de fogão para fazer um delicioso espresso italiano, e até mesmo ser limpa na lavadora de louças.

Como sempre, a qualidade e intensidade da bebida dependem muito mais do grão escolhido e da moagem do café do que da cafeteira, e este modelo durará anos se bem cuidado (lembre-se apenas de substituir a borracha de vedação quando a mesma ficar ressecada ou rachada).

Guia de compras: O que você precisa saber sobre as cafeteiras italianas

Agora você já conhece os melhores modelos de cafeteiras italianas no mercado. No entanto, é necessário atentar-se também aos diferentes aspectos que você deve considerar ao tomar sua decisão. Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre as cafeteiras italianas.

casal tomando café e conversando feliz

Nada melhor que um espresso italiano depois de comer. (Fonte: Guillem: 40441523/ 123rf.com)

O que é uma cafeteira italiana?

A cafeteira italiana, ou moka, é um dispositivo projetado para preparar o famoso “espresso italiano”. Este tipo de preparação é muito popular na Espanha e Itália, e não é para menos, pois poucos cafés são tão saborosos quanto um verdadeiro espresso. Estas máquinas preparam o café por evaporação.

Como funciona uma cafeteira italiana?

Como é de se esperar, antes de comprar um produto, é importante saber como ele funciona, o que, neste caso, não poderia ser mais fácil. Uma cafeteira italiana possui um compartimento na parte inferior, que é preenchido com água até a marca de segurança. Sobre ele, é colocado um recipiente (funil), que deverá ser preenchido com o café moído. Em seguida, encaixa-se a parte superior e a cafeteira está pronta para uso.

cafeteira italiana no fogão

A origem da cafeteira italiana data de 1933. Alfonso Bialetti a inventou no país que dá nome ao utensílio. (Fonte: Pinkasevich: 114368305/ 1234rf.com)

Uma vez preparada a cafeteira, basta colocá-la em fogo brando. Existem alguns detalhes que você deve ter em mente. Por exemplo, não se deve compactar demais café ao colocá-lo no funil, para que não transborde. Finalmente, tenha em mente que quando a água ferver, o café subirá para a parte de cima.

Quando a cafeteira fizer um barulho similar a um gargarejo, significa que está pronto. Você deve tomar cuidado para que o café na parte de cima não ferva, ou ele vai estragar. Como se pode ver, preparar um café é muito simples, só é necessário tomar pequenas precauções.

foco

Outro conselho é que a parte de cima da cafeteira deve estar bem enroscada, para que não vaze água.

As cafeteiras italianas podem ser utilizadas em fogões de indução?

É verdade que as primeiras cafeteiras italianas foram projetadas para serem utilizadas em fogões a gás. No entanto, com o passar do tempo, elas foram adaptadas para outros tipos de fogão. Uma das dúvidas que alguns compradores possuem é se elas podem ser usadas em placas de indução. A resposta é sim, como você já viu ao ler sobre os melhores modelos.

Naturalmente, se você possui um fogão com placa de indução, deverá comprar uma cafeteira compatível. Para ter certeza, é bom verificar o material do qual ela é feita. Ela deve ser de um metal ferromagnético. Outro detalhe que você não pode esquecer é que seu fogão deve ter uma boca para objetos de pequeno diâmetro.

Quais acessórios são necessários para uma cafeteira italiana?

Para desfrutar de um bom espresso italiano você não precisa de muitas coisas. No entanto, alguns utensílios, como os que serão mostrados na tabela a seguir, serão muito úteis:

Acessório Função
Moedor Moer o café que será utilizado
Xícara para café espresso Servir o café na dose correta
Garrafa térmica individual Levar o café ao sair de casa
Colher dosadora Medir o café utilizado

Cafeteira italiana ou cafeteira em cápsulas?

Atualmente, as cafeteiras em cápsula estão em alta. No mercado, você encontrará uma infinidade de modelos. Alguns deles não só preparam café, mas também chocolate ou chás. É verdade que, em muitas casas, estas cafeteiras coexistem com as italianas, que, apesar de sua simplicidade, possuem algumas vantagens:

Característica Vantagem
Preço Você pode obter uma cafeteira italiana por menos de R$30
Capacidade Faz café para várias pessoas de uma vez
Consumo Utiliza menos energia
Manutenção São muito fáceis de manter
Danos Dificilmente estragam

Como limpar uma cafeteira italiana?

É importante que você nunca utilize produtos abrasivos para limpar sua cafeteira italiana, pois isso poderá danificar o material. A primeira coisa que você deve fazer é enxaguá-la bem, para eliminar os resíduos de café. Você pode usar um pouco de sabão de vez em quando. Seque muito bem todas as partes com um pano limpo, para evitar o surgimento de mofo.

Quando estiver limpa e seca, guarde a cafeteira desmontada. Isso fará com que a rosca dure mais tempo. É importante que, como parte da limpeza, você verifique se a válvula está desobstruída. Alguns modelos podem ser lavados na máquina de lavar louça, mas a limpeza manual é sempre melhor.

Axel SimonExpert em café

“Se você mantiver a cafeteira limpa e em bom estado, praticamente qualquer modelo funcionará bem.”

Quais são as partes de uma cafeteira italiana?

As cafeteiras italianas possuem diferentes componentes, cada um deles desempenhando uma função primordial para a preparação de um bom café. Abaixo, mostramos as diferentes partes das cafeteiras italianas e para que servem:

  • Tampa. Serve para que o café não saia da cafeteira. Você pode abri-la para verificar se toda a água já subiu.
  • Pegador. Fica sobre a tampa e serve para abri-la sem se queimar.
  • Coletor de café. Trata-se da parte superior da cafeteira. Sua função é coletar o café preparado.
  • Alça. Fabricada de um material isolante térmico. Serve para segurar a cafeteira sem se queimar.
  • Anel de Vedação. É responsável por separar o filtro do funil. É feito de borracha ou silicone. Normalmente, é necessário trocá-lo de tempos em tempos.
  • Funil. É o recipiente onde o café moído é colocado. A água sobe a partir do fundo.
    Compartimento para a água. É onde se coloca a água que será usada para preparar o café.
  • Válvula de segurança. Está localizada no recipiente de água, e sua função é liberar a pressão. É importante ter o cuidado de não colocar muita água no reservatório, para que ela funcione corretamente.
  • Filtro. Fica entre o coletor e o funil. Sua função é impedir que o pó de café se misture à bebida.
uma cafeteira italiana cheia de café, mostrada de cima

Um bom espresso te fornecerá toda a energia necessária para encarar o seu dia.(Fonte: Andreadonetti: 17474582/ 123rf.com)

Quais são as vantagens e as desvantagens das cafeteiras italianas?

Tome nota das vantagens e desvantagens das máquinas de café italianas:

Vantagens
  • Excelente sabor
  • Econômicas
  • Requerem pouco espaço
Desvantagens
  • Só fazem um tipo de café
  • O anel de vedação deve ser substituído de tempos em tempos

Critérios de compra

Na hora de comprar sua cafeteira italiana, há certos aspectos que você deve levar em conta. De acordo com eles, você poderá escolher a máquina de café mais adequada às suas necessidades. Em seguida, analisamos os critérios mais importantes:

  • Capacidade
  • Características
  • Design
  • Segurança
  • Material

Capacidade

Para calcular a capacidade da sua cafeteira, lembre-se que ela é medida em xícaras de 50 ml. No Brasil, especialmente no café da manhã, é comum que a dose seja um pouco maior (xícara de 100 ml). Se este for o caso na sua casa, basta contar os membros da família e multiplicar. Por exemplo, para preparar o café da manhã para 4 pessoas, precisará de uma cafeteira com capacidade para 8 xícaras (400 ml).

Características

Além da capacidade, existem outras características particulares que você deve considerar. Por exemplo, o tipo de cozinha que você tem. Como você já viu, nem todas as máquinas de café italianas funcionam em fogões de indução. Também será conveniente que ela possa ser lavada na máquina de lavar louça. Examine quaisquer particularidades que sejam relevantes para você e torne sua vida mais fácil.

Um exemplo de cafeteira italina com design mais moderno em cima de um fogão de indução

Há cafeteiras italianas com designs modernos e elegantes. (Fonte: Trebizan: 29305656/ 123rf.com)

Design

É verdade que a maioria das cafeteiras italianas possuem um design similar, mas existem alternativas. Por exemplo, além dos clássicos em tom prateado, existem opções em cores diferentes ou até estampadas. Não se esqueça, é claro, que nestes casos, pode ser mais difícil mantê-la em perfeito estado.

Segurança

É crucial que você verifique se o modelo escolhido está em conformidade com todas as normas de segurança. A cafeteira italiana possui um certo risco, pois se a pressão subir e não encontrar uma saída, pode ocorrer um acidente. O ideal é que, ao utilizá-la, você se certifique que a cafeteira está fechada da maneira correta.

Material

O material das cafeteiras italianas está intimamente relacionado à qualidade do café. Estas cafeteiras são geralmente feitas com aço inoxidável ou alumínio. Em geral, o aço inoxidável é uma opção superior, pois sua qualidade tende a ser maior. Além disso, há cafeteiras que são cromadas com cobre ou outros materiais, o que faz com que a qualidade de seus materiais seja melhor.

foco

O aço inoxidável é quimicamente inerte. Por este motivo, é ideal para cozinhar.

Resumo

As cafeteiras italianas preparam o melhor café. Elas oferecem um sabor único e especial. Qualquer amante da bebida mais popular do mundo deve ter uma. Mas é importante que a compra seja feita avaliando todos os aspectos do produto a ser adquirido. É necessário que você calcule muito bem a capacidade e considere outras questões.

Se você precisar preparar vários cafés ao mesmo tempo, com a cafeteira italiana você não terá nenhum problema. Seu funcionamento é tão simples quanto seu uso. Limpe bem a cafeteira toda vez que utilizá-la para mantê-la em bom estado. Não se esqueça de secá-la bem para não ter problemas com a umidade. Observe também o desgaste da borracha de vedação.

Se você achou este guia tão interessante quando nós, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Rybitskyi: 61853911/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 4,45 de 5
Loading...