Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

22Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

Toda tarefa, seja ela profissional ou doméstica, precisa de uma ferramenta apropriada. Ter os instrumentos certos garante velocidade, qualidade e eficiência. Você sabe para que serve o alicate vazador? Então, para saber mais sobre essa ferramenta tão importante, continue lendo este artigo.

Seja para fazer furos em um cinto ou em uma costura, um alicate vazador é fundamental para facilitar o dia a dia. Ao longo deste guia, mostraremos todos os aspectos que você precisa conhecer sobre essa ferramenta.

O mais importante

  • O alicate vazador é uma pequena ferramenta que permite fazer todos os tipos de modificações em diferentes materiais, como couro, aço, metal e em alguns tecidos. Naturalmente, dependendo do material com o qual você deseja trabalhar, a ferramenta terá diferentes designs, funcionalidades e acessórios.
  • O alicate vazador é muito útil para fazer reparos ou resolver pequenas situações que podem ocorrer diariamente na sua vida. Desde remendar roupas a modificar certos elementos decorativos de sua casa, ele é uma ferramenta que pode resolver diversos problemas.
  • O melhor alicate vazador é aquele que melhor atende às suas necessidades, por isso é necessário que você saiba o que deseja fazer com ele. Eles ocupam pouco espaço, são versáteis e muito fáceis de usar.

Os melhores alicates vazadores do mercado

Ao começar a buscar por um alicate vazador, você perceberá que a quantidade e variedade de modelos oferecidos é impressionante. Existem alguns básicos e outros que são muito sofisticados devido à sua versatilidade e pela quantidade de acessórios incluídos. Ainda não sabe qual modelo comprar? A seleção a seguir vai ajudá-lo nisso.

O alicate vazador com maior resistência

Esse alicate vazador é uma ótima opção para furar couro, plástico, tapetes, cintos, cortiça, papelão, dentre outros materiais similares. Além disso, ele é fabricado em metal de alta resistência, e assim sua via útil é bem longa. Por isso também o custo benefício dele é excelente.

O melhor alicate vazador para aplicação de ilhós

Se você deseja aplicar ilhós e botões de pressão, esse alicate vazador é a solução para você. Ele pode perfurar materiais como couro, papel, plástico, cortiça, dentre outros. Assim, essa ferramenta é ideal para trabalhos artesanais.

O melhor alicate vazador profissional

Esse alicate vazador é recomendável para profissionais, e pode ser utilizado para perfurar cintos de couro, coleiras, sapatos, tapetes, bolsas, dentre muitos outros materiais. Ele possui uma cabeça giratória com 6 vazadores, e é fabricado em aço carbono.

Guia de compras: O que você deve saber sobre um alicate vazador

A melhor maneira de tirar proveito de uma ferramenta é saber o máximo possível sobre ela. É comum que as pessoas utilizem os instrumentos errados para as tarefas cotidianas, e com o alicate vazador não é diferente. Por isso, nesta seção, queremos resolver todas as suas dúvidas.

Master holding a hole punch and a piece of leather. On brown wooden table scattered with tools and accessories.

O alicate vazador mais eficiente é o de aço ou bronze, pois ele tem mais força para perfurar. (Fonte: Evgheni Slav: 96939936/ 123rf.com)

O que é um alicate vazador?

O alicate vazador é uma ferramenta, que na maioria das vezes é feita de aço, provida de uma boca oca e com vazadores em um círculo giratório. Ele é usado para perfurar materiais diferentes, normalmente os mais macios. Para fazer os furos certos, você deve escolher o diâmetro correto do vazador que deseja utilizar.

Quais são os materiais usados por um alicate vazador?

O alicate vazador original foi projetado para fazer perfurações em materiais de couro, como, por exemplo, em cintos. Com o tempo, essas ferramentas incorporaram diferentes funções no design para serem usadas também em outros materiais. O fato de serem feitas em aço ou ferro fundido ajuda bastante a exercer pressão. Outros materiais são os seguintes.

  • Couro
  • Papelão
  • Folhas finas de metal, aço, alumínio e cobre
  • Papel
  • Tecido
  • Borracha
  • Neoprene
  • Algumas madeiras

Que tipos de alicate vazador existem?

Conforme explicamos anteriormente, o design do alicate vazador foi alterado para que ele se ajuste a diferentes materiais e diferentes tarefas. Por isso, atualmente, existem muitos modelos especializados em realizar determinados trabalhos. A tabela a seguir mostra os dois mais comuns.

Tipo de alicate vazador Para que serve
Alicate vazador tradicional É o mais usado. Seus vazadores, presos a uma roda giratória, fazem orifícios de tamanhos diferentes

Eles servem principalmente em materiais não muito duros, como couro e papelão

.

Alicate vazador de ilhósServe para colocar ilhós e botões de pressão

Ideais para quem trabalha com artesanato

Qual é a função mais comum de um alicate vazador?

No seu formato mais tradicional, eles são usados para fazer diferentes tipos de furos em determinado material, como o couro, por exemplo. Basicamente, para perfurar corretamente o couro, é necessário seguir esse passo a passo.

  • Marque a localização exata no pedaço de couro que deseja perfurar.
  • Gire a cabeça do alicate vazador e escolha o tamanho que precisa.
  • Destrave a alça e coloque o pedaço de couro na área para perfuração, de forma que fique alinhado com a marca feita anteriormente.
  • Pressione as duas alças até que o vazador passe completamente pelo couro.

Como funciona o mecanismo de um alicate vazador?

Normalmente, a parte do vazador que entra em contato com o material a ser cortado é uma chapa de aço. O sistema de acionamento possui uma mola que se contrai quando as alças são comprimidas. A parte da ferramenta que faz o corte possui um mecanismo de rotação que permite selecionar o vazador de acordo com diferentes diâmetros de perfuração.

O orifício de perfuração permite que o excesso de material da peça de trabalho seja facilmente removido do interior da ferramenta, para que você possa descartá-la imediatamente e continuar a trabalhar.

William Virgilio Beltrán MartínezSapateiro em Cancún, México

“Com um alicate vazador, agulhas e cola, fazemos o que os clientes nos pedem: conserto, costura, colagem, reforço, até a reconstrução de sapatos para prolongar a vida útil. Um sapateiro pode nascer com o dom ou aprendê-lo, o importante é fazê-lo bem”.

Que tipos de furos podem ser feitos por um alicate vazador?

Normalmente, os modelos de alicate vazador existentes oferecem a possibilidade de escolher não apenas diferentes tamanhos de furo, ou seja, com diâmetros diferentes, mas também formatos diferentes. Geralmente, a faixa de diâmetros varia de 2 a 5 milímetros e os furos podem ser redondos, ovais ou retangulares.

Leather craft background

Originalmente, o alicate vazador foi criado para trabalhar com o couro, mas com o passar do tempo, ele evoluiu para atuar com materiais diferentes. (Fonte: Teodora1: 37143397/ 123rf.com)

É preciso usar muita força em um alicate vazador?

Não, pois o objetivo do alicate vazador é que, graças ao seu sistema de alavanca dupla, você faça a força mínima necessária para perfurar os materiais. Obviamente, isso também dependerá do tipo de alicate vazador que você está usando e da superfície que está tentando perfurar.

Outro aspecto a se ter em mente, nesse sentido, é verificar o material do alicate vazador. Normalmente, os perfuradores mais eficazes são os de aço ou bronze, pois desgastam menos e têm mais força para perfurar. Um alicate vazador de plástico provavelmente não dará os mesmos resultados.

Quais são as vantagens e desvantagens de um alicate vazador?

Embora talvez não seja a ferramenta mais conhecida, a verdade é que o alicate vazador pode ser a solução para muitos problemas. Seja para consertar roupas, fazer bricolagem ou para fazer tarefas de design ou decoração, eles são muito versáteis. A tabela a seguir ilustra as vantagens e desvantagens dessa ferramenta.

Vantagens
  • Ferramenta pequena, fácil de guardar e de ter à mão a qualquer momento
  • Versátil, pois se adapta a diferentes materiais do cotidiano
  • Muito fácil de usar
  • Os preços são muito acessíveis
Desvantagens
  • Não é usada para fazer furos de diâmetros muito grandes
  • Não funciona em materiais muito duros e requer a ajuda de um martelo
  • Um único alicate vazador não é suficiente para todos os tipos de materiais

Quais os tipos de acessórios de um alicate vazador?

Embora não seja o mais comum, alguns fabricantes oferecem os alicates vazadores na forma de kits, que além da ferramenta em questão, incluem uma série de acessórios que podem ser úteis para reparos ou tarefas de bricolagem. Alguns deles são os mencionados abaixo, mas podem variar.

  • Régua de metal para medir furos
  • Chave de fenda
  • Almofadas ou ferros de substituição
  • Parafusos
  • Martelo

Critérios de compra

Se você ainda não tem certeza sobre qual alicate vazador deve comprar, não se preocupe. Antes de tudo, você deve pensar sobre os motivos pelos quais deseja usá-lo. Existem também vários outros aspectos que você não pode ignorar se quiser ter uma ferramenta de qualidade. Nesta seção, resumimos os mais importantes para que sua escolha seja certeira.

Acessórios

Conforme já explicamos, existem acessórios que podem melhorar a sua experiência com um alicate vazador. Eles aumentam a versatilidade dessa ferramenta, e, quando adquiridos com um kit juntamente com o alicate vazador, costumam ter um melhor custo benefício.

Versatilidade

Tendo em conta que na vida cotidiana muitas vezes surgem problemas e você precisa perfurar diferentes materiais, é aconselhável ter um alicate vazador que possa ser adaptado a vários deles. Se eles forem muito específicos, você irá utilizá-los mais raramente.

Empunhaduras

Os alicates vazadores são operados manualmente, portanto a empunhadura deve ser confortável, simples e sem que você tenha que fazer muita força. Vale a pena, portanto, verificar se o design da ferramenta que você deseja adquirir é ergonômico, antiderrapante e não produz dor ao ser pressionado.

Material

Se você deseja que o alicate vazador dure por muito tempo na sua caixa de ferramentas, é melhor garantir que ele seja feito com o material certo, a fim de evitar que enferruje. Os melhores resultados são obtidos com alicates vazadores de aço inoxidável ou ferro fundido.

Punching holes on leather belt

Dependendo do material com o qual você deseje trabalhar, você deverá escolher o alicate vazador que melhor se adapte às suas necessidades. (Fonte: Aleksandar Milutinovic: 45959906/ 123rf.com)

Segurança

Embora seja improvável que, ao lidar com um alicate vazador, ocorra um acidente, é necessário ser cauteloso. Os modelos mais seguros possuem um sistema de travamento, para evitar o seu uso por pessoas inapropriadas. Por isso também é aconselhável manter as crianças afastadas desta ferramenta.

Resumo

O alicate vazador é uma ferramenta útil para realizar perfurações, cortes e furos em materiais macios, como couro, papelão ou tecidos. Ao fazer uma pressão mínima, é possível fazer furos de diferentes tamanhos e formas, dependendo do que você precisar.

O alicate vazador pode ser usado em muitas tarefas, desde bricolagem até remendos em roupas. Além disso, eles são muito simples de usar, possuem um design ergonômico e alguns modelos acompanham acessórios úteis para facilitar as tarefas.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário ou compartilhe-o nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Cseh Ioan: 58314546 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Luiz Felipe Andrade Manutentor profissional
Luiz Felipe herdou do pai, mestre de obras, a paixão pelas ferramentas. Tanto é que desde cedo decidiu seguir uma carreira que poucas pessoas sabem que existe: a de manutentor profissional, ou seja, a pessoa que é especialista em manutenções. Com tanto conhecimento na área, resolveu compartilhar o que sabe com o público que, como ele, ama criar e consertar.