Ter o peso adequado é uma questão de saúde. Além de modas ou questões relacionadas à estética, o excesso de peso coloca em risco não apenas sua saúde, mas até mesmo sua vida. É verdade que para algumas pessoas isso não é um problema, já que elas conseguem manter seu peso naturalmente. Para o resto, ter uma balança em casa é essencial.

Uma balança é um pequeno aparelho que permite que você se pese tantas vezes quanto desejar. Além disso, a ela possibilita saber o peso exato e preciso, uma vez que pesam até gramas. No mercado você vai encontrar diferentes modelos, e por isso preparamos este Guia de Compras para que você possa escolher a que atende melhor suas necessidades.

O mais importante

  • Uma balança serve para você se pesar. Com ela, você terá o peso tanto em quilos quanto em gramas.
  • Se você optar por um modelo digital, sua confiabilidade será mais precisa do que outros sistemas que podem ser usados ​​para o mesmo propósito.
  • No mercado você encontrará diferentes modelos de balança. É importante analisar todas as suas características para que você possa escolher da melhor forma qual modelo comprar.

Ranking: As melhores balanças do mercado

Vamos começar este guia de compras analisando os melhores modelos de balança que você pode encontrar no mercado. Conhecer as que estão entre as preferidas dos usuários, que os consideram opções bastante vantajosas, pode ajudar você a tomar sua decisão final. É importante que você preste atenção a todas as suas características. Isso vai ajudar a escolher o produto mais adequado.

1º – Balança Digital Omron HBF514C

Esta balança é para quem quer conhecer um infinito de informações a respeito de seu corpo, muito além de simplesmente se pesar. E para isto, requer um investimento consideravelmente alto. Mas esta balança digital de bioimpedância da Omron traz tantos benefícios para justificar o preço que fica difícil enumerar todos eles.

Usando medição completa e precisa através das mãos e dos pés, ela fornece sete parâmetros corporais: peso, gordura corporal, Índice de Massa Corporal (IMC), músculo esquelético, gordura visceral (região intra-abdominal), taxa metabólica basal e idade do corpo. O modelo suporta até 150 kg e tem memória para armazenar até quatro perfis diferentes. Além disso, o avançado sistema tem função de avaliação e pode apresentar explicações dos resultados em quatro níveis (baixo, normal, alto e muito alto).

2º – Balança Inteligente Xiaomi Weighing Scale 2

Os modelos inteligentes estão entrando cada vez mais fortes no mercado e esta balança da Xiaomi conta com uma excelente relação custo-benefício. O design é muito bacana, bastante moderno, compacto e elegante, e a balança conta com display de LED que ajusta automaticamente o brilho da luz, sensor de alta precisão e vidro de toque temperado.

Mas o diferencial está no controle das informações, que são enviadas por Bluetooth para aplicativo no smartphone. O aplicativo é o Mi Fit e funciona em plataformas Android e iOs. A capacidade da balança vai de 100 g até 150 kg. Funciona com pilhas e mostra peso, escala de gordura e permite acompanhar a evolução e análise dos dados pelo aplicativo.

3º – Balança Digi-Health Serene Multilaser HC021

Este modelo chega a nossa lista como um dos campeões na relação custo-benefício. A balança digital Dig–Health da Multilaser é indicada para quem busca praticidade, precisão, um design bacana e não quer investir muito. Bastante leve e resistente, o modelo tem alta sensibilidade nos seus sensores de altíssima precisão.

O acionamento é com o toque e o vidro é temperado e antiderrapante. Com design moderno, conta com display de LCD de fácil visualização dos números. A balança tem capacidade de pesagem de até 180 kg. Voltando ao fator leveza do equipamento, a balança pesa menos de 1 kg e é facilmente transportada de um cômodo para o outro sem dificuldade.

4º – Balança Kikos Taurus

Equipada com sensores de alta precisão, esta balança digital inteligente da Kikos, além do peso, apresenta dados também de gordura, líquidos, massa muscular e óssea e índice de massa corporal (IMC). Moderna e tecnológica, a balança conta com vidro temperado e um visor digital em LCD azul de fácil visualização, liga e desliga automaticamente com o peso do corpo.

O modelo suporta até 150 kg e um dos grandes diferenciais está na capacidade de armazenamento. Sua memória pode manter os dados e perfis de medições de até 10 usuários, com possibilidade de acompanhamento da evolução corporal de cada um deles.

5º – Balança Mecânica G-Tech Sport

Trouxemos um modelo analógico clássico para nossa lista, apresentando a balança mecânica da G-Tech. Disponível nas cores azul e cinza, é um modelo econômico mas bastante resistente e durável, e com boa precisão de dados em visor acrílico para visualização do peso em quilos.

O piso é antiderrapante, emborrachado, ideal para ser usado em ambientes úmidos como banheiros. Suporta até 130 kg e pesa cerca de 2,3 kg.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre uma balança

Depois de analisar as melhores balanças do mercado, você pode ter alguns pontos específicos que considere mais interessantes. Sem dúvida, essa análise é útil porque permite que você conheça não apenas os modelos mais vantajosos e valiosos, mas também o porquê de estarem nestas posições. A seguir, você vai aprender ainda mais sobre a balança para poder tomar a melhor decisão.

Imagem de pernas de mulher indo se pesar em balança.

As balanças digitais contam com uma camada fina de fio de metal que sofre variação da resistência elétrica quando comprimida. (Fonte: Andrey Kekyalyaynen: 37684480 / 123rf.com)

O que é uma balança e quais tipos existem no mercado?

Uma balança é um pequeno aparelho usado para calcular o peso das pessoas que a utilizam. Quando a pessoa sobe na balança, seu peso é automaticamente calculado em quilos e gramas. Atualmente, existem modelos que oferecem uma grande precisão e os tipos mais conhecidos no mercado são os analógicos e os digitais. Da mesma forma, balanças inteligentes possuem vários outros recursos e funções.

Imagem de balança ao lado de halteres e maçã.

Pesar-se de forma contínua pode lhe ajudar no seu plano de perda de peso e de gordura. (Fonte: De Martin: 42512394 / 123rf.com)

O que é uma balança analógica?

A balança analógica não funciona eletronicamente. Existem dois tipos de balança analógica. O primeiro é de mola elástica e tem sido mais utilizado em residências. Na verdade, é um modelo que segue disponível no mercado e bastante comercializado. O peso vai para um único ponto e comprime uma mola que gira o indicador de peso da balança. O resultado pode ter alguma variação em gramas.

A balança de contrapeso também é um modelo de balança analógica. São aquelas que geralmente vemos em consultas médicas ou com nutricionistas. Eles têm uma operação semelhante à das balanças romanas. Funciona com um contrapeso que vai equilibrando até que o peso esteja marcado. Este modelo também pode ter certa variação em gramas.

foco

Você sabia que os fisiculturistas costumam pesar todos os seus alimentos para saber a quantidade de calorias com exatidão?

O que é uma balança digital?

A balança digital possui uma camada fina de fio de metal que varia a resistência elétrica quando comprimida. Quando um peso é colocado nela, sua resistência muda e esse valor é medido com a ajuda de um sensor. Essa medida representa o peso do que foi colocado sobre a balança. Seu cálculo é preciso em 100% na maioria dos casos.

O que é melhor: Uma balança analógica ou digital?

Parece bastante óbvio que uma balança digital é muito mais vantajosa que uma balança analógica. Ela fornece as informações em uma tela de LED e o peso que ela mostra é bastante preciso. Não precisa ser calibrada e também há modelos inteligentes. Estes últimos têm um desempenho ainda melhores do que uma balança analógica.

Logicamente, também existem alguns pontos negativos. Por exemplo, a balança digital precisa de bateria para funcionar. Quando estão prestes a terminar, as balanças começam a falhar. Além disso, as chances de estragar com o uso são bem maiores.

O preço de ambos os modelos é muito semelhante, embora as balanças chamadas de inteligentes sejam realmente mais caras.

Como funciona a balança inteligente?

A balança inteligente funciona graças à opção de conexão, via Bluetooth ou WiFi, a um aplicativo. Neste aplicativo você pode ver os gráficos que mostram a evolução do seu peso. Mas, além disso, elas contam com diferentes funções que permitem avaliar outros valores relacionados à sua forma física.

Pessoa se pesando em balança digital.

Há estudos que indicam que mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso e quase 20% está obeso. (Fonte: Didecs: 59026564 / 123rf.com)

É melhor uma balança inteligente ou uma balança digital?

A verdade é que, ainda que alguns modelos tenham um preço mais alto, uma balança inteligente tem muitas vantagens. Além de poder ver todas as informações em seu smartphone ou tablet, você pode optar pela análise de valores de interesse. Naturalmente, em nenhum caso eles substituem o conselho e a opinião de um médico ou nutricionista.

Portanto, superando a questão econômica, é mais benéfico ter uma balança inteligente. É claro, você deve levar em conta que receberá muitas informações sobre sua condição física e é necessário que você saiba como lidar com elas. Ou seja, você não deve ficar obcecado em controlar o tempo todo como você está fisicamente para evitar problemas.

Qual balança você deve escolher de acordo com as suas necessidades?

É muito provável que, neste ponto do Guia, você já esteja com informações suficientes para saber qual a balança ideal para você. Basicamente, existem três opções: balança analógica, balança digital e balança inteligente.

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual é a melhor opção, preparamos a tabela a seguir para mostrar o modelo adequado para cada situação. Preste atenção!

Tipo de balança Perfil do interessado
Analógica Você só se pesa de vez em quando e é um tema para o qual você não dá muita importância
Digital É apropriado se você se pesa com frequência e gosta de saber o peso exato e preciso
Inteligente Você também se pesa com frequência e, além disso, quer conhecer outros valores e não apenas o peso

Que valores uma balança inteligente mede?

Como você viu, com uma balança inteligente você pode medir muito mais do que o seu peso. No Ranking apresentamos alguns modelos e suas características. Mas talvez você não saiba exatamente a que esses aspectos se referem. Para que você entenda e analise com mais informações e mais propriedade, preparamos esta lista na qual explicamos as funções mais comuns:

  • Peso: Calcula em quilos o peso da pessoa.
  • Índice de massa corporal: É um parâmetro que combina peso e altura para indicar se há sobrepeso ou obesidade.
  • Metabolismo basal: Esta é a energia que o corpo usa para realizar as funções vitais do organismo.
  • Idade metabólica: Quantifica em anos qual é o nível de desgaste fisiológico. Não é igual à idade real. Quanto mais saudável for o estilo de vida da pessoa, menor será a idade.
  • Gordura visceral: É aquela localizada ao redor do abdome, cercando os órgãos internos que estão nessa área. Conhecer esse fato ajuda a conhecer o risco que existe de sofrer de uma doença metabólica.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma balança?

É evidente que ter uma balança em sua casa é muito útil. Além disso, você já conhece as diferentes opções que existem no mercado. Você também sabe quais modelos podem ser mais práticos para você. Agora mostramos as principais vantagens e desvantagens das balanças.

Vantagens
  • Servem para conhecer o peso de uma maneira simples
  • Existem opções muito econômicas
  • São fáceis de manter e limpar
  • Alguns modelos possuem funções bastante avançadas
Desvantagens
  • Pode fazer você pensar muito sobre o seu peso
  • Os dados oferecidos por alguns tipos de balança podem deixar você confuso

Critérios de Compra

Não queremos finalizar este Guia sem antes passar por alguns critérios que você deve levar em consideração ao escolher a sua balança. São aspectos que você deve analisar e avaliar para fazer a melhor compra possível. A esta altura, você já conhece muitos recursos que deve levar em conta, mas certamente não deve ignorar os que listamos abaixo.

  • Tipo
  • Tamanho
  • Nível de precisão
  • Design
  • Benefícios

Tipo

Como você viu, no mercado você encontrará basicamente três tipos de balança: analógica, digital e também inteligente. Você deve avaliar qual modelo é mais interessante para você. Você já viu a separação que fizemos com cada tipo e para qual uso ele é o mais adequado. Dependendo da situação, você deve escolher uma opção ou outra. Leve este aspecto em conta para acertar na sua escolha.

Imagem de mulher sorrindo sobre balança.

É evidente que ter uma balança em sua casa é muito útil. Além disso, você já conhece as diferentes opções disponíveis no mercado. (Fonte: Lithian: 52892372 / 123rf.com)

Tamanho

É verdade que a maioria dos modelos de balança tem um tamanho similar, mas existem algumas diferenças. Não apenas em termos de dimensões, mas também no que tem a ver com a sua forma. Portanto, ao comprar sua balança, calcule bem esse aspecto. Para fazer uma boa escolha, não esqueça de levar em conta o local onde planeja guardá-la.

Nível de precisão

Você precisa de uma balança para saber o seu peso, certo? Portanto, é essencial que você possa ter números concretos e precisos. Uma balança analógica nem sempre é muito precisa, enquanto as balanças digitais e inteligentes são geralmente muito mais certeiras, a não ser que a balança tenha algum problema ou as baterias falhem. Normalmente, sua precisão é de 0,1 kg.

Design

Você pode querer deixar sua balança exposta ou em algum lugar visível. Se este for o caso, procure um modelo com um design atraente. Além disso, tente combinar bem a cor da balança com a do seu banheiro. É claro, para que fique sempre bem, mantenha sua balança em boas condições. A limpeza deve ser feita da mesma forma como você faz com o resto do banheiro.

Benefícios

Como você pode comprovar com o nosso Guia, as balanças possuem características muito diferentes. É importante que você analise os benefícios que são mais interessantes para você. Tenha em mente que, se você optar por um modelo analógico, a balança será limitada a apenas mostrar o seu peso. O mesmo acontecerá com uma digital, com diferença apenas na precisão dos dados. Se você quer benefícios mais avançados, aposte por uma balança inteligente.

Resumo

Em princípio, uma balança serve para medir o peso das pessoas. No entanto, alguns modelos oferecem muito mais. Eles são capazes de analisar seu estado físico em profundidade. Levar esses aspectos em consideração pode ajudá-lo a adotar estilos de vida mais saudáveis. Claro, sempre sob a supervisão de um profissional.

Os preços das balanças variam muito, dependendo se são analógicos, digitais ou inteligentes. Você vai encontrar modelos mais simples abaixo dos R$ 30, mas também pode se deparar por balanças profissionais e cheias de funções que podem chegar a R$ 1.500. Avalie a finalidade e suas necessidades e veja o quanto você está disposto a pagar por sua balança.

Temos certeza de que as dicas e informações apresentadas neste Guia de Compras são importantes e interessantes e podem ter ajudado você neste processo de escolha da sua balança. Se você gostou, não esqueça de nos deixar um comentário ou compartilhar o artigo com amigos e familiares em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: belchonock / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
51 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...