Uma xícara de café para começar o dia é essencial para muitas pessoas. Não só porque nos ajuda a ficar mais acordados, mas também porque gostamos de desfrutar de uma xícara da nossa bebida favorita. Existem diversas maneiras de se preparar um bom café. A cafeteira francesa é uma delas. Sem dúvida, esta não é a forma mais comum, mas certamente ela possui suas vantagens.

Este Guia de Compras foi elaborado para que você saiba não só do que se trata uma cafeteira francesa, mas também queremos que você saiba quais são as diferenças para os modelos mais tradicionais. A cafeteira francesa é uma alternativa muito interessante para se ter em mente. Abaixo, mostraremos mais detalhes.

O mais importante

  • Ao escolher uma cafeteira francesa para adquirir, você deve levar em conta uma série de fatores. Se você está pensando em comprar uma cafeteira francesa, é importante saber exatamente o que este modelo te oferece.
  • A cafeteira francesa é uma maneira diferente de fazer café. Ao contrário de outros modelos, ela requer um passo anterior. A água deve ser aquecida com outro utensílio.
  • Ao escolher uma máquina de café francesa, você deve saber que é que ela dá ao café um sabor especial. A maneira como ele é preparado faz toda a diferença.

Ranking: As melhores cafeteiras francesas do mercado

A melhor maneira de começar este Guia de Compras é conhecer os melhores modelos de cafeteira francesa no mercado. Comparar as diferentes opções disponíveis pode ajudá-lo a escolher a melhor cafeteira, mas também descobrir alguns recursos interessantes para você. Portanto, atenção aos seguintes produtos:

1º – Cafeteira francesa e Maxwell & Willians

Uma cafeteira bonita, elegante e altamente decorativa, com o corpo em vidro emoldurado em aço inoxidável e alça resistente ao calor.

Possui capacidade de 1 litro (aproximadamente 8 xícaras de 100 ml, considerando o espaço ocupado pelo pó de café), o que permitirá que você sirva um delicioso café para um grupo relativamente grande de convidados e membros da família. Acompanha uma colher medidora.

2º – Cafeteira francesa KitchenAid

Uma linda cafeteira em aço inox de dupla camada, que retém muito bem o calor, além de possuir um visual elegante, vistoso e impressionante. Esta cafeteira possui timer e balança integrados para ajudar a controlar o tempo de imersão e quantidade de pó e água, permitindo que você obtenha o café perfeito consistentemente.

Serve até 5 xícaras de 150 ml, ou 15 cafezinhos de 50 ml, de forma que ela é ideal para grupos de tamanho médio ou grupos maiores onde doses pequenas de café serão consumidas (por exemplo, reuniões de escritório). Sua única desvantagem é o preço, significativamente mais alto que a maioria das opções.

3º – Cafeteira francesa Hamilton Beach

Com esta cafeteira, você poderá preparar deliciosos cafés e outras bebidas quentes, como chás, chocolates e até mesmo preparar espuma de leite. Possui uma jarra de vidro bastante robusta e durável, estruturada com detalhes em aço escovado e plástico de alta resistência.

A base, mais larga, oferece à cafeteira mais estabilidade. Possui capacidade de 1 litro, o que faz dela ideal se você deseja preparar um delicioso café para grupos de até 8 pessoas. O reservatório desta cafeteira é removível, e ela é muito fácil de limpar, podendo ser colocada no lava-louças para uma maior praticidade.

4º – Cafeteira francesa Bialetti

A Bialetti é famosa por ser a criadora da patente para as cafeteiras italianas, ou Mokas. No entanto, ela também possui um modelo de cafeteira francesa que, assim como o produto pelo qual ela é mais conhecida, possui excelente qualidade dos materiais e acabamento.

O corpo é de aço inoxidável, e o jarro de um vidro borossilicato, que é mais resistente e e possui ótimo desempenho térmico. Este modelo é muito bonito, com o homenzinho de chapéu característico da marca cortado na estrutura de aço inoxidável.

Possui capacidade para 3 xícaras grandes, o que é menor que a maioria das outras opções, mas que a torna ideal para pequenos grupos, como por exemplo para um casal tomar juntos um ótimo café.

5º – Cafeteira francesa Tramontina

Fabricada em vidro duplo, o que confere a esta cafeteira muito mais robustez e resistência, além de um melhor desempenho térmico, esta cafeteira da Tramontina pode ser usada não só para fazer um ótimo café, mas também chás, chocolates e outras bebidas quentes.

Sua estrutura em aço inoxidável confere a ela um visual limpo e bonito, fácil de combinar com qualquer tipo de decoração. Serve até 8 xícaras, sendo ideal para famílias ou grupos grandes de pessoas.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a cafeteira francesa

Agora você já conhece as melhores cafeteiras francesas do mercado. Esta resenha também mostrou a você algumas das suas principais características. Nós preparamos este Guia de Compras para que você possa saber o que mais este produto oferece. Portanto, preste atenção a algumas perguntas frequentes mostradas a seguir.

Mulher sorridente tomando café

Não há nada melhor do que tomar um delicioso café a tarde.
(Fonte: Guillem: 50533100/ 123rf.com)

O que é uma cafeteira francesa e como ela funciona?

A cafeteira francesa, também chamada de êmbolo ou prensa francesa, consegue preparar café sem cabos elétricos ou baterias. Ela permite fazer uma bebida com um sabor intenso de maneira rápida e fácil. No mercado, você encontrará modelos com diferentes preços e características. Normalmente, você pode preparar entre três e oito xícaras com ela.

A cafeteira francesa mistura a água e o café por cerca de quatro minutos. Em seguida, é preciso abaixar o êmbolo para separar os ingredientes. Graças aos seus filtros, você obtém uma bebida sem resíduos, mas que preserva todo o sabor e aroma do café. Muitos consideram esta a forma maneira de preparar uma xícara da sua bebida favorita.

Café sendo feito em cafeteira francesa

Com uma cafeteira francesa, você poderá preparar rapidamente um café delicioso.
(Fonte: Kornkasame: 72841515/ 123rf.com)

Como se prepara um café com a cafeteira francesa?

Na seção anterior, você pode ter uma ideia de como o café é preparado utilizando uma cafeteira francesa, mas queremos deixar o funcionamento bastante claro. Portanto, nesta seção, descreveremos o processo minuciosamente. Você saberá não apenas como fazer um café, mas verá também quão simples é todo o processo:

  1. Ferva a água que você utilizará. Você pode fazer isso na chama do fogão, em um aquecedor elétrico ou no micro-ondas.
  2. Enquanto isso, retire a tampa da cafeteira francesa.
  3. Escolha seu café favorito. Você pode moer na hora ou utilizar um já moído.
  4. Coloque o café na cafeteira. É comum usar uma colher para cada xícara, mas você deve sempre ter em mente a intensidade que você deseja alcançar e o tipo de produto utilizado.
  5. Após a água ferver, deixe-a esfriar por alguns segundos. Ela deve estar a cerca de 90 graus ao entrar em contato com o pó.
  6. Despeje a água na cafeteira e coloque a tampa com o êmbolo.
  7. Deixe descansar por cerca de quatro minutos.
  8. Abaixe o êmbolo lentamente até chegar o final.
  9. Agora você pode servir o café e saborear uma xícara da sua bebida favorita.
foco

Este método de preparo é fácil e muito rápido.

Como preparar um bom café com a cafeteira francesa?

Embora você já saiba como preparar um café com uma cafeteira francesa, há outros detalhes a se considerar. Dizemos isso porque simplesmente preparar uma xícara de café não é o mesmo que preparar um café requintado. Para conseguir isso, há vários detalhes que você levar em conta, como mostraremos abaixo:

  • Temperatura da água. Após a água ferver, deixe-a descansar por alguns segundos para que ela atinja a temperatura perfeita. Idealmente, ao entrar em contato com o café, ela deve estar a cerca de 90º. Para chegar a esta temperatura, você deve deixá-la esfriar por cerca de 45 segundos.
  • Qualidade da água. O ideal é que a água seja de boa qualidade. Use, de preferência, água mineral ou filtrada.
  • Proporção de água e café. É claro que você quer obter um café requintado. Por isto, você deve cuidar para que a proporção de água e café esteja perfeita. Normalmente, recomenda-se 10 g de café para cada 100 ml de água, o que equivale a aproximadamente uma colher de café para cada xícara.
  • Café de qualidade. Como em qualquer outra cafeteira, se você deseja obter um café de excelente, deve utilizar um produto de qualidade.
  • Moagem. O ideal é que você mesmo moa o café, pois em geral os que você encontrará já moídos serão muito finos. O ideal é que a moagem seja média-grossa para um excelente resultado.
Closeup em filtro de cafeteira francesa

O filtro da cafeteira francesa é muito importante, e deve ser mantido em bom estado.
(Fonte: Close: 77401393/ 123rf.com)

O que fazer se você não consegue um café perfeito com a sua cafeteira francesa?

É possível que, apesar de colocar em prática todos os conselhos que lhe damos, você não consiga um café perfeito. Isso pode ocorrer por diversos motivos, e é importante que você identifique por que isso acontece com você. Para ajudá-lo, preparamos a tabela a seguir. Você encontrará os problemas mais comuns e a solução indicada.

Problema Solução
Café muito fraco A moagem do café pode estar muito grossa. Tente moê-lo um pouco mais, ou deixar mais tempo em infusão.
Café muito forte Não espere quatro minutos. Tente servi-lo com três.
Café amargo Você pode ter moído demais o café. Tente deixá-lo um pouco mais grosso.

É melhor uma cafeteira francesa ou italiana?

Ao decidir comprar sua cafeteira francesa, pode ser que você se pergunte se uma cafeteira italiana não seria uma opção melhor. A verdade é que os resultados são muito semelhantes.

A principal diferença é que, no caso das francesas, você deve aquecer a água separadamente, enquanto com a italiana você pode fazer tudo no mesmo recipiente.

Quanto ao sabor, ele é similar, e depende do gosto de cada consumidor. Para alguns, com a cafeteira francesa, você obtém um sabor e um aroma mais intensos do que com a italiana. Quanto ao preço, a francesa costuma ser um pouco mais barata, embora seja possível encontrar modelos em diferentes faixas de preço.

EstudoRevista ‘The Prostate’

“O café parece ter um efeito positivo sobre as células do câncer de próstata. No entanto, mais pesquisas são necessárias. Atualmente, estamos considerando formas de testar estas descobertas em uma amostra maior e, em seguida, em seres humanos.”

Como limpar uma cafeteira francesa?

Limpar a cafeteira francesa de maneira correta é essencial para que ela dure mais e funcione melhor. O ideal é que logo depois do uso você limpe muito bem o filtro. Lave também o resto dos componentes. Se possível, você pode colocá-los na lava-louças para mais praticidade.

Cafeteira francesa com chá

As cafeteiras francesas também podem ser utilizadas para fazer chás.
(Fonte: Ryshchuk: 113056475/ 123rf.com)

Quais são os componentes de uma cafeteira francesa?

Uma cafeteira francesa é composta basicamente de três partes: o recipiente, o filtro e o êmbolo. O mecanismo, bem como o seu uso, é extremamente simples, o que torna esta cafeteira uma ótima opção para preparar uma deliciosa xícara de café. A seguir, mostramos o que você precisa saber sobre cada uma das três partes:

  • Jarro – O jarro pode ser feito de vidro, plástico ou aço inoxidável. É o lugar onde o café é infundido. Geralmente, possui uma alça para manusear a cafeteira.
  • Filtro – É essencial para separar o café da água quando a bebida estiver pronta.
  • Êmbolo. Com o êmbolo, o café é pressionado após ser infundido. Ao ser empurrado até o fundo do recipiente, a água é separada do pó, fazendo com que não haja resíduos na bebida.

De que materiais pode ser feita a cafeteira francesa?

No mercado, você pode encontrar cafeteiras francesas com o jarro feito de diferentes materiais. Obviamente, cada um possui suas vantagens e desvantagens. No entanto, não é difícil concluir qual é a melhor opção. Nós preparamos a tabela a seguir para que você saiba em qual apostar:

Material Vantagens e desvantagens
Vidro Não interfere com o sabor, mas quebra com facilidade
Plástico Não quebra facilmente, mas pode alterar o sabor
Aço inoxidável Não quebra, não interfere com o sabor, mas não é possível ver o interior

Quais as vantagens e desvantagens das cafeteiras francesas?

Ao longo deste Guia de Compras, você descobriu diferentes características das cafeteiras francesas. Como você pode ver, eles possuem diversas vantagens sobre outros modelos.

Ao adquirir uma cafeteira, optar por uma cafeteira francesa pode ser uma boa opção. Para tornar esta decisão mais clara, vamos revisar as principais vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Café de excelente sabor e aroma
  • Pode preparar outras bebidas, como chá, leite espumado ou chocolate
  • Fáceis de manter e limpar
Desvantagens
  • Não esquenta a água
  • Precisa de mais passos para preparar o café

Critérios de compra

Este Guia já está chegando ao fim, mas não podemos terminá-lo sem antes falar sobre os principais critérios de compra que você deve observar. É importante que você não ignore nenhum deles para obter a melhor cafeteira francesa possível. Portanto, você prestar atenção na lista a seguir antes de tomar sua decisão:

  • Materiais
  • Acessórios
  • Limpeza
  • Capacidade
  • Estética

Materiais

Como você já pôde ver neste artigo, há três materiais principais dos quais o corpo da cafeteira pode ser fabricado. Vidro, plástico e aço inoxidável. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. Portanto, é necessário analisar as circunstâncias para determinar qual destas opções é a mais adequada.

Café sendo feito numa cafeteira francesa

Você encontrará diversos modelos de cafeteiras francesas no mercado. Embora seja verdade que elas possuam características semelhantes, há diversos detalhes a se considerar.
(Fonte: Ishchenko: 69676527/ 123rf.com)

Acessórios

Você deve analisar os acessórios incluídos no modelo escolhido. Existem ainda algumas cafeteiras francesas que não possuem acessórios. Já outras vêm com filtros de reposição, copos ou colher de medida. Tenha isso em mente ao comprar sua cafeteira francesa, mas também avalie o preço final.

Limpeza

Enfatizamos que você deve garantir que sua cafeteira seja fácil de limpar. Uma das opções é que as diferentes peças possam ser inseridas no lava-louças, o que tornará a limpeza muito mais fácil do que se você tiver que fazer isso manualmente.

Capacidade

Normalmente, as cafeteiras francesas têm capacidade entre três e oito xícaras, o que significa que em média de 300 ml a 1 litro, embora existam modelos com maior e menor capacidade. É importante que você avalie o uso que vai dar à cafeteira e os membros de sua família que tomarão o café para fazer sua escolha.

Estética

Ao escolher sua cafeteira francesa, você também pode avaliar a estética. Isso será mais relevante caso você queira mantê-la visível. Ao se considerar este aspecto, existem diferentes opções. Para escolher o melhor, analise sempre os seus gostos e a decoração da cozinha. Em geral, os modelos de aço inoxidável são os mais elegantes.

Resumo

Como você viu, a cafeteira francesa é um utensílio de cozinha que serve para preparar um café de maneira muito simples e rápida, embora deva ser levado em conta que a água precisa ser aquecida separadamente. Com ela você obtém uma bebida com um sabor e aromas excepcionais. Os amantes do café vão adorar.

No mercado, você encontrará diversos modelos de cafeteiras francesas. Em essência, eles são bastante semelhantes, mas há certas diferenças que você deve levar em conta. Alguns fatores a se considerar são os materiais, a capacidade e, claro, o preço. Analise todos estes aspectos para fazer a melhor compra possível.

Você achou interessante o nosso Guia de Compras de cafeteiras francesas? Se sim, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para que outros também possam aproveitar.

(Fonte da imagem em destaque: Pongpapas: 74175173/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
51 Voto(s), Média: 4,55 de 5
Loading...