Existem muitos aspectos a serem levados em conta na hora de decorar a sua casa: é preciso escolher cuidadosamente os móveis, a cor das paredes e os elementos decorativos. Nessa última categoria, os itens mais importantes e que dão mais vida à sua casa são, sem sombra de dúvidas, as plantas. Para que elas se destaquem ao máximo, é fundamental investir em vasos decorativos, conhecidos entre os amantes da jardinagem como cachepot.

No mercado, existe uma ampla variedade deles, o que facilita a tarefa de encontrar aquele que melhor se adapta aos seus gostos, necessidades e decorações. Além disso, esses recipientes são fabricados em diferentes materiais e possuem preços muito variados. Preparamos esse Guia de Compras para ajudá-lo a encontrar o melhor vaso para sua casa. Preste atenção às características que for descobrindo a seguir.

O mais importante

  • Dependendo de seu tamanho, o cachepot pode armazenar um ou mais vasos de plantas.
  • Os cachepots podem ficar dentro ou fora de sua casa. Se planeja colocá-lo do lado de fora, analise se o item foi fabricado para esta finalidade. Por exemplo, o recipiente terá que ser resistente às mudanças climáticas, ou seja, suportar os calor, os raios solares e também as geadas.
  • Ao comprar seu cachepot, não esqueça de checar se ele tem o tamanho adequado para abrigar os vasos e as plantas que você possui.

Ranking: Os melhores modelos de cachepot do mercado

A melhor forma de saber o que esperar na hora de comprar o cachepot é revisar algumas de suas características. Uma maneira de torná-lo ainda mais eficiente e evitar quaisquer arrependimentos é saber quais são os modelos mais bem mais bem avaliados pelos usuários. E é exatamente isso que faremos a seguir. Tome note de alguns aspectos importantes deste produto.

1º – Cachepot de Cerâmica Rounded Floral Vintage Urban Vermelho

Quando o assunto é cachepot, a marca Urban é destaque. Esse modelo vintage floral é um item obrigatório para deixar qualquer lugar com um ar mais caseiro. Além disso, seu design colorido tem tudo para dar ainda mais vida às suas plantas e flores.

Por ser um produto feito de cerâmica, pode ser usado em decorações internas e externas. E o melhor de tudo: sua limpeza é muito simples. Basta um pano úmido e voilà! Seu cachepot estará novinho em folha. Com 12,5 cm de altura e 13 cm de largura, é recomendável que esse modelo abrigue um vaso de planta por vez.

2º – Cachepot Autoirrigável Jardinagem Plantas Flores

Simples e eficiente, esse cachepot é o sonho daqueles que amam plantas, mas costumam se esquecer de regá-las. Isso porque, esse cachepot da linha Plantar possui um sistema de autoirrigação bastante conveniente e com instruções claras de como usá-lo. Fora isso, ele também possui um sistema anti-dengue, livrando você de qualquer preocupação.

Recomendamos esse produto para o armazenamento de ervas e temperos na sua cozinha, que promete ficar ainda mais charmosa. No entanto, se quiser colocá-lo ao ar livre, fique à vontade. Sua matéria-prima é o polipropileno, um material altamente resistente ao calor e a possíveis impactos.

 3º – Cachepot Box CB_PU Estilare Branco

Esse modelo da Estilare é muito mais do que um cachepot, ele é praticamente um móvel para sua sala! Produzido em MDF e em formato de caixa, ele é ideal para plantas maiores, já que conta com largura e profundidade de 35 cm e altura de 30 cm.

Seus pés são em madeira pinus, o que confere muita elegância à peça. Recomendamos que você utilize esse cachepot dentro de casa, ou mesmo em sua varanda, a fim de aproveitar ao máximo seu design sofisticado e moderno. Suas visitas não vão parar de falar dele!

4º – Conjunto de Cachepot com Bandeja Desert Cactos Urban Bege

Prova de que o cachepot pode ser útil para armazenar plantas de todos os tamanhos, inclusive pequenas suculentas, esse adorável kit de cerâmica promete deixar a sua casa ainda mais agradável e elegante.

Por ser feito de cerâmica, é um kit resistente, que pode ser usado tanto dentro como fora de casa, ou até mesmo em varandas e janelas. Seu design é um show à parte e sua bandeja permite que seja fácil mudá-lo de lugar.

5º – Cachepot Pendente de Cerâmica Bicho Preguiça Urban

Pequenino, versátil e criativo, esse cachepot promete conquistar muitos fãs. Isso porque, além de pendurável, ele conta com um formato de bicho-preguiça que é um verdadeiro charme.

Sua matéria-prima é a cerâmica, o que significa que ele pode ser pendurado dentro ou fora de casa, podendo comportar pequenas plantas e flores. É também uma boa ideia deixá-lo na varanda de seu apartamento, agraciando a paisagem ao redor.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um cachepot

Depois de conferir o nosso Ranking, é bem provável que você já tenha uma noção muito mais clara sobre cachepots e as funções que eles devem cumprir. No entanto, há muitos outros aspectos que você precisa ter em mente para fazer a melhor compra possível.

Ao longo desse Guia de Compras, falaremos sobre as questões mais importantes que você precisará avaliar antes de realizar a sua aquisição. Então anote tudo o que lerá a seguir.

Imagem de mulher cheirando flores.

Você pode escolher entre uma variedade de cachepots de acordo com suas necessidades. (Fonte: Dean Drobot: 51554478 / 123rf.com)

O que é um cachepot?

“Cachepot” é uma palavra francesa que significa algo como “esconde-vaso” ou “cobre-vaso”. Em português, o termo transformou-se em “cachepô”. Independentemente do nome, o cachepot é um recipiente que pode ser feito a partir de diferentes materiais e que tem como finalidade armazenar vasos com plantas.

No mercado, você encontrará opções com diferentes capacidades. Naturalmente, quanto maior o vaso, mais plantas você pode colocar nele. Além disso, dependendo do tamanho, você pode inserir diferentes tipos de planta.

Um cachepot é o mesmo que um vaso de flores?

Você deve ter notado que frequentemente usa-se o termo “vaso” para se referir a um cachepot. Apesar de a palavra “vaso” ser aceita para se referir ao objeto, eles não são a mesma coisa. O vaso é onde são depositados diretamente o solo e a planta.

Já o cachepot é um recipiente no qual são inseridos um ou mais vasos. Ou seja, ele é um item decorativo com um design mais atraente, que serve para armazenar o vaso original da planta, que costuma ser mais simples e fabricado com a finalidade de ser mais funcional do que decorativo.

foco

O cachepot esconde o vaso, que geralmente é feito de um material simples.

O que é um cachepot autoirrigável?

Como você viu ao conferir o Ranking de melhores cachepots, alguns modelos incorporam um sistema de irrigação ou autoirrigação. Isso significa que recipientes com essa função possuem um depósito de água e uma instalação que permite que as plantas que estão no cachepot se reguem sozinhas.

Essa é uma característica muito útil caso você não queira se preocupar em regá-las sempre ou tenha que sair de férias. Na tabela a seguir, explicamos melhor o sistema de autoirrigação.

Etapas O que fazer
1 Encha o cachepot com substrato, deixando espaço para colocar as raízes. Neste caso, você não colocará a planta em um vaso
2 Encha o depósito de água sem ultrapassar o máximo permitido pelo seu cachepot, para evitar que o mesmo transborde
3 A água subirá pela terrá prontamente regando a planta. Cada planta absorverá apenas a quantidade de água de que necessita
4 Quando perceber que a água no depósito estiver acabando, reabasteça. Verifique o estado do depósito sempre que tiver que ficar ausente por alguns dias

Como devem ser os vasos do cachepot?

Ao comprar vasos para seu cachepot, você deve considera uma série de questões. O primeiro é garantir que seu tamanho seja adequado. É importante que eles não se destaquem e não possuam muita folga.

Além disso, eles devem ter o peso correto a ser suportado pelo material do cachepot. Por exemplo, se é um vaso de vidro, você não deve colocá-lo em em um cachepot de barro.

Como devem ser os vasos para as plantas?

Embora estejamos falando de cachepots, é possível que também tenha que comprar alguns vasos. É muito importante que você tenha em mente que seu tamanho é determinado pela planta que você pretende introduzir nele.

O tamanho atual deve sempre ser levado em consideração. Quando a planta crescer, você precisará mudar o vaso. Se você quiser que ela cresça saudável, o vaso deve ter as dimensões corretas.

Três aspectos da planta devem ser levados em conta. O primeiro é a sua altura, a segunda a sua folhagem e a terceira o tamanho das suas raízes e como elas crescem. Você terá que avaliar se o vaso suportará o peso da planta. É também fundamental que o vaso não seja grande demais, pois isso pode impactar o crescimento da planta, além de ser esteticamente desagradável.

Imagem de vasos com flores.

Os cachepots modernos dão um aspecto muito bonitos às suas plantas. (Fonte: Teerayut Ninsiri: 17120207 / 123rf.com)

Existe cachepot pendurável?

Seja no interior ou no exterior das casas, não é atípico ver plantas penduradas. Se você está se perguntando se nesses casos são utilizados vasos ou cachepots, a resposta certa é que ambos podem ser usados com essa finalidade, embora seja mais comum ver vasos pendurados.

Caso escolha essa opção, que fica muito interessante ao ar livre, você deve tomar algumas precauções. Por exemplo, você deve verificar se o teto pode ser perfurado a fim de posicionar os suportes para pendurar os vasos. Existem alguns materiais que podem dificultar o processo.

Além disso, o peso da planta deve ser adequado para o cachepot, que deve ser pendurado tomando todas as precauções necessárias para evitar acidentes.

Quais materiais são usados na fabricação de cachepot?

Ao comprar um cachepot, você perceberá que existem modelos de materiais diferentes. Na hora de escolher o seu produto, você deve levar em consideração uma série de questões. O preço, sua durabilidade ou se você pode usá-lo ao ar livre dependerá do material escolhido, entre outros aspectos.

Além disso, também deverão ser considerados a sua resistência e peso. Abaixo listamos os materiais mais comuns:

  • Madeira. A principal vantagem desse material é, sem dúvida, a sua estética. O cachepot pode ter a cor original da madeira escolhida ou ser pintado. Se você pretende usá-lo fora de sua casa, adote métodos preventivos de tratamento visando à proteção da madeira contra insetos e fungos.
  • Barro. É um material muito comum na fabricação de vasos e também de cachepots. É muito adequado para áreas onde faz calor. Necessita de mais irrigação do que outros tipos de materiais, pois é bastante porosa. São recipientes bastante pesados. Se caírem ou forem batidos com força, poderão se quebrar.
  • Plástico. São muito leves e você os encontrará em diferentes cores e formatos. Em alguns casos, eles conseguem imitar perfeitamente outros materiais, como argila ou madeira. Cachepots de plástico geralmente possuem proteção contra raios ultravioletas que podem amarelá-lo.
  • Metal. É um material muito original, com uma estética atraente, mas mais delicado que os demais.
  • Fibra de vidro. São leves e duram bastante tempo. Além disso, são muito resistentes às condições climáticas extremas, como o frio e o color. Também suportam bem os raios do sol.
  • Vidro. Ainda que menos frequentes, é possível encontrar cachepots de vidro. Eles são tão decorativos quanto delicados.

Qual o cachepot ideal para cada ambiente?

Agora você conhece os diferentes materiais a partir dos quais os cachepots podem ser fabricados. É verdade que alguns são mais comuns do que outros, mas você está interessado em saber que uso pode dar a cada um deles. Por isso, nesta seção, vamos nos concentrar nos materiais que podem ser colocados ao ar livre e em ambiente fechados. Nós preparamos a tabela a seguir para que você possa conferir essas informações de maneira clara:

Material do cachepot Ambientes externos Ambientes internos
Madeira Sim Sim
Barro Sim Sim
Plástico Sim Sim
Metal Não Sim
Fibra de vidro Sim Sim
Vidro Não Sim

Quais são as vantagens e desvantagens do cachepot?

A esta altura de nosso Guia, você já tem conhecimento sobre diferentes questões a serem consideradas ao fazer sua compra, entre elas, a função de um cachepot, como ele se difere de um vaso e os diferentes materiais em que eles podem ser fabricados.

Mas ainda existem alguns outros aspectos que você não deve esquecer. Antes de falarmos sobre eles, mostraremos vantagens e desvantagens de um cachepot.

Vantagens
  • São muito estéticos
  • Os que possuem sistema de autoirrigação são bastante convenientes
  • Podem abrigar várias plantas juntas
Desvantagens
  • Existem cachepots um pouco pesados
  • Alguns não podem ser colocados em ambientes externos

Critérios de Compra

Agora estamos prestes a concluir este Guia. Mas como mencionamos na seção anterior, ainda há outras questões a serem avaliadas. É importante que você continue lendo para garantir a melhor compra possível. Além disso, não se esqueça de que alguns cachepots têm um preço elevado, portanto, verifique se você não vai desperdiçar seu dinheiro.

  • Praticidade
  • Design
  • Qualidade
  • Materiais
  • Dimensões

Praticidade

É importante que, ao comprar seu cachepot, você priorize um modelo prático. Ou seja, que não seja difícil montá-lo, que sua manutenção não seja cara e que suas instruções sejam claras. Trata-se de um objeto decorativo, por isso não deve ser um fardo tê-lo em casa. Não subestime a importância da praticidade.

Imagem de mulher segurando cachepot com flores e outras flores em volta.

Cachepots dão um aspecto de frescor à sua casa. (Fonte: Dolgachov: 38958025 / 123rf.com)

Design

O cachepot é basicamente um objeto decorativo. É verdade que cumpre uma função: a de esconder vasos menos estéticos. No entanto, sua aparência costuma se sobrepor à funcionalidade aqui, por isso, escolha um que tenha um design atraente.

Se o cachepot é destinado a um ambiente interno, você deve combiná-lo ao resto da decoração. O mesmo se aplica caso você o coloque do lado de fora de sua casa.

Qualidade

Como você pôde ver acima, alguns cachepots possuem preços bastante altos. Você deve sempre se certificar de que está pagando mais porque se trata de um produto de qualidade. Naturalmente, quanto melhores forem seus materiais e quando mais bem-acabados forem seus designs, mais caro será o seu cachepot.

No entanto, verifique se no caso do seu modelo escolhido isso é verdade, se não você estará gastando mais dinheiro do que precisa.

foco

Você sabia que a maior flor do mundo tem aproximadamente um metro de diâmetro? Ela se chama raflésia-comum (Rafflesia arnoldii) e é encontrada nas florestas da Indonésia. 

Materiais

O material com o qual seu cachepot é fabricado determinará o uso que você poderá dar a ele. Se for resistente, você pode colocar plantas mais pesadas. Se for mais leve e frágil, você terá que colocar uma planta mais leve.

Além disso, se houver crianças na casa, tente garantir que os materiais não sejam frágeis para evitar acidentes. Verifique também se eles podem ser colocados em ambientes externos.

Dimensões

As dimensões do cachepot são um aspecto fundamental ao tomar sua decisão final. Você deve ter em mente que elas precisam ser adequadas para armazenar as plantas que pensa em colocar em seu interior. Além disso, ele deve possuir um tamanho esteticamente agradável para o espaço que você possui, ou seja, não pode ser grande ou pequeno demais.

Resumo

Um cachepot é um elemento essencial se você tiver espaço para colocá-lo e gostar de ter flores ou plantas em seu lar. Eles podem ficar dentro ou fora de casa, desde que seus materiais permitam isso. No mercado, você encontrará uma variedade de designs. Sempre tente apostar em um produto de alta qualidade: o investimento compensará.

Você deve levar em conta uma série de detalhes ao comprar seu cachepot. Por exemplo, se ele é adequado para os vasos que possui ou se suportará o peso das plantas. Também é importante que você avalie se seu design combina com o espaço que você planeja colocá-lo. Se você vai precisar de mais de um, é melhor comprá-los ao mesmo tempo, para não correr o risco de o modelo deixar de ser fabricado.

Achou nosso Guia de Compras interessante? Se sim, não esqueça de compartilhar nas redes sociais e de deixar um comentário com a sua opinião!

(Fonte da imagem destacada: Sophie McAulay: 26603702 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 5.00 de 5
Loading...