Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

20Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Sejamos sinceros: ninguém, em pleno juízo, gosta de tomar banho ou lavar a louça na água fria em pleno inverno, não é mesmo? É por esse motivo que ter a casa equipada com um aquecedor de água elétrico é muito mais que um luxo. Ele permite que você possa dispor de água quentinha, a qualquer hora, para enfrentar os dias mais frios até o calor tropical voltar a reinar!

Um bom aquecedor de água elétrico é, certamente, um equipamento essencial — principalmente se você mora nas regiões mais frias do país — para o conforto e a saúde de toda a família. Apesar de todos os modelos contarem, basicamente, com a mesma funcionalidade, a capacidade de aquecimento e armazenagem de água e até mesmo o design podem influenciar na sua escolha.

Por isso, ao longo dos próximos parágrafos, vamos falar mais sobre esse aparelho e seus benefícios. Acompanhe!

O mais importante

  • O aquecedor de água elétrico é um equipamento que consiste, de forma simplificada, em um reservatório, conectado a rede de abastecimento e à corrente elétrica, que mantém a água aquecida nos dias de temperatura mais baixa.
  • A capacidade de armazenamento de água do aquecedor elétrico pode variar muito. Há modelos que aquecem diretamente, sem manter água reservada. Outros, armazenam de dois a mais de sessenta litros. Definir o melhor modelo depende do uso e do consumo de água no ambiente.
  • Fatores como a capacidade de armazenamento, o local adequado para instalação ou a resistência do aquecedor sempre devem ser levados em consideração antes de adquirir o aparelho. Na seção "Critérios de Compra" falaremos detalhadamente sobre esses pontos.

Os melhores aquecedores de água elétricos: nossas recomendações

Antes de comprar um aquecedor de água elétrico, o principal fator a se considerar é o uso a que ele vai se destinar. Feito isso, é preciso "garimpar" no mercado entre as inúmeras opções disponíveis. Para te dar um refresco em meio a todo o trabalho dessa tarefa, preparamos uma seleção com os aquecedores mais vendidos e bem avaliados do mercado. Veja o que encontramos:

O aquecedor de água elétrico compacto ideal para pias

Seja na pia da cozinha, no lavatório do banheiro ou até no salão de cabeleireiro, esse aquecedor de água elétrico vai tornar mais fácil as tarefas do dia a dia durante o inverno. Ele tem 5400w de potência e é alimentado por corrente elétrica de 220v.

Com tamanho compacto e instalação fácil, possui capacidade para armazenar 2,3 litros de água quente e pode ser facilmente adaptado em qualquer ambiente.

O aquecedor de água moderno e econômico

Com design original, esse aquecedor foi desenvolvido para otimizar o consumo de energia elétrico, tornando-se um dos mais econômicos da categoria. Ele possui um painel frontal em LED, com possibilidade de programação da temperatura entre 15,6 e 100 graus.

Conta com uma torneira que facilita o preparo de bebidas quentes e alimentos, por exemplo. Com a exclusiva tecnologia Thinsulate, ele garante até 60 litros de água aquecida por hora.

O aquecedor de água elétrico versátil e resistente

Desenvolvido com materiais de alta resistência como termoplásticos, elastômeros e ligas metálicas como cobre, aço, níquel, prata, cromo e inox, pode ser abastecido diretamente com ligação de água da rua, pois suporta até 100 m.c.a de pressão.

Funcional, ele tem saída para até 3 pontos não simultâneos e 7 litros de capacidade. Inovador, possui sistema que permite utilização em conjunto com outro aquecedor e controle digital da temperatura.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o aquecedor de água elétrico

O aquecedor de água elétrico tem sido cada vez mais adotado em residências e empresas. Ele de fato é um grande aliado nos dias mais frios. Se você, no entanto, está em dúvida sobre a real necessidade de adquirir esse aparelho, este é o momento de acabar com a incerteza.

Nesta seção, vamos falar sobre o funcionamento do aquecedor de água elétrico e as vantagens — e também alguns inconvenientes — de adquirir esse equipamento. Siga conosco!

domestic thermostat

A capacidade de aquecimento é uma das principais características a serem observadas na hora de comprar um aquecedor de água elétrico. (Fonte: aleksanderdn: 45808026/ 123rf.com)

Por que comprar um aquecedor de água elétrico?

Comprar um aquecedor de água elétrico já traz, de antemão, uma vantagens sobre outros tipos de aquecedores: o investimento costuma ser menor. Outro ponto a se considerar é a praticidade, pois o aquecedor elétrico garante água quente imediatamente, sem a necessidade de aguardar a ação do sistema de calefação.

Um aquecedor de água elétrico vai trazer mais qualidade de vida para a família.

Fora isso, também é uma escolha mais sustentável, pois você poderá programá-lo para desligar quando em desuso ou, até mesmo, acioná-lo somente em caso de necessidade. Mas não é apenas disso que se trata, ao facilitar a execução de tarefas simples do dia a dia nos períodos mais frios do ano, ele garante mais conforto à sua rotina durante o inverno.

Como funciona um aquecedor de água elétrico?

O aquecedor de água elétrico, independentemente do modelo, adotam uma forma de funcionamento muito similar entre si. Basicamente, age aquecendo a água fria por meio de uma resistência elétrica contida no interior do aparelho.

Depois de atingir a temperatura desejada, a resistência se resfria. A água, no entanto, é mantida aquecida dentro do reservatório.

Por isso, apesar de alguns modelos que aquecem a água à medida em que passam pelo seu interior, à semelhança de um chuveiro, ainda é correto dizer que o aquecedor de água elétrico funciona por meio de acúmulo de água.

Isso quer dizer que, quanto maior a capacidade do reservatório, mais econômico o aquecedor de água elétrico será, já que vai esquentar mais água ao mesmo tempo, sem a necessidade de reativar a resistência por períodos mais longos.

warm water

Calcula-se que uma pessoa necessite de 50 litros de água todos os dias. Porém, há pessoas que chegam a consumir 200 litros diários. (Fonte: nikkytok: 32551173/ 123rf.com)

Quais as vantagens e desvantagens do aquecedor de água elétrico?

Quando você compra um aquecedor de água elétrico, passa a dispor  de um equipamento que vai te proporcionar abastecimento de água aquecida na temperatura ideal. Em contrapartida, a quantidade dessa "regalia" vai ser limitada à capacidade de água do reservatório.

Como você pode ver, assim como em todas as aquisições, adquirir um aquecedor elétrico tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, preparamos uma tabela explicativa. Que tal olhar cada uma delas com detalhes?

Pontos positivos Pontos negativos
Instalação Economia com a instalação de sistema de gás e as recorrentes revisões técnicas A conta de energia ficará consideravelmente mais alta
Temperatura da água Garante a temperatura constante da água A quantidade de água quente é limitada
Dimensões Existem modelos compactos para atender bem às residências com poucas pessoas Um aquecedor para atender várias pessoas ocupa um espaço significativo na casa
Comodidade Água quente à disposição instantaneamente, ao abrir a torneira A quantidade de água é limitada à capacidade do reservatório

Como fazer economia na hora de usar o aquecedor elétrico?

O consumo de energia do seu aquecedor de água elétrico vai depender de uma série de fatores. A primeira atitude para garantir um gasto menor é comprar um equipamento com boa classificação energética, ou seja, com baixo consumo de eletricidade. Também vale a pena ficar atento à essas pequenas mudanças de comportamento:

  • Procure optar por um aquecedor de água elétrico programável. Há modelos com configuração digital, que permitem ajustar a temperatura desejada e até mesmo escolher os horários em que o equipamento deverá prover água quente.
  • Evite os banhos muito longos. Por mais que pareça óbvio, essa é uma prática muito pouco adotada, ainda mais nos dias frios. Reduzir o tempo de banho, assim como fechar a torneira enquanto se ensaboa, pode significar uma boa economia tanto na conta de energia quanto na conta de água. O meio ambiente também agradece!
  • Fique atento à bandeira tarifária. O preço do quilowatt/hora varia de acordo com a situação climática, que interfere diretamente na produção de energia. As chamadas bandeiras tarifárias vão da verde, com as tarifas mais baixas, até a vermelha, praticada em tempos de estiagem, com taxação extra para cada Kw/h consumido. Portanto, vale a pena acompanhar essas variações e diminuir o consumo em épocas de cobrança mais alta.
foco

Pouca gente sabe, mas existe no Brasil a chamada "Tarifa Branca", que cobra o consumo de energia de acordo com o horário do dia. Com ela, o preço do Kw/h fica mais barato fora dos horários de pico. Para saber se essa modalidade é viável para a sua casa, consulte a concessionária de energia da sua região.

Como calcular a capacidade ideal do aquecedor de água elétrico?

A capacidade do aquecedor de água elétrico é um dos primeiros aspectos a se avaliar na hora de escolher o modelo mais adequado para a sua casa. Essa definição depende, de forma geral, da quantidade de pessoas que moram no local.

O cálculo básico é de 50 litros diários para casa pessoa. No entanto, há aquelas que chegam a gastar 200 litros por dia. Se o aquecedor tiver capacidade reduzida, você corre o risco de que alguém acabe sem água quente para o banho. Mas se houver a possibilidade de distribuir o consumo ao longo do dia, esse não será um grande problema.

Quais as diferenças entre o aquecedor de água elétrico e o aquecedor à gás?

Quando você se dispõe a comprar um aquecedor de água, vai se deparar com as duas opções: os modelos elétricos e o aquecedores à gás. As semelhanças entre os dois são muitas, mas há diferenças que podem ser cruciais na sua escolha, principalmente de acordo com a necessidade e os hábitos da casa. Para facilitar, criamos uma tabela para diferenciar cada tipo de aquecedor:

Devo comprar… Se quiser…
Aquecedor de água elétrico Água quente de forma imediata. Ficar livre dos riscos de vazamento de gás e possíveis incêndios. Economizar com revisões e inspeções periódicas. Dispor de água a temperatura constante. Instalação simples
Aquecedor de água à gás Economia maior de energia. Água quente somente na hora da utilização, de forma ilimitada. Ficar livre dos riscos de alagamento, caso haja alguma avaria no equipamento

Critérios de compra

Agora que você já conhece o funcionamento, os benefícios e até mesmo alguns modelos de aquecedor de água elétrico, chegou a hora de clicar no carrinho de compras e aguardar a entrega, certo? Calma! Ainda existem alguns critérios que valem ser considerados antes da decisão final. Confira conosco os pontos fundamentais para chegar à melhor decisão.

Capacidade

Sempre é crucial levar em conta que a quantidade de água quente proporcionada por um aquecedor de água elétrico é limitada. Por isso, é importante calcular bem qual a capacidade ideal para que ninguém da sua casa fique sem água quente durante o uso. Para isso, considere o número de pessoas e o consumo médio de cada uma.

Para facilitar esse cálculo, a dica é levar em conta o consumo de acordo com o período do dia. Se todas as pessoas da casa tomam banho em sequência, por exemplo, será necessário um reservatório maior. Se os banhos podem ser distribuídos ao longo do dia, a capacidade pode ser menor.

domestic temperature regulator

Cada equipamento conta com um selo de eficiência energética. Observando as informações dessa etiqueta, é possível saber qual será o consumo do aparelho ao longo do ano. (Fonte: rasslava: 31691812/ 123rf.com)

Localização

Determinar o local mais adequado para instalar seu aquecedor de água elétrico também fará a diferença tanto no consumo quanto na eficiência do equipamento. Isso por que quanto mais perto de onde a água será utilizada, menor a possibilidade de perda da temperatura ai atravessar os canos.

O espaço que você tem disponível também tem impacto na sua escolha. Lembre-se de conferir todas as medidas do local e do aparelho e considere sempre a necessidade de espaço extra para as conexões elétricas e de abastecimento de água.

Resistência

Não falamos aqui de resistir ao tempo ao formas de prolongar a vida útil mas, sim, de uma parte fundamental para o bom desempenho do seu aquecedor de água elétrico. A resistência é o componente encarrego de aquecer a água, tal como ocorre nos chuveiros.

Basicamente, são dois tipos de resistência: a blindada, que transmite o calor pelo contato direto com a água, o que promove um aquecimento muito mais rápido. A resistência revestida, apesar de contar com uma proteção contra a ação do cal presente na água, transmite o calor de forma mais lenta.

Consumo de energia

Cada modelo de aquecedor de água elétrico deve exibir o selo de eficiência energética. Nessa etiqueta, é possível conferir o desempenho do equipamento e fazer a projeção do consumo de energia ao longo do ano. Essa classificação é padronizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

A maioria dos modelos de aquecedor de água elétrico apresenta classificação de eficiência energética entre B e C, ainda que seja possível encontrar alguns com qualificação A.

De maneira geral, quanto maior for a capacidade de armazenamento de água quente, maior será também o consumo de energia, seja para aquecê-la quanto para conservar a temperatura ideal.

Isolamento

O reservatório de água do aquecedor é coberto ou revestido com um material que promove o isolamento térmico e varia de acordo com o modelo do equipamento. Esse revestimento é responsável por evitar a perda de calor e, consequentemente, manter a água aquecida com um consumo energético menor.

Por esse motivo, é importante avaliar a qualidade do isolamento térmico do aparelho, o material de que é produzido. Se possível, dê preferência ao poliuretano expandido, que atua com alta eficiência. E não hesite em pesquisar a opinião de outros consumidores, isso sempre ajuda a esclarecer dúvidas que não aparecem na descrição do produto.

Resumo

Comprar um aquecedor de água elétrico é uma solução inteligente e econômica para quem deseja dispor de água quente instantaneamente, sobretudo nos períodos de baixas temperaturas. Mas lembre-se que o equipamento possui limitações sobre a capacidade de água fornecida de uma só vez.

Por isso, se sua família é grande e costuma concentrar o consumo de água em um mesmo horário, vale investir em um aquecedor com reservatório grande.

Mostramos os pontos fundamentais a serem observados na hora da sua compra para que o aparelho de fato possa ser bem aproveitado por todos que moram na casa. Tenha em mente cada um desses fatores e procure o aquecedor de água elétrico que mais seja compatível com a sua realidade e o espaço disponível.

Consulte a opinião de outros compradores, pesquise com cuidado e sem pressa pois a variedade é grande: existem até os modelos que podem abastecer mais de uma torneira ou chuveiro ao mesmo tempo!

Enfim, esse foi nosso guia sobre o aquecedor de água elétrico e suas vantagens. Se você gostou, fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Faba Ortega: 108098329/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em meios offline e online. Especializada em tecnologia e economia.
Vera Pereira Redatora/Editora
Jornalista, especialista em produção de conteúdo digital, tem na escrita a sua maior paixão. Adora investigar, apurar fatos e reconstruir histórias. Por isso, atua na pesquisa e adaptação dos conteúdos internacionais à realidade e legislação brasileiras.