Manter a ordem em casa é uma prioridade para muitas pessoas e, se formos realistas, deveria ser assim para todos. Conseguir a tão desejada organização fará com que você desfrute de muito mais tranquilidade em sua casa, já que não perderá mais o seu tempo procurando por coisas que você não sabe onde estão. Um dos lugares em que é muito mais custoso manter cada coisa em seu lugar é, sem dúvida alguma, o guarda-roupas. Para ter sucesso nessa tarefa, é imprescindível contar com a ajuda de um bom cabide.

O uso do cabide permite ter a maior parte de suas roupas bem organizadas no armário. É um item que contribui para que suas roupas durem mais tempo e amassem menos. Pode ser que, ao perceber a falta de cabides em sua casa, você simplesmente vá a uma loja e compre algumas unidades para suprir a necessidade daquele momento. Preparamos esse Guia de Compras para que você possa escolher entre os melhores modelos, aquele que é mais adequado para sua casa.

O mais importante

  • No mercado, você encontrará um grande número de cabides. É importante que analise suas diferentes características para que possa adquirir o modelo que melhor se adapte às suas necessidades. É importante, também, que você leve em conta o espaço que há disponível em seu closet ou guarda-roupas.
  • Em muitos casos, o cabide pode ser encontrado para compra em lotes ou kits. Essa é uma forma de economizar dinheiro e também uniformizar o padrão dos cabides em seu armário, fator que também contribui com a organização de sua casa.
  • Você precisa ter em mente o material com que o cabide é fabricado. É disto que dependem, em primeiro lugar, o preço, mas também a forma de utilização e o tempo que poderá durar o seu cabide.

Ranking: Os melhores modelos de cabide do mercado

Uma das melhores formas de conhecer as características mais interessantes de um cabide é pesquisando os modelos mais bem avaliados. Esta avaliação é feita por meio das opiniões de outros consumidores que, sem nenhuma dúvida, são quem melhor poderá falar sobre as impressões do produto para ajudar na escolha das melhores opções. Por isso, a seguir vamos lhe mostrar uma seleção que preparamos exclusivamente para você.

1º – Cabide de plástico Sanremo

Ideal para organizar o armário com praticidade e economia, o cabide de plástico Sanremo tem o tamanho adequado para roupas de adulto e tem design que permite manter a estrutura de golas de camisas, sem deformá-las. Além disso, conta com pequenos ganchos internos que ajudam a manter as roupas leves, de tecido fino, presas no local, evitando que caiam no fundo do armário.

O Cabide Sanremo suporta até 2,5 kg, o que o coloca como a escolha ideal para as peças do dia a dia. Ele é desenhado especialmente para blusas, camisas e casacos leves e alia durabilidade e resistência ao preço acessível, o que faz desse produto um dos melhores custo-benefício do mercado.

2º – Jogo Cabide Barra Tendai Cereja

Esses cabides são feitos em madeira de alta resistência e possuem excelente acabamento, dessa forma, evita que puxe fios de tecidos delicados ou deforme a estrutura da peça, deixando-a com marcas indesejáveis.

O design do cabide Tendai foi desenvolvido com duas cavas que impedem o deslizamento da roupa e com suporte inferior para calças. O jogo vem com oito cabides que vão deixar o seu guarda-roupas com um toque a mais de elegância.

3º – Cabide 5 Barras Hug Preto

Além de um design exclusivo e sofisticado, esse cabide com cinco barras antiderrapantes vai permitir que você mantenha o seu armário sempre organizado, com as roupas impecáveis e, ainda, com economia de espaço e muito estilo no seu closet ou guarda-roupas.

Ele é feito em aço de alta resistência e possui um excelente acabamento com revestimento de veludo na barra, para evitar que as peças escorreguem ou desfiem. O design em barras é ideal para calças, saias e vestidos e cada cabide suporta até 5 peças dispostas de forma independente.

4º – Cabide Multifuncional Dobrável Arara com 8 Cabides

Esse cabide é multifuncional e vai facilitar muito o seu dia a dia. Isso porque ele pode ser usado para secar as roupas e depois levá-las diretamente para o armário, com mais facilidade e versatilidade na sua rotina. E como ele apresenta oito cabides em um, vai ajudar a economizar espaço no guarda-roupas.

Isso é possível graças a um design exclusivo, que não amassa e não marca a roupa. Assim, saindo do varal, a roupa já está pronta para o uso. Ele possui rotação de 360 graus, o que permite que você vire a roupa enquanto seca sem precisar tirar do varal. O cabide multifuncional tem uma trava de segurança para garantir que todas as peças fiquem na posição que mais facilite o manuseio das roupas.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um cabide

Como você pôde conferir ao analisar os modelos mais valorizados, no mercado é possível encontrar diferentes tipos de cabide. É muito importante que você leve em conta tudo o que consideramos ao montar essa lista quando decidir realizar a compra do seu cabide. Mas ainda há muitos aspectos sobre este produto que você precisa conhecer para poder contar com as melhores opções. Por isso, fique atenta as linhas que seguem, elas foram preparadas para ajudar você na missão de manter o armário em ordem.

Mulher mexendo em cabides escolhendo roupas.

Os cabides permitem que você mantenha suas roupas mais organizadas. (Fonte: NejroN: 35509955 / 123rf.com)

O que é um cabide?

Um cabide é um objeto que imita a forma dos ombros humanos, para permitir colocar sobre ele os mais diversos tipos de peças de roupas, como camisas, blusas, jaquetas e casacos.

A maioria dos modelos de cabide conta, ainda, com uma barra inferior onde podem ser colocadas as calças. Alguns vem com um prendedor para que possam acomodar saias.

O cabide é desenvolvido com um formato próprio para que as roupas não amassem, se deformem ou caiam no fundo do armário.

Como o cabide contribui na organização?

Como fica claro, o cabide é um grande aliado na ordem da casa por ser a única maneira de conseguir que a roupa fique no lugar e organizada.

O nosso conselho é que, se você deseja que seu armário fique com um visual ainda melhor, escolha cabides que sejam todos iguais e os coloque sempre na mesma posição. Se for necessário incluir um novo modelo diferente, para saias, por exemplo, deixe-o em um dos cantos do guarda-roupas.

É possível colocar todas as roupas no cabide?

Apesar de que dissemos que o cabide ajuda a manter o seu armário em ordem, você precisa saber que, se mal utilizado, um cabide pode estragar uma peça de roupa. Há alguns tipos que é melhor que você não acomode no cabideiro, pois elas podem se deformar com facilidade.

Evite colocar no cabide, por exemplo, camisolas ou camisetas de algodão e também as peças de malha e tricô, sejam elas blusas, vestidos ou jaquetas. Seguindo estes conselhos, suas roupas certamente vão durar por mais tempo.

Personality and Social Psychology BulletinRevista científica

“As pessoas com casas desorganizadas tem maiores níveis de estresse devido à poluição visual no lar. Uma casa limpa pode, inclusive, reduzir o risco de sofrer depressão.”

Que tipos de cabide existem?

Um aspecto que seguramente desperta interesse é a variedade de materiais de que podem ser confeccionados os cabides. Basicamente, no mercado, é possível encontrar cabides feitos com seis materiais diferentes, como você vai conferir agora.

É importante ter em mente o que distingue um do outro e proporciona a variedade que você vai encontrar nas lojas. Essas informações serão úteis na hora de efetuar sua compra. Com a tabela a seguir todas esses detalhes ficarão mais claros para você.

  • Metal: Eles são feitos com um fio único que se modela em forma de triângulo, deixando uma ponta no vértice superior da peça para formar o gancho. Em alguns modelos, de metal mais grosso, a barra de metal é modelada e soldada, formando, da mesma forma, um triângulo e o gancho em metal. São cabides que ocupam pouco espaço e se destacam por serem bastante resistentes. Geralmente, passam por um tratamento na fábrica para evitar que o material oxide ou enferruje.
  • Madeira: É basicamente uma peça entalhada em madeira, até que chegue à forma de triângulo. O cabide em madeira deve ser extremamente polido, para evitar que suas farpas se fiquem enroscada nas roupas, podendo estragá-las, desfiando o tecido. O gancho superior é em metal e alguns modelos vêm com duas peças arredondadas que são encaixadas na parte superior do cabide, deixando-o ainda mais próximo do formato dos ombros.
  • Plástico: O cabide de plástico é muito versátil e costuma ser desenvolvido em cores variadas. Ele é fabricado com o uso de polímeros de pouca flexibilidade. Esse tipo de cabide geralmente suporta pouco peso, podendo ceder em alguns casos. Geralmente são mais largos que os cabides de metal e mais finos que os de madeira.
  • Forrado: O cabide forrado pode ser fabricado nos mais diversos materiais, o que conta é o tipo de revestimento que recebe e que tem como principal objetivo proteger as roupas mais delicadas, evitando que desfiem ou fiquem enroscadas no cabide. O mais comum é que seja forrado com cetim e tricoline e é ideal para pendurar roupas de cetim, seda ou tecidos como tule e voal. Além de ser uma peça prática, é muito importante contar com esse tipo de cabide para proteger suas roupas mais delicadas e especiais.
  • PVC: O cabide de PVC é uma boa opção, pois é bastante econômico. Por esta razão, é um modelo amplamente utilizado em lojas que, em muitos casos, até embalam o cabide junto com a roupa que você compra. A maior vantagem desse cabide é que esse material evita que as roupas escorreguem e caiam.
  • Aveludado: Este modelo não é muito diferente do cabide forrado que citamos acima. No entanto, neste caso, o cabide é feito com uma resina de alta qualidade e revestido com veludo. É uma boa opção para roupas mais delicadas, devido à suavidade deste material. Também contribui para que a peça não amasse muito.
Roupas em cabides.

Um cabide pode ser fabricado em madeira, plástico e PVC, entre outros materiais. (Fonte: Serezniy: 36431086 / 123rf.com)

Que tipos de cabide existem de acordo com o seu uso?

Na lista anterior, fizemos uma revisão para lhe apresentar aos diferentes tipos de cabide de acordo com o material utilizado em sua fabricação. Mas agora chegou o momento de conhecer as categorias de cabide levando em conta o uso a que se destina.

É importante que você tenha bem clara essa distinção, pois isso servirá para facilitar a escolha e fazer a melhor compra, desde que você compreenda essas informações e as utilize da maneira mais clara possível.

  • Cabide para camisas. Costuma ser fino, já que não há a necessidade de que seja muito robusto. Além disso, a parte que imita a forma dos ombros costuma ser bem arredondada. É fácil identificá-lo, pois tem um aspecto muito parecido com o de uma camisa ou de uma blusa.
  • Cabide para blazers. Ele é mais largo e robusto que o cabide de camisas, já que precisa suportar um peso maior. Sem contar que, se não tiver uma estrutura maior, o cabide pode acabar deformando o seu blazer.
  • Cabide para ternos. Este cabide deve tem a parte superior mais arredondada, imitando ombreiras. Além disso, deve ser resistente para suportar o peso do paletó. É importante que a barra inferior para a calça também seja firme e, de preferência forrada, para evitar que marque ou danifique o tecido delicado da calça de seu terno.
  • Cabide para casacos. São os modelos mais largos e reforçados, com estrutura resistente que não cede ao peso do casaco. Tem a parte superior arredondada para acompanhar o desenho dos ombros da peça.
  • Cabide para saias. Os cabides para saias costumam ser, basicamente, de dois tipos. Um formado por um cabide normal com dois prendedores que servem para segurar as saias abertas pelo cós. O outro modelo é composto por duas barras paralelas e um gancho articulado acima dessas barras, exercendo uma pressão que transforma o cabide em uma grande pinça. Essa pressão vai ser a responsável por manter as saias presas no cabide.
  • Cabide para calças. A maioria dos cabides para calças são dispostos em forma de barras horizontais onde de acomodam as calças dobradas ao meio. Em alguns casos, este tipo de cabide também apresentam prendedores para evitar que a calça escorregue do cabide.
  • Cabide para roupas de alças. Tanto para os modelos de vestidos ou blusinhas de alças ou para algumas roupas que já vêm da confecção com tiras embutidas para pendurar, esse tipo de cabides geralmente tem uma fenda ou um pequeno gancho para segurar essas alças.
  • Cabide para cintos. Geralmente esse modelo de cabide é mais estreito do que o cabide convencional e costuma contar com alguns ganchos onde podem ser pendurados diversos cintos ao mesmo tempo.
  • Cabide para gravatas. Assim como o modelo próprio para cintos, o cabide para gravatas é mais estreito do que um cabide comum. Neste caso, o produto apresenta pequenas fendas onde as gravatas são encaixadas. A quantidade de peças em cada cabide pode variar de acordo com o seu modelo.

Como fazer o cabide durar por mais tempo?

Independentemente de quanto vai custar o cabide, certamente você espera que ele dure o maior tempo possível. A verdade é que não há nenhum segredo para isso, basta seguir a lógica de conservação. Isso quer dizer: para que um produto dure mais, é preciso ter cuidado com ele.

O mesmo acontece com os cabides. E como você pode fazer isso? Basta evitar sobrecarga de peso, para que não corram o risco de se deformar ou quebrar. Se há um pequeno truque que podemos indicar é: use sempre o cabide apenas com o tipo de roupa para o qual ele foi desenvolvido.

Marie KondoAutora japonesa, empresária e consultora de organização

“Em essência, organizar deveria ser o ato de restaurar o equilíbrio entre as pessoas, suas coisas e a casa onde elas vivem.”

Por que você não deve usar o cabide que vem da loja ou da lavanderia?

Muitas pessoas costumam usar em casa o cabide que ganharam quando compraram uma determinada peça ou que tenha vindo da lavanderia com alguma roupa.

A verdade é que essa pode ser uma opção para manter seu armário em ordem, mas apenas enquanto você não compra o cabide adequado. Mas veja bem, isso não significa que você possa prolongar o uso desse tipo de cabide para pendurar suas roupas pois, por não apresentar uma qualidade muito elevada, podem acabar por deformar suas peças.

Além disso, seu armário nunca vai ficar em total harmonia enquanto você utilizar cabides de diversos modelos, tamanhos e cores.

Quais as vantagens e desvantagens de um cabide?

É importante que, quando você for comprar seus cabides, tenha em mente tudo o que apresentamos até agora. Mas ainda há alguns outros aspectos que precisam ser avaliados se você quiser fazer a melhor compra possível, escolhendo o melhor modelo.

Porém, antes de prosseguirmos com estes pontos, queremos falar sobre as vantagens e desvantagens principais que podem ser consideradas no uso dos cabides. Isso possivelmente ajudará muito a tomar sua decisão.

Vantagens
  • São imprescindíveis para manter a ordem
  • Há muitas opções
  • A maioria deles é muito acessível
Desvantagens
  • Alguns podem deformar as roupas
  • Há muitos modelos de má qualidade

Critérios de Compra

Estamos perto de terminar este Guia de Compra. E temos certeza de que você já descobriu muitos aspectos sobre o cabide que deverá levar em conta de hoje em diante. Mas ainda temos algumas características para apresentar que devem ser avaliadas antes de tomar sua decisão de compra e não se frustrar com a aquisição.

Para isso, é importante considerar todos esses critérios de compra. Fazendo isso, estamos certos de que você vai adquirir o melhor cabide.

  • Tipo de roupa
  • Tamanho
  • Materiais
  • Pacotes ou kits
  • Quantidade

Tipo de roupa

A primeira coisa que você deve ter em mente é o tipo de roupa que você tem em casa e, claro, a quantidade. É verdade que você precisará adquirir diferentes tipos de cabides, mas tente manter um padrão. Ou seja, procure cabides da mesma cor e com a mesma forma, se possível. Em seguida, coloque-os no armário por tipos. Desta forma, tudo ficará mais organizado.

Imagem de duas mulheres mexendo em cabides de roupas.

Os cabides podem ser para ternos, vestidos, calças e camisas, entre outros. Recomendamos que escolha o cabide que mais se ajuste às suas necessidades. (Fonte: Andrea De Martin: 42511832 / 123rf.com)

Tamanho

Se você tem pouco espaço no armário, é melhor apostar em cabides mais finos. É claro, você precisa ter sempre em mente que precisará de cabides com um pouco mais de firmeza para pendurar as roupas mais pesadas, como blazers, jaquetas ou casacos, por exemplo. Então, você também pode ter que comprar cabides de diferentes tipos. Se isso for necessário, lembre-se do conselho na seção anterior.

Materiais

O material do cabide escolhido é o que vai determinar não apenas o tipo de roupa que você pode colocar, mas também a durabilidade do produto. Lembre-se também que alguns vão ocupar mais espaço que outros, mesmo que seja do mesmo material.

Aliás, sempre que possível, use o mesmo material para todos os seus cabides e aposte em cores idênticas. Tente não usar produtos com material de baixa qualidade, como ocorre com os que você recebe em lojas ou na lavanderia.

Pacotes ou kits

Os cabides são um item que, raramente, você compra apenas um de cada vez. Portanto, pode ser interessante apostar em produtos vendidos em kits ou pacotes com um bom número de unidades. Isso certamente ajudará você a economizar uma boa quantia em dinheiro.

Uma dica é tentar sempre procurar ofertas que incluam vários cabides pelo mesmo preço. Antes da compra, faça as contas e verifique se o valor pago pelo pacote realmente vai representar uma boa economia.

View this post on Instagram

CABIDE ESSENCIAL NA ORGANIZAÇÃO DE CLOSETS E ARMÁRIOS . Mesmo um armário organizado, pode aparentar uma certa desordem, desarmonia se os cabides não estiverem padronizados. . 1. Cabides estruturados com volume nas pontas, são ideais para ternos, blazers… roupas que têm ombros mais marcados; . 2. Cabides com fendas nas laterais funcionam para saias, vestidos, blusas… . 3. Evite colocar mais de 2 peças em cada cabide; . 4. Mantenha-os sempre virados para o mesmo lado; . Por ser um item que despende de certo investimento, vá trocando devagar até completar a quantidade necessária. . Que tipo de cabide você mais gosta? . . 📸Pinterest . #cabideideal #vivaleve #fluidez #organizarse #permitaonovo #organizar #viverleve #benefícios #desapego #reorganizar #asorganizerspiram #closetorganizado #cabidesdeveludo #cabidesdemadeira #cabidesdecorados #cabidesdesign

A post shared by Sônia Elias|Personal Organizer (@soniaelias.po) on

Quantidade

Seguindo um pouco a linha do critério anterior, um ponto ao qual você precisa estar atenta é à quantidade de cabides que vai comprar. Se você pretende renovar toda a organização do guarda-roupas, conte mais ou menos quantas peças de roupa vão precisar de um novo cabide.

O ideal é que, a este número, você acrescente pelo menos 10 unidades quando se trata de uma grande proporção de roupas a pendurar. Agindo assim, você terá a certeza de que não faltarão cabides para suas peças. Além disso, não precisará comprar mais cabides em um curto espaço de tempo.

Este é um bom conselho, porque nem sempre você terá o mesmo número de peças de roupa e, quando chegarem as novas coleções e você comprar mais roupas, poderá ser difícil encontrar as mesmas opções.

E sabe os cabides antigos? Você não precisa de desfazer de todos. Se estiverem em boas condições, eles podem ser usados para as roupas da despensa, por exemplo. Se você decidir jogar fora todos os cabides velhos, lembre-se de fazer a destinação correta para que eles possam ser reciclados.

Resumo

O cabide é um elemento essencial em todos os lares. Se você não os tiver, é impossível manter sua casa arrumada. Como você viu, no mercado você encontrará muitas opções diferentes. Portanto, você deve tentar escolher o mais adequado para suas roupas e para o espaço que você tem disponível. É importante que você preste atenção também aos materiais em que os cabides são fabricados.

Ao fazer sua compra sempre tente apostar na compra em kits ou pacotes, o que vai te ajudar a economizar. Tente sempre escolher um produto de qualidade. Se você fizer isso, seu cabide vai durar mais e não deformará suas roupas.

Você achou interessante o conteúdo deste Guia? Então, compartilhe através de suas redes sociais. E não se esqueça, deixe um comentário com suas opiniões.

(Fonte da imagem destacada: Dmitry Moiseenko: 43196638 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 5.00 de 5
Loading...